Submissos

Mensagem aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript

INTRODUÇÃO

Até agora, desde que começamos a nossa série de Colossenses, poderia dizer que é o mais essencial para os nossos dias, o mais difícil de ser pregado e o que infelizmente acredito que será o menos atendido. Me questionei, sobre por que pregá-lo se saberia que poucos seguiriam as verdades propostas. Fui convencido, convecido pelo Espírito, talvez por que eu precisasse ouvir essa mensagem de mim mesmo e por que pessoas serão salvas pela decisão dessa manhã, as pessoas mais importantes da sua vida.
A fé em Jesus Cristo não nos muda apenas como indivíduos, ela deve mudar também os nossos lares. Na seção que estudaremos Paulo se dirige a uma família: maridos, esposas, filhos, pais e até os servos e senhores. Tudo indica que os ouvintes eram todos cristãos, uma vez que a motivação de Paulo gira em torno da pessoa de Cristo, isso faria com que eles vivessem de maneira agradável uns com os outros. O centro de todo lar cristão, verdadeiro pedaço do Céu é Cristo.
A palavra de ordem é submissão, para todos membros e integrantes da família.
Algo está extremamente errado nos lares de hoje. As últimas pesquisas que fiz com as famílias, mostram que, pasmem, atualmente existem mais lares desfeitos do que em qualquer época da história. Famílias com só um dos pais se tornam cada vez mais comuns. Mais de 50% das mães com bebês ou idade pré-escolar trabalham fora de casa, muitas por necessidade financeira, mas a grande maioria, pois gosta de trabalhar e sentem a necessidade de estarem atualizadas a carreira. (BOASAUDE 01/05/2020). Adolescentes de 9 a 17 anos, no Brasil, em uma pesquisa publicada pelo CGI, passam em média de 42 a 45 horas por semana em frente a telas, sendo influenciadas e bombardeadas em todos os momentos. 42 horas por semana são pelo menos 6 horas por dia, você tem ideia de quem anda moldando a mente do seu filho? Para piorar a situação o abuso infantil e doméstico só cresce, apesar dos apelos constante dos governos e das comunidade religiosas, como a nossa, para que as pessoas estejam conscientes, busquem ajuda e lutem contra esse tumos da sociedade.
O lar foi a primeira instituição criada por Deus na Terra
Matthew 19:1–6 BEARA
E aconteceu que, concluindo Jesus estas palavras,deixou a Galiléia e foi para o território da Judéia, além do Jordão. Seguiram-no muitas multidões, e curou-as ali. Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
A situação nos lares é refletida na situação da nossa sociedade e do nosso país. A desintegração dos lares é um sinal do final dos tempos
2 Timothy 3:1–5 BEARA
Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.
Uma das coisas mais importantes a fazermos como indíviduos é edificarmos o nosso lar de maneira cristã e piedosa. Paulo dirigiu-se a diversos membros da família e ressaltou fatores que contribuem para um lar sólido e temente a Deus.
A única solução é a regeneração: um novo coração dado por Deus, uma nova submissão a Cristo, uma nova sujeição uns aos outros. Vamos analisar dois textos hoje, o de Colossenses 3.18-4.1 e Efésios 5.22-6.9.
Spurgeon uma vez disse: Quando nosso lar é governado pela Palavra de Deus, podemos convidar anjos para se hospedarem conosco e eles se sentirão a vontade. Infelizmente muitos lares não são governados pela palavra e vontade de Deus, as consequencias são trágicas. Alguns lares em vez de hospedarem anjos, parecem deixar que os demonios tomem conta. Muitos casamentos terminam na justiça e ninguem consegue explicar por que tantos homens e mulheres vivem emocionalmente divorciados, ainda que continuem embaixo do mesmo teto. William Cowper chamou o lar de “unico extase, pedaço, do paraíso que sobreviveu a queda”, mas muitos lares parecem mais um posto avançado do inferno, não um pedaço do céu. A solução como já abordamos quando citamos a carta aos efésios, se encontra no Espírito de Deus, e como vimos em Colossenses, se encontra no fato de estarmos cheios da Palavra de Deus.

