O Nosso Senhor

O Senhor e Salvador  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Handout

O Nosso Senhor

2Pedro 3.18 NVI
18 Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém.
Semana passada iniciamos esta série de 2 sermões intitulada "O Senhor e Salvador". Falamos sobre a beleza do crescimento e desenvolvimento do ser humano tanto nos aspectos físicos como mentais e também espirituais.
Vimos que o propósito de Deus para cada um de nós é que cheguemos à maturidade espiritual, e que essa maturidade espiritual é alcançada conforme crescemos na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
O ponto de partida foi reconhecer nosso estado desesperador de perdidos, fadados não apenas à morte temporal, mas à morte eterna. Sem justiça ou meios próprios pelos quais pudéssemos nos salvar.
E foi justamente aí, em meio ao lamaçal do pecado e certeza da condenação que fomos apresentados então ao Maravilhoso SALVADOR Jesus Cristo. Foi quando nos deparamos com a iminencia da morte eterna que nos deparamos com aquele que MORREU em nosso lugar. Pagou o preço impagável pelo nosso resgate.
Graças a Deus por Jesus Cristo!
Aquele que embora sendo Deus, esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens, e humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fp 2:6-8)
Filipenses 2.6–8 NVI
6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. 8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!
Graças a Deus por Jesus Cristo!
Não precisamos mais ser escravos do pecado pois nEle recebemos uma nova natureza.
Graças a Deus por Jesus Cristo!
Não precisamos viver buscando o favor divino pois Ele já tomou a iniciativa de nos salvar mesmo quando ainda éramos seus inimigos!
Graças a Deus por Jesus Cristo!
Não precisamos temer a morte ou o Diabo pois NADA poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!
Estes dias ouvi a história de que durante o período de escravidão, num mercado de escravos, havia um escravo que ninguém queria comprar.
Aquele homem afirmava e gritava que não iria trabalhar pra ninguém, pois não era escravo. Que não adiantava comprá-lo pois não seria escravo de ninguém. E realmente ninguém queria comprá-lo.
Até que um dia um homem foi até ele e o escolheu, pagou o preço por ele e o levou para sua fazenda.
No caminho todo, aquele escravo foi gritando "eu não vou trabalhar! não sou escravo! Eu não vou servir ninguém!"
Quando chegaram à fazenda, aquele escravo desceu da carroça, o senhor que o havia comprado tirou suas correntes, e colocando a carta de alforria em suas mãos lhe disse:
A partir de agora, você é livre! Eu paguei o preço da sua liberdade! Você não precisa trabalhar para mim, você pode fazer o que você quiser. Você não é mais escravo.
Aquele homem não podia acreditar no que estava ouvindo. E extremamente emocionado ele se joga aos pés de seu libertador e exclama:
Eu sou seu escravo, e trabalharei para você pelo resto de minha vida!
Apesar de esta ilustração ter suas limitações, ela me levou a pensar:
Como conhecer a Jesus e não amá-lo?
E amando-o, como não obedecê-lo?
Como permanecer indiferente diante de TAMANHO amor?
Como receber a graça e rejeitar o seu MARAVILHOSO DOADOR?
Este é o ponto de partida da VIDA NO REINO DE DEUS.
Essa é a maior força propulsora do Universo!
O amor de Cristo nos motiva!
Mas nos motiva a que?
Ficha de Batismo
Item 03. Aceita a Jesus Cristo como o Seu Salvador pessoal e Senhor de sua vida?
Prontamente a resposta é SIM
O que significa que ele é o seu SALVADOR PESSOAL? (comente com a pessoa ao seu lado… deixe nos comentários aqui do video)
O que significa que ele é SENHOR DE SUA VIDA?
O chamado de Jesus ao discipulado é um chamado à obediência. A mudança de Reino ao qual pertencemos significa que estamos sob nova liderança. A partir do momento que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, nos colocamos sob o senhorio de Cristo.
Mateus 6.33 NVI
33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
O Reino de Deus passa a ser prioridade em nossa vida
Mateus 6.10 NVI
10 Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.
E quando o Seu Reino vem, a vontade que passa a ser feita é a vontade de Deus e não a minha.
Perceba que um conflito se estabelece.
Minha Vontade x Vontade de Deus
Minhas prioridades x Prioridades de Deus
Meus Valores x Valores de Deus
Meu Reino x Reino de Deus
Mateus 16.24 NVI
24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Marcos 8.34 NVI
34 Então ele chamou a multidão e os discípulos e disse: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.
Lucas 9.23 NVI
23 Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.
O chamado de Cristo ao discipulado justamente envolve a ideia de morrer para o EU. E Lucas acrescenta que essa morte para o EU não é algo pontual em nossa vida quando afirma "tome diariamente a sua cruz e siga-me".
De fato o morrer para si e seguir a Cristo é algo tão crucial no cristianismo que o próprio Jesus afirmou que
Mateus 10.38 NVI
38 e quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.
ou, "não pode ser meu discípulo".
Isso é algo muito sério! Se afirmamos conhecer a Jesus, mas não o obedecemos, somos mentirosos.
1João 2.4 NVI
4 Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele.
Veja que o amor não elimina a obediência, mas é a verdadeira razão para a mesma.

