UMA VIDA VIVIDA NA CARNE Rm 8 5-7

RM 8  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 68 views
Notes
Transcript

UMA VIDA VIVIDA NA CARNE Rm 8 5-7

4. O poder da santificação permite que os crentes desfrutem do ministério do Espírito, que dá segurança de vitória na vida cristã (8.1–39).

• A vida em submissão ao Espírito traz liberdade da possibilidade sempre presente de controle pela natureza humana pecaminosa (8.1–11).

• A base da libertação dos cristãos não é a Lei enfraquecida pela carne, mas a morte vicária de Jesus Cristo aplicada pelo Espírito que neles habita (8.1–4).

• O processo de libertação do cristão é a superação da mentalidade carnal que conduz à morte pela mentalidade espiritual que conduz à vida (8.5–11).

• Uma mente inclinada para a carne está em oposição a Deus e em conflito com ele (8.5–8).

• Uma mentalidade controlada pelo Espírito traz harmonia com Deus por meio da justiça (8.9–11).

• A vida em submissão ao Espírito é um padrão que os crentes irão obedecer à medida que são guiados pelo Espírito a desfrutar de sua filiação (8.12–17).

• O padrão esperado para os crentes é a obediência à orientação do Espírito, abandonando os padrões antigos de pecado (8.12–14).

• O padrão esperado para os crentes é a alegria crescente em seu relacionamento de filhos, na segurança e esperança de glorificação (8.15–17).

• A vida em submissão ao Espírito fornece segurança de uma bênção futura incomparável, que capacita os crentes a perseverar nas tribulações do presente com esperança (8.18–30).

• Os crentes devem perseverar com esperança nas tribulações que ocorrem em sua vida no presente, à luz de uma glória muito maior reservada para eles (8.18–25).

• Os crentes podem perseverar com esperança nas tribulações que ocorrem em sua vida presente à luz do ministério do Espírito em suas mais íntimas necessidades (8.26–27).

• Os crentes irão perseverar com esperança nas tribulações de sua vida presente à medida que percebem Deus movendo todas as coisas para cumprir seu plano bondoso de redimir completamente os que são seus (8.28–30).

• A vida em submissão ao Espírito fornece segurança em Cristo pelas evidências do incomparável amor de Deus (8.31–39).

• A segurança do crente repousa na provisão única de Deus o Pai (8.31–33).

• A segurança do crente repousa na obra intercessória de Deus o Filho (8.34).

• A segurança do crente repousa no amor inabalável de Deus em Cristo, que supera qualquer circunstância (8.35–39).

• O processo de libertação do cristão é a superação da mentalidade carnal que conduz à morte pela mentalidade espiritual que conduz à vida (8.5–11).
• Uma mente inclinada para a carne está em oposição a Deus e em conflito com ele (8.5–8).
• Uma mentalidade controlada pelo Espírito traz harmonia com Deus por meio da justiça (8.9–11).
Romanos 8.5–8 RA
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
O APOSTOLO TRAÇA UM PARALELO ENTRE AQUELES QUE SÃO GOVERNADOS PELO ESPÍRITO E AQUELES QUE SÃO GOVERNADOS PELA CARNE.
DE UM LADO MORTE, INIMIZADE CONTRA DEUS, UMA VIDA QUE DESAGRADA A DEUS
DO OUTRO LADO VIDA E PAZ, AMIZADE COM DEUS, UMA VIDA QUE AGRADA A DEUS.............
Romanos 8.4 RA
4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
ser cristão é passar pela maior transformação que um ser humanos pode passar.
a Bíblia chama de nascer de novo; receber nova natureza, receber semente divina, nascer do alto, nascer de Deus, receber um novo coração, ser uma nova criatura;
´pra entrar neste reino tem que nascer de novo;
João 3.5–7 RA
5 Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. 6 O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
Ezequiel 36.26 RA
26 Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.
2Coríntios 5.17 RA
17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.
se somos Cristãos uma poderosa obra esta sendo executada dentro de nós pelo Espírito Santo;
1João 3.1–10 RA
1 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. 2 Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. 3 E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. 4 Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. 5 Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados, e nele não existe pecado. 6 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu. 7 Filhinhos, não vos deixeis enganar por ninguém; aquele que pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. 8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.
5 Sabeis também que ele se manifestou para tirar os pecados,
6 Todo aquele que permanece nele não vive pecando; todo aquele que vive pecando não o viu, nem o conheceu.
8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
9 Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão.
HÁ UMA IMENSA DIFERENÇA ENTRE UM CRISTÃO E UM NÃO CRISTÃO, ENTRE OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO.
Romanos 8.5–8 RA
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. 6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. 7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
NESTE TEXTO É TRAÇADO A DISTINÇÃO ENTRE UM CRISTÃO E O NÃO CRISTÃO.
entre aqueles que se inclinam para a carne(NÃO CRISTÃOS) e aqueles que se inclinam para o Espírito(CRISTÃOS).
EM QUAL GRUPO VOCÊ ESTA?
A MANEIRA QUE VOCÊ VIVE, AS COISAS QUE LHE DÃO MAIOR PRAZER, O QUE GOVERNA SUA VIDA, DIZ MUITO A SEU RESPEITO
AQUELES QUE NÃO SÃO FILHOS DE DEUS.
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito.
OS NÃO CRISTÃOS “se inclinam para a carne”;
INCLINAM

