Faithlife Sermons

Jonas

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
vai ser dificil
texto base
Jonas 4 11
Jonas 4.11 NVI
11 Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?”
o Primeiro Chamado de Jonas
o livro de Jonas é um livro muito interessante para se estudar pois ele é extremamente difícil para pessoas que são céticas, pois ele nos desafia a acreditar eu coisas fantásticas podem acontecer, como uma baleia engolir um homem, e por muitos anos teólogos liberais vem tentado afirmar que o livro de Jonas é uma parábola ou uma história de ficção e por muitos séculos o Cristão foram ridicularizados por conta dessa história afinal de contas é mesmo difícil de acreditar nessa história. mas quando olhamos para o Deus que é pregado na bíblia tudo se torna mais fácil de aceitar, cremos em um Deus que é soberano sobre todas as coisas então ele é capaz de fazer o que ele quiser o que torna nossas estranhezas sem sentido.
mas falando sobre o livro ele é dividido em dois grandes blocos: a misericórdia de Deus para com Jonas e a misericórdia de Deus para com Nínive. É um livro que contem em sua maioria de um relato histórico e também poucas partes de uma oração ou um salmo. o personagem dessa historia é Jonas um profeta conhecido de Israel em vemos sua profecia sobre o crescimento de Israel em 2 Rs 14.25 uma homem ja experimentado que sabia distinguir a voz de Deus de uma voz qualquer, e o livro começa no capítulo um com Jonas sendo enviado a pregar a contra a cidade de Nínive
Jonas 1.2
. Nínive era a capital do império assírio, uma nação que estava em Ascenção, era um povo que ja tinha realizado ataques a Israel e que no futuro iria tomar Israel como Cativa. com esse senário entendemos o motivo da resposta de Jonas em
Jonas 1 3
. ele foge e tenta ir o mais longe possível de Deus.
dentro do navio Jonas cai no sono e dorme profundamente, enquanto isso do lado de fora uma grande tempestade está acontecendo, grande marinheiros começam a se desesperar e a clamar a seu Deus, tentam de todas as formas reverter a essa situação mas nada da certo, então como disse Angusto Nicodemos em uma pregação sua sobre esse livro: todo mundo so é ateu ate a hora que o pitbull se solta. e naquele momento cada um clamando a seu Deus e Jonas dormindo profundamente então o capitão do navio acorda Jonas e pede para que clame a seu Deus, e Jonas cai em si e se lembra que não tem como fugir de Deus. então Jonas é jogado ao mar.
Jonas na baleia
Jonas dentro de um grande peixe clama ao senhor em forma de uma poesia no Cap 2 Jonas clama e pede a Deus por liberdade e Deus o manda pra fora do Peixe de volta no ponto em que se inicia sua fuga, e no cap 3 Deus faz novamente um chamado a ele, para que ele va e pregue contra a grande cidade de Nínive, o texto fala que Jonas o obedece e Vai.
Jonas em Nínive
então logo apos sair do Grande peixe Jonas vai e começa a percorre a cidade com e pregar da forma mais mal humorada e carrancuda possível, Jonas queria que a cidade fosse destruída, e ele passa a correr pelas ruas da cidade dizendo que em 40 dias Nínive seria destruída. mas algo incrível acontece a cidade inteira se arrepende e se converte a cidade inteira desde o mais rico ao mas pobre, aqui temos o maior avivamento espiritual da historia.
então após sua pregação Jonas sai da cidade e fica aos arredores esperando que a cidade fosse destruída em 40 dias como Deus havia prometido. mas nada acontece pelo contrario Deus perdoa o pecado daquele povo. e Jonas então se ira com o povo, e no verso 2 do capítulo 4 ele reclama com o o senhor e afronta a Deus.
Jonas 4 2
Então deus decide ensinar uma lição pratica a Jonas e manda uma Planta que cresce em um dia e Faz sobra sobre a cabeça do profeta pra que ele tenha alivio do imenso calor e no dia seguinte manda um verme que destrói a planta expondo ele ao sol a ponto de desmaiar.
então o ultimo dialogo do Livro se inicia
Jonas 4 9-11
Jonas 4.9–11 ABSCNVT
9 Entaõ disse Deus a Jonas; acendeo se tua ira justamente por causa da Cabaça? e elle disse, justamente minha ira se acendeo até a morte. 10 E disse Jehovah; a ty te doe da Cabaça, em que naõ trabalhaste, e a quem naõ criaste: que em huã noite naceo, e em huã noite pereceo: 11 E naõ doer me hei a my da grande cidade Ninive? em que estaõ mais que cento e vinte mil homens, que naõ sabem differença entre sua maõ direita, e sua maõ esquerda; e alem d’isso muytos animaes?
esse livro termina com uma pergunta para nos leitores e para finalizar e aplicar queria propor algumas questoes.
Aplicação
e por ultimo nos faço a mesma pergunta que Deus fez a jonas, Não deveria Deus ter piedade de quem ele quiser? porque muitas vezes pregamos um vengelho que exclui, cristo morreu para todos seja vc um marinheiro, um Ninivita ou um israelita, a morte de Cristo não fronteiras.
Related Media
Related Sermons