A Razão da Existência Humana - Colossenses

Mensagem aos Colossenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript

A razão da existência humana - Colossenses

Paulo escreve sua carta a Igreja de colossos, essa foi uma carta que Paulo escreveu a irmãos que ele não conhecia, esta Igreja havia sido fundada por Eprafas, um dos conversos de Paulo. É provável que ele tenha evangelizado a região enquanto Paulo em seu momento de prisão, envia esta carta então a cidade, pelas mãos de Filemon.
Porém, enquanto Eprafas estava lá, ou logo depois dele ter saído, falsos mestres apareceram na região, eles tinham ensinos místicos, contrários aos ensinamentos bíblicos, e contrários aos ensinos dos apóstolos e do Senhor Jesus.
Assim como os falsos mestres de hoje, esses homens não negavam o fato de que Jesus é importante, Porém, eles tentavam tirá-lo do Seu trono, dizendo que Ele era diferente das forças espirituais, mas não necessariamente superior.
É muito provável, que poucos versos do NT, tenha tanta doutrina sobre Jesus Cristo quanto estes. Podemos ir direto a quesão, se lemrarmos que: Jesus Cristo é o primeiro, superior a tudo e a todos. Usando 4 argumentos irrefutáveis.

1. Cristo é o Salvador

Nosso maior problema como seres humanos é o pecado, problema que não pode ser resolvido por nenhum filósofo, cientista, ou líder religioso. Os pecadores precisam de um Salvador. Esses dois primeiros versículos representam uma imagem vívida dos 4 atos de salvação que Cristo realizou em nosso favor.

1. Ele nos libertou (v.13a)

Esses termo significa “livrou do perigo”, Não poderíamos nos livrar da culpa e do castigo do pecado por conta própria, mas Jesus era capaz de nos libertar, e foi justamente isso que Ele fez. Não corremos mais o risco de sermos eternamente separados de Deus. A espada do julgamento de Divino estava sobre nossa cabeça;
Mas o livramento envolve algo mais: fomos libertos da autoridade de Satanás e dos poderes das travas. Os falsos mestres da época de Paulo, bem como algumas pessoas e líderes hoje, acreditavam que espíritos maus controlavam o mundo: anjos caídos, anjos rebeldes, principados, potestades, soberanias, domínios e tronos.

2. Ele nos transportou (v. 13b)

O verbo “transportar” era um verbo usado para descrever a deportação de uma populção de um país para outro. a história registra a tranportação realizada por Antíoco III, de cerca de 2000 mil judeus, de Babilonia para Colossos.
Jesus Cristo não nos libertou da escravidão para nos deixar vagando sem rumo, Ele nos colocou em Seu próprio Reino de luz, e nos deus a vitória sobre o Reino de trevas de satanás. Os governantes terrenos transportavam os povos que derootavam, mas Jesus transportou os vencedores.
A expressão Filho do Seu amor pode ser traduzida também por “do Seu Filho querido”, no batismo e na transfiguração o Pai declarou, esté é o meu Filho amado. Esse fato lembra o preço que o Pai pagou quando entregou Seu Filho por nós. Também lembra que o Seu reino é um reino de amor e de luz.
A experiência de Israel é um ilustração dessa experiência espiritual, pois Deus os livrou da escravidão do Egito e os levou para terra prometida da sau herança. O senhor nos tira das trevar e para poder nos levar para a luz.

3. Ele nos redimiu (v.14a)

Esse termo significa, libertar um prisioneiro mediante o pagamento de um resgate Paulo não sugere que Jesus pagou um resgate a Satanás, a fim de nos livrar do reino das trevas. Por meio de sua morte e ressurreição, Jesus cumpriu os requisitos sagrados da Lei de Deus. Satanás tenta nos acusar e aprisionar, pois sabe que somos culpados, somos transgressores da Lei. Mas o resgate já foi pago no calvário, e, pela fé em Jesus, somos libertos.

4. Ele nos perdoou (v.14b)

A redenção e remissão (perdão), andam juntas. O termo traduzido como remissão tem a ideia de perdão, mandar embora, ou cancelar um dívida. Cristo não apenas nos liberto e nos transferiu para um novo reino como tambem cancelou todas as dívidas, para que não voltemos a ser escravos. Não temos nada em nossa “ficha” que Satanás possa usar contra nós!
Que liberdade traz o perdão, pode ser que até hoje você tenha se sentido aprisionado, com um peso e uma angústia em seu peito, por um erro passado, que lhe pertuba e atormenta seus pensamento e seu coração. O perdão de Deus é um ato que vem da Sua graça. Não merecemos ser perdoados, não podemos conquistar o perdão. Mas você é perdoado. Saber que fomos perdoados, nos permite ter comunhão o Deus, desfrutando da sua graça, procurando fazer sua vontade.
O perdão não é um pretexto para pecar; antes é um estímulo à obediência. Pelo fato de termos sido perdoados, podemos perdoar os outros. A parábola do servo que não perdoou, deixa claro que um coração amargurado sempre nos faz perder a liberdade que recebemos em Cristo
Jesus Cristo é superior na salvação. Nenhuma outra pessoa poderia nos redimir, perdoar, tirar do reino de Satanás, levar para o reino de Deus e fazer tudo isso pela graça. Contudo, nossa salvação teve um preço. Moisés e Israel, só tiveram que derramar o sangue do cordeiros para serem liberto do Egito. mas Jesus derramou seu sangue para nos livrar do pecado.