2596 κατα kata

partícula primária; prep

1) abaixo de, por toda parte

2) de acordo com, com respeito a, ao longo de

CARNE:(sarx). REALIDADE ANTAGÔNIOCA CONTRA DEUS;
Na antropologia paulina, “carne” e “Espírito” são apresentados como princípios opostos, porém esta dualidade é entre a “carne” e o “Espírito de Deus”.
Para Paulo, sa/rc é a esfera do humano-natural, em contraste com a esfera do divino-espiritual. Sarx tem uma conotação negativa, pois é a realidade da natureza humana naquilo que tem de efêmero, frágil e predisposto ao pecado, em oposição ao Espírito de Deus e às realidades espirituais, divinas e eternas.
Romanos 7.14 RA
14 Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado.
Romanos 7.25 RA
25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.
O NÃO CRISTÃO É GOVERNADO POR UMA FORÇA CONTRARIA A DEUS;
ESTA FORÇA É O PECADO;
VOCÊ não precisa fazer nada para ser governado pela natureza pecaminosa, basta nascer; por natureza todos somos assim;
Romanos 3.9–12 RA
9 Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois já temos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado; 10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
depravação total; é uma condição inerente ao ser humano; isso o torna inimigo de Deus......ele por si só não pode sair desta condição;
OS QUE ESTÃO NESTA CONDIÇÃO :
5 Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne;

5426 φρονεω phroneo

de 5424; TDNT - 9:220,1277; v

1) ter entendimento, ser sábio

2) sentir, pensar

2a) ter uma opinião de si mesmo, pensar a respeito de si, ser modesto, não permitir que a opinião que se tem de si mesmo (apesar de correta) exceda os limites da modéstia

2b) pensar ou refletir sobre a própria opinião

2c) ser do mesmo pensamento, i.e., concordar, compartilhar os mesmos pontos de vista, ser harmonioso

3) dirigir a mente para algo, procurar, esforçar-se por

3a) cuidar dos próprios interesses ou vantagens

3b) ser do partido de alguém, apoiá-lo (nas causas públicas)

SEUS PENSAMENTOS....., VONTADES...., DESEJOS....., INCLINAÇÕES....., SEU PRAZER..... SÃO GOVERNADOS POR UMA NATUREZA(UMA FORÇA ATUANTE) CONTRÁRIA A NATUREZA DE DEUS.(Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte Rm 8.2)
GOVERNADOS POR ESSA NATUREZA CORROMPIDA O SER HUMANOS ERRA:
quanto a pessoa de Deus;
quanto a si mesmo;
quanto a maneira de viver;
quanto ao sentido da vida;
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE PERMANECER NESTA SITUAÇÃO:
Romanos 8.6 RA
6 Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz.
pendor

5427 φρονημα phronema

de 5426; TDNT - 9:220,1277; n n

1) o que alguém tem em mente, os pensamentos e propósitos

VIVER SEGUNDO A NATUREZA CARNAL(NATUREZA CAÍDA CONTRÁRIA DEUS) DÁ PARA A MORTE;

2288 θανατος thanatos

de 2348; TDNT - 3:7,312; n m

1) a morte do corpo

1a) aquela separação (seja natural ou violenta) da alma e do corpo pela qual a vida na terra termina

1b) com a idéia implícita de miséria futura no inferno

1b1) o poder da morte

1c) como o mundo inferior, a habitação dos mortos era concebida como sendo muito escura, equivalente à região da mais densa treva, i.e., figuradamente, uma região envolvida em trevas de ignorância e pecado

2) metáf., a perda daquela única vida digna do nome,

2a) a miséria da alma que se origina do pecado, que começa na terra, mas continua e aumenta, depois da morte do corpo, no inferno

3) o estado miserável do ímpio no inferno

4) no sentido mais amplo, a morte, incluindo toda as misérias que se originam do pecado, e inclui a morte física como a perda de um vida consagrada a Deus e abênçoada por ele na terra, é seguida pela desdita no inferno

lei do pecado e da morte Rm 8.2)
separação eterna de Deus;
condenação eterna
uma vida sem Deus, uma eternidade sem Deus. Miséria eterna;
Romanos 7.5 RA
5 Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte.
Romanos 8.7–8 RA
7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. 8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
7.....o pendor da carne é inimizade contra Deus
uma vida segundo a natureza carnal é uma vida de inimizade contra Deus, viver tendo Deus como adversário, agora e por toda eternidade;
todos dizem ser filhos de Deus, e pensam ter direitos diante de Deus, mas na verdade o que poucos aceitam é que por natureza somos inimigos, adversários de Deus;
uma pessoa que vive segundo a natureza carnal é inimiga de Deus porque:
7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus,
SUJEITO
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong 5293 υποτασσω hupotasso

