Como Andar com Deus o dia todo?

Notes
Transcript

Como andar com Deus o dia todo?

INTRODUÇÃO: Visto que caminhar com Deus não é estar 24 horas exercitando-se espiritualmente, bem-aventurados seríamos se o fizéssemos ou conseguíssemos. Somos bombardeados de ocupações, trabalho, estudos e algumas outras coisas que nos impedem de o adorá-lo conforme gostaríamos.
Logo, é necessário que estejamos vigilantes, zelosos todos os dias. Seja nos meus pensamentos, palavras e atos, rogando ao Espírito Santo que me auxilie nessa vigilância constante. Como farei isso? O que significa andar com Deus como Enoque andou? Hoje falaremos sobre 3 diretrizes que devemos considerar no intuito de desfrutarmos de uma comunhão sobrenatural e íntima com Deus, não meramente viver uma vida santa.
Desenvolvimento:
1° Quanto aos meus pensamentos: Ter o cuidado para que o pecado seja um estranho no meu coração.
Vigie para não cair repetidas vezes no mesmo pecado; (1João 5.18) “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado.”
Aprenda a negar a si mesmo, considerando o fim de praticar esta ou aquela ação;
Empenhe-se a enxergar cada vez mais sua miséria; (Infrações constantes a lei de Deus)
Não considere nenhum pecado pequeno; Lamente, pois, a miséria do seu próprio estado e quando propício chore pela iniquidade dos tempos. (Ez 9.4) “ e lhe disse: “Percorra a cidade de Jerusalém e ponha um sinal na testa daqueles que suspiram e gemem por causa de todas as práticas repugnantes que são feitas nela”.
Finalmente pense com frequência na brevidade da vida. Pense da seguinte forma: Um dia passado religiosamente deve ser considerado de mais alto valor do que a vida inteira de um homem consumida na profanidade.
2° Quanto às suas palavras:
Lembre-se que você terá de responder por toda palavra inútil. A palavra era sua enquanto você a conservava consigo; logo que saiu, passou a pertencer a outra pessoa. Qual é o ensinamento aqui? Sejam poucas as suas palavras, e que sejam cautelosas.
Mantenha sua linguagem tão limpa de toda obscenidade quanto deseja que a sua comida esteja sem veneno. Sua conversa é revestida de graça? E que o ouve se tornou uma pessoa melhor graças a você? Observe 3 coisas - entender bem; dizer bem e fazer bem.
Tenha o cuidado de não acreditar em tudo o que lhe dizem, e de não dizer tudo o que ouve. Embora tenha muitos amigos, não faça de ninguém um amigo chegado, senão aquele que verdadeiramente tem temor de Deus.
Não fale nada sobre Deus, a não ser com temor e com reverência, e ciente de que Ele o vê e o escuta (Dt 28.58) ““Se vocês não seguirem fielmente todas as palavras desta lei, escritas neste livro, e não temerem este nome glorioso e terrível, o SENHOR, o seu Deus,” Visto que não somos digno de usar o Seu santo nome com as nossas bocas, muito menos devemos fazer mau uso dele em nossas conversas, falando do Seu nome em vão. Salmo 141.3 “Coloca, Senhor, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios.”
3° Quanto aos seus atos:
a. Fui tentado a praticar algum ato mau Rm 7.4 “Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a Lei, por meio do corpo de Cristo para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.” Lembre-se de que esse mal que você intenta praticar está em satanás. Que façamos duas perguntas: Será que eu gostaria que fizessem isso comigo? Mateus 7.12 “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; O que eu vou responder a Cristo no dia da minha prestação de contas, se contrariando o meu conhecimento e consciência, eu fizer essa maldade e esse pecado contra o meu próximo? 2 Coríntios 5.10 Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.
Portanto tema tanto os pecados secretos quanto a vergonha em público. (Lc 8.17) “Porque não há nada oculto que não venha a ser revelado, e nada escondido que não venha a ser conhecido e trazido à luz.” Visto que você deseja evitar o pecado, tenha o cuidado de fugir de toda ocasião para pecar.
b. Nas atividades terrenas mantenha uma mente celestial. Confie o completo sucesso à predeterminante sabedoria do Deus todo-poderoso.
Em tudo, pois, tanto nas ações quanto nos meios, esforce-se, com Paulo, para ter sempre límpida consciência para com Deus e os homens. (Atos 24.16)
c. Enquanto você tiver Deus como seu amigo, não precisa temer quem é seu inimigo Rm 8.31 “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” pois ou Deus fará com que o seu inimigo se torne seu amigo, ou o refreará para que não o fira. Todavia, para viver sob o favor de Deus Salmo 37.11-13 “Mas os humildes receberão a terra por herança e desfrutarão pleno bem-estar. Os ímpios tramam contra os justos e rosnam contra eles; o Senhor, porém, ri dos ímpios, pois sabe que o dia deles está chegando. “ trate de redimir a loucura do passado mediante sério arrependimento, atente para o presente com religiosa diligência, e cuide do futuro com cuidadosa sensatez.
d. Note bem o fim dos homens maus para repudiar suas más ações; note bem a vida dos piedosos para imitá-la. Obedeça os que são melhores do que você, observe os prudentes, ame os que vivem religiosamente. Entretanto, não exiba exteriormente ao mundo mais santidade do que a medida que você tem aos olhos de Deus, interiormente, em seu coração. Mt 23.27-28 “Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês são como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro estão cheios de ossos e de todo tipo de imundície. 28 Assim são vocês: por fora parecem justos ao povo, mas por dentro estão cheios de hipocrisia e maldade.“
e. Por último, não faça de nenhum tipo de recreação uma ocupação. Faça uso da recreação legítima na medida em que ela o torne mais apto no corpo e na mente para realizar mais alegremente o serviço de Deus e os deveres da sua vocação. (Filipenses 4.8)
Portanto devemos usar o nosso tempo de vida para servir zelosamente a Deus e para servir conscienciosamente o nosso vizinho, pois o homem não foi criado para esportes, jogos e recreação. Logo, considere isso: “A perda de tempo é uma das maiores perdas possíveis.” Efésios 5.16 “aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus.”
Related Media
See more
Related Sermons
See more