A PERSONALIDADE DO CONSOLADOR

Consolador  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto:

Objetivo: (1) , (2) e (3) .

Proposição: .

Contexto:

Muitas pessoas sincersas entendem e acreditam que o ES é uma espécie de corrente elétrica ou força conectada ao trono de Deus, como uma espécie de internet celestial, provendo uma linha telefonica impessoal para que Deus se comunique conosco. Não posso negar que o ES é um grande canal de comunicação, estudamos isso na Bíblia, na semana passada. Porém, a esmagadora evidência bíblica o apresenta como uma pessoa, um membro pessoal da divindade verdadeira. A Bíblia nos aponta que o ES é um ser pessoal e que sua presença sensível é útil e poderosa, tendo a finalidade de nos guiar e orientar. Veremos hoje alguns textos bíblicos selecionados que apresentam essa verdade.

Corpo

1. TEXTOS SELECIONADOS

O testemunho da Bíblia pode não ser longo como gostariamos sobre a pessoa do Espírito Santo, mas isso fica claro ao entendermos aquele princípio que comentamos antes, do 2º plano, sempre Seu objetivo é nos fazer olhar para Jesus, seguir a Jesus, ouvir a Jesus. Da mesma forma que Jesus fez com o Pai quando esteve na Terra.
Mas infelizmente não acredito que esse seja o problema para aqueles que negam a pessoalidade do Espírito Santo, geralmente esse ponto de negação total além da dúvida genuína, envolve a negação de textos bíblicos, com pensamentos de conspirações ou adulterações nas Escrituras no decorrer dos séculos. Um erro que não é atual, mas vem desde a queda, buscar colocar em xeque aquilo que Deus disse.
Um dos apoios mais utilizados para defender a pessoalidade do ES se encontra em Acts 5.

A. Atos 5

A primeira parte do capítulo fala sobre a triste experiência de Ananias e sua esposa Safira. Os cristãos primitivos haviam feito um voto a Deus, no sentido de doarem pleno resultado da venda de suas propriedades para suprir as necessidades da emergente e necessitada igreja. A história salienta o fato de que o casal reteve secretamente parte do preço para uso pessoal. Quando foram depositar sua oferta parcial aos pés dos apóstolos, morreram.
Observe com atenção o modo como Pedro explica a execução do casal :
Acts 5:3–4 BEARA
Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
Que relatório direto, sem rodeios. Ele mentiu. Você só pode mentir a uma “pessoa”. Não conseguimos mentir para um ser inanimado ou uma força. Como a gravidade ou a coragem. Só posso mentir a algo, ou tentar mentir a algo capaz de discernir e pensar. Alguem capaz de se comnicar e se relacionar. Em segundo lugar, Pedro diz que Ananias mentiu ao ES e prossegue que ele não mentiu apenas a homens, mas a Deus. A implicação óbvia é que o ES é Deus.

B. EFÉSIOS 4.30

Ephesians 4:30 BEARA
E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.
Um texto que traz uma evidência parecida com o anterior. Poderíamos entristecer um objeto ou uma força como a eletricidade ou a gravidade?
Apenas seres pessoais podem se entristecer. é necessário haver sentidos e sentimentos.

C. MATEUS 12.31, 32

Matthew 12:31–32 BEARA
Por isso, vos declaro: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á isso perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir.
Esses outros dois conhecidos versos falam da blasfêmia contra o ES, o ser humano só consegue blasfemar contra Deus. Mostrando não apenas a pessoalidade do ES mas sua divindade.

D. 1 CORINTIOS 12

Um dos aspectos marcantes na descrição do NT acerca das atividades do ES é o modo como ele trata o Espírito de Deus possuindo vontade, capacidade de fazer escolhas. Paulo deixa isso muito claro na discussão dos dons espirituais por exemplo
1 Corinthians 12:11 BEARA
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
Acredito que todos deveriam reconhecer prontamente que maquinas, computadores e calculadoras, bem como forças, gravidade ou eletricidade, não possuem vontade. São simplesmente instrumentos impessoais e passivos, sob o controle de seres racionais e pessoais. Os dons espirituais são os talentos e ministério que o ES distribui as pessoas participantes do corpo de Cristo. Contudo, ELe o faz através do exercício da Sua vontade, a capacidade de querer constitui um dos mais profundos traços de seres pessoais.

E. ROMANOS 8

Romans 8:14–16 BEARA
Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
Romans 8:26 BEARA
Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.
Paulo apresenta descrições adicionais e intimamente relacionadas com as anteriores acerca do ES.
Nos versos 14-16, o ES gruia v 14, os filhos de Deus e testifica v 16. O guiar e testificar constituem ações pessoais. O v 26 talvez nos traga a mais poderosa evidencia a respeito da personalidade do ES na carta aos Romanos.
O fenomeno da intercessão implica um desejo ativo, uma escolha, uma intervenção, além da palavra gemidos inexprimiveis, trazer a ideia de um profundo relacionamento pessoal e emocional.

