O DEUS QUE VENCE A MORTE

O MILAGRE DE CRER  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Houve uma época que não existiam Netiflix, youtube ou canais por assinatura. Só tinham os canais abertos agindo no atendimento aos exigentes telespectadores, que não tiravam os olhos da programação da TV. Algo que deixava todos irritados, era a interrupção da programação, seja para pronunciamentos de Brasília, ou para a propaganda eleitoral gratuita.
Se interrupções não são bem-vindas em exemplos toscos como esse, imagine nos casos em que a esperança é interrompida de forma abrupta e cruel! A interrupção de uma gravidez, do curso tão sonhado, do casamento outrora sólido ou da convivência com pessoas queridas. Esperança interrompida sangra a alma!
O foco de nossa reflexão é o chefe da sinagoga chamado Jairo. Vejamos no texto a esperança interrompida de Jairo.

A ESPERANÇA INTERROMPIDA DE JAIRO

Jairo suplicou a Jesus para ir até sua casa, pois sua filha de doze anos estava à morte. Jesus o atendeu e rumou ao destino apontado pelo aflito religioso, porém houve uma primeira interrupção. A mulher anônima com hemorragia toca na orla de Jesus , e esse para no caminho para dialogar com a mulher que foi curada. Imagino a aflição de Jairo, já que a esperança pela cura estava ativa em seu coração, e ele tinha pressa, mas Jesus estava tranquilo, conduzindo o percurso dentro de sua agenda e não da de Jairo.
Finalmente parece que Jesus vai despedir a mulher, pois diz a ela: “Vai em paz”. Contudo outra interrupção surge, e essa parece matar definitivamente a esperança.
lc8.49
Lucas 8.49 NAA
Enquanto Jesus ainda falava, veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: — A sua filha já morreu; não incomode mais o Mestre.
O mensageiro nada diplomático vai direto ao assunto, sem rodeios, e expõe a realidade da situação, afirmando que a menina havia morrido, e não precisava mais incomodar o Mestre. O mundo de Jairo ruiu, pois a morte, o mais terrível dos inimigos, chegou e ceifou a vida de sua única filha. Morre também ali a alegria, o vigor, as cores vivas do mundo de Jairo, a luz que ele carregava no nome (seu nome significa Deus ilumina).
Quantas vezes não experimentamos interrupções que matam nossa esperança?

INTERRUPÇÕES QUE MATAM NOSSA ESPERANÇA

Como Jairo, temos suplicado a Jesus para estar agindo em nosso sofrimento. Nossa esperança fica fortalecida, pois sabemos que Ele vai agir, porém a aparente demora nos afligem. Olhamos ao redor e parece que Ele atende a todo mundo que toca Nele. Parece que Ele para e dá atenção ao outros, e nunca a nós. No mesmo momento que parece que Jesus caminha em nossa direção, algo interrompe o trajeto e murcha a esperança, fazendo-nos andar ora em esperança, ora em desespero. E ainda existem algumas notícias mais medonhas e definitivas, matando totalmente nossa esperança.
Um casal amigo estava muito feliz com a segunda gravidez. A Laurinha estava a caminho, e a alegria tomou conta deles e de toda a Igreja. Tudo caminhava bem, eles tinham até dado seus nomes para cantarem no Musical de Natal de 2019 na IPB de Paulínia, contudo não estavam conseguindo ir aos ensaios por conta de algumas complicações na gravidez. Uma preocupação intensa interrompeu a alegria do casal, mas a Laurinha nasceu prematura com 29 semanas. Começou então uma luta pela vida. A linda menininha estava praticamento morta. Anemia Profunda, Desidratação, Desnutrição extrema, 11 infecções, 4 cirurgias, necrose total do intestino, 7 intubações. Um dia recebemos no grupo da Igreja a notícia que a mãe estava indo para casa depois de 37 dias, e o pai havia ficado só para aguardar o anúncio do óbito. ESPERA TOTALMENTE ANGUSTIANTE!
Qual interrupção tem matado sua esperança? Talvez o processo para contratação em uma empresa, a falta de recursos para a Faculdade tão sonhada, fim ou esfriamento do relacionamento amoroso no namoro, noivado ou casamento. Como Jairo somos atingidos por interrupções que murcham ou mesmo matam nossa esperança, mas o que renovou a esperança morta de Jairo e dos pais da Laurinha, também renova a nossa.