5293 υποτασσω hupotasso

de 5259 e 5021; TDNT - 8:39,1156; v

1) organizar sob, subordinar

2) sujeitar, colocar em sujeição

3) sujeitar-se, obedecer

4) submeter ao controle de alguém

5) render-se à admoestação ou conselho de alguém

6) obedecer, estar sujeito

Um termo militar grego que significa “organizar [divisões de tropa] numa forma militar sob o comando de um líder”. Em uso não militar, era “uma atitude voluntária de ceder, cooperar, assumir responsabilidade, e levar um carga”.

LEI

3551 νομος nomos

da palavra primária nemo (parcelar, especialmente comida ou pasto para animais); TDNT - 4:1022,646; n m

1) qualquer coisa estabelecida, qualquer coisa recebida pelo uso, costume, lei, comando

1a) de qualquer lei

1a1) uma lei ou regra que produz um estado aprovado por Deus

1a1a) pela observância do que é aprovado por Deus

1a2) um preceito ou injunção

1a3) a regra de ação prescrita pela razão

1b) da lei mosaica, e referindo-se, de acordo ao contexto, ao volume da lei ou ao seu conteúdo

1c) a religião cristã: a lei que exige fé, a instrução moral dada por Cristo, esp. o preceito a respeito do amor

1d) o nome da parte mais importante (o Pentateuco), é usado para a coleção completa dos livros sagrados do AT

AQUELE que rejeita a lei de Deus, o governo de Deus, os mandamentos de Deus......REJEITA O PRÓPRIO DEUS;
1João 2.4–6 RA
4 Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade. 5 Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: 6 aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.
João 3.19–21 RA
19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras. 21 Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.
amaram mais as trevas do que a luz; 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz,
por natureza temos repudio a lei Deus, amamos o pecado, odiamos a lei Santa, porque ela é santa, porque ela é a revelação do caráter de Deus;
7 Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar.
o texto não somente afirma que por natureza somos inimigos de Deus, e que rejeitamos sua lei, seu governo, o texto também diz que essa é uma condição que não podemos mudar;
não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. O homem não pode fazer nada para mudar sua condição.
Romanos 3.10–12 RA
10 como está escrito: Não há justo, nem um sequer, 11 não há quem entenda, não há quem busque a Deus; 12 todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nem um sequer.
Isaías 64.6–7 RA
6 Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam. 7 Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos consomes por causa das nossas iniquidades.
o apostolo conclui:
8 Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.
PODEM

1410 δυναμαι dunamai

de afinidade incerta; TDNT - 2:284,186; v

1) ser capaz, ter poder quer pela virtude da habilidade e recursos próprios de alguém, ou de um estado de mente, ou através de circunstâncias favoráveis, ou pela permissão de lei ou costume

2) ser apto para fazer alguma coisa

3) ser competente, forte e poderoso

AGRADAR

700 αρεσκω aresko

provavelmente de 142 (pela idéia de forte emoção); TDNT - 1:455,77; v

1) agradar

2) esforçar-se para agradar

2a) acomodar-se a opiniões, desejos e interesses de outros

SALVAÇÃO PELAS OBRAS É UMA INSANIDADE;
SE DESSEMOS OUVIDOS AS ESCRITURAS IRIAMOS OLHAR PARA NOS MESMOS DE MANEIRA DIFERENTE.
POR NATUREZA SOMOS INIMIGOS DE DEUS, ESTAMOS DESTINADOS A CONDENAÇÃO ETERNA;
NÃO PODEMOS SAIR DESSA CONDIÇÃO, A MENOS QUE SEJAMOS AJUDADOS, ESTAMOS PERDIDOS;
POR ISSO O APOSTOLO INICIA ESTE CAPITULO AFIRMANDO:
Romanos 8.1–3 RA
1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 3 Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado,
DEUS FEZ O QUE NOS NÃO PODIAMOS FAZER.
POR ISSO MENSAGEM DO EVANGELHO É A MENSAGEM MAIS IMPORTANTE DA TERRA;
Romanos 1.16 RA
16 Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;
é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê,
O EVANGELHO É A CURA PARA NOSSA DOENÇA; CRISTO NOS CURA, ENFERMANDO EM NOSSO LUGAR......
Gálatas 5.17 RA
17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.
por natureza somos inimigos de Deus
somente atraves de Cristo podemos sair desta situação
a mensagem do evangelho é a única mensagem de esperança para o mundo caaído
Related Media
See more
Related Sermons
See more