Promessas

Salmos de Romagem  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript

Promessas

1 Lembra-te, SENHOR, a favor de Davi, de todas as suas provações; 2 de como jurou ao SENHOR e fez votos ao Poderoso de Jacó:
3 Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, 4 não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, 5 até que eu encontre lugar para o SENHOR, morada para o Poderoso de Jacó.
6 Ouvimos dizer que a arca se achava em Efrata e a encontramos no campo de Jaar. 7 Entremos na sua morada, adoremos ante o estrado de seus pés. 8 Levanta-te, SENHOR, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca de tua fortaleza.9 Vistam-se de justiça os teus sacerdotes, e exultem os teus fiéis.
10 Por amor de Davi, teu servo, não desprezes o rosto do teu ungido.
11 O SENHOR jurou a Davi com firme juramento e dele não se apartará:
Um rebento da tua carne farei subir para o teu trono.
12 Se os teus filhos guardarem a minha aliança e o testemunho que eu lhes ensinar, também os seus filhos se assentarão para sempre no teu trono.
13 Pois o SENHOR escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada:
14 Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi.
15 Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres.
16 Vestirei de salvação os seus sacerdotes, e de júbilo exultarão os seus fiéis.
17 Ali, farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
18 Cobrirei de vexame os seus inimigos; mas sobre ele florescerá a sua coroa.
ILUSTRAÇÃO
Corda bamba
Conta-se que um homem esticou um cabo de aço sobre as Cataratas do Niágara, que ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos.
Em seguida, atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou.
A multidão, extasiada, aplaudiu.
Aproximando-se de uma senhora que estava no meio do povo, aquele homem perguntou: - A senhora acredita que eu consigo atravessar novamente? - É claro! - respondeu a mulher. - A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão? - Sim, eu acredito. - A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão com uma pessoa dentro? - Tenho certeza que sim! - Então, disse o homem, a senhora poderia, por favor, ajudar-me neste número, entrando no carrinho? - De jeito nenhum! Ela acreditava, mas não confiava.
CONTEXTUALIZAÇÃO
É pouco provável que se trate de um salmo escrito depois do exílio. Faz-se menção à arca (v. 8) que, depois da destruição do templo, sumiu de cena. Além disso, no versículo 10, o salmista refere-se a um rei da dinastia de Davi, e depois de Zedequias não houve qualquer outro rei da linhagem de Davi antes de Jesus Cristo vir à terra. Ninguém foi ungido rei em Jerusalém depois do exílio. Uma vez que os versículos 8 a 10 são citados por Salomão em sua oração na consagração do Templo (2 Cr 6:41, 42), talvez o tenha sido escrito para essa ocasião.
Pode muito bem ser uma litania, que começa com o dirigente do culto (vv. 1-5) e depois apresenta a resposta do povo (vv. 6-10). Em seguida, o líder cita palavras de Davi (vv. 10-12) e o povo encerra em coro, recitando as promessas de Deus a Israel (vv. 13-18). E interessante observar especialmente as referências a Davi na oração de Salomão (2 Cr 6:3-11,15-17). O também é paralelo ao , apresentando, no entanto, uma perspectiva mais otimista. Podemos ver ainda neste cântico o uso dos termos "ungir" (v. 20; 132:10), "inimigo" (vv. 22, 23; 1 32:18), "poder" (v. 24; 132:17) e "trono" (v. 29). (Para outros "Salmos de Sião", ver 24, 48, 68 e 89.)
A conclusão do templo não era garantia alguma da bênção de Deus sobre Israel, pois o mais importante era que o povo cumprisse suas responsabilidades diante do Senhor.
PROMESSAS
ARGUMENTAÇÃO
1) A PROMESSA DE DAVI (vs. 1-4)
“Lembra-te, SENHOR, a favor de Davi, de todas as suas provações; 2 de como jurou ao SENHOR e fez votos ao Poderoso de Jacó: 3 Não entrarei na tenda em que moro, nem subirei ao leito em que repouso, 4 não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, 5 até que eu encontre lugar para o SENHOR, morada para o Poderoso de Jacó.
