IPVM no Lar | Tiago 1.1

Exposição na epístola de Tiago  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views

Tiago, irmão de Jesus, Servo de Deus e de Jesus Cristo, exemplo.

Notes
Transcript

Introdução

1.1–27 Perseverança
A. Saudações 1.1
B. Provações 1.2–11
1. Provação da fé 2–4
2. Pedindo sabedoria 5–8
3. Orgulhando-se 9–11

Saudações

1.1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.

A Epístola de Tiago pertence à categoria de escritos bíblicos chamados de epístolas gerais – Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas.
Algumas dessas epístolas, porém, não têm destinatário;
Tiago nos dá o seu nome, o nome daqueles a quem se refere e sua saudação.

a. “Tiago”.

O escritor identifica-se pelo nome comum Tiago (em grego,“Jakobos”).
Os estudiosos concordam que o escritor da epístola é o irmão de Jesus (Mt 13.55).
Tiago tornou-se líder da igreja central em Jerusalém depois de Pedro ter partido (At 12.17), foi porta-voz do Concílio de Jerusalém (At 15.13–21) e um dos “pilares” para os quais Paulo relatou sua experiência missionária (Gl 2.2,9; At 21.18,19).
Tiago identifica-se como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”.
Essa designação nos faz lembrar das palavras de Jesus “tal como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20.28).
Tiago poderia ter dito que era irmão do Senhor.
Ao invés disso, ele usa o termo servo com toda humildade, apesar de ocupar uma posição de autoridade dentro da igreja.
Tiago é um disposto e obediente servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.
Na verdade, ele é um escravo não por necessidade ou força, mas por escolha.
Ele reconhece Jesus como o Senhor de sua vida.
Ele é “escravo”, “servo da gleba”, como pode ser traduzido o termo grego doulos.
Não tem nada que ainda lhe pertença pessoalmente: tempo, forças, dons, serviço pertencem a seu Senhor.
Somente a vontade dele é determinante na vida de Tiago.
Pessoalmente não tem nenhum plano próprio. Não é “empreendedor” autônomo. Tampouco trabalha por conta própria. Ao mesmo tempo sua posição de “servo” de Jesus Cristo significa que, onde ele estiver, ali também estará seu Senhor: Tiago tem autoridade.
Muito provavelmente, porém, Tiago está implicando que seu relacionamento familiar com Jesus não lhe dá autoridade extra, enquanto seus destinatários já sabiam de seu papel como ancião principal em Jerusalém. Em vez disso, ele quer enfatizar que é escravo de Deus em Cristo, assim como seus leitores.

b. “Doze tribos”.

Fica evidente, logo no prefácio, que a carta de Tiago é a mais judaica de todas as epístolas do Novo Testamento.
"às doze tribos que se encontram na Dispersão”.
Tiago dirige sua epístola ao povo de descendência judaica que vive fora de Israel, entre outras nações. São os judeus da Dispersão (Jo 7.35).
Depois da deportação das dez tribos de Israel para a Assíria (2Rs 17.6) e do exílio das duas tribos na Babilônia (2Rs 25.11), anos mais tarde, milhares de judeus passaram a viver fora das fronteiras de sua terra natal.
Lucas enumera todos os lugares do mundo no século 1o̱ em que “estavam habitando… homens piedosos de todas as nações” (At 2.5,9–11).
Esses judeus devotos foram a Jerusalém para a festa de Pentecoste, ouviram o evangelho de Jesus Cristo, tornaram-se convertidos e voltaram para seu lugar de residência.
Aqueles que ficaram em Jerusalém foram perseguidos e expulsos depois da morte de Estêvão (At 8.1; 11.19).
Tiago se dirige aos cristãos judeus que vivem em outros lugares fora de Jerusalém.
Pedro também envia sua primeira epístola “aos eleitos que são forasteiros da Dispersão, no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia” (1Pe 1.1; itálico nosso).
Tiago, porém, é mais geral. Ele escreve aos crentes judeus vivendo espalhados entre as nações.
Não temos nenhuma indicação de que ele faça referência específica a cristãos gentios em qualquer parte de sua epístola. Ainda assim, a mensagem de sua carta também diz respeito a eles.

c. “Saudações”.

Tanto a referência ao Israel espiritual disperso como a saudação simples parecem mostrar um estágio primitivo no desenvolvimento da igreja.
Tanto quanto os estudiosos podem determinar, é possível que essa epístola seja o mais antigo dos 27 livros do Novo Testamento.
Talvez Tiago tenha escrito a epístola antes do Concílio de Jerusalém reunir-se, em 49 d.C.
Ao que parece, Tiago escreveu a carta que o concílio enviou para os crentes gentios na Antioquia, Síria e Cilícia; começou aquela carta com o mesmo cumprimento sucinto: “Saudações” (At 15.23).
A semelhança é inegável. Tiago usa o modo grego de saudar os leitores, pois Cláudio Lísias escreve a mesma palavra em sua carta ao Governador Félix (At 23.26).

Considerações práticas em 1.1

Se alguém conheceu bem a Jesus, Tiago provavelmente foi essa pessoa.
Tiago e Jesus cresceram juntos na mesma família: eles comiam juntos, brincavam juntos e trabalhavam juntos.
Depois de sua ressurreição, Jesus apareceu para Tiago que, naquele momento, estava sozinho (1Co 15.7).
Se havia uma pessoa que tinha o direito de chamar Jesus de “meu irmão”, essa pessoa era Tiago.
Tiago evita vangloriar-se.
Em toda humildade, ele se chama de “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo”.
Jesus não se envergonha de nos chamar de irmãos e irmãs (Hb 2.11).
Nós, porém, fazemos bem em seguir o exemplo de Tiago e nos chamarmos de servos de Deus e de nosso Senhor Jesus Cristo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more