O dia em que Ressucitei

Mensagem aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

O dia em que ressucitei

Ilustração, o dia em que bati o carro - oração - abrio ou não abro os olhos?
Você já passou por uma experiencia assim? Vez ou outra me lembro daquele momento e me sinto imerecedor da vida, pois sei que mais uma vez Deus me deu uma outra chance, outra chance de abraçar minha esposa, ficar com meus filhos, passsar tempo com Ele, e falar com vocês.
Mas não foi neste dia que ressucitei, eu ressucitei no dia 29/09 de 2007, em uma cidade chamada registro, com a presença de muitos amigos,
Colossians 2:12 BEARA
tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Talvez você já tenha esxperimentado essa situação tb. Gostaria de conversar com vocês nesta manha sobre o cap 2 de Colossesneses, para continuar nosso estudo.
Uma explicação. No primeiro sermão abordamos quem era Jesus, hoje falaremos um pouco mais da nossa situação. No último sermão, no próximo sábado, falaremos sobre a experiência humana e a salvação. Devido a isso precisarei pular alguns versos da nossa leitura de hoje, não imaginem que estou ignorando estes textos, é simplesmente por que falaremos deles no próximo sábado. v 6 e 7; vs 16 a 19.

Corpo

1. Colossenses e Paulo

Paulo no primeiro capítulo esteve deixando claro aos Colossenses o carinho que sentia por eles, e a certeza de quem Cristo era, Salvador, Criador, Xabeça da Igreja e Amado do Pai.
Agora Paulo começa a segunda parte da sua carta tentando encoraja-los de alguma forma. Até aqui Paulo falou de forma geral, porém a partir deste momento ele começaria a falar de forma pessoal a esta igreja, e a nós tb.

A. O sofrimento vai além do nos vermos v.1

B. A luta vai além de nos vermos. v.1

C. O desejo do apóstolo. v.2 - 5

Confortados 2
vinculados 2
forte convicção 2
para compreenderem o mistério de Deus, Cristo 2
O verdadeiro tesouro da sabedoria
O verdadeiro tesouro do conhecimento 3
Para que ninguem engane com vãs filosofias 4
Eles não estão sozinhos nesta jornada 5
Estudaremos os vs 6 e 7 na próxima semana.

2. Colossenses e a morte

Os colossenses assim como muito de nós hoje estavam sendo enganados por vãs filosofias e sutilezas, que poderiam passar desapercebidas para alguns. Sinais de advertencia, como luzes vermelhas ou amarelas piscando em um cruzamento de estrada e ferrovia, o desenho de uma caveira com dois ossos cruzados em uma embalagem, fazem parte da nossa vida diária. As crianças precisam aprender a estar atentas para essas advertencias, e os adultos devem ser lembrados de não se acostumarem demias com elas, As advertencias, são uma questão de vida ou morte.
A vida espiritual também tem seus perigos e advertências. Moisés alertou o povo sobre o perigo de se esquecerem do Senhor uma vez que tivessem adentrado a terra prometida dt 6.12, Jesus pregou em várias ocasioes com expressões como acautelai-vos, guardai-vos, e tende cuidado mt 7.15 mc 12.38 lc 12.15
Paulo já tinha previne os colossenses quanto aos falsos mestres e suas ideias, Paulo durante esta carta condena três práticas que esses ou alguns destes homens tinham, o legalismo, o misticismo e o ascetismo. Eles usavam de argumentos lógicos e de maneira sutil enganavam o povo. Paulo durante todo seu argumento tenta deixar algumas coisas claras, estavamos mortos no passado, quando distantes de Cristo, nEle recebemos nova vida, agora, se nos afastamos dele por estas coisas, morremos novamente.

A. O perigo do legalismo

São tradições de homens. v 8
Aqui quem sabe seja um ponto de confusão de muitos, entre os estudiosos e dedicados ao estudo da Bíblia, existe um consenso, a lei de Deus deve ser guardada, qualque pastor sério concorda que os mandamentos devem ser guardados e a Bíblia deve ser seguida. O legalismo em si é um problema que envolve o seguir leis, porém leis inventadas e cultivadas na meste humana, não chame ninguem de legalista por seguir a Bíblia, mas pode chama-la caso ela siga leis criadas por homens de maneira como se fossem espirituais.
São rudimentos do mundo 8
Esse tipo de lei não provem do céu como os Mandamentos que vieram do dedo de Deus, são do mundo, provem do mundo, de mentes humanas, além disso são rudimentares, são precários, não aguentam as duras provas da vida e servem apenas para escravizar aqueles que se tornaram livres em Cristo.,
Não vem de Cristo 8
Paulo quando faz essa afirmação assume que sim, algumas leis vieram de Cristo, podem ser estas as que foram dadas a Igreja no NT ou a humanidade em Ex, Lev, e Deut.
Não aperfeiçoa v 10
A maioria das pessoas que tentam seguir uma espécie de legalismo espiritual caem no engano enorme, pois esse legalismo não cumpre o papel que a verdadeira lei de Deus gera, em Cristo e na sua Lei somos aperfeiçoados, porém neste legalismo, continuamos patinando, e quem sabe mais, começamos a sofrer, pois das duas uma, ou começamos a colocar diante de nós alvos tão absurdos e inalcanssaveis que sempre fico desmotivado em continuar firme, ou coloco alvos tão baixos e irrisórios que nunca tento descobrir o que Deus realmente quer de mim. Mas quem sabe o maior dos erros, fosse a ideia de que a partir da minha opinião, achar que aquilo se fazia obrigatório a todos, me colocando no lugar de Deus para com meu irmão dando lhe a “minha” lei, esse é o papel que o legalista realiza. Ele se torna lei para seu irmão no lugar da lei do Senhor.

