LIVRES DA OPRESSÃO

O MILAGRE DE CRER  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 18 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Depois de um ano estressante, todo bom mineiro planeja um belo descanso, de preferência, em uma bela e sossegada praia. A praia é um local que nos faz refletir bastante durante o exercício da contemplação das belezas naturais apresentadas naquele cenário. Busca descanso e tranquilidade? Uma boa opção é o ambiente a beira-mar.
Depois da tormenta enfrentada por Jesus e sua comitiva em uma tempestade repentina e furiosa, a expectativa era de um tempo de descanso a beira-mar da Galileia.
Lc8.26
Lucas 8.26 RC1969
E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galiléia.
Essa região de Gadara era terra de gentios, coberta de túmulos, covas nas paredes das rochas e que tinha uma imensa colina que caía verticalmente até à orla da praia. Jesus e Sua comitiva chegaram ali e, diferentemente do que se imaginava, não tiveram sossego e descanso, pois um problema já se apresentou tão logo desembarcaram. Conhecem a história de

UM HOMEM ATORMENTADO E SUAS PERDAS

lc8.27
Lucas 8.27 NVI
Quando Jesus pisou em terra, foi ao encontro dele um endemoninhado daquela cidade. Fazia muito tempo que aquele homem não usava roupas, nem vivia em casa alguma, mas nos sepulcros.
O cenário belo e renovador da praia tornou-se lugar de embate com um homem possesso que morava em Gadara. Lucas, com olhar misericordioso de médico, narra um pouco do estado daquele homem. Segundo o texto, “fazia muito tempo que aquele homem não usava roupas, nem vivia em casa”. Então esse homem, em algum momento de sua vida, teve convívio de sua casa e uma vida normal, vestido e bem cuidado. Sua vida tinha uma navegação tranquila, até que o alcançou uma forte tempestade que mudou todo seu rumo. Não foi uma tempestade com elementos naturais, mas sobrenaturais. Ele foi dominado por uma possessão demoníaca que o atormentava até aquele momento. O homem perdeu seu convívio familiar, para viver nos túmulos, perdeu sua dignidade, para viver nu pela região, e perdeu suas amizades, por ser uma ameaça à tranquilidade da cidade. Isso é familiar a você? Quantos estão sendo destruídos hoje pela ação do Diabo em suas vidas! Vivemos em uma sociedade em tormento e perdas.

SOCIEDADE EM TORMENTO E PERDAS

O Diabo veio para roubar, matar, destruir e enganar. Ele só fez isso em todos os séculos, conseguindo atormentar a muitos e gerar perdas em suas vidas. Nem tudo é o Diabo, mas nossa reflexão está dirigida por uma narrativa em que vemos a realidade da plena ação do Diabo. Vimos semana passada que existem tormentas por causas naturais. Nas próximas semanas veremos tormentas por conta de enfermidade e luto. Mas na presente reflexão, vemos que existem as tormentas e perdas geradas pela ação de Satanás e seus anjos. Ele age sim nos negócios, levando empresas a derrocadas impressionantes. Ele atua nos governos, no comércio, nos relacionamentos, na política, nas igrejas. Tudo de forma sutil, astuta e destruidora. Quantos já perderam a dignidade, como o homem de Gadara, por darem ouvidos à voz do inimigo? Foram lançados à vergonha na sociedade por se entregarem à corrupção. Quantos já perderam o convívio familiar por um minuto de atenção aos apelos do Diabo em seus corações? A nudez daquele homem aponta para a vergonha a que muitos hoje estão entregues. A habitação nos sepulcros daquele homem aponta para a triste realidade de lares destruídos que muitos vivem hoje. Vivemos em uma sociedade atormentada pelo Diabo, que tem tirado das pessoas a alegria da verdadeira vida. O Diabo tem poder, mas não tem todo o poder. O dono de todo o poder é Jesus! Nas palavras de Martinho Lutero, Satanás é um “cachorro na coleira de Deus”, ou seja, está sob o controle Daquele que tem todo o poder.

