O Batismo de Jesus

Mateus  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 9 views
Notes
Transcript
Mateus 3.13–17 RA
13 Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galileia para o Jordão, a fim de que João o batizasse. 14 Ele, porém, o dissuadia, dizendo: Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? 15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu. 16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Cristologia

Jesus aparece no Jordão (Mt 3.13)

“Dirigiu-se” (παραγίνεται): esse termo é o mesmo que está em Mt 3.1 (“Naqueles dias, apareceu João Batista). Em Mt 3.1, Mateus está se referindo ao aparecimento público de João, que vivia no deserto, mas que agora está exercendo publicamente seu ministério no Jordão. Da mesma forma, Mateus agora do aparecimento público de Jesus que saiu da Galileia para o Jordão para ser batizado a vista de todos, tando início assim ao seu ministério messiânico.

Jesus persuade João a o batizar (Mt 3.14-15)

“Eu é que preciso ser batizado por ti” (v. 14)

João não compreende o que está acontecendo. Não parece certo que ele batize Jesus.
Porque Jesus tem primazia sobre ele, ou seja, João sequer se acha digno de desatar as sandálias de Jesus.
Mateus 3.11 RA
11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
João 1.15 RA
15 João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim.
Porque o batismo de João é para arrependimento e perdão de pecados, mas Jesus não tem pecados. O batismo de João era precedido por uma mensagem de conversão que chamava os pecadores ao arrependimento a produzir frutos dignos do arrependimento. Contudo nada disso faz sentido no caso de Jesus.
João 1.29 RA
29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

“É preciso cumprir toda justiça”

Mateus 3.15 RA
15 Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por enquanto, porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu.
Jesus concorda com o pensamento de João. De fato, ele está certo em dizer que Jesus não precisa ser batizado.
Contudo, Jesus ordena (“Deixa por enquanto”) que se faça dessa forma.
A razão é “cumprir toda justiça”, ou seja, a vontade de Deus quando a Jesus.
“Cumprir toda justiça” significa realizar a obrar a que Jesus foi enviado para realizar. Neste caso específico, salvar seu povo dos pedados deles (Mt 1.21).

Substituição

Começamos a compreender como Jesus realizará esta obra. Ele substituirá seu povo. Ele começa a fazer isso no memento que ordena a João que o batize como se faz com pecadores, embora ele mesmo não tenha pecado algum para confessar. Jesus os substituiu aqui (no batismo de João) e três anos depois na cruz morrendo com um maldito pecador.
Quando pesamos em Jesus substituindo pecadores, estamos diante da doutrina que nos ensina que tudo que Jesus fez, o fez em nosso lugar.
Ele tomou o nosso lugar se fazendo homem.
Ele viveu um vida perfeita em nosso lugar.
Ele cumpriu a lei perfeitamente em nosso lugar.
Ele foi a cruz em nosso lugar.
Por essa razão a substituição também nos ensina que a sim como Jesus tomou o que era nosso para si, o que é seu passou a ser nosso também: justiça, filiação, herança e vida eterna. Os que creem em Jesus recebem o que é Jesus, enquanto Ele carrega sobre si o que é nosso!
Isaías 53.4–5 RA
4 Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. 5 Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Jesus é batizado pelo Espírito Santo

Mateus 3.16–17 RA
16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. 17 E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

A Trindade

Esta é uma das passagens que nos dão evidência de que Deus é Trino. Um único Deus que subsiste em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Embora sejam o mesmo Deus, são pessoas distintas. O Pai não é o Filho...
Não existe um modalismo: os Três existem ao mesmo tempo. Deus não é o Pai em um momento, o Filho em outro ou o Espírito em outro. Eles coexistem como pessoas distintas.
Nunca saberemos o todo da profundidade dessa doutrina.

O propósito do Batismo de Jesus

Deus quis dessa forma revelar seu Filho ao mundo e autorizá-lo com poder para cumprir sua missão redentora.
A descida do Espírito é a Unção (autorização e capacitação) para missão messiânica.
Isaías 61.1–3 RA
1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram 3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.
Esta é a unção que recai sobre a Igreja mais tarde em Pentecostes e que a capacita a pregar o evangelho por todo mundo. É quando Jesus batiza com o Espírito conforme João Batista afirmou (Mt 3.11).
Neste momento Jesus é batizado com o Espírito, na cruz Ele mesmo foi batizado com fogo (Juízo Divino sobre os pecadores).
Lucas 12.50 RA
50 Tenho, porém, um batismo com o qual hei de ser batizado; e quanto me angustio até que o mesmo se realize!
“Este é meu Filho amado, em quem me comprazo”: Com estas palavras o Pai revela ao mundo quem é Jesus:
Jesus é Deus (O Filho de Deus). Ele é o Messias.
Jesus é o Filho em quem o Pai tem seu prazer. Embora Ele tenha sido batizado como um pecador, isso é tudo que Ele não é. Só Jesus pode dar prazer a alma do Pai. Só Ele faz perfeitamente o que lhe agrada.
Isso nos revela não apenas o amor do Pai pelo Filho, mas também o amor de Deus pelo mundo perdido.

Aplicação

“Eu é que preciso ser batizado por ti”: João sabia que havia uma diferença fundamental entre ele e Jesus. João era um pecador e Jesus é quem salva as pessoas dos seus pecados.
Há uma necessidade em cada pessoa deste mundo: ser salva de seus pecados. Assim como João, eu e você precisamos ser batizados por Jesus para que os nossos pecados sejam perdoados. Se assim fizermos, Ele nos batizará com seu Espírito e nos levará para seu reino eterno.
Mas se não crermos em Jesus, estaremos para sempre perdidos em nossos pecados e o batismos que receberemos é o fogo que consome a alma em sofrimento eterno.
João foi humilde em reconhecer sua necessidade de ser salvo por Jesus. Seja humilde também e diga hoje ao Jesus: “Eu preciso ser batizado por ti”.
“Este é meu Filho amado, em quem me comprazo”: nós não podemos agradar a Deus. Só Jesus pode! Por isso Deus não quer que busquemos agradá-lo com obras e coisa difíceis de fazer. Nunca poderemos agradá-lo porque somos pecadores.
Deus quer somente que recebamos Jesus como nosso Salvador. Assim, e só assim, seremos aceitos por Deus e nos tornaremos filhos amados de Deus.
Nossas obras só serão aceitas se forem acompanhadas pela fé em Cristo. Devemos realizá-las por fé.
Related Media
See more
Related Sermons
See more