Faithlife Sermons

Pregação_Efésios 1.13-14: Benção a todas as Nações (Não Finalizada)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Introdução

Ao terminar o discurso aos judeus Paulo se volta para o outro grupo de seu pulico querido que pertencia a igreja de Éfeso e começa a desenvolver o tema que vai retomar no capítulo 2.
Todas as benção recebidas pelo judeus em Cristo Jesus, após aguardarem a promessa, foi estendida plenamente aos gentios de modo que a identidade (filho e santo) e a salvação (redenção e perdão) são desfrutados plenamente pelos gentios na Nova Aliança de modo completo e não como os gentios convertidos ao judaísmo que tinham restrições, mas agora desfrutam da Nova Aliança porque são Povo de Deus redimido, santo e família tanto quanto os judeus e o que os unem é a pessoa bendita de Cristo Jesus.

Espírito Santo sela e é a garantia aos gentios que responderam em fé tem as mesmas bençãos dos judeus convertidos (13)

Paulo os lembra de que a garantia de que eles pertenciam a Nova Aliança é a mesma dos judeus, o Espírito Santo de Deus habita naqueles que responderam em fé a palavra pregada o evangelho de Cristo. Assim não há mais distinção nacional Deus alcança toda a humanidade em seu plano soberano e o meio pelo qual eles fazem parte desse plano é a resposta em fé a pregação da pessoa e obra de Cristo, aquele sobre o qual todas as coisas convergem e a história é conduzida.Assim eles podem ter a tranquilidade e a convicção que são plenamente filhos de Deus, herdeiros e pertencentes ao povo de Deus não como um cidadão de segunda classe, mas alguém pleno, afinal o Espírito Santo habita neles.O Espírito Santo que habita neles é a garantia dessa herança, ou seja, tudo o que foi prometido aos judeus quanto a sua identidade de filhos e redenção é agora plenamente estendido a todas as nações.

Propósito da extensão da benção é a glória de Deus (14)

O Espírito Santo é a garantia dessa herança em comum, visto que habita tanto em um quanto no outro e ambos pertencem ao povo de Deus e não mais a sua própria nação ou etnia. E o propósito ultimo dessa extensão que é dirigida por Deus na história da salvação é a sua Glória. A glória de Deus é o que dirige o povo da Nova Aliança rumo a consumação e renovação da criação e da própria história.

Princípios Eternos

A herança da Antiga Aliança que se cumpre na Nova Aliança é estendida a todas as nações e a garantia dessa extensão é o Espírito Santo
Somos parte do povo de Deus em Cristo e agora a etnia não é relevante porque a herança e o povo é marcado por estar em Cristo Jesus
Em Cristo está a nossa identidade e redenção e essas benção nos alcançam nEle

Conclusão

Related Media
Related Sermons