CORPO

1. CASAMENTO (Col. 3.18-19; Eph 5.22-33)

Em muitas ocasiões Jesus tentou ensinas seus discipulos a não impor sua autoridade e a não se engrandecer a custas dos outros. Infelizmente eles não conseguirão aprender essa lição e até mesmo na última ceia ainda discutiam quem era o maior entre eles. Quando Jesus lava os pés dos seus discipulos ele lhe ensinou que o maior é aquele que usa sua autoridade para edificar os outros, diferente dos fariseus que buscavam cada vez mais autoridade para engradecerem a si mesmos. Os cristãos devem considerar os outros superiores a si mesmos.
Romans 12:10 BEARA
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
É próprio de nós tentarmos nos promovermos, mas o espírito santo nos capacita a estarmos sujeitos uns aos outros. É sempre importante lembrar antes de continuarmos nossa leitura que Paulo está escrevendo a maridos e esposas cristãs, ele em nenhum momento sugere que as mulheres sejam inferiores ao homem ou que elas devem estar sujeitas a eles em todas as situações. O fato de usar Cristo e a Igreja como ilustração fica claro que ele tem um lar cristão em mente.

A. ESPOSAS - SUBMISSÃO

Paulo não se dirige primeiro as mulheres por que elas deviam tomar mais cuidado que os homens. O evangelho mudou radicalmente a posição da mulher no mundo romano, dando lhes liberdade e valor. Algumas mulheres não sabiam lidar com essa nova situação e, por essa razão Paulo lhes da essa admoestação.
Jamais podemos confundir submissão com escravidão ou subjugação. O termo submissão fazia parte do jargão militar e significava organizar em hierarquia. O fato de um membro do exercito ser soldado raso e o outro coronel, não significa que um seja, necessariamente, melhor do que o outro, apenas significa que eles ocupam postos diferentes.
Deus criou todas as coisas com decencia e ordem. Se não houvesse hierarquia, as coisas seriam um caos. O fato da mulher se sujeitar a seu marido não significa que o homem é melhor do que a mulher. Significa apenas que o homem tem uma posição de autoridade e é responsável pela liderança do lar.
As razões para isso de acordo com o apostolo Paulo são, o senhorio de Cristo e a liderança do homem em Cristo.
Sua autoridade não é um governo ditatorial e tirano, mas sim uma liderança amorosa. Na verdade tanto o marido quanto a esposa devem sujeitar-se ao Senhor e um ao outro. Trata-se do respeito mútuo debaixo do senhorio de Cristo. Um ao outro, ambos ao Senhor.
A esposa e o marido cristãos precisam orar juntos e dedicar tempo para estudarem a Palavra, a fim de conhecerem a vontade de Deus para sua vida pessoal e para seu lar. Na maioria dos conflitos familiares que eu lido como pastor, o marido e a esposa não se sujeitam a Cristo, não leem a Palavra e não buscam a vontade de Deus juntos a cada dia.
Mulheres, posso dar um recado especial para vocês. Vocês são especiais, não digo isso como um discurso emocional e motivacional barato, vocês tem a capacidade de realmente serem instrumentos nas mãos do Senhor para edificarem um lar cristão e transformarem o mundo. Satanás tampa a vista da maioria de vocês para que não consigam enxergar seu real valor e o poder que vocês podem ter em Cristo. Vou citar apenas um exemplo, Suzanna Wesley, vejo na história dessa mulher o quanto, uma esposa e mãe dedicada, pode ser usada como instrumento para transformar seu lar e os destinos da história do nosso mundo pecador e caído. Caso você não a conheça pesquise depois sobre ela, Suzana Wesley, mãe de John Wesley. Certamente você se surpreenderá com a história dessa e tantas outras mulheres de fé do passado.
Muitos se lembram e tentam colocar sua importancia para baixo falando que você devem ser submissas? Ledo engano, no reino de Deus o maior é aquele que serve.
Lembram-se qual primeiro adjetivo bíblico dado a uma esposa?
Genesis 2:18 BEARA
Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
Ela é chamada de EZER. Esse adjetivo pode parecer irrelevante, ou até pejorativo, em nossa sociedade onde todos somos convidados a sermos donos da nossa prórpia história, ninguem quer se ajudador de ninguem, queremos seguir nosso caminho, buscarmos estar de frente ao sol, jamais a sombra de ninguem. O marido é comparado a Cristo pelo apóstolo Paulo, as mulheres são comparadas a Deus pelo prórpio Senhor.
Psalm 33:20 BEARA
Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo.
Psalm 115:11 BEARA
Confiam no Senhor os que temem o Senhor; ele é o seu amparo e o seu escudo.
As mulheres são o escudo, amaro e aúxilio para seus maridos, assim como O Senhor era para Israel. Esposas, como tem sua sua vida dentro do lar? Você tem assumido esse reflexo do senhor para seu esposo? Você tem sido seduzida pelas paralvras enganosas e ardilosas do inmigo? Devemos tomar cuidado com algumas batalhas que são impostas a nós, mas não são nossas. O cristianismo deve transformar a maneira como encaro minha sociedade, automaticamente, deve mudar também a maneira como eu encaro meu papel em meu lar.
A verdadeira submissão espiritual é o segredo do conhecimento e da realização. Quando uma mulher cristã se sujeita ao Senhor e a seu marido, ela experimenta uma liberdade e realização que não teria de outra maneira. Esse amor e submissão mútuos criam um ambiente de crescimento no lar, onde tanto o marido quanto a esposa podem se tornar tudo aquilo que Deus deseja que eles sejam.

