Faithlife Sermons

Introdução de 1 João

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
sempre que lemos, assistimos ou ouvimos qualquer tipo de material a gente esta consumindo um produto, uma forma de analisar isso é como estar comendo alguma coisa que vc pode achar que isso que você comeu é ótimo, bom ou ruim. esse conceito de Bom ou ruim vai varias de pessoa pra pessoa, eu por exemplo não sou nada chegado a salada, enquanto outras pessoas adoram salada. então o produto salada vai ter um valor diferente pra cada tipo de pessoa.
quando lemos um livro da bíblia a gente pode também pensar nele dessa forma é muito importante que a gente olhe para esse livro com um visão crítica de tentar entender o que ele ta falando, não podemos ler a bíblia só por ler sem querer entender o que está escrito em cada passagem.
por isso que toda a vez que a gente lê uma passagem ou um livro da bíblia gente tem que tentar responder algumas perguntas, dentre elas: quem escreveu, pra quem ele escreveu, o que ele escreveu e porque ele escreveu. com isso a gente consegue entender melhor cada passagem do texto e aprender mais com ele hoje a gente vai dar um rápida introdução ao livro de João
então vamos falar sobre a autoria do livro:
como vc vai perceber a carta não foi assinada. caso vc não saiba a muitos anos trás a forma de comunicação eram as cartas uma pessoa escrevia a mensagem que ela queria depois assinava a carta e enviava ela pra aluem. nesse caso a carta não foi assinada. ai a pergunta que voce pode ta se fazendo é mas então como a gente sabe que foi Joao que escreveu ou melhor quem é esse João. pra entender isso vamos por parte, primeiro vamos responder a pergunta mais simples como a gente pode saber que foi João que escreveu?
primeiro vamos entender uma coisa, os livro da bíblia são divididos em gêneros nos temos livros, Históricos, como Genesis, êxodo levítico, atos entre vários outro, nos temos livros poéticos, como Cantares, salmos, Eclesiastes; temo os proféticos, que são divididos em maiores Isaias, Jeremias e menores como Jonas; temos os evangelhos, marteus; temos as cartas que são dividias em cartas Paulinas, Pastorais e Gerais e por fim o apocalipse . só abrindo um parêntese aqui a bíblia é um livro tao complexo que dentro dessas divisões temos varias outras, e um livro pode ter dentro dele mais de um gênero. o livro de 1 João esta dentro da categoria de cartas gerais. ou seja João escreveu essa carta para que ela circulasse por um grupo de igrejas.
isso nos leva a nossa pergunta, como podemos saber que foi João que escreveu, a resposta é bem simples: por que as pessoas que estavam lá disseram isso, as pessoas que receberam a carta de João entenderam que foi ele que a mandou.
mas agora vamos descobrir quem é esse João. na bíblia nos somos apresentados a 3 pessoas com o Nome de João, temos João batista, Temos João filho de Zebedeu, João Marcos. vamos começar eliminando alguns, primeiro João batista, se vc não lembra ele foi morto la no inicio do ministério de jesus então é impossível que ele tenha escrito essa carta quase 60 anos depois da sua morte. João marcos, marcos pra quem não conhece foi um jovem que foi junto com Paulo e barnabé em algumas viagens missionarias e escreveu o evangelho de Marcos, o que tira ele da nossa lista é que nos primeiro verso de 1 João o autor fala que ouviu com seus ouvidos, vio com seus olhos e apalpou com suas mãos ou seja ele andou com Jesus. coisa que marcos nunca fez. sendo assim a autoria do livro cai sobre João filho de Zebedeu, o mesmo apostolo João.
Para quem ele escreveu
da mesma forma que João não assina sua carta ele também não coloca seu destinatário, segundo seus discípulos, ele escreveu essa carta para a igreja de filiposs ou alguma igreja nas regiões da Ásia menor onde hoje é a Turquia , por volta do ano 100 depois de cristo o que coloca essa carta como um das últimos livros da bíblia a serem escritos, além disso João não fala muito sobre o seu destinatário, ele apenas os classifica como Pais e jovens em alguns versículos.
agora vamos olhar o que ele escreveu
Jonas escreveu essa carta para conduzir os crentes ao pleno desfrute da comunhão espiritual e da certeza de salvação pessoal, apresentando os critérios que definem a genuína comunhão com um Deus santo e amoroso. ele divide isso em Um prologo ou uma rápida introdução (1.1-4) depois andem na luz (1.5-2.17); creiam em jesus (2.18-3.24), amem a Deus (4.1-5.12) e por fim uma conclusão ou um epilogo ( 5.13-21)
e pra finalizar quero apresentar pra você os dois pontos centrais do livro esta em 1João 1.1–4 ; primeiro no verso 3; devemos ter comunhão, a palavra comunhão significar está Junto, e vai mais além disso ela trás a ideia de proximidade no sentido de se preocupar amar e tratar com cuidado, João nos convida a estamos unidos em comunhão e também que estejamos em comunhão com Deus ; e o segundo ponto central é que com essa comunhão teremos a nossa alegria completa.
1João 1.1–4 NVI
1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam — isto proclamamos a respeito da Palavra da vida. 2 A vida se manifestou; nós a vimos e dela testemunhamos, e proclamamos a vocês a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada. 3 Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo. 4 Escrevemos estas coisas para que a nossa alegria seja completa.
aplicações.
Devemos sempre buscar aprender mais sobre as escrituras, não devemos ler a bíblia buscando apenas o raso devemos ir cada vez mais fundo para entender o que está escrito.
Devemos lembrar sempre de que nossa alegria só estará completa quanto experimentarmos o pleno relacionamento com nosso e irmãos e com Deus o pai.
Related Media
Related Sermons