A tentação de Jesus

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 20 views
Notes
Transcript

Introdução

Primeiro quera falar da tentação de um forma geral e, depois, falar especificamente do que trata a passagem, a tentação de Jesus.

O Espírito levou Jesus para ser tentado no deserto

Mateus 4.1 RA
1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Se observarmos bem essa primeira sentença, ela poderá nos parecer estranha. Nela temos o Espírito Santo aparentemente colaborando com o Diabo no que diz respeito à tentação de Jesus. Contudo, essa colaboração é só aparente. Não há qualquer sociedade das trevas com a luz, nem de Deus com os demônios.
Mateus 8.29 RA
29 E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?
2Coríntios 6.15–16 RA
15 Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? 16 Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Essas passagens deixam claro que Deus o Satanás não tem qualquer associação um com outro, embora Satanás seja um criatura de Deus que lhe serve aos propósitos, mesmo que não queira.
Para entendermos o que acontece nessa passagem precisamos compreender o que significa “ser tentado” nas Escrituras.

“Ser tentado”

πειράζω

O sentido original é testar, provar ou experimentar, mas comumente “por alguém a prova”. Nesse sentido peirazo não tem qualquer sentido negativo, não há qualquer mal moral ou espiritual em mente. Apenas se deseja experimentar uma pessoa para que seu coração ou caráter sejam revelados.
A LXX usa peirazo para falar das provas que Deus fez seus servos passar:
Deus prova Abraão sobre Isaque:
Gênesis 20.1 RA
1 Partindo Abraão dali para a terra do Neguebe, habitou entre Cades e Sur e morou em Gerar.
Deus prova o seu povo dando-lhe a Lei:
Êxodo 20.20 RA
20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
Deus prova o seu povo no deserto:
Deuteronômio 8.2 RA
2 Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.
Deus, portanto, pões seus filhos à prova, porém nunca para o mal.
Tiago 1.13 RA
13 Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta.
Ao contrário, objetivo de Deus em nos provar é fazer-nos conhecer o nosso próprio coração (Dt 8.2), o valor da nossa fé e nos aperfeiçoar em santidade.
1Pedro 1.6–7 RA
6 Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, 7 para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
Tiago 1.2–4 RA
2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Também Deus prova seus servos para dar a conhecer ao mundo o caráter e a fidelidade deles. Esse por exemplo é o caso de Jó e de Jesus.
No caso de Jó, Deus prova a Satanás que ele está errado a respeito de Jó. Mesmo sendo provado severamente passando terrível sofrimento Jó não blasfemaria de Deus. Jó era, a despeito das circunstâncias, “um homem íntegro, reto, temente a Deus e que se devia do mal”. Isso ficou revelado em sua provação.
No caso de Jesus, Ele precisava ser provado para revelar-se como o Messias, o Filho de Deus. Seu caráter de confiança em Deus e obediência a seus planos e propósitos foi posto a prova no deserto e foi revelado a Satanás e ao mundo que Ele era digno. Sobretudo, para mostrar que onde Adão e Israel falharam, Jesus venceu.
Jesus é levado a deserto pelo Espírito Santo para ser provado. O teste não era sobre se Ele era ou não o Messias, isso nunca ficou dúvida nem para Satanás nem para o própria Cristo, mas para que se soubesse que Jesus é digno de ser nosso Salvador.

Os propósitos do Diabo nas provas

πειράζω tem também o sentido negativo de tentação. Esse sentido é dado quando que se objetiva em uma prova é que a pessoa provada peque contra o Senhor. Quando este é o caso, a palavra adequada para traduzir “πειρα” é tentação.
Deus nunca nos tenta (Tg 1.13). As provas por que nos passar são sempre para o nosso bem. Deus nunca nos tenta a pecar.
O Diabo é o tentador (πειράζων): Mt 4.3. Ele se oportuniza das situações oportunas (Lc 4.13), como as provas, para nos levar ao pecado.
As circunstâncias em nossas vidas, sejam boas ou ruins, em um grau maior ou menor, são provas e tentações ao mesmo tempo. É o resultado delas que mostrará que propósito prevaleceu! Se fomos aperfeiçoados a prova cumpriu seu propósito e nós fomos aprovados, mas se caímos em pecado, a tentação nos seduziu e nós fomos reprovados.

Reflexões finais sobre nossas tentações

Somente pessoas piedosas podem ser tentadas: A santidade em seu melhor estado só é possível sob condições que tornem necessário enfrentar, resistir e triunfar sobre a tentação. Assim, o próprio Jesus se tornou nosso Grande Sumo Sacerdote em que, sendo tentado em todos os pontos como nós, Ele nunca cedeu, mas lutou e triunfou (Hb 4:15).
Se você não é tentado, não tem esperança: se você não é tentado, é porque está acostumado a pecar. O homem que não luta contra o pecado na fase da tentação, peca em seu corpo. E o homem que peca em seu corpo não tem problemas com a tentação. (Ciro de Alexandria)
300 Quotations for Preachers from the Medieval Church You Are Not Tempted Because You Are Used to Sinning

If you are not tempted, you have no hope: if you are not tempted, it is because you are used to sinning. The man who does not fight sin at the stage of temptation, sins in his body. And the man who sins in his body has no trouble from temptation.

CYRUS OF ALEXANDRIA

As tentações são inevitáveis:
Não podemos evitar que os pássaros voem sobre nossas cabeças, mas podemos evitar que façam seus ninhos em nossos cabelos.
Martinho Lutero
300 Quotations for Preachers from the Reformation We Can Prevent Birds from Nesting in Our Hair

We cannot prevent the birds from flying over our heads, but we can prevent them from making their nests in our hair.

Não cair em tentação é possível e desejado:
1Coríntios 10.13 RA
13 Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.
Hebreus 4.15 RA
15 Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.
Related Media
See more
Related Sermons
See more