B. MARIDO - AMEM

O marido tem responsabilidade de amar a esposa, na passagem paralela, Paulo deixa claro que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja, sempre tremo diante desse texto. Jesus deu tudo pela igreja! Morreu voluntariamente por nós! a medida do amor de um homem por sua esposa não deve ser a quantidade de presentes ou de palavras, mas sim dos atos de sacrifícios e a preocupação com sua felicidade e bem-estar.
Paulo acrescenta em especial, uma advertencia aos maridos, não as tratem com armargura. O marido deve tomar cuidado para não guardar rancor da sua esposa. por causa de algo que ela tenha feito ou deixado de fazer.. Uma raiz de amargura pode contaminar todo relacionamento e dar espaço para satanás agir. o marido cristão e sua esposa devem ser francos e honestos um com o outro e não esconder seus sentimentos, nem mentir um para o outro. Dizer a verdade em amor é a maneira correta de se resolver as diferenças em família.
O marido que ama sua esposa não tem uma atitude severa ou dominadora. Para a esposa não deveria ser difícil se sujeitar a um esposo que a ama. Ela sabe que ele deseja o melhor para ela e que não fará coisa alguma para prejudica-la. o amor do marido pela esposa pode ser visto em seu sacrificio por ela, enquanto o amor da esposa pelo marido pode ser visto em sau submissão a ele, Onde ha sacrificio e submissao, em um ambiente de amor, existe um lar feliz.
Maridos, somos os que mais sofremos na sociedade atual, confundiram-nos do nosso papel, tamparam os nossos olhos e distorceram nossas funções. Somos chamados a uma masculinidade cristã. Chamados a sermos homens como Cristo nos ensinou em seu exemplo com a Igreja. Infelizmente me sinto pisando em cascas de ovos, pois tudo em nossos dias e falsamente taxado de machismo, sendo que o cristianismo sempre pregou a igualdade em Cristo, nossos discursos são distorcidos muitas vezes. Mas serei direto e claro. Seja Homem, com H maiusculo, como Cristo o foi, como ele demonstra ao se relacionar com Sua Igreja. Você não tem lado feminino com o qual você precisa se encontrar, a menos que você seja casado, e aí, seu lado feminino é a sua esposa.
Não permita que o mundo te diga o que é ser homem, entenda o que é masculinidade ao olhar para Jesus.
Onde existe egoismo, exise conflito e divisão. Onde existe amargura no coração, mais cedo ou mais tarde trará problemas ao lar. Ao andar com Cristo e em sujeição a Ele não há dificuldade em sujeitar-se e em procurar servir uns aos outros.
De onde posso tirar forças para amar e me sujeitar? Do senhor. Quam usa as vestes da graça que comentamos anteriormente, tendo o coração chrio da paz de Cristo e de sua palavra, contribui para a alegria e harmonia no lar. Aquele que vive para agradar a Cristo em primeiro lugar, depois aos outros e por último a si mesmo, constroi um casamento sólido e um lar espiritual.

