IPVM no Lar | Tiago 2.25-26

Exposição na epístola de Tiago  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 14 views

Estudo bíblico expositivo na Carta de Tiago 1.12, baseado nos comentários: Kistemaker, S. J. (2006). Tiago e Epístolas de João. (C. A. B. Marra, Org., S. Klassen, Trad.) (1a edição). São Paulo, SP: Editora Cultura Cristã. / Grünzweig, F. (2008). Comentário Esperança, Carta de Tiago. Curitiba: Editora Evangélica Esperança. / Calvino, J. (2015). Epístolas Gerais. (T. J. Santos Filho & F. Ferreira, Orgs., V. G. Martins, Trad.) (Primeira Edição). São José dos Campos, SP: Editora FIEL. / Blomberg, C. L., & Kamell, M. J. (2008). James (Vol. 16). Grand Rapids, MI: Zondervan. / Dibelius, M., & Greeven, H. (1976). James: a commentary on the Epistle of James. Philadelphia: Fortress Press.

Notes
Transcript

Fé e Justificação

O segundo nome escolhido por Tiago é o de Raabe.
É revelador o contraste entre Abraão, o pai dos crentes, e Raabe, a prostituta de Jericó na Antigüidade.
Justamente por essa razão, Tiago apresenta Raabe como o próximo exemplo de fé e obras.

25 De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho?

26 Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta. Eis alguns pontos que precisamos discutir:

a. Contraste.

Abraão, o pai dos crentes, serve como um exemplo impressionante de fé e obras.
Podemos objetar, porém, pois nem todos somos como Abraão.
É verdade, responde Tiago. Abraão demonstrou tanto fé quanto obras, mas Raabe fez o mesmo – e ela era uma prostituta.
Assim como outros autores, Tiago liga o nome de Abraão ao de Raabe para mostrar contraste.
Abraão é um hebreu, chamado por Deus para tornar-se pai dos crentes.
Raabe é uma gentia, moradora de Jericó, cidade destinada a ser destruída pelo exército israelita.
Como homem, Abraão é o líder representante do povo que tem uma aliança com Deus (Gn 15; 17).
Raabe é uma mulher, conhecida nas Escrituras como “a meretriz”.
Depois que Abraão foi chamado por Deus em Ur, terra dos caldeus, ele provou sua obediência a Deus durante pelo menos três décadas. O auge dessa obediência foi sua disposição em sacrificar seu filho Isaque.
Raabe sabia dos planos de Deus só por meio de boatos, ainda assim ela demonstrou sua fé ao identificar-se com o povo de Deus.
Abraão e Raabe têm muita coisa em comum: Abraão mostrou sua hospitalidade para com os três visitantes celestes que vieram até ele nos carvalhais de Manre (Gn 18.1)
Raabe recebeu os dois espias hebreus que vieram até ela em Jericó (Js 2.1).
Ambos eram estrangeiros entre um outro povo: Abraão vivia entre os cananeus e Raabe vivia com os israelitas.
Por fim, os dois fazem parte da relação dos ancestrais de Jesus (Mt 1.2,5).

b. Consideração.

Tiago faz uma pergunta retórica que recebe uma resposta afirmativa: “Não foi também justificada por obras a meretriz Raabe?” Certamente que sim.
Na mais inferior das classes sociais encontra-se Raabe, mencionada explicitamente como “a meretriz” (Js 2.1; 6.17,22,25; Hb 11.31; Tg 2.25).
Essa mulher coloca sua fé no Deus de Israel e confessa abertamente para os dois espias:
Josué 2.9–11 RA
9 e lhes disse: Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, e que o pavor que infundis caiu sobre nós, e que todos os moradores da terra estão desmaiados. 10 Porque temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizestes aos dois reis dos amorreus, Seom e Ogue, que estavam além do Jordão, os quais destruístes. 11 Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.
A fé de Raabe equiparou-se às suas obras.
Ela protegeu os espias, escondendo-os no telhado de sua casa, e mandou os mensageiros do rei para fora da cidade.
Ela fez um dos espias jurar pelo Senhor que pouparia sua família, quando os israelitas destruíssem a cidade de Jericó (Js 2.12,13), e quando, sob juramento, os homens concordaram, ela lhes mostrou o caminho para um lugar seguro.
Ela os fez descer por uma corda pela janela da sua casa, situada no muro da cidade.
Fé e obras são proeminentes na vida de Raabe, e são de natureza tal que Tiago pergunta: “Não foi também justificada por obras?”
Lembra do conceito de Justificação em Tiago?
Conclusão, segundo Tiago 2.22 (verbo consumou)
Sim, é permitido a Raabe ter um lugar ao lado de Abraão, pois ela também demonstrou sua fé no Deus de Israel e agiu pela fé.
Por essa razão, ela é considerada justificada.
Assim como Abraão, Raabe colocou sua fé em prática no cotidiano e sob condições precárias.
Deus a justificou por causa de sua fé, que é demonstrada por meio de suas obras.
c. Cobertura.
Tiago dá destaque ao que Raabe fez.
Ele supõe que seus leitores estejam familiarizados com sua fé.
Seus atos é que precisam ser enfatizados: “Quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho”.
O autor de Hebreus expressa a mesma idéia com palavras diferentes: “Pela fé Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias” (11.31). Ele também liga a fé com as obras.
Nem o autor do livro de Josué nem o de Hebreus e nem tão pouco Tiago delongam-se no passado imoral ou nas informações erradas que ela intencionalmente deu aos mensageiros do rei em Jericó.
O que importa é sua fé no Deus de Israel.
Por causa de sua fé, seus pecados foram cobertos.

d. Conclusão.

Tiago conclui sua argumentação usando uma ilustração simples. “Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta”.
Talvez sejamos tentados a inverter essa frase e associar o corpo com as obras e a fé com o espírito. Porém, não devemos especular sobre os detalhes dessa comparação.
O que temos nessa comparação não é um contraste entre fé e obras.
Importa que a fé por si só é morta, assim como o corpo sem espírito é morto.
Os leitores da epístola sabem que não devem tocar num corpo morto, evitando isso sempre que possível.
Fica implícito que precisam também evitar uma fé que é morta, pois ela é como um cadáver.
A fé viva se expressa nas obras que são realizadas em obediência à Palavra de Deus.
Tiago ilustra esse fato com eloqüência ao dar exemplos da vida de Abraão e de Raabe.
Para ele, fé e obras formam uma unidade inseparável que pode ser comparada ao corpo e à alma do ser humano. Esses dois foram feitos para andar juntos e constituir um ser vivo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more