O OUTRO CONSOLADOR 2/2

Consolador  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

Introdução

Texto:

Objetivo: (1) Compreender a Natureza da Revelação do ES, (2) Entendermos a obra do ES e (3) Buscar a presença do ES.

Proposição: Sem Ele não somos nada, mas em Suas mãos podemos ser alguma coisa.

Contexto:

Na semana anterior, começamos a refletir sobre a pessoa do Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade. Falamos um pouco sobre a base, o princípio da sua revelação, a ideia de que Ele sempre se revela em uma espécie de Segundo Plano, apontando sempre diretamente para pessoa de Jesus.
Estudamos também sobre sua obra, sendo Aquele que: aponta para Jesus; nos leva a conhecer a Deus, algo que sem Ele, nos seria impossível; é responsável pela revelação especial, milagres, sonhos e visões; foi responsável pela encarnação de Jesus e é responsável pela Esrituras de maneira geral, desde a sua inspiração, até nossa compreensão em nossos dias.
Estudamos também como a obra do ES se relaciona com a minha e a sua redenção, qual papel ele realiza em nossa salvação: Ele é aquele que nos acalma, para sabermos que estamos salvos; Ele é aquele que nos leva a confiar na Palavra de Deus; Ele é o responsável por nos levar a conversão; além de nos guiar na santificação e na transformação do caráter.
Hoje concluiremos este estudo, falando sobre outros dois pontos fundamentais, como o espírito Santo se relaciona com a missão e o um dos seus papéis nos tempos finais da história do nosso mundo.

Corpo

1. O ESPÍRITO SANTO E A MISSÃO

Somos todos chamados como Igreja e Cristãos a cumprirmos uma missão, assim como o Filho e o Espírito cumpriram e cumprem seus papéis, somos todos chamados a sermos partes ativas do processo da redenção humana. A missão desemprenha um papel central na Igreja.
A igreja é o instrumento apontado por Deus para a salvação do homens. Foi organizada para servir, e sua missão é levar o evangelho ao mundo. Desde o princípio tem sido plano de Deus que através de sua igreja seja refletida para o mundo sua plenitude e suficiência. Aos membros da igreja, a quem Ele chamosu das trevas para sua maravilhosa luz, compete manifestar sua glória. A igreja é depositária das riquezas da graça de Cristo; e pela igreja será a seu tempo anifesta, mesmo aos principados e potestades do Céus, a final e ampla demonstração do amor de Deus. EGW - AA, p.9
O ES dirige os crentes para a missão e os capacita para o evangelismo. Além disso Ele permite fazer o que Deus nos chamou para fazer: testemunhar Cristo a toda nção, tribo e lingua até os confins da Terra. O ES dá o poder essencial para a missão da igreja
Acts 1:8 BEARA
mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
O Espírito Santo chama à frente pessoas para que aceitem a missão de Deus
Acts 13:2–3 BEARA
E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.
Ele guia ou direciona missionários para lugares especificos para testemunharem de Deus e trabalharem pela igreja
Acts 16:6–8 BEARA
E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu. E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade.
Ele nos capacita a proclamarmos de forma específica o evangelho eterno por todo mundo. Ele leva pessoas a aceitar Jesus como Salvador e Senhor. Deus planejou que missão fosse a frente pelos seus discípulos, dirigidos pelo ES. É interessante relembrar que o centro das boas-novas, do evangelho, das boas notícias que devemos compartilhar não é o ES, mas sim Jesus. É estranho notar que cristãos pentecostais e carismáticos enfatizem tanto o ES e que aleguem haver recebido um dom em particular (linguas), conferindo a eles uma valorização que nem está na Bíblia.