2. PAIS E FILHOS (Col 3.20-21; Eph 6.1-4)

A. FILHOS - OBEDEÇAM

Paulo dirige parte da sua carta aos filhos de lares cristãos. Felizes são os filhos que nascem em um lar cristão onde existe amor e submissão. Falamos muito sobre direitos do filhos, e de fato eles tem direitos, Um deles é o direito de nascer. Outro é de nascer em uma lar cristão consagrado onde são educados e criados na disciplina e na admoestação no senhor. Tem o direito de crescerem em um lar onde serão educados pelos pais que lhes ensinarão a Palavra e os disciplinarão com amor.
Filhos tem direitos mas tamém responsabilidades, e a maior de todas é obedecer. Devem obedecer em tudo, não apenas naquilo que lhes convem, Seus pais lhes pedirão que faça alguma coisa errada? Não, se esses pais forem submissos ao Senhor e um ao outro, como estamos falando até aqui.
Filhos que não aprendem a obedecer os pais dificulmente aprenderão a se sujeitar a qualquer autoridade quando for adulto, inclusive a de Deus. Não ensinar seu filho no caminho da obediência é encaminha-lo para a condenação eterna. Ele não afrontar-a apenas os professores, a polícia, os patroes, e qualquer pessoa que tente exercer autoridade sobre ele, ele acabará afrontando o próprio Deus e seguindo sua vida como se não houvessem regras. Não preciso citar nenhum exemplo específico, vemos isso nas ruas, escolas, no mundo afora, pais que não ensinam seus filhos no caminho da obediência, os destinam aos caminho da perdição. O colapso da autoridade em nossa sociedade é apenas um reflexo do colapso da autoridade no lar.
Na maioria dos casos os filhos não criam problemas, eles apenas os revelam. Os pais não conseguem disciplinar a si mesmos, então não são capazes de disciplinar seus filhos. Se um api e uma mãe não estão debaixo de alguma autoridade, não podem exercer autoridade sobre os outros. Só quando os pais se sujeitam uns ao outros e ao Senhor é qua podem exercer autoridade espiritual e física sobre os filhos.
A medida da obediência é em tudo, e a motivação é agradar ao Senhor. Quando os pais não são submissos ao Senhor os filhos podem agradá-los sem agradar a Deus. A família que vive em um ambiente de amor e de verdade, lendo a palavra, orando juntos, tem mais facilidade para descobrir a vontade de Deus e agradá-lo.
Filhos, se você tem um pai ou uma mãe cristã, que se submete a Cristo, valorize-os, eles provavelmente o amarão mais do que qualquer pessoa nessa terra.

B. PAIS - NÃO IRRITEM

A palavra pais aqui se refere tanto a pais quanto mãe. Paulo deixa claro que os pais devem facilitar ao máximo a obediência dos filhos. essa é uma ordem aos pais, mas como é desobedecida ou mal compreendida. Muitas vezes os pais dizem não quando os filhos pedem alguma coisa, quando na verdade deviam ouvir e avaliar cada pedido com atenção. Com frequencia os pais mudam de ideia e criam problemas para os filhos, oscilando por vezes permitindo tudo sendo permissivos ao extremo e em outros casos sendo legalistas ao extremo. Pais e m~es devem encorajar seus filhos, não desanima-los. Mas entendam, não irritá-los não é agir como seu filho fosse soberano e tivesse um pequeno rei na barriga, onde ele manda e desmanda, não pode se contrariado, não pode ter suas travessuras punidas.
Uma das coisas mais importantes que você pode fazer pelos seus filhos não envolve começar a ganhar mais no seu emprego, comprar os melhores brinquedos, reformar a casa, nem mesmo coloca-lo na melhor escola da cidade, uma das coisas mais importantes que você deve fazer é passar tempo com eles. As pesquisas tem indicado, a triste realidade de que passamos mais tempo utilizando os nossos smartphones na frente dos nossos filhos do que realmente com eles. É um grande estimulo para os filhos saber que os pais por mais ocupados que sejam, tem tempo, e as vezes fazem tempo para ficar com eles.
Os pais precisam ouvir, ser pacientes com os filhos. Um ouvido atento e um coração amoroso devem sempre andar juntos.
Um adolescente certa vez brigava com seu pai. Você teve tempo para me fazer, mas agora não tem tempo para me ouvir. Essa é uma acusação e tanto, infelizmente cada vez mais real em nossos dias.
A vida não é fácil para crianças, juvenis, adolescentes e jovens, especialmente para aquelas que são cristãs. Seus problemas podem parecer pequenos para nós, mas são enormes para elas. Os pais cristãos devem uvir com atenção, compartilhar sentimentos, frustrações , orar com eles e procurar encorajá-los. O lar deve ser o lugar mais feliz e agradável do mundo.
Filhos desanimados ficam expostos aos ataques de Satanás e do mundo. Quando uma criança não é devidamente encorajada em casa, procura auto-afirmação em outros lugares. É triste perceber como os pais esqueceram do seu papel na vida dos filhos, de serem seus verdadeiros professores, participarem de maneira ativa no ensino e na educação de seus filhos, ensinar e educar não é dever da escola de acordo com a Bíblia, em primeira instancia, ambos são deveres dos pais. Devemos ajudar nossos filhos a desenvolver seus dons, sua personalidade e suas habilidades. Pais cristãos não comparam um filho a outro, não criam uma rivalidade desnecessária. Pais cristãos não usam os filhos como armas para lutarem uns contra os outros. O pai proibe o filho de fazer algo a mae veta essa ordem e da sua aprovação. A criança fica entre os dois e logo aprende a usar essa situação em seu favor. o resultado é uma tragedia moral e espiritual.
O lar cristão é um lugar de encorajamento. Nesse lar, o filho encontra refúgio das batalhas e ao mesmo tempo força para lutar nessas batalhas e carregar os fardos do processo de amadurecimento.
Ali ele encontra um coração amoroso, olhos atentos, ouvidos prontos a escutar e mãos dispostas a ajudar. Não deseja estar em nenhum outro lugar pois o lar supre suas necessidades. Nesse tipo de lar, com pais cristãos, possivelmente a criança apenderá a crer em Cristo e desejará viver para Ele.