SENTIR PARA AGIR

Aqui entra um ponto delicado.
Alguns com base nisso então afirmam. Primeiro vou amá-lo, e então o obedecerei. Se obedecer sem primeiro amar não terá valor algum.
É aí que está o perigo pois confundimos AMOR com sentimento, mas o amor NÃO É APENAS SENTIMENTO, AMOR É DECISÃO, AMOR É AÇÃO.
Não espere SENTIR ALGO para então obedecer. Se você já sabe que algo é da vontade de Deus, então obedeça como decisão de amor para com o seu Senhor e Salvador.

AGIR PARA MERECER

O outro perigo é o oposto, obedecer na esperança de ser amado ou de ganhar algo por isso.
Perceba que a obediência não gera méritos em nós, pois todos os méritos são de Cristo.
Filipenses 2.13 NVI
13 pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele.
Nossas boas ações são na verdade as SUAS boas ações através de nós. Ao invés de méritos, a obediência nos traz bênçãos que de outra maneira não receberíamos.
Torne-se claro que o caminho dos mandamentos de Deus é a vereda da vida. Deus estabeleceu as leis da natureza, mas Suas leis não são arbitrárias exigências. Todo “Não farás”, seja na lei física seja na moral, implica uma promessa. Se obedecemos, a bênção nos seguirá os passos. Deus nunca nos força a fazer o que é direito, mas nos procura salvar do mal e levar-nos ao bem. {CBV 114.2}
Existem bênçãos que só recebemos quando pedimos. De maneira semelhante, existem bênçãos que só recebemos quando obedecemos.
NEM POR SENTIMENTO, NEM POR MÉRITOS
Nós obedecemos porque o AMAMOS.
1João 4.19 NVI
19 Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
O SENHOR
Gostaria de retornar ao texto Filipenses 2:9-11
Filipenses 2.9–11 NVI
9 Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, 10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, 11 e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.
POR ISSO - Pela sua entrega completa de amor, pela sua morte substitutiva, pela sua maravilhosa graça,
Deus o exaltou à mais alta posição, todo joelho deve se dobrar, e toda a lingua deve confessar que:
JESUS CRISTO É O SENHOR!
Salvação não tem a ver apenas com uma declaração de justificado. Isso é uma parte, sim, mas não é o todo!
Salvação tem a ver com mudança de Reino, mudança de senhorio, mudança de pertencimento!
Romanos 14.8 NVI
8 Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.
Conta-se a história de que durante o grande movimento de missões para evangelizar a índia, dois homens estavam lado a lado no porto observando o navio partir.
Um deles, um empresário com os olhos marejados de emoção compartilhou com seu companheiro:
Naquele navio está uma grande máquina que compramos com grande esforço para ajudar a missão na índia. Nela colocamos todos os lucros de nossa empresa nos últimos anos. Fico extremamente emocionado de saber que essa oferta irá ajudar a salvar vidas na índia. E você? O que tinha naquele Navio?
O homem que estava com ele, um pastor com meia idade, também com lágrimas nos olhos, lhe respondeu:
Naquele navio está minha filha de 22 anos, que estudou medicina, e estou enviando para ser missionária permanente na Índia.
Naquele momento os olhos do empresário não puderam mais conter as lágrimas. E em grande comoção ele exclamou:
Como comparar a minha pequena oferta com a sua? Diante de tamanha entrega minha oferta se tornou tão pequena. Nenhuma oferta seria capaz de se comparar com aquilo que o senhor enviou!
João 3.16 NVI
16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
Deus AMOU o mundo de TAL MANEIRA, que DEU a maior OFERTA!
A oferta que nos resgatou da destruição completa. A oferta que nos libertou para podermos voluntariamente nos submeter à Sua boa vontade. A oferta que nos possibilitou participar de SEU REINO de GRAÇA!
Nossos dízimos e ofertas jamais poderiam expressar o TAMANHO da nossa gratidão! Jamais poderiam se equiparar com o TAMANHO da oferta dada por Deus!
É por isso que não é apenas uma porcentagem do que você tem que Deus deseja. Ele deseja você por inteiro! Tudo o que você tem, tudo o que você é, tudo o que você faz, precisam ser entregues a esse maravilhoso SENHOR e SALVADOR!
Nesta manhã eu quero lhe fazer um convite muito especial.
Nesta manhã eu quero lhe convidar a aceitar Jesus Cristo como o seu SENHOR e SALVADOR pessoal!
Você gostaria de hoje mesmo fazer tal declaração?
Querido Jesus
Nesta manhã eu o aceito
como meu Salvador pessoal
E diante de tamanho amor
Desejo entregar
tudo o que sou,
e tudo o que tenho,
reconhecendo que Tu és
o Senhor de minha vida.
Amém
MÚSICA ENTREGA
Related Media
See more
Related Sermons
See more