F. 1 CORINTÍOS 2.10-11

Essa passagem apresenta uma das mais importantes indicações da divindade pessoal do ES. Observe a linguagem
1 Corinthians 2:9 BEARA
mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.
Paulo assegura aos leitores que eles podem possuir um conhecimento das coisas que Deus preparou para os que o amam, como é possível tal conhecimento?
1 Corinthians 2:10 BEARA
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.
Por meio do ES, e de que modo o ES nos traz tal conhecimento?
1 Corinthians 2:10–11 BEARA
Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
O que paulo está dizendo? Primeiro devemos destacar que aqui ele descreve que o ES tem a capacidade de penetrar todas as coisas de Deus, e que conhece as coisas de Deus. Embora seja verdade que maquinas possam fazer pesquisas, Paulo está falando aqui sobre um conhecimento relacional com as profundezas de Deus. Isso dugere uma conmunhão forte e inteimia, pessoal, entre o ES e Deus o Pai. Qual o resultado? Certamente u profundo conhecimento das coisas de Deus.
Adicionalmente o que essa passagem parece dizer é que se voce deseja conhecer as coisas do homem será incapaz de adquirir tal conhecimento a menos que possua o espírito do homem. Diro em termos mais simples, para realmente conhecer um homem, você precisa ser homem, é necessário ser um deles para conhecer.
Isso é verdade não apenas no nível humano-homanod, mas ocorre também na divindade
1 Corinthians 2:11 BEARA
Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.
Uma vez mais unicamente uma pessoa divina pode verdadeiramente conhecer o que se encontra no coração e na mente de outro ser divino. Assim como ao nível humano isso ocorre também no nível divino - é preciso ser Um para conhecer Um.
Paulo conclui apropriadamente observando que aquilo que recebemos do ES não provem do espírito do mundo - do homem, da criatura - e sim do Espírito que vem de Deus, para que conhecçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente
1 Corinthians 2:12 BEARA
Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente.
Se voce realmente quiser conhecer as coisas de Deus, necessita conectar-se com um Deus pessoal (O ES), o único capaz de descobrir, revelar, as coisas de Deus.

G. JOÃO 14-16

Quem sabe a explicação mais clara e importante sobre a pessoalidade e divindade do ES, aliado aos textos anteriores muitas coisas ficam claras, nesses pultimos conselhos de Jesus para os discípulo, Ele usa boa parte do seu discurso para prometer, enfatizar e instruir acerca do outro Consolador, a saber, o Espírito Santo.
John 16:7–17 BEARA
Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso é que vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar. Um pouco, e não mais me vereis; outra vez um pouco, e ver-me-eis. Então, alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que vem a ser isto que nos diz: Um pouco, e não mais me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Vou para o Pai?
Percebem quantas características pessoais?

H. ATOS DOS APÓSTOLOS

Além desses textos outros dois livros servem como forte evidência, o primeiro é o Livro de Atos, o ES proíbe ou não permite certas coisas
Acts 16:6–7 BEARA
E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu.
fala
Acts 8:29 BEARA
Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.
Acts 13:2 BEARA
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.
avalia e aprova um determinado curso de ação
Acts 15:28 BEARA
Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais:

I. APOCALIPSE

E Apocalipse, o livro que apresenta a trindade em suas entrelinhas diversas vezes. Por exemplo no capítulo1 dos v 4-6, a trindade aparece ali, saudando a todos os crentes leitores de Apocalipse. É era e há de vir - Pai, Sete Espíritos - ES, Jesus Cristo - O Filho. Além da trindade satância formada por Satanás no final dos tempos, composta pelo Dragão, a besta do mar e a besta da terra. Onde cada um desses personagens tenta falsificar e imitar de maneira profana uma das pessoas da trindade. O dragão ao dar poder e conceder o trono e autoridade- imitando o Pai, que faz o mesmo com o Filho - , a besta do mar ao morrer e ressucitar 3 anos/dias depois e receber adoração - imitando o Filho, que morre ressucita e é exaltado -, e a besta da terra, ao fazer que todos adorem a primeira, fazer milagres e maravilhas, e formar uma imagem da primeira besta - imitando o ES que nos aponta para adorarmos a Jesus, realiza maravilhas em nosso meio e forma em nós uma imagem de Cristo. As evidências são gigantescas, além de abundantes.

