Faithlife Sermons

Sem título Sermão (11)

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
1Sm 28: Quem apareceu e falou para Saul?
Para as perícopes abaixo, responda o que se pede. Atenção: Justifique cada uma das respostas fornecendo elementos textuais, referência internas e externas, análise de termos, etc. Utilize o que foi aprendido na disciplina para elaborar boas interpretações.
Um grande questão é levantada nesta passagem: Quem apareceu a Saul? Foi de fato Samuel que subiu dos mortos e falou com Saul?
Admito não ter uma resposta definitiva para esta questão.
Pesa contra a possibilidade de ser de fato Samuel:
Deus proíbe enfaticamente nas escrituras consultar adivinhos e cartomantes ou quem consulte mortos.
Deuteronômio 18.10 RA
10 Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Levítico 20.6 RA
6 Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo.
Levítico 20.27 RA
27 O homem ou mulher que sejam necromantes ou sejam feiticeiros serão mortos; serão apedrejados; o seu sangue cairá sobre eles.
Deus ensinou como Ele queria ser consultado;
Números 12.6 RA
6 Então, disse: Ouvi, agora, as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.
Isaías 8.19 RA
19 Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?
Números 27.21 RA
21 Apresentar-se-á perante Eleazar, o sacerdote, o qual por ele consultará, segundo o juízo do Urim, perante o Senhor; segundo a sua palavra, sairão e, segundo a sua palavra, entrarão, ele, e todos os filhos de Israel com ele, e toda a congregação.
o texto nos diz que Saul tentou consultar a Deus pelos meios determinados Senhor, porém Deus não lhe respondeu nada. Sendo assim, por que Deus lhe responderia por outro meio, proibido pelo próprio Deus.
1Samuel 28.5–6 RA
5 Vendo Saul o acampamento dos filisteus, foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração. 6 Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
o texto não diz que Saul viu Samuel, antes diz que Saul entendeu que era Samuel pela descrição da mulher, uma descrição vaga.
1Samuel 28.12–14 RA
12 Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul. 13 Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês? Então, a mulher respondeu a Saul: Vejo um deus que sobe da terra. 14 Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.
A Bíblia registra este evento como uma das causas da morte de Saul. Este fato desagradou a Deus.
1Crônicas 10.13–14 RA
13 Assim, morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante 14 e não ao Senhor, que, por isso, o matou e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.
1Samuel 25.1 RA
1 Faleceu Samuel; todos os filhos de Israel se ajuntaram, e o prantearam, e o sepultaram na sua casa, em Ramá. Davi se levantou e desceu ao deserto de Parã.
PESA A FAVOR DA IDÉIA QUE DE FATO ERA SAMUEL
Um narrador externo esta descrevendo esta história. E este narrador diz que a mulher viu Samuel. Ele também diz que Samuel falou com Saul.
1Samuel 28.12 RA
12 Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.
1Samuel 28.15 RA
15 Samuel disse a Saul: Por que me inquietaste, fazendo-me subir? Então, disse Saul: Mui angustiado estou, porque os filisteus guerreiam contra mim, e Deus se desviou de mim e já não me responde, nem pelo ministério dos profetas, nem por sonhos; por isso, te chamei para que me reveles o que devo fazer.
As palavras que foram ditas pelo espírito a Saul são as palavras que o próprio Samuel já tinha dito a Saul.
1Samuel 15.3–9 RA
3 Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que tiver, e nada lhe poupes; porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. 4 Saul convocou o povo e os contou em Telaim: duzentos mil homens de pé e dez mil homens de Judá. 5 Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs emboscadas no vale. 6 E disse aos queneus: Ide-vos, retirai-vos e saí do meio dos amalequitas, para que eu vos não destrua juntamente com eles, porque usastes de misericórdia para com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Assim, os queneus se retiraram do meio dos amalequitas. 7 Então, feriu Saul os amalequitas, desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. 8 Tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu a fio de espada. 9 E Saul e o povo pouparam Agague, e o melhor das ovelhas e dos bois, e os animais gordos, e os cordeiros, e o melhor que havia e não os quiseram destruir totalmente; porém toda coisa vil e desprezível destruíram.
1Samuel 15.28 RA
28 Então, Samuel lhe disse: O Senhor rasgou, hoje, de ti o reino de Israel e o deu ao teu próximo, que é melhor do que tu.
O suposto “Samuel” prediz com precisão o que vai acontecer com Saul, seus filhos e com Israel na batalha contra os filisteus
1Samuel 28.19 RA
19 O Senhor entregará também a Israel contigo nas mãos dos filisteus, e, amanhã, tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o Senhor entregará nas mãos dos filisteus.
1Samuel 31.1–6 RA
1 Entretanto, os filisteus pelejaram contra Israel, e, tendo os homens de Israel fugido de diante dos filisteus, caíram feridos no monte Gilboa. 2 Os filisteus apertaram com Saul e seus filhos e mataram Jônatas, Abinadabe e Malquisua, filhos de Saul. 3 Agravou-se a peleja contra Saul; os flecheiros o avistaram, e ele muito os temeu. 4 Então, disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada e atravessa-me com ela, para que, porventura, não venham estes incircuncisos, e me traspassem, e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não o quis, porque temia muito; então, Saul tomou da espada e se lançou sobre ela. 5 Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada e morreu com ele. 6 Morreu, pois, Saul, e seus três filhos, e o seu escudeiro, e também todos os seus homens foram mortos naquele dia com ele.
Related Media
Related Sermons