2 Pe 3.14 | IPVM no Lar

Exposição 2 de Pedro   •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 11 views

Todo o conteúdo desse estudo, foi extraído do Comentário Epistolas de Pedro e Judas, da Cultura Cristã. Aqui você encontra um breve resumo de 2Pe 3.14

Notes
Transcript
Handout

Exortação

A. Sejam Irrepreensíveis

Se os crentes aguardam com ansiedade quando irão morar eternamente onde habita a justiça, na nova terra, então já neste mundo precisam praticar a justiça.
Por esse motivo, Pedro dedica o resto de sua epístola a uma série de exortações nas quais ele repete e resume suas preocupações pastorais.

14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,

a. Desejo.

A transição entre esse versículo e o versículo anterior (v. 12) se resume na expressão Por essa razão, ou seja, a justiça que caracteriza o meio sem pecado em que os santos viverão depois do dia do Senhor deve estar operando no coração e na vida dos redimidos.
Com toda razão, ele discorre da esperança para seu efeito, ou a prática de uma vida piedosa; pois a esperança é viva e eficaz; por isso ela não pode fazer outra coisa, senão nos atrair a si.
Aquele, pois, que espera novos céus deve começar renovando a si próprio, e diligentemente aspirar por isso; mas aquele que adere à sua própria imundícia, de positivo mesmo nada pensam no reino de Deus, e nem têm gosto por algo além deste mundo corrupto.
Como pastor carinhoso, Pedro se dirige aos leitores com o termo amados (vs. 1,8,17).
Três vezes em igual número de versículos, Pedro usa o verbo esperar (vs. 12,13,14). Ele sabe que os cristãos vivem pela esperança, especialmente no que diz respeito à volta do Senhor, “pois a esperança é viva e eficaz. Por isso, inevitavelmente nos atrai para si”. Calvino, The Second Epistle of Peter, p. 422

b. Trabalho.

Pedro volta a atenção dos leitores para Jesus, e assim os exorta: “ empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis."
Observe que Pedro gosta da expressão grega "empenhai-vos", que aparece em 1.5,10 (“com todo o esforço”) e 15.
Essa palavra enfatiza a responsabilidade do cristão, como indivíduo, de se esforçar no desenvolvimento da conduta cristã (ver Fp 2.12).
Mas é preciso que notemos bem o que ele diz, a saber, que temos de ser achados irrepreensíveis em Cristo; porque, com estas palavras, ele notifica que, enquanto o mundo envolve e controla as mentes de outros, nós devemos ter os olhos postos no Senhor, e, ao mesmo tempo, ele mostra qual é a integridade real, a saber, aquela que é aprovada por seu juízo, e não aquela que granjeia o louvor dos homens.
De que forma o cristão vive na justiça?
Pedro diz que os crentes devem ser achados “sem mácula e irrepreensíveis”.
Isso significa que o crente deve seguir o exemplo de Jesus:
1Pedro 1.19 RA
19 mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,
A escolha de palavras feita por Pedro é intencional, pois ela revela que os leitores são exatamente o oposto dos falsos mestres.
Ele retrata esses mestres como “nódoas e deformidades” (2Pe 2.13).
2Pedro 2.13 RA
13 recebendo injustiça por salário da injustiça que praticam. Considerando como prazer a sua luxúria carnal em pleno dia, quais nódoas e deformidades, eles se regalam nas suas próprias mistificações, enquanto banqueteiam junto convosco;
Os cristãos, por outro lado, devem fazer a oração de Paulo, para que sejam “confirmados em santidade, isentos de culpa” na presença de Deus, quando Jesus voltar (1Ts 3.13; ver também Jd 24).
1Tessalonicenses 3.13 RA
13 a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
Judas 24 RA
24 Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória,

c. Paz.

Eis a conclusão desse versículo: “empenhai-vos por serdes achados por ele em paz”.
Que tipo de paz?
Paz de Deus, Paz com Deus?

Paz com Deus

O cristão sabe que, por meio de Jesus Cristo, ele foi justificado pela fé e que, em decorrência disso, tem paz com Deus (Rm 5.1).
"O pecado é o maior mal, pois nos priva do maior bem.
O pecado faz separação entre o homem e Deus. O pecado separa o homem de Deus agora e para sempre.
O homem não pode limpar-se de seus pecados. Nenhuma religião tem poder para perdoar pecados.
Portanto, o Deus ofendido procurou o homem ofensor. Deus mesmo tomou a iniciativa de nos reconciliar consigo mesmo por meio de Cristo.
O Filho de Deus veio ao mundo como nosso substituto. Deus lançou sobre ele a iniquidade de todos nós. Ele carregou sobre o seu corpo, no madeiro, os nossos pecados. Ele pagou a nossa dívida e morreu a nossa morte.
Agora, os que estão em Cristo estão quites com as exigências da lei e com as demandas da justiça. Fomos justiçados. Estamos reconciliados. Não pesa mais sobre nós, que cremos em Cristo, nenhuma condenação. Temos paz com Deus!" Hernandes Dias Lopes

Paz de Deus

Se a paz com Deus fala de relacionamento, a paz de Deus fala de sentimento.
A paz de Deus é consequência direta da paz com Deus.
É impossível experimentar a paz de Deus sem primeiro conhecer a paz com Deus.
A paz com Deus é a causa, a paz de Deus é a consequência.
A paz com Deus é operada fora de nós, no tribunal de Deus; a paz de Deus é experimentada dentro de nós, em nossa mente e coração.
A paz com Deus tem a ver com nossa posição aos olhos de Deus no céu; a paz de Deus tem a ver com nossa intimidade com Deus na terra.
A paz de Deus é uma sentinela ao redor da nossa mente e do nosso coração livrando-nos da ansiedade.
É uma muralha divina que protege nossa razão e nossa emoção dos temores que rondam a nossa alma. É desfrutar de uma doce paz no meio do vale escuro.
É ter uma mente segura e um coração sereno mesmo na tempestade borrascosa. É confiar plenamente em Deus, mesmo que o mundo ao nosso redor se transtorne. É viver com o coração no céu, mesmo que os nossos pés sejam feridos na terra.
A paz de Deus não é uma paz química, que se compra na farmácia. Não é uma viagem para o interior do nosso coração pelas vias da meditação transcendental.
Não é o produto de técnicas psicológicas nem o fruto de processos místicos, mas o resultado de orarmos, pensarmos e agirmos corretamente.
Aqueles que têm paz com Deus podem e devem experimentar a paz de Deus.
Aqueles que foram reconciliados com Deus por meio de Cristo, já estão livres da condenação diante do tribunal de Deus e devem estar livres de toda ansiedade e temor diante das lutas da vida. Hernandes Dias Lopes
A palavra paz parece ser tomada por um estado de consciência serena, ser achado em esperança e espera paciente.
Related Media
See more
Related Sermons
See more