Cânticos da Natividade - Introdução

Cânticos da Natividade  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 39 views
Notes
Transcript
Handout

Texto

Maria visita a Isabel
39-Naqueles dias, dispondo-se Maria, foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá,
40-entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.
41-Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo.
42-E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!
43-E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?
44-Pois, logo que me chegou aos ouvidos a voz da tua saudação, a criança estremeceu de alegria dentro de mim.
45-Bem-aventurada a que creu, porque serão cumpridas as palavras que lhe foram ditas da parte do Senhor.

Introdução

O evento mais importante de toda história da humanidade é o nascimento de Jesus Cristo. Jesus é o personagem central de toda a existência. Quando analisamos a história humana vemos que ela é dividida em duas partes, Antes de Cristo e Depois de Cristo, Cristo então é esse miolo, esse centro de todas as coisas.
Existem alguns mistérios que rondam o nascimento de Jesus, que para nós que servimos a Deus e temos fé, não são coisas tão misteriosas assim, no entanto, aqueles que são céticos usam esses mistérios para justificar sua desconfiança.
Como vimos na pregação sobre o Sola Scriptura, a Bíblia é a Palavra de Deus, não temos dúvida nenhuma disso, então, quando a Bíblia afirma qualquer coisa, nós temos a certeza de que aquilo é verdade.
O que a Bíblia nos diz sobre o nascimento de Jesus?
Jesus Profetizado no A.T
O A.T traz diversas profecias a respeito do nascimento de Jesus, vejamos algumas delas:
O Governante
Isaías 9.6–7 RA
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7 para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.
Esse texto de Isaías fala do nascimento de um menino. Esse menino teria o principado sobre os seus ombros, ou seja, seria de linhagem real.
Ele teria nomes compostos que expressam sua real natureza:
Maravilhoso Conselheiro
Deus Forte
Pai da Eternidade
Príncipe da Paz
O nascimento desse menino teria como um dos objetivos estabelecer e firmar o reino de Davi mediante a justiça e o juízo, por toda a eternidade. Em outras palavras, esse menino seria um governante.
O Filho da Virgem
Isaías 7.14 RA
14 Portanto, o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel.
Aqui o texto prediz que uma virgem conceberia.
O fruto dessa concepção se chamaria Emanuel, ou seja, Deus conosco.
Agora, vejamos se o texto de Lucas concorda com essas questões.

Contexto

O anjo é enviado à Nazaré, para a casa de uma virgem (Is 7.14). (Vs 26-27).
Gabriel saúda Maria, e ela fica pensativa em relação a saudação do anjo. (vs 28-29).
O anjo afirma que Maria “achou graça diante de Deus”. Ou seja, Deus a agraciou, Deus a encheu de graça, Deus foi bondoso e gracioso para com ela. Ela encontrou favor em Deus. Não que Deus estivesse procurando graça e ao encontrar Maria houvesse encontrado essa graça. (vs 30).
O anjo detalha sua mensagem à Maria. (vs 31-33). Observe os detalhes teológicos da mensagem do anjo Gabriel:
O nome do menino seria Jesus: Jesus significa Salvador
O menino seria grande e seria chamado Filho do Altíssimo: Aqui está pressuposto a Divindade de Jesus e a Doutrina da Trindade.
O Senhor lhe daria o Trono de Davi: cumprindo as profecias do A.T. (Is 9.7).
Ele reinaria para sempre: Provando a Eternidade de Jesus.
Maria evidencia sua virgindade, e o anjo afirma que o filho seria fruto do E.S, não de algum homem. (vs 34-35).
Para confirmar o poder de Deus em fazer coisas impossíveis o anjo afirma que Isabel mesmo sendo já de idade avançada também estava grávida. (vs 36-37).
Maria de forma totalmente submissa acata a vontade de Deus. (vs 38).

