ESTUDO BÍBLICO 12 - A MORTE

O QUE DIZEM AS ESCRITURAS?  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 24 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

As diversas religiões espalhadas pelo mundo têm sua concepção própria a respeito da morte. Algumas acreditam na reencarnação. Outras na imortalidade da alma. Outras ainda numa encarnação entre seres vivos. Há ainda a crença no purgatório, crença católica de um local para onde vão as almas após a morte.
A morte é o maior desafio dos seres humanos. Vale lembrar que quase tudo que fazemos é para nos livrar dela. Mas, afinal, o que é a morte? O que acontece depois que uma pessoa morre? Existe esperança para quem morreu? E mais importante: o que a Bíblia diz sobre isso?
Para entendermos como a Bíblia encara a morte, precisamos ter em mente primeiramente como Deus deu vida ao homem, pois, de maneira simples, a morte é o processo inverso.
Como Deus deu vida ao primeiro homem? Gênesis 2.7 ; Eclesiastes 12.7
O homem foi formado de uma junção de terra + fôlego de vida = alma vivente.
O homem então é uma “alma vivente”. Ele não tem uma alma.
A palavra traduzida por “espírito” em Eclesiastes (rûah) não é a mesma de Gênesis 2.7 (neshamah). As traduções são diferentes. Mas o sentido é o mesmo: principio da atuação da vida, ou simplesmente, vida. Espirito aqui não se trata de uma entidade imortal que sai do corpo para outro lugar. veremos isso mais à diante.
Alguns dizem que o ser humano tem uma alma imortal. O que a Bíblia diz sobre isso?
Gênesis 2.17 - A partir do momento em que o homem pecou, a morte passou a fazer parte da sua realidade (vimos isso nos estudos anteriores).
Ezequiel 18.4 - seguindo o entendimento de que o homem é uma alma vivente, podemos entender neste verso que a alma ( o próprio homem) pode morrer, o que está de acordo com a mensagem Bíblica.
Quem é o único imortal? 1Timóteo 6.15;16
Quem morre, sabe de alguma coisa?
Eclesiastes 9.4-6 - um morto está inconsciente do que acontece no mundo dos vivos.
Daniel 12.2 - “dormir” é usado para descrever quem está morto. Há muito significado em no uso do termo dormir. Um deles é que quem dorme não tem consciência do que aconteceu ao redor. O outro veremos mais a diante.
Jó 7.9,10 - quem morre não volta para visitar os vivos.
Eclesiastes 9.10 - não há projetos na sepultura.
Quem então aparece para as pessoas? 2Coríntios 11.14
Quem morre, pode receber a recompensa logo depois que morreu? Em outras palavras, o “espírito” de quem morre pode ir direto para o céu após a morte?
Daniel 12.13
Lucas 14.14
A recompensa dos salvos só será dada no dia da volta de Jesus. Por que? Porque a Bíblia segue a premissa de que o homem não tem uma alma ou espírito imortal. O homem só pode vencer a morte pela ressurreição.
Como Jesus encarava a morte? João 11.11-14, 17, 25.
Jesus considerava a morte um sono. Para Ele, ressuscitar uma pessoa é tão simples quanto acordar alguém do sono.
Jesus ressuscitou Lázaro após 4 dias de morto.
Só Jesus pode vencer a morte. Ele é a garantia de ressurreição, pois Ele mesmo, depois de 3 dias, ressuscitou.
Se Jesus tivesse apenas morrido pelos nossos pecados, de que adiantaria nossa esperança? Por isso, Ele morreu e ressuscitou, para garantir nosso retorno ao plano original de Deus, estabelecido no Éden.
CONCLUSÃO:
A morte é uma intrusa. Nunca foi plano de Deus que o homem morresse. Ela cessa a existência. Acaba com os planos do homem. Porém, em Jesus nós temos esperança contra esse inimigo. Ele é a vida (João 14.6).
APELO
Related Media
See more
Related Sermons
See more