JESUS ENCORAJA E RENOVA A FÉ E ESPERANÇA DE JAIRO

Jesus está no caminho do sofrimento, e a despeito das palavras desanimadoras ao redor, injeta uma palavra de ânimo em Jairo:
lc8.50
Lucas 8.50 NAA
Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: — Não tenha medo; apenas creia, e ela será salva.
Jairo e todos que ali estavam ouviram as palavras de desânimo do mensageiro. Jesus não dá ouvidos às palavras dele, e Marcos é mais preciso nesse detalhe:
mc5.36
Marcos 5.36 NVI
Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão-somente creia”.
Jesus se recusou a ouvir os mensageiros da desesperança, e encoraja a Jairo a fazer o mesmo e ter coragem e manter a fé. Mesmo passando por duas interrupções, sendo essa aparentemente definitiva por conta da morte da filha, Jairo precisava manter fé, pois a ESPERANÇA DE ISRAEL estava com ele.
Situações semeiam desesperança em nossas vidas, mas a ESPERANÇA DE ISRAEL está conosco, como estava com Jairo. Não é fácil abandonar o medo em momentos em que pessoas ou situações chegam com veemência impondo terror em nossos corações, mas devemos seguir, mesmo com a esperança abalada, como Jairo seguiu com o Mestre até a casa.
lc8.51-53
Lucas 8.51–53 NAA
Tendo chegado à casa, Jesus não permitiu que ninguém entrasse com ele, a não ser Pedro, João e Tiago, além do pai e da mãe da menina. E todos choravam e a pranteavam. Mas Jesus disse: — Não chorem; ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta.
Vemos que eles chegaram à casa do luto, mas Jesus continuava a levar palavras que iam contra tudo o que o cenário claramente apresentava: “ela não está morta, mas dorme”. Ele fez cessar o barulho ao redor como bem aponta Mateus em seu relato sobre a narrativa:
mt9.23-24
Mateus 9.23–24 NAA
Tendo Jesus chegado à casa do chefe e vendo os tocadores de flauta e o povo em alvoroço, disse: — Saiam daqui! Porque a menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele.
Precisamos calar os barulhos para ouvir o que Jesus está nos falando, e para isso nada melhor que usarmos os meios de graça, que são leitura da Bíblia e oração. Se são “meios”, são recursos para chegarmos a um objetivo. No caso, o objetivo é falar com Deus através da oração, e calar qualquer outra voz e ouvir somente a Dele através da leitura da Palavra. Quanto tempo investimos nisso? É mais fácil buscar vozes soltas vindas da multidão de mensageiros da desesperança não é? Busquemos ouvir a voz de Jesus, mesmo que pareça motivo de riso (lembram de Sara, mãe de Jacó?) ouvi-lo afirmar que existe vida onde reina a morte. Ele controla tudo, pois

JESUS É O DEUS QUE VENCE A MORTE

O cenário é de morte certa, quadro irreversível para o homem, mas para o Deus que vence a morte tudo é possível.
lc8.54-55
Lucas 8.54–55 NAA
Mas Jesus, tomando-a pela mão, disse em voz alta: — Menina, levante-se! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e Jesus mandou que lhe dessem de comer.
Quando os ruídos se foram, ouviu-se somente a voz de poder de Jesus decretando a vida: “Menina, levante-se”. Essa voz ecoou no coração de todos que creram um dia em Jesus. Como fez com a menina, Ele se aproximou de nós enquanto mortos, sem condições de escolhermos ou aceitarmos nada senão o estado de morte. Pela graça nos tomou pela mão como fez com a menina, nos recolocou na posição de vivos através de Seu Espírito, que encontrou morada em nosso coração como aconteceu à menina (“Voltou-lhe o espírito”). O maior milagre Ele operou em nós, dando-nos Sua Salvação. Agora, precisamos nos fortalecer para seguirmos a jornada. A ordem dada por Jesus para dar de comer à menina, mostra que é preciso zelar pela vida. Nosso alimento é o próprio Jesus, nosso pão, nossa água, nossa vida.

CONCLUSÃO

Jesus realizou todos esses milagres que acompanhamos em nossa série, e continua a realizá-los em nosso tempo. A Laurinha é um exemplo disso. Depois de 9 meses no hospital, passando por tudo o que foi relatado aqui, ela foi para casa, curada, forte, saudável. Os médicos só puderam dizer uma coisa: foi um milagre!
Jesus controla os elementos da natureza, os ataques do Diabo, as enfermidades e até a morte!
Vivamos Seus milagres, e proclamemos Suas maravilhas!
Related Media
See more
Related Sermons
See more