J. 1 CORÍNTIOS 13.13

A peça final da personalidade do ES provém de
2 Corinthians 13:14 BEARA
A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santosejam com todos vós.
O primeiro aspecto a ser observado neste verso é que ele descreve o ES como terceiro nome, precedido de Deus Pai e do Filho. A grande maioria dos cristãos bíblicos concorda que o Pai e o Filho constituem seres divino pessoais. Com certeza a graça que privem de Jesus só pode possuir uma origem pessoal. O amor de Deus obviamente sugere personalidade do Pai, uma vez que o amor constitui a essencia de qualquer relacionamento, expressando cuidado e preocupação. 2Co 13.13 menciona o ES, deixando claro seu lugar como parte da divindade.
Grudem disse: quando o ES é colocado na mesma expressão e no mesmo nível das outras duas pessoas, é muito difícil evitar a conclusão de que o ES tam´bém é visto como uma pessoa de status igual ao Pai e ao Filho.
Existem muitos outros textos onde essa ideia aparece Mateus 28.19, 1Co 12.4-6, Efe 4.46, 1Pedro 1.2. Esses textos deixam bem claro, ao colocarem o ES em pé de igualdade com o Pai e o Filho, que Ele não é um pdoer ou força de Deus operando no mundo, mas sim uma pessoa distinta dentro da divindade.
O segundo aspecto a se observar no verso 13 é que o ES é relacionado com a comunhão, descevendo diretamente parte da obra do ES, sigerindo sua forte comunicação.
Essa passagem assim como outras, além de apoiar a personalidade do ES, sugere ainda a profunda unidade inerente a doutrina da Trindade. Aqui vemos os três seres divinos unidos uns aos otros de tal forma que é indicada a Sua unicidade de propósito ao compartilharem a graça e o amor de Deus através de Seu profundo relacionamento de comunhão uns com os outros e com os redimidos.
Mais ainda ela parece ser uma expressão quase inconsciente da personalidade do ES por parte de Paulo. O apostolo conclui sua segunda carta aos corintios comums saudação de despedida, vinculada ao pai, filho e es, como uma poder pessoal pelamente unidos em favor da salvação da humanidade perdida.

2. EXPLICAÇÕES SELECIONADAS

A. ESPÍRITO SANTO X PODER DE DEUS

Alguns tentando explicar o ES, o apresentam, apesar das evidências bíblicas que vimos, como uma força, ou até mesmo o Poder que vem de Deus. Porém ao analisarmos alguns textos, vemos a dificuldade desse argumento se encaixar plenamente no ensino bíblico.
Se o ES devesse serentendido como simplesmente o poder de Deus,, ao invés de uma pessoa, certas passagens não fariam sentido, porque nelas tanto o ES quanto o poder de Deus são mencionados.
Por exemplo :
Luke 4:14 BEARA
Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia, e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.
Trocar a palavra Espírito por poder, nos próximos também
Acts 10:38 BEARA
como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;
Romans 15:13 BEARA
E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.
1 Corinthians 2:4 BEARA
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder,
Percebem a fraqueza desse argumento, o ES não pode jamais ser visto como uma força espiritual agindo no coração humano, Ele é uma pessoa, membro da divindade, que age no coração humano.

B. O ESPÍRITO SANTO E O TERMO DEUS

Alguns alegam que o termo ou a afirmação do tipo: o ES é Deus nunca aparece na Bíblia, por isso não podemos afirmá-lo. Esse argumento é falho, pelo que vimos, pois os textos e os apóstolos, além de crerem nessa verdade, a pregavam. Apesar disso não aparecer explicitamente em nenhumt exto, é uma verdade implícita em toda escritura.
Quem sabe isso seja melhor explicado no uso da palavra Deus no Novo e no velho Testamento.
No velho testamento, a palavra Deus, Elohim, Eloha ou El. É usado em referencia a trindade de maneira geral ou a um dos seus membro de maneira específica. Enquanto no NT a palavra Deus, Theos, é usada geralmente como uma espécie de nome próprio fazendo na maioria das vezes referencias ao Pai, enquanto Cristo é chamado de Senhor, uma referencia a palavra Adonai no AT, e o Espírito é chamado de Espírito.
Enquanto no NT essa distinção entre as três pessoas é colocada de maneira mais clara, no AT, elas aparecem, porém de forma bem unida. Isso explica pelo termo Deus, que no NT se torna um nome, mas que no AT funciona como um título. Elohim é um título de soberania ou poder. Juízes, reis, profetas e anjos podiam receber esse título, mas só os trÊs membros da divindade são realmente dignos de recebê-los. Pois apenas eles são soberanos, diante disso, fica mais fácil compreendermos a divindade. Os três são soberanos sobre todos Universo. Mas podemos dizer que existe apenas um soberano pois não existe competição ou concorrencia entre Eles. Existe então apenas uma soberania em toda a criação, que é comandada pelo Pai, pelo Filho e pelo ES.

Conclusão

Entender a pessoalidade e a realidade do ES como divindade nos ajuda a ter um vislumbre mais completo de Deus e da sua vontade. Infelizmente, vemos constantemente irmãos amados e queridos se afastando da comunhão e da pessoa de Jesus ao negarem ou rejeitarem o ES. Pois é impossível você negar sua personalidade ou sua divindade, sem negar também partes das Escrituras. E aos fazer isso, colocar dúvida sobre veracidade de textos ou de verdades bíblicas, essas pessoas acabam minando sua fé.
O Espírito Santo quer ser seu amigo e se relacionar com você. A divindade inteira te ama e deseja te resgatar, por que hoje não decidir-se ao lado daquele que trabalha incansavelmente pelo seu resgate?
Related Media
See more
Related Sermons
See more