Faithlife Sermons

ESTUDO BÍBLICO 09 - A VOLTA DE JESUS - PARTE II

O QUE DIZEM AS ESCRITURAS?  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

No estudo anterior, concentramos nossas perguntas em torno de como seria a Volta de Jesus, bem como dos acontecimentos que ocorreriam na volta, como a ressurreição dos mortos. Hoje nos concentraremos nas evidencias e sinais que nos mostram que Ele está voltando, baseados principalmente no capítulo 24 de Mateus. Para isso, partiremos da pergunta crucialmente importante feita pelos discípulos em Mateus 24.3. A resposta a esta pergunta era tão importante para eles quanto para nós. Como já estudamos anteriormente, a Bíblia não revela o dia da volta de Jesus. Mas Jesus deixou sinais e evidencias de Sua Iminente Volta.
Que pergunta os discípulos fizeram para Jesus após saírem do Templo? Mateus 24.3
Para os discípulos, a destruição do magnífico Templo de Jerusalém, representava o fim do mundo. Jesus então desvenda aos seus olhos acontecimentos que antecederiam a destruição do Templo no ano 70, bem como acontecimentos que antecederiam Sua Vindo. Em outras palavras, Jesus misturou os dois acontecimentos.
Que acontecimentos Jesus classificou como “ o princípio das dores”? Mateus 24.4-12
Falsos cristos.
Guerras e rumores de guerras.
Fomes e terremotos.
Tribulações.
Apostasias.
Falsos profetas. (v. 24)
Com o aumento da iniquidade, o amor se esfriará.
Aqui é importante fazer uma observação. Estes acontecimentos, de maneira isolada, não constituem sinais da volta de Jesus. Observe que Jesus diz no verso 6 e 8 que isso não é o fim, é apenas o princípio das dores, o princípio do fim. O conceito de tempo do fim é encontrado com maior explanação no livro do profeta Daniel e Apocalipse. Lá, vemos que o tempo do fim constitui um período em que acontecimentos tomaram lugar precedendo a Volta de Jesus. Por isso, Jesus adverte os discípulos para que ninguém engane eles ( v.4). Então, para que servem esses acontecimentos? Eles nos mostram que Jesus irá voltar um dia.
Que acontecimento deve tomar lugar antes que o fim venha? Mateus 24.14
O Evangelho será pregado à todos.
O que ocorreria logo depois da destruição do Templo, descrita em Mateus 24.15-20?
Mateus 24.21, 22 - Grande tribulação - nos séculos que se seguiram após a destruição de Jerusalém, os discípulos de Cristo foram perseguidos e mortos durante muito tempo. A idade média especificamente retrata este período, onde a Igreja Romana, com a Santa Inquisição , torturou e matou muitas pessoas, no suposto nome de Deus. Antes da iminente Volta de Jesus, tal tribulação se repetirá.
Que acontecimentos tomarão lugar antes do início do tempo do fim? Mateus 24.29
Escurecimento do Sol e da Lua - se cumpriu em 19 de maio de 1780.
Queda das estrelas - 13 de novembro de 1833.
Como estaria o mundo moralmente falando antes da volta de Cristo? 2Timóteo 3.1-4
Qual o Sinal propriamente dito da Volta de Jesus, segundo o que o discípulos perguntaram no verso 3? Mateus 24.30,31
O Sinal propriamente dito é a Vinda de Jesus nas nuvens com Seus anjos.
Então, de acordo com o que Jesus revelou, agora estamos no tempo do fim, restando a Volta de Jesus que pode ocorrer a qualquer momento.
O que Jesus espera de cada um de nós frente à esses acontecimentos? Mateus 24.13
Aquele que , a despeito de todas essas coisas, não abandonar Jesus até o fim, será salvo.
CONCLUSÃO:
Por todos os textos que estudamos, vemos que Jesus está prestes à voltar. Existem acontecimentos específicos que estão tomando lugar e que sucederão até aquele dia. Mas isso é assunto para um próximo estudo.
APELO:
Apesar de não sabermos o dia e nem a hora, apesar de que a o dia virá como ladrão, Jesus nos deixa um conselho de ouro em Mateus 24.43. Nos sabemos o dia e nem a hora, mas o Senhor foi misericordioso nos deixando evidencias e sinais da sua breve volta. Estejamos preparados para aquele dia.
Related Media
Related Sermons