B. O perigo do misticismo

Jesus é o único cabeça v 10
Paulo começa aqui sua argumentação que é a resposta inteira ao misticismo espalhado e pregado pelos falsos mestres. Eles defendiam que os Cristãos não podiam adorar diretamente a Deus e deviam usar mediadores, essa ideia se manteve em algumas igrejas cristãs, onde as pessoas começaram a clamar para imagens, santos, de maneira a que esses seres falassem com Deus por eles e assim dessem graça a essas pessoas, criaram-se santos das cidades, santos para profissões específicas, santos para situações e dificuldades específicas da vida, enquanto as pessoas começaram a dar a Deus um papel secundário em todos essas coisas, por mais que não o assumam. Alguns de nós podemos ser misticos também sem adorarmos as imagens, dando um paepl secundário ao senhor em aspectos da nossa vida.
Tirou os principados e potestades v 15
Os expos ao desprezo
Os líderes deste movimento diziam que esses seres celestes podiam ser adorados pois também tinham seus méritos. Mas nenhum mérito se compara ao sacrifício da Cruz.
Triunfou sobre eles na Cruz.
Aqui Paulo dá uma cartada final, onde para o leitor mais atento fica claro a quem ele compara esses seres. Sobre quem Jesus vence na cruz do calvário? a cabeça de quem ele esmaga? quem são esses “anjos” “santos” que as pessoas estava/ estão adorando?
Culto aos anjos com visões v 18
Alguns até defendiam qu tinham recebido visões, milagres desses anjos, desses santos, mas eles eram contra Cristo, ponto final, eles não deviam ser adoradorados.
Não estão ligados a cabeça - Cristo
Os falsos mestres estavam doidos para mais pessoas aceitarem suas mentiras para que eles se fortalecessem dentro do cristianismo. porém eles se esqueceram de que o que fortalece toda verdadeira igreja, não é o princiípio da adição, mas o da nutrição, crescemos pois estamos sendo nutridos por cristo, não por que o número de membros aumenta, mas por que cristo nos alimenta.

C. O perigo do ascetismo

Não manusei, prove ou toque 21
dos três problemas o ascetiscismo é o que mais aparece dentro do cristianismo passado e atual, sempre, por decreto humano, alguns cristãos tentam impor sobre outros regras desse gênero, exemplos como, no passado alguns defendiam a televisão, depois da internet, atualmente do celular. Os tempos mudam mas as estratégias de satanás não, ele sempre tenta reduzir a religião a apenas uma regra simples e boba que não tem valor nenhum espiritual.
Serão destruidas 22
o argumento até parece lógico, afinal essas coisas não são eternas, mas se fossemos seguir essa regra a fio, não poderiamos morar em casas, andar em carros, trabalhar em empresas e etc, tudo será destruido
Parecem sabedoria 23
culto de si mesmo
Apesar de parecerem serem coisas de pessoas espirituais isso é apenas uma forma de se adorar, como o legalismo as pessoas se tornam deuses para si.
falsa humildade
Não envolvem verddeira espiritualidade, apesar de parecerem atitudes de pessoas humildes, não envolve a humildade que vem do alto.
rigor ascetico
não tem valor nenhum contra a natureza pecaminosa
No fim esse é um auto engano pois não ajuda como alguns imaginam no combate a natureza pecaminosa

3. Colossenses e a Ressurreição/Nova Vida

Nós e os colossenses já estmoa e fomos alertados sobre os riscos de morrermos para Cristo, mas agora Paulo vai falar sobre a nova vida que provem de provem de Cristo.

A. Quem é Cristo?

Plenamente divino v9
O que Jesus faz é apenas pelo fato de que ele é quem ele é, se fosse qualquer ser criado, ou humano, simplesmente o papel descritos nos evangelhos não poderia estar completo.
cabeça v 10

B. Quem somos nós?

Incircuncisos 13
Espiritualmente todos eramos incircuncisos, apesar de alguns fazerem parte da aliança de Abraão pela carne, o coração humano ainda não tinha recebido nova natureza, por isso o profeta havia dito que nosso coração precisava ser circuncidado, não apenas a carne humana.
Mortos 13
O pecado traz morte, por isso muitos de nós somos insensiveis para as coisas espirituais, não ligamos para saber se estamos realmente fazendo o qeue é certo e sempre deixamos nossa decisão de nos posicianarmos ao lado de Deus e da sua vontade
Cheios de delitos 13
Somos cheios de falhas, e enquanto não passamos elas para alguem, isto é Cristo, carregamos essas faltas, por menor que elas sejam, por mais boas pessoas que achemos que somos, cairemos na falha da auto justificação, fazer coisas boas não eliminam as coisas ruins que fizemos no passado.
Irregulares legalmente 14
Se você ultrapassa o sinal vermelho ou passa da velocidade e é pego? Você pode argumentar com o policial sobre quantas vezes você andou dentro da velocidade ou só ultrapassou o sinal verde? nossos bons atos, não anulam nossos delitos.

C. Quem podemos ser?

Sepultados 12
O novo nascimento do batismo é um simbolo de morte
Batismo 12
o batismo é imersão nas águas
Ressucitados por fé 12
o sair das águas é um símbolo da ressurreição
Perdoados legalmente 14
Ali nossa dívida é paga, por Cristo, morremos, não tem mais de quem cobrar.
Você quer ter suas dívidas pagas? não é spc serasa, no céu, precisa tomar a decisão de ser batizado, precisa tomar a decisão de ressucitar.
Meu batismo