A. PARA PROCLAMAR

No NT, a missão envolve basicamente a comunicação das boas novas. Essa proclamação no NT é apresentada como obrigatória, imposta e certa a todos os cristãos. Não é apenas um chamado para transmitir uma informação, mas um chamado para se entregar.
Romans 2:21 BEARA
tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
Romans 10:15 BEARA
E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!
Em atos 4, vemos a prisão de Pedro e João enquanto eles proclamam o evangelho. O v.2 mostra de maneira clara quão crítica a situação era, os saduceus estavam ressentidos não por eles ensinarem o povo a anunciar a ressurreição de Jesus, mas porque eles estavam anunciando, proclamando em Jesus, a ressurreição dentre os mortos. Os saduceus entendiam que aquela proclamação tinha uma força obrigatória, v7, e eles desejaram conhecer o que aquela autoridade significava para os discipulos. Pedro não perdeu a oportunidade de lhes falar v10 mas paenas porque ele estava cheio do Espírito Santo v8.
Quem sabe em nenhum outro momento essa certeza tenha sido tão dramática quanto o Pentecostes, quando aqueles discípulos, receberam o Espírito sobre si e começaram a falar outras língus. Havia um som que preenchia toda a casa
Acts 2:2 BEARA
de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.
linguas apareceram e pousaram sobre eles
Acts 2:3 BEARA
E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.
e estando cheios do ES eles passaram a falar em outras línguas
Acts 2:4 BEARA
Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.
É o ES que concede eficáia, credibilidade e veracidade para a nossa missão. A proclamação é um evento espiritual ao invés de um exercício de pregação humana. Pensar em proclamar o evangelho, sem procurar de maneira séria o envolvimento do Espírito Santo é iniciar um exercício fútil.

B. PARA EVANGELIZAR

O Espírito Santo não nos conduz e leva, chama a falar. Ele também nos ajuda, quando Ele esta´conosco a falar o conteúdo correto. Não apenas o como, mas o que.
John 14:26 BEARA
mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.
Matthew 10:19–20 BEARA
E, quando vos entregarem, não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque, naquela hora, vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós.

C. AO NOS CAPACITAR

Devemos entender que toda obra e ação positiva da igreja, é na verdade obra e ação do Espírito Santo. Ele nos concede seu poder para a pregação, bem como os dons espirituais.
1 Peter 4:10–11 BEARA
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale de acordo com os oráculos de Deus; se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém!
Todos recebem esses dons, pela graça de Deus, e com eles devem servir a igreja e a comunidade em que estão inseridos. Os dons são dados pelo Senhor ressurreto, e estão sob a administração do ES, que com sua presciência, sabe qual se encaixa melhor a cada crente. Os dons são dados para o corpo de Cristo, não para propósitos pessoais e egoístas.
São diferentes dons
1 Corinthians 12:11 BEARA
Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.
operando juntos para
1 Corinthians 12:7 BEARA
A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso.
visto que o ES concede os seus dons como lhe apraz, é errado esperar que um único dom espiritual esteja presente em todos.

D. AO NOS UNIR

O ES nos une de diversars maneiras. Quando experimentamos a salvação pela fé em Jesus, existe uma comunhão do ES na igreja.
1 Corinthians 13:13 BEARA
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Philippians 2:1–2 BEARA
Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.
Nos somos chamados para sermos uma comunidade de fé, não para fazermos parte apenas. É o ES que constitui a igreja e nos une em um só corpo. A própria existência da igreja depende da obra do ES.
Ephesians 2:19–22 BEARA
Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.
É o ES que produz o amor em nosso coração
Romans 5:5 BEARA
Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.
Esse amor é o
Colossians 3:14 BEARA
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
nesse amor, e nessa unidade, não existem, judeus, gregos, homens, mulheres, escravos, livres, argentino, brasileiro, alemão, americano, ou qualquer outra nacionalidade, todos somos um em Jesus por meio da obra do ES. Algumas igrejas se encontram divididas e outros irmãos se encontram separados, isso é uma lacuna, causada pela ausencia da permissão para que o ES atue.

