Faithlife Sermons

LANCE FORA O MEDO

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 22 views
Notes
Transcript

Lance fora o medo Deuteronômio 20:1-8

Objetivo: Realizar, sem medo, a obra que Deus nos tem confiado.

Introdução

O texto lido faz parte de algumas instruções para Israel em relação à guerra. Nós não estamos indo para a guerra, ao menos contra países, nem somos uma nação, mas somos o povo de Deus e temos um reino e posições para conquistarmos. Apesar das diferenças também existem semelhanças e o assunto deste texto pode muito bem nos falar. A ênfase geral dos versículos é o medo. Veja que neles existem várias expressões falando do medo:
a) Não os temerás (v.1). b) Não desfaleça (v.3). c) Não tenhais medo (v.3). d) Não temais (v.3). e) Não tremais (v.3). f) Não vos aterrorizeis (v.3). g) Homem medroso (v.8). h) coração tímido (v.8).
Tenho a impressão que o medo é um dos maiores inimigos na guerra, por isso os líderes de Israel admoestavam os seus soldados: Lancem fora o medo! Nós também temos lutas, estamos no meio de uma guerra e quero dizer: Lancem fora o medo!
CONTRAR A HISTORIA DE JUIZES 7.

1. O medo é evidência de falta de fé

1.1. Devemos lançar fora o medo porque ele é evidência de falta de fé.
1.2. Ler o versículo 1 e dizer: O texto fala em sair contra o inimigo que pode ser poderoso, com um exército numeroso, com muitos cavalos e carros, mas que não deveria ser temido (Deus já havia agido em favor deles antes, temer agora era duvidar que Deus houvesse agido no passado).
CONTAR A HISTORIA DE EXODO 14 - Farao e seu exercito afogou.
1.3. Será que hoje é diferente? Comentar algumas vitórias do passado...
1.4. Olhar para os inimigos poderosos e temer é o mesmo que dizer: “Com estes, Deus não pode”.
1.5. Olhar para os obstáculos à nossa frente, seja a nível pessoal ou de igreja, e temer é demonstração de falta de fé, é dizer que Deus não é tão forte assim.
1.6. Portanto, lance fora o medo, crendo no Senhor, entregando-se aos cuidados dele!

2. O medo não nos deixa vencer.

2.1. O medo também deve ser lançado fora porque não nos deixa vencer (Não encontramos isto claro no texto, mas podemos ver nas entrelinhas – Pergunta retórica: Qual era a preocupação dos líderes na guerra? Resposta: Vencer! Vejo que eles tentam afastar o medo de seus soldados porque queriam vencer e sabiam que o medo não os deixaria obter êxito).
2.2. Lance fora o medo porque ele não nos deixa vencer!
2.3. O medo nos paralisa. Você já percebeu o quanto não fazemos por puro medo?
Medo de sofrer, de ser derrotado, de se expor, de não ser aceito, do ridículo... (O medo nos paralisa e não deixa vencer).
2.4. Não estamos em uma guerra defensiva, somos um exército de conquistadores e temos que avançar! Se avançarmos, venceremos.
2.5. Avancemos então, conquistando o mundo para nosso Deus, não deixando que o medo nos paralise.
CONTATAR A HISTORIA DE GIDEAO EM - JUIZES 7

3. O medo é contagioso

3.1. Lançar fora o medo é importante porque ele é contagioso (Ler vs. 5-8 e enfatizar o 8).
3.2. Ah! O estrago que faz um medroso (Falar do episódio relatado em Números 13:27-14:12).
3.3. Os comandantes preferiam ficar com menos soldados que ter algum medroso no meio deles.
3.4. Aquele que é pessimista (tímido) e medroso é altamente contagiante (Ele sempre vê a parte pior – sempre acha que não vai conseguir – é um desestímulo constante).
3.5. Quantas conquistas não deixaram de ser efetuadas porque alguns desestimularam o grupo?
3.6. Quero alertar a todos: Quando agimos de forma pessimista e medrosa em relação aos objetivos do grupo estamos destruindo a força do grupo.
3.7. Os comandantes de Israel mandavam os medrosos embora. Não quero chegar a tanto, mas quero alertá-los, e pedir em nome de Jesus, lancem fora o medo para não contagiar os seus irmãos!

4. O medo para o cristão é infundado

4.1. Lance fora o medo porque para o cristão ele é um sentimento infundado (Não tem razão de ser).
4.2. Ler vs. 3 e 4 e enfatizar: a) O senhor vai conosco; b) Deus vai pelejar; c) Deus vai salvar.
4.3. Os israelitas não tinham motivos para temer, pois Deus estava com eles. Nós não temos motivos para temer, pois Deus está conosco.
Salmo 46.7 NVI
O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.
Salmo 118.6 NVI
O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?
4.4. Os desafios são grandes, os perigos também podem ser, mas aquele que está conosco é muito maior.
Lucas 9.62 NVI
Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus”.
4.5. Lance fora o medo porque não há motivos para temer – Temos ao nosso lado o criador dos céus e da terra. Lembre-se: quem nos mandou conquistar o mundo também disse: “Eis que estou com vocês”.
Salmo 145.18–19 NVI
O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.
Isaías 41.10 NVI
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

Conclusão Lance fora o medo!

(Lembre-se): O ANJO DO SENHOR VENCEU 185 MIL SOLDADOS ASSIRIOS.
Se Deus tem colocado em seu coração grandes alvos a serem alcançados conquiste-os em nome de Jesus (Não deixe que o medo desvie de você esta vitória). Se Deus tem lhe mostrado ministérios específicos em seu reino, assuma-os, ele vai estar com você. Se você anda temeroso com o futuro da igreja, tem achado que não temos forças para grandes conquistas, eu o desafio: Lance fora o medo e una-se de todo o seu coração aos seus irmãos, porque juntos com Jesus nós continuaremos caminhando para as vitórias.
Mateus 28.19–20 NVI
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os emnome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Romanos 8.38–39 NVI
Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Related Media
Related Sermons