CIDADÃOS SÁBIOS

A CIDADE DE DEUS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views

Gente sensata, capaz de ponderar suas palavras

Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Conta-se que Djavan teve uma esposa chamada Maria, que engravidou. O casal estava muito feliz, e escolheu o nome de Margarida para a filhinha. A gravidez não correu bem, e o parto era de risco. A junta médica tentou de tudo, mas não evitaram a morte de Maria e Margarida. Segundo consta, isso explica a canção Flor de Liz, que diz:
E o meu jardim da vida ressecou, morreu; do pé que brotou Maria, nem Margarida nasceu”.
Muito bonita a “estória”, não fosse um detalhe: é Fake News. Djavan já desmentiu tudo em rede social há algum tempo, mas muitos ainda compartilham isso, pois a notícia falsa se espalha 70% mais rápido que a verdadeira, segundo uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Uma reportagem do Correio Brasiliense sobre o tema, trouxe esse comentário:
“O produtor de fake news não busca que uma notícia falsa se transforme em verdadeira. Ele quer apenas legitimar a dúvida”.
Com a dúvida instalada, é muito provável que a mentira se torne uma verdade.
Paulo, em um período que estava preso, recebeu a notícia que a Igreja de Cristo em uma cidade chamada Colossos estava sendo invadida por notícias falsas, ensinos de homens e não de Cristo. Como vimos, toda Fake News quer legitimar a dúvida, e aqueles homens assim agiam. Eles não tiravam a figura de Jesus da salvação dos homens, mas acrescentavam sempre algo ao processo de salvação. Para ser mais claro, eles diziam que para a salvação as pessoas deveriam crer em Jesus, mas isso não era o bastante. Era preciso também ter um conhecimento superior oculto como os gnósticos pregavam, ou cumprir as leis Mosaicas, que era a máxima dos Judaizantes e legalistas. Ou seja, a mensagem verdadeira, pregada ali foi que a salvação era pela fé em Jesus somente. Agora estava sendo semeada a dúvida quanto a isso. Estavam tirando Jesus do posto de cabeça da Igreja. Paulo então, em uma atitude amorosa e pastoral, escreve uma carta aos Colossenses, buscando orientá-los no que tange ao verdadeiro evangelho.
Nos dois primeiros capítulos da carta, Paulo apresenta uma ênfase teológica em suas orientações.
cl2.6
Colossenses 2.6 NVI
Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
Em resumo, nos dois primeiros capítulos Paulo fala aos Colossenses que Jesus continua a ser o cabeça da Igreja, toda plenitude reside Nele, toda autoridade está Nele, e Ele é a salvação para todo o que crê. Então, CONTINUEM A VIVER NELE.
Quando as circunstâncias começarem a trazer ao seu coração dúvidas, saiba que a Igreja, o corpo de Cristo, não está descerebrada. Sua cabeça não foi suprimida. A cabeça da Igreja, o cérebro da Igreja, a mente da Igreja, é Jesus Cristo e Ele está ativo, conduzindo tudo. Confie, e não dê ouvidos às falsas palavras que levam dúvidas e temor ao seu coração.
Mas nossa reflexão de hoje está nos dois últimos capítulos, mais precisamente no último capítulo, em que Paulo dá orientações práticas para a Igreja que têm Cristo como cabeça, a viver diante dos homens como dignos cidadãos dos céus. Para isso, alguns comportamentos precisam ser revistos, e nosso trato com as palavras será avaliado e analisado com mais profundidade. Como você, que anda com Cristo, tem usado suas palavras? Têm sido orientadas pelo cabeça da Igreja ou por suas reações insanas e insensatas, que distam e muito da sabedoria do cidadão dos céus? Vamos ao texto!
Nosso texto básico está no capítulo 4 de Colossenses. Lembre-se que esse capítulo está na sessão de orientações práticas aos cidadãos do céu, da cidade de Deus. São orientações a TODOS NÓS, de forma muito clara. Para você ter certeza que ninguém foge às instruções Paulinas, veja que o que vamos estudar está ligado ao que foi dito no capítulo três. Naquele capítulo vemos orientações práticas para esposa (v.18), maridos (v.19), filhos (v.20), pais (v.21), servos (v.22) e patrões no capítulo 4.1. Todos estão incluídos nas orientações que vamos ver agora, sobre o uso adequado das palavras.
Percebo duas direções claras no texto para o uso das palavras: DIREÇÃO A DEUS e DIREÇÃO AOS HOMENS
A Deus está nos versículos 2 a 4
cl4.2-4
Colossenses 4.2–4 NVI
Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos. Ao mesmo tempo, orem também por nós, para que Deus abra uma porta para a nossa mensagem, a fim de que possamos proclamar o mistério de Cristo, pelo qual estou preso. Orem para que eu possa manifestá-lo abertamente, como me cumpre fazê-lo.