3. TRABALHO (Col 3.22-4.1; Eph 6.5-9)

A. SERVOS - HONESTIDADE

A escravidão era um prática estabelecidade no tempo de Paulo. Haviam cerda de 6 milhões de escravos no império romano, muitos deles pessoas cultas com grandes responsabilidades nas casas das famílias de classe alta. também era comum os escravos ajudarem a educar e disciplinar as crianças.
O servo cristão devia obediencia absoluta ao seu senhor como um ministério a Cristo, Se um irmão cristão possuia um senhor cristão não deveria se aproveitar dele só por que eram irmãos em Cristo. Antes deveriam trabalhar com mais afinco ainda, justamente por tambem ser cristão, Deveria ser honesto, se dedicar inteiramente ao seu senhor. Seu trabalho deveria ser feito com alegria, não de má vontade, como ao senhor, não para homens. a Cristo o senhor é que estais servindo 3.24
Os servos cristão precisavam de sinceridade e honestidade para agradar a Deus e servir a seus senhores de maneira aceitável. as instruções deste passagem enfatizam o aspecto positivo da obediencia. o servos devem obedecer a fim de agradar a Deus, não apenas para evitar algum castigo.
Mesmo que seus senhores não os elogiassem, receberiam a recompensa do Senhor. De modo semelhante, se desobedecessem, o Senhor trataria com eles, ainda que seus senhores aqui na terra não o fizessem. Deus não faz acepçãod e pessoas.
Apesar de não haver escravos em nossa sociedade, esses principios se aplicam a qualquer relação trabalhista honesta, o pior é que alguns cristãos levam a vida inteira sem entender que Cristo muda até mesmo a relação deles co o trabalho. Um funcionario cristão é exemplar, obedece as ordens sem discutir. Deve servir a Cristo e não apenas o patrão, deve trabalhar, não fazer corpo mole, esteja alguem observando ou não. Seguindo esses princípios, recebe uma recompensa de Cristo, mesmo que seus patrões na terra não o reconheçam ou recompensem.
Os senhores em contra partidade devem ser justos ao tratarem seus funcionários, sem demonstrar favoritismo ou cometer injustiças, tratando a todos com respeito e igualdade e humildade, lembrando que assim como você é Senhor na terra, você tem um Senhor no céu e seu grande testemunho é como você lida com aqueles que fazem parte de sua equipe.
Senhores e servos, da mesma maneira que pais e filhos, esposas e maridos, tem responsabilidades mútuas.

CONCLUSÃO

Ao recapitularmos essa seção de Colossenses, vemos, mais uma vez, a importância e preeminencia de Jesus Cristo em nossa vida como Cristãos. Cristo deve ser o cabeça do lar. Cristo deve ser o cabeça em nossos empregos. Nos relacionamentos diários, dvemos viver pelo poder e pela autoridade de Cristo. Se ele for o primeiro em nossa vida, amaremos uns aos outros, nos sujeitaremos com submissão uns aos outros, obedeceremos e trataremos uns aos outros com justiça.
Lembrem-se do que estudamos semana passada, sejam alegres, gratos e submissos. Plenos da Palavra e do Espírito, Cheios do Espírito e da Palavra.
Precisamos entender o centro de todo nosso problema está em nosso coração, somente o poder do Espírito Santo, o poder da Palavra de Deus podem nos mudar de dentro para fora, nos transformando e controlando, guiando nossos passos e nossa vida.
Aqueles que estão ao seu redor, convivendo e comendo com você, conseguem ver que você é cheio do Espírito e da Palavra?
Related Media
See more
Related Sermons
See more