Maria Visita Isabel

A seguir Maria vai à casa de Isabel, como o anjo havia falado que Isabel estava grávida, Maria vai até lá visitar sua parenta.
Ela entra na casa e saúda Isabel (vs 40). O sentido da saudação aqui é um cumprimento. A A21 por exemplo traduz exatamente dessa forma, “Maria cumprimentou Isabel”.
Quando Isabel ouve a saudação de Maria a criança se movimenta em seu ventre (vs 41). É muito comum uma criança de 6 meses de gestação mexer no ventre da mãe. Mas o ponto aqui no texto é que esse mover da criança é causado pela saudação de Maria e não por um movimento normal e casual de uma criança.
A prova que temos disso é a consequência desse ato que se segue no versículo, veja: “Então Isabel ficou possuída (“cheia” melhor tradução) do Espírito Santo”. O texto está ligando a saudação de Maria com o mover da criança levando então Isabel a ficar cheia do E.S. Uma reação está ligada à outra, uma reação é consequência da outra. Perceba novamente: Entrou na casa .... saudou Isabel. Ouvindo … a criança lhe estremeceu no ventre; Então… ficou cheia do E.S. Observe os verbos!
Como resultado de ter sido cheia do Espírito Santo a declaração de Isabel é impressionante (vs 42): “Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!”.
Segundo o teólogo William Hendriksen: “Bendito” significa mais que Feliz. “Feliz” às vezes indica como uma pessoa se sente; “Bendito”, o que ela é. Uma pessoa é bendita quando o favor divino repousa sobre ela, quando o Senhor se deleita nela”.
“Bendita é você entre as mulheres” é o modo hebraico e aramaico de expressar o superlativo. O significado, portanto, é “Maria, entre todas as mulheres na terra, você é a mais abençoada!”.
Vemos que Maria é considerada a mais abençoada entre todas as mulheres por causa do que Isabel segue na sua declaração: “Bendito é o fruto do teu ventre”. Veja, Isabel não está colocando Maria e Jesus em pé de igualdade, ela não os está comparando, ainda que use o mesmo termo nesse momento para se referir a ambos. Ela está simplesmente declarando que Maria é a mais abençoada entre todas as mulheres por causa do filho que ela carrega no ventre. Observe novamente a construção do texto:
Maria chega e saúda Isabel.
Com a saudação de Maria, a criança no ventre de Isabel estremece.
Como consequência Isabel fica cheia do Espírito Santo. (nos lembra Pedro que sob atuação do E.S declara que Jesus era o Filho de Deus altíssimo).
E por estar cheia do Espírito Santo ela proclama esse cântico.
Perceba que tudo está ligado à criança que Maria carrega no ventre, pois é exatamente essa a sequência da fala de Isabel, veja: (vs 43): “E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?”.
Perceba que a linguagem neste trecho é bem saudosista. Isabel manifesta espanto, admiração e se mostra surpresa de receber essa visita. Outras traduções trazem da seguinte maneira este trecho:
NVI: “Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?”.
A21: “Mas por que me acontece isto, que venha me visitar a mãe do meu Senhor?”.
NAA: “E que grande honra é para mim receber a visita da mãe do meu Senhor!.
Perceba que a ênfase é demonstrar que Isabel se sente menor, se sente indigna, ela percebe que mesmo que tenha recebido um grande milagre da parte de Deus, ali estava algo que era bem maior que ela e bem maior que o que estava ocorrendo com ela.
Ela se sente menor mas não no sentido de se sentir humilhada por Maria, mas sim no sentido de se sentir honrada em receber aquela visita inesperada.
Outra coisa que precisamos notar aqui é que a ênfase repousa no fruto do ventre de Maria, pois é isso que Isabel diz: “… a mãe do meu Senhor”. A ênfase está em Cristo e não em Maria. Maria é grandemente agraciada como o anjo disse, porém essa graça se deu por conta do filho que ela carregava no ventre.
E o ponto que não podemos deixar passar desapercebido, tudo isso que Isabel faz, ela faz sob inspiração do Espírito Santo. Toda essa exclamação se dá somente após ela ter sido cheia do E.S.
(vs 44) Isabel segue mostrando que a criança estremeceu de alegria ao ouvir a saudação de Maria.
(vs 45) Isabel finaliza sua fala dando certeza de que as palavras que foram ditas à Maria se cumpririam. Afinal, ela mesmo era uma prova viva de que para Deus não há impossíveis.
Lucas, Volumes 1 e 2 Lições Práticas Derivadas de Lucas 1.39–45

“Bendita é aquela que creu!” Não só “ele” (por exemplo, Abraão, Gn 15.6), mas também “ela”. Não simplesmente “feliz”, mas “bendita”. Quando Maria creu? Não só quando a promessa de Deus atingiu seu cumprimento inicial, mas ainda antes disso. Em que ela creu? Naquilo que nunca acontecera antes – concepção sem qualquer participação de pai humano – aconteceria agora; que a Esperança de todas as eras se concretizaria, em seu estágio inicial, dentro do ventre de uma humilde virgem judia, a saber, ela mesma. Como ela manifestou sua confiança em Deus? Por meio de voluntária e completa rendição a sua vontade. Veja 1.38. Que tema para sermão!

Aplicação
Aprendemos com Maria a submissão total a Deus. Ela se prontificou a obedecer e não questionou, perceba que ela pede esclarecimentos, mas não reclama, não duvida e não se nega.
Aprendemos com Isabel a humildade, Isabel prontamente reconheceu que, apesar de ter recebido de Deus um grande milagre, ela gerou um filho em sua velhice, à semelhança de Sara, matriarca de todos eles, ainda assim ela reconhece que o que Deus havia feito na vida de Maria era totalmente diferente, e maior e mais importante. A gente precisa aprender essa realidade, Deus não chamou todos para as mesmas coisa, vc vai se deparar com gente que Deus deu dons diferentes dos seus, vc vai se deparar com pessoas que vão atuar em coisas diferentes de onde vc atua e que serão aparentemente mais abençoados que vc. Isso não deve gerar em vc um sentimento de inveja, ou, “porque não eu Senhor?”, pelo contrário, isso deve levar vc a adorar a Deus pela diversidade no corpo de Cristo.
Por último aprendemos que para Deus não há impossíveis, temos uma idosa que na contra-mão de todos gerou um filho, temos uma virgem que gerou um filho. Em tudo isso vemos Deus agindo e cumprindo suas promessas.
Oremos!
Related Media
See more
Related Sermons
See more