Quando Davi subiu ao trono, quis ter a arca em Jerusalém e preparou uma tenda para ela, mas não foi bem-sucedido em sua primeira tentativa (2 Sm 6:1-11). A arca passou três meses na casa de Obede-Edom, depois do que Davi conseguiu levar o trono de Deus para Jerusalém (2 Sm 6:12-19; 1 Cr 15 - 16).
Davi possuía duas grandes ambições: levar a arca para Jerusalém e, em seguida, construir um templo glorioso para abrigá-la. Chegou a fazer um voto, mas o Senhor permitiu que ele cumprisse apenas seu primeiro desejo (2 Sm 7).
Davi havia passado por várias dificuldades com referência à construção do templo (v. 1; 1 Cr 22:14), pois a riqueza que entregou a Salomão veio dosespólios de suas muitas batalhas. O líder do culto pede que Deus se lembre de tudo o que Davi havia feito, pois, humanamente falando, sem Davi teria sido impossível construir o templo. Até mesmo o pedaço de terra em que o templo foi construído custou a Davi um bocado de dor (2 Sm 24).
As palavras do versículo 4 não significam que Davi deixou de dormir todos esses anos; antes, expressam simplesmente o ardor de seu coração e o desejo de alcançar esse objetivo sem demora (). O "Poderoso de Jacó" (vv. 2, 5) é um nome bastante antigo de Jeová, pois Jacó o usou em suas últimas palavras à sua família (; ver ; ; ).
Temos a impressão de que a arca ficou praticamente esquecida nos anos que passou na casa de Abinadabe em Quiriate-Jearim ("cidade dos bosques"). A cidade encontrava-se a apenas 13 quilômetros de Jerusalém, de modo que não se tratava de um problema de distância.
Quando Salomão colocou a arca no Santo dos Santos, a glória de Deus mudou-se para lá, como quando Moisés consagrou o tabernáculo (1 Rs 8:1-11; ). A aliança com Davi (2 Sm 7) garantia a Israel que um dos descendentes de Davi se assentaria no trono, e, nesse momento, o rei era Salomão, o "ungido" de Deus. Assim, foi por amor a Davi, e não a Salomão, que Deus abençoou o rei e seu povo. O profeta Isaías chama isso de "fiéis misericórdias prometidas a Davi" ().
O salmista lembra o Senhor de sua aliança, pois deseja que alguém da dinastia davídica se assente no trono de Israel. Essa promessa cumpriu-se de uma vez por todas em Jesus Cristo, o Filho de Davi, cujo trono e reino são eternos (2 Sm 7:11-17; ; ). Se os sucessores de Davi desejavam ser abençoados por Deus, era necessário que obedecessem à lei de Deus, coisa que muitos não fizeram.
Os cristãos de hoje estão ligados ao Senhor pela nova aliança que Jesus selou com o próprio sangue (; ), aliança que jamais romperá. O salmista usa o nome de Davi quando ora ao Senhor, mas nós oramos em nome de Jesus (, ; ; ). O Pai é fiel ao Filho, e o Filho é fiel à aliança que fez com o próprio sangue.
2- A PROMESSA DE DEUS (vs. 13-18)
13 Pois o SENHOR escolheu a Sião, preferiu-a por sua morada:
14 Este é para sempre o lugar do meu repouso; aqui habitarei, pois o preferi.
15 Abençoarei com abundância o seu mantimento e de pão fartarei os seus pobres.
16 Vestirei de salvação os seus sacerdotes, e de júbilo exultarão os seus fiéis.
17 Ali, farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
18 Cobrirei de vexame os seus inimigos; mas sobre ele florescerá a sua coroa.
Deus não apenas escolheu Israel para ser seu povo e Davi e seus descendentes para serem seus reis, como também escolheu Sião para ser o lugar de seu templo e seu trono (a arca).
O grande anseio de Davi era construir uma casa para Deus, mas o Senhor não permitiu que ele o fizesse. Em vez disso, lhe concedeu os recursos necessários, o projeto de construção e a possibilidade de comprar a terra sobre a qual o templo seria construído.
Essa compra foi decorrente do pecado de Davi ao realizar um censo da população (2 Sm 24). Quando o fogo do céu consumiu seu sacrifício, Davi soube que aquele era o lugar que Deus havia escolhido. Outras nações tinham templos, mas nenhum deles era habitado pela glória do verdadeiro Deus vivo.
Nos versículos 14 a 18, Deus fala ao povo e reafirma sua aliança com Israel (; ), pois se o povo e o rei desejavam receber as bênçãos do Senhor, era sua obrigação obedecer à lei (v. 12).
Deus prometