Sem título Sermão

LIVE IPB TEIXEIRA DE FREITAS/BA  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 7 views
Notes
Transcript

O DEUS QUE CONFIAMOS

Vamos ver nesta reflexão três relatos de cura de Jesus, pela ótica do Doutor Lucas. Como médico, Lucas é bastante meticuloso e apresenta em seu evangelho e no livro de Atos, o resultado de suas pesquisas sobre os feitos do Cristo que recebera e seu coração e sobre a Igreja de Cristo.
Esses relatos estão no capítulo 8, versículos 26 a 56. Vamos acompanhar cada uma das curas e extrair as lições práticas para nossa vida.
O primeiro relato é de um homem dominado por demônios na cidade de Gadara.
lc8.27
Lucas 8.27 NTLHE
Assim que Jesus saiu do barco, um homem daquela cidade foi encontrar-se com ele. Esse homem estava dominado por demônios. Fazia muito tempo que ele andava sem roupas e não morava numa casa, mas vivia nos túmulos do cemitério.
Só Lucas fala que ele estava há muito tempo sem roupas, sem casa e morando nos túmulos. A autoridade de Cristo sobre os demônios é algo impressionante na narrativa, pois aquele homem que arrebentava correntes por conta da ação demoníaca, estava submisso ao verdadeiro Senhor de todo poder. Jesus abre um diálogo:
lc8.30
Lucas 8.30 NVI
Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Legião”, respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele.
Suplicaram a Jesus para que não os mandassem para o abismo, mas os permitissem entrar nos porcos ali perto. Os porcos se precipitaram no despenhadeiro e se afogaram no lago. O homem ficou completamente transformado sem demônios, sem nudez, sem insanidade e assentado aos pés de Jesus.
lc8.35
Lucas 8.35 RA
Então, saiu o povo para ver o que se passara, e foram ter com Jesus. De fato, acharam o homem de quem saíram os demônios, vestido, em perfeito juízo, assentado aos pés de Jesus; e ficaram dominados de terror.
O que impressiona também, tanto quanto o milagre, é o comportamento do povo de Gadara. Eles conferem o milagre, constatam o milagre, mas convidaram Jesus não para ficar com eles, mas para ir embora da cidade.
lc8.37
Lucas 8.37 RA
Todo o povo da circunvizinhança dos gerasenos rogou-lhe que se retirasse deles, pois estavam possuídos de grande medo. E Jesus, tomando de novo o barco, voltou.
Mas Lucas deixa registrado o imenso amor de Jesus por aquele povo, mesmo diante da nítida e triste cegueira espiritual do povo. Jesus parte, mas deixa ali um divulgador das boas novas de salvação para aquele povo: o próprio homem liberto.
lc8.39
Lucas 8.39 RA
Volta para casa e conta aos teus tudo o que Deus fez por ti. Então, foi ele anunciando por toda a cidade todas as coisas que Jesus lhe tinha feito.
Jesus vai, mas deixa um missionário que vai pregar mostrando sua vida como prova do poder de Deus.
Depois dessa cura espiritual, Lucas prossegue narrando o retorno de Jesus de Gadara, e mostra o encontro do Mestre com um chefe da Sinagoga chamado Jairo, pedindo a Jesus de forma comovente, para ir com ele à sua casa, pois tinha uma filha de doze anos que estava à morte.
lc8.41
Lucas 8.41–42 RA
Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até a sua casa. Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte. Enquanto ele ia, as multidões o apertavam.
Interessante é o contraste apresentado aqui. Do outro lado do lago, o povo mandou Jesus ir embora. Do lado de cá, o chefe da sinagoga o convida para estar em sua casa. Qual tem sido nossa atitude? Do povo de Gadara ou de Jairo?
Jesus acompanha Jairo, pois não recusa entrar quando é chamado pelo necessitado, porém algo acontece no percurso até o destino planejado. Uma mulher, que estava há doze anos sofrendo de uma terrível hemorragia, vem por trás do Mestre e o toca, certa de que ficaria curada.
lc8.44
Lucas 8.44 RA
veio por trás dele e lhe tocou na orla da veste, e logo se lhe estancou a hemorragia.
Jesus sente sair virtude Dele, e vê a mulher aproximar-se e prostrar-se diante Dele adorando-o. Cristo, como fizera com o homem de Gadara, a despediu em paz.
A alegria de todos com a cura de alguém que sofria há doze anos com uma doença, é interrompida com a notícia da morte de uma menina que havia dado alegria aos pais pelos mesmos doze anos.
lc8.49
Lucas 8.49 RA
Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre.
Será que a esperança no coração de Jairo morreu? Não! Jesus renova a esperança declarando:
lc8.50
Lucas 8.50 RA
Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva.
Não sei a situação que você está vivendo agora, mas é bom saber que Jesus continua vivo e operante, e continua a renovar nossas esperanças: “Crê somente!”
Jesus seguiu com Jairo até a sua casa. O cenário era de completo luto. Jesus reafirmava que a menina seria salva, e todos riam Dele. Até que o milagre aconteceu:
lc8.54
Lucas 8.54 RA
Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te!
lc8.55
Lucas 8.55 RA
Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer.
Como é maravilhoso sabermos que podemos também ser tomados pela mão e levantados por Jesus, recebendo a cura das nossas lutas e lutos. Esse é o Deus que podemos confiar!
Vivemos e vemos todas essas situações presentes ao nosso redor, especialmente nesse período que vivemos. Necessidades espirituais, físicas e até mesmo cenários em que a esperança ruiu. Os relatos de Lucas nos motivam a crermos sem reservas Naquele que é poderoso para mudar situações, por mais difíceis que sejam. Creia em Jesus! Ele é o Deus que podemos confiar e esperar.
Que Ele nos abençoe!
Related Media
See more
Related Sermons
See more