JESUS LIBERTA O ATORMENTADO

LC8.28
Lucas 8.28 NVI
Quando viu Jesus, gritou, prostrou-se aos seus pés e disse em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes!”
O homem atormentado e perdido, vê Jesus na praia, prostra-se a Seus pés e grita reconhecendo-o como “Filho do Deus altíssimo”. Tudo isso feito pelos demônios que nele estavam. Até os demônios tem a resposta para a pergunta: “Quem é este que até os ventos e mar lhe obedecem” feita pelos discípulos no episódio da tempestade. Este é Jesus, o Filho do Altíssimo. Os demônios gritaram assim porque Jesus havia ordenado sua saída:
lc8.29
Lucas 8.29 NVI
Pois Jesus havia ordenado que o espírito imundo saísse daquele homem. Muitas vezes ele tinha se apoderado dele. Mesmo com os pés e as mãos acorrentados e entregue aos cuidados de guardas, quebrava as correntes, e era levado pelo demônio a lugares solitários.
Lucas traz mais detalhes do que acontecia com o homem atormentado, e relata ainda o diálogo de Jesus com o demônio da tormenta:
lc8.30
Lucas 8.30 NVI
Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Legião”, respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele.
Esse detalhe mostra o domínio total de Jesus sobre Satanás. Legião era um corpo do exército romano com aproximadamente 6000 soldados. Eram muitos, porém submissos na coleira de Jesus.
lc8.31-32
Lucas 8.31–32 NVI
E imploravam-lhe que não os mandasse para o Abismo. Uma grande manada de porcos estava pastando naquela colina. Os demônios imploraram a Jesus que lhes permitisse entrar neles, e Jesus lhes deu permissão.
“Jesus lhes permitiu”. Jesus é o comandante de tudo! O Diabo pode agir com maldade e fúria, mas estará sempre sob o domínio e controle do Senhor Jesus. Os demônios, debaixo da permissão do Mestre, saem do homem e entram na manada, fazendo-os precipitar no mar e fazendo com que os porqueiros fujam para a cidade anunciando o que acontecera.
lc8.33-34
Lucas 8.33–34 NVI
Saindo do homem, os demônios entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo em direção ao lago e se afogou. Vendo o que acontecera, os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos, na cidade e nos campos,
Jesus mostra Seu poder e liberta o atormentado, devolvendo sua dignidade e respeito.
lc8.35
Lucas 8.35 NVI
e o povo foi ver o que havia acontecido. Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo.
Agora o homem está no lugar mais importante da vida de alguém: aos pés de Jesus! Libertação completa e incomparável. Libertação que vem a todo o homem pela graça de Deus e não por esforço humano. Aquele homem não tinha consciência de nada, estava como nós, “morto em delitos e pecados”, mas a graça o alcançou e libertou, como alcança a todo aquele que o Pai desejar. Muitos não reconhecem Jesus como libertador, e o rejeitam, preferindo os porcos como os homens de Gadara.
lc8.36-37
Lucas 8.36–37 NVI
Os que o tinham visto contaram ao povo como o endemoninhado fora curado. Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo. Ele entrou no barco e regressou.
Eles imploraram para que Jesus se retirasse do meio deles, afinal o lucro da região havia caído despenhadeiro abaixo. Preferiram os porcos, o lucro da manada a Cristo e o lucro da vida eterna. Mas quando Cristo liberta uma alma, essa só quer estar junto com Ele e o servir.
lc8.38-39
Lucas 8.38–39 NVI
O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo: “Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele.
Cristo nos liberta e envia a proclamar.

CRISTO NOS LIBERTA E ENVIA A PROCLAMAR

Cristo nos libertou, e somos verdadeiramente livres. Essa libertação tem um propósito vivo e claro de proclamarmos as grandezas de Deus. “Volte para a casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Comece a proclamar em sua casa, na família e depois mostre a todo o mundo o que Deus realizou em sua vida. Jesus foi expulso de Gadara, mas deixou um missionário ousado e que contava de sua experiência pessoal. A salvação chegou na terra dos porcos, na região dos imundos. A salvação chegará aos povos necessitados pela proclamação dos salvos em Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

Essa série tem nos mostrado como é a vida de um discípulo de Jesus. Passamos por tempestades furiosas, e quando imaginamos que teremos calma, surgem atormentados por Satanás necessitados de libertação. Qual nossa atitude? Continuarmos com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus, presente no barco e nas tormentas de nossa vida, até o dia de encontrarmos com Ele na glória.
Related Media
See more
Related Sermons
See more