E. AO AGIR ALÉM DE NÓS

Jamais podemos nos omitir do fato de que o ES não age apenas no crente, mas em todo o mundo
John 16:8–11 BEARA
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
Essa palavra convencer v 8 pode ser traduzida como revelar, condenar ou até mesmo acusar. Ele atua como um farol nas mentes e corações humanos. Ele vai além de nós, apesar de ão atuar a parte de nós. Ele esta já nos aguardando nos corações que serão alcançados, seja para plantar, regar ou colher.

2. O ESPÍRITO SANTO E O TEMPO DO FIM

A. NOS AJUDANDO A DISCERNIR ESPÍRITOS

Na sociedade que vivemos, com diversidade, vozes contrárias, todos competindo pela nossa atenção e fidelidade, o dom do discernimento de espíritos ganha um novo significadi.
1 Corinthians 12:10 BEARA
a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las.
A Bíblia nos avisa que haveriam falsos espíritos tentando enganar os crentes e auxiliando na destruição do que Deus tem estabelecido.
1 Timothy 4:1 BEARA
Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,
O critério para discernir no Espíritos é o Espírito Santo de Deus operando pela sua Palavra. A Bíblia nos ensina que o Espírito de Profecia foi prometido para igreja remanescente de Deus.
Revelation 12:7 BEARA
Houve peleja no céu. Miguele os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;
Revelation 19:10 BEARA
Prostrei-me ante os seus pés para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
Esse dom Profético além de fornecer orientação espiritual, enfatiza a importância da Bíblia na vida dos crentes e revela o plano estratégico de satanás que consiste em juntar o mundo nos últimos dias.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia não seria o que é hoje se não fosse a apreciação pelo Ministério Profético e pela orientação de Ellen White.
Embora Deus tenha dado o Espírito Santo e seus dons espirituais para estabelecer a unidade da igreja. É fascinante ver que o próprio Espírito Santo que é Quem promove a unidade, se tornou fator de divisão entre muitos cristãos. Isso tornou-se uma força maior no estabelecimento de uma falsa unidade entre as igrejas cristãs por meio de um movimento ecumênico

B. AO SER “USADO” NO MOVIMENTO ECUMÊNICO MUNDIAL

Um batista que abraça o movimento carismático, diz que ao começar a falar em línguas se torna um melhor batista. Um metodista carismático se torna um melhor metodista. Um católico romanos se tona um cristão mais fervoroso em Maria, a mãe de Jesus. Qual seria o problema então?
A diminuição da verdade, um movimento baseado em experiências. A primazia do ensino bíblico, pelo Espírito da verdade é descartado.
John 14:17 BEARA
o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
John 15:26 BEARA
Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;
John 16:13 BEARA
quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
1 John 4:6 BEARA
Nós somos de Deus; aquele que conhece a Deus nos ouve; aquele que não é da parte de Deus não nos ouve. Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.
o ES nos leva a Bíblia, Ele não está conosco para nos fazer rodopiar, chorar ou sentir um calafrio na espinha.
John 17:17 BEARA
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
O ES estará sempre em harmonia com a Bíblia que Ele inspirou e guiará cada crente a obediência fiel dos ensinos bíblicos. O ES nunca anulará a Palavra de Deus. A obra do ES é muito mais poderosa do que o falar em linguas poderá ser algum dia, muito mais convincente do que qualquer sinais miraculosos e prodígios que aparecerão.

Conclusão

Confessar os pecados e buscar perdão por coisas que fizemos de errado, viver uma nova vida de reconciliação, alinhados com Deus e em harmonia om o prócimo, é o testemunho mais poderoso e convincente para Jesus Cristo. É a teologia bíblica, o amor por um mundo caído e o amor por Jesus Cristo que nos une como Igreja Adventista do Sétimo Dia ao redor do munfo.
Que essa seja a força de sua caminhada com Deus e a marca pela qual você é reconhecido por outros.
Related Media
See more
Related Sermons
See more