2. Cristo é o Criador

Os falsos mestres mostravam-se extremamente confusos quanto a Criação. Ensinavam que o corpo humano e tudo relacionado a ele era ruim. Ensinavam até que Jesus não teve um corpo de verdade, pois tudo realcionado a matéria para eles era pecaminosos. Os resultados dessa aberração teológica foram trágicos, de um extremo, um conjunto de regras radicais, do outro, o pecado desenfreado. Afinal, se o corpo é pecaminoso, só nos resta, ou escravizá-lo ou desfrutá-lo ao máximo. Outro ensino que infelizmente tem aparecido na boca de muitos falsos mestres em nossos dias.

1. Ele existia antes da Criação (v.15)

Paulo usa a palavra imagem para deixar esse fato claro. Ela significa uma representação, revelação exata. Em
Paulo usa a palavra imagem para deixar esse fato claro. Ela significa uma representação, revelação exata. Em
Hebrews 1:3 BEARA
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
Jesus, apenas ele, poderia dizer:
John 14:9 BEARA
Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
A natureza revela a existência a sabedoria e o poder de Deus, mas ela não pode revelar a essência de Deus. É somente em Jesus Cristo que o Deus invisível se revela perfeitamente.
Adão façamos conforme a imagem
Jesus v 15 é a imagem.
Novo Adão, tradição Judaica, Noah, Noé, era o novo Adão, mas ele e seus filhos também falharam, Jesus não, o último Adão é perfeito, pois é A IMAGEM.
O termo primogênito não se referia ao tempo, mas sim a lugar ou situação. Jesus não foi o primeiro a ser criado, uma vez que Ele é o próprio Criador de todas as coisas. O fato dele ser primogênito significa que Ele é primeiro em importância , do primeiro escalão, Davi não era o primeiro filho de Jessé, mas foi chamado de primogênito, Sl 89.27. Primogêntio de toda criação significa anterior a toda criação. Jesus não é Criado; Ele é o Deus eterno.
Como primogênito Ele tinha direito a toda herança. No AT a primogenitura vinha com responsabilidades, mas com promessas familiares.
Midrash de - Adão era o primogênito da Humanidade; Cristo toma essa função para Si, Ele é digno, só Ele é, Ele se fez digno pela cruz. E ele nos dá esse direito também
Hebrews 12:23 BEARA
e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados,

2. Ele criou todas as coisas (v.16a)

Uma vez que ele criou TODAS as coisas, Ele prórpio não pode ter sido criado. A preposição pois logo no início deste verso pode ser traduzida como porque. Jesus é o primogêniyto de tudo porque foi ele quem criou todas as coisas. Não é de se admirar que os ventos e ondas lhe obedessem e que a enfermidade e a morte desaparecessem diante dele… Afinal, Ele é senhor sobre tudo.
John 1:3 BEARA
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.
Isso inclui todas as coisas no céu e na terra, quer visíveis e invisiveis. Tudo está sob sua autoridade

3. Todas as coisas existem para Ele (v 16b)

Todas as coisas existem nele, para Ele e poe meio dele. Jesus Cristo é aquele que envolve a existência de todas as coisas, Ele é o agente por meio do qual tudo veio a exitir e aquele para o qual todas as coisas foram criadas.
Todas as coisas, todos os seres do universo, só encontram a razão da sua existência, quando realizam o propósito de Cristo para elas. Ou seja, em natureza, usados da maneira correta, nada Criado por Deus neste mundod everia ser mal em si mesmos (com exceção de Satanás e seus anjos, mas até eles são usados por Deus para relizar sua vontade).
Toda a Criação deve ser usada para honra e glória de Deus, bem como deve ser desfrutada pelo povo de Deus.
Eu e você precisamos levar uma vida que honre e glorifique a Cristo, pois essa é a razão da existência humana, só assim você encontrará sentido em sua vida.