USO ADEQUADO DAS PALAVRAS A DEUS
1- PERSEVERANTE 2 - GRATO 3 - INTERCESSOR
Perseverança, na ótica de Tiago, é a prova da nossa fé.
Tg1.3
Tiago 1.3 NVI
pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.
As provações tem um efeito terapêutico no crente, e fazem parte do tratamento do nosso caráter cristão. Em meio às dores a seu redor, dirija suas palavras em PERSEVERANTE ORAÇÃO a Deus, com a fé firmada somente Nele.
“… estejam alerta e sempre agradecidos”
Outro elemento de sua oração perseverante a Deus é a eterna gratidão. Vale lembrar que Paulo está preso e orienta aos Colossenses a murmuração e viverem uma vida vigilante em gratidão. Você tem proferido mais palavras de gratidão ou de murmuração nesses últimos dias? Vamos manter palavras de gratidão no nosso vocabulário com Deus?
A intercessão é outro elemento fundamental no bom uso das palavras elevadas a Deus. Paulo fala de uma súplica dos Colossenses por ele.
Cl4.3
Colossenses 4.3 RA
Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado;
A súplica sincera pelos que sofrem é outro elemento no bom uso das palavras. De forma simultânea com a gratidão, apresente a intercessão pelos que sofrem. E como temos pessoas sofrendo! E nossas palavras têm sido usadas para ferir mais. E diante dessa constatação tão triste, vamos entrar portanto, no uso das palavras EM DIREÇÃO AOS HOMENS.
CL4.5-6
Colossenses 4.5–6 RA
Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
O imperativo “portai-vos” aponta a importância da sabedoria no uso das palavras com as pessoas. O verbo no original é περιπατεω peripateo, que traz a ideia de andar em algo, ou andar em sabedoria. Estar em sabedoria temos discernimento para aproveitar as oportunidades para falar, mas proferir palavras que sejam:
1 - AGRADÁVEIS 2 - EQUILIBRADAS
Palavras agradáveis aqui são palavras cheias de GRAÇA, ou seja, bem sem desejar retorno. Na ótica de Tiago, são aquelas palavras que nos impedem de tropeçar, e faz de nós perfeitos cidadãos em todo o proceder.
Tg3.2
Tiago 3.2 NVI
Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
Palavras agressivas, ácidas, envenenadas não são adequadas aos cidadãos do céu. Podem gerar grandes contendas e incendiar ambientes, especialmente os frios ambientes virtuais em tempos de polarização. Os ânimos estão exaltados, e muitos de nós ao invés de promover paz, fazemos o contrário.
Tg3.5
Tiago 3.5 NVI
Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
Precisamos, sabiamente, mantermos o equilíbrio em nossas argumentações com os outros, a fim de promovermos um discurso coerente com a Palavra de Deus.
Tg3.10
Tiago 3.10 NVI
Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim!
PERSEVERA, AGRADECE, INTERCEDE a Deus mas FERE, HUMILHA, AGRIDE ao próximo? Como pode ser isso? Nossas palavras devem ser temperadas com sal, ou seja, dando o sabor correto aos diálogos. Qual tem sido o sabor de suas palavras em todos os ambientes que você transita? Tem levado GRAÇA e EQUILÍBRIO?
Essa sabedoria no uso adequado das palavras só podemos ter se buscarmos a conduta da orientação dada por Paulo aos Colossenses, e que vimos no início de nossa reflexão:
Cl2.6
Colossenses 2.6 NVI
Portanto, assim como vocês receberam Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
Qualquer situação que coloque em dúvida essa verdade, é Fake News, é busca em semear dúvida em seu coração. Temos que viver em Cristo, pois Ele é exemplo máximo GRAÇA e EQUILÍBRIO. No ambiente mais hostil da crucificação, Ele teve sabedoria, graça, amor e equilíbrio nas palavras.
Lc23.34
Lucas 23.34 NVI
Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes.
Ele sempre pregou o perdão, e suas palavras não podiam ser outras senão de perdão, mesmo em meio a um ambiente hostil.
Lc23.43
Lucas 23.43 NVI
Jesus lhe respondeu: “Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”.
Ele sempre pregou salvação, e suas palavras não podiam ser outras senão de salvação, mesmo em um ambiente hostil.
Jo19.30
João 19.30 NVI
Tendo-o provado, Jesus disse: “Está consumado!” Com isso, curvou a cabeça e entregou o espírito.
Aqui, publicamente e usando palavras em bom tom, Jesus expõe ao vexame e desprezo o inferno e suas hostes. Ele consumou toda a obra de salvação a todos os que Nele creem. Cristo tomou a nossa dor, morreu a nossa morte, consumou tudo na cruz. Isso foi sempre sua pregação, e Ele a cumpre. Minha missão “ESTÁ CONSUMADA”.
Related Media
See more
Related Sermons
See more