4. Ele mantem todas as coisas unidas. v 17

Subsistir pode ser traduzido como existir em união. Tudo neste mundo ainda permanece em harmonia pelo poder do nosso Deus. Alguns cristão podem se incomodar com o Hino, o mundo é de meu Deus (36). Alguns podem pensar, Satanás e o pecado e o mundo são controlados por Satanás. Mude de ideia, e cante esse hino com alegria. Jesus Cristo fez todas as coisas, e, por meio dele, todas as coisas permanecem em união. Na pequenas ligações dos átomos, até de mentes e corações, vemos que Deus sustenta todas as coisas, Ele fez o Sol, o lindo céu, a terra e o mar.
O mundo é de meu Deus;
as aves na amplidão,
o lírio branco e oarrebol provêm
de Sua mão
O mundo é de meu Deus
em tudo posso ver
até na brisa a sussurar
percebo o seu poder
o mundo é de meu deus jamais duvidarei
em toda criação
somente Deus é rei.

3. Cristo é o Cabeça da Igreja (v 18)

A igreja tem diversas imagens no NT
TODOS os cristão verdadeiro são parte do corpo de Cristo. quando uma pessoa crê em Jesus Cristo ela é batizada no Espírito Santo de modo a ser parte deste corpo. O batismo do Espírito Santo não é uma experiência que ocorre depois da conversão, mas sim no momento em que a pessoa aceita a Cristo.
Todo cristão verdadeior é membro desse corpo espiritual, cuja cabeça é Cristo.
Jesus Cristo é o líder, a fonte, origem da Igreja. Paulo o chama de princípio na ideia de que temporalmente, Jesus tem precedência no que se refere a igreja, o termo preincípio da a ideia daquele que dá origem.
A igreja originou-se nele e opera nele. Como cabeça, Jesus dá vida por meio do seu espírito. tabem concede dons às pessoas da sua igreja para servir ao senhor onde se fizerem necessárias. por meio da palavra, jesus nutre e purifica a igreja.
nenhum cirstão na terra é a cabeça da igreja. essa posição é reservada unicamente a Jesus Cristo. vários líderes religiosos podem ter fundado denominaçoes ou igrejas mas só jesus é o fundador d=DA IGREJA, que é seu corpo. essa igreja é composta de todos cristãos verdadeiros e teve incício no pentecoste.
Jesus tambem é o primogenito dos mortos, paulo não diz que jesus foi a primeira pessoas a ser ressucitada, pois não foi o caso, no entanto cristo é a pessoa mais importante destre todas que ressucitaram, pois sem a ressurreição dele, não pdoeria haver ressurreição para outros.
parece estranho paulo usar o temo primogenito, que se refere a nascimento, a morte, pois os dois conceitos parcem opostos. no entanto o túmulo de Cristo foi como um ventre do qual ele ressurgiu para a vitória, pis a morte não pode detê-lo
Acts 2:24 BEARA
ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela.
O filho foi gerado na glória da ressureição
Psalm 2:7 BEARA
Proclamarei o decreto do Senhor: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
Acts 13:33 BEARA
como Deus a cumpriu plenamente a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus, como também está escrito no Salmo segundo: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.
Para em todas as coisas ter a primazia v 18
esse foi o propostio de deus ao fazer seu filho salvador, criador e cabeça da igreja. o termo traduzido por primazia não é usado em nenhuma outra passagem do NT é relacionada a palavra traduzida como primogenito e exalta a posição ÚNICA de Cristo.
Colossians 3:11 BEARA
no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
Em 1893 um feira conhecida e realizada em Chicafo, foi isitada por mais de 21 milhões de pessoas. Um dos eventos da exposição era o Parlamento Mundial das Religioes, um encontro de representantes religiosos de todo o mundo com o objetivo de compartilhar o “melhor” de cada religião talvez até criando uma nova religião para o mundo.
O evangelista D.L. Moody considerou esse evento como uma oportunidade para evangeliar.Usou igrejas, alugou teatros, e até uma tenda de circo para apresentar o evangelho de Jesus Cristo na cidade. Seus amigos queriam que ele falasse contra oparlamento da religiões, mas ele se recudou.
ele disse vou tornar cristo tão atraente que as pessoas se voltarão para ele.
Moody sabia que Jesus é o único salvador, não apenas mais um caminho que leva a Deus, ou mais um líder religioso da história. A camapanha de Chicago, foi provavelmente a maior campanha da vida de MOODY, milhares de pessoas entregaram a vida a Cristo.
Os falsos mestres de colossos assimo como alguns falsos mestres hoje, não pdoem dar essa superioridade a Cristo, pois de acordo com eles, Jesus é apenas mais um dos caminhos que levam a Deus, ou como dizem alguns, Deus é um só.
John 14:6 BEARA
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Alguem disse certa vez: SE JESUS NÃO É O SENHOR DE TUDO, ELE NÃO PODE SER O SENHOR DE COISA ALGUMA.
Três argumentos em favor da superioridade de Jeuss: ele é o salvador, ele é o criador, ele é o cabeça da igreja.
esses argumentos revelam o relavionamento de cristo com os pecadores, com o universo e com os cristãos. mas e quanto o seu relacionamento com deus, o pai?

4. Cristo é o Amado do Pai

Related Media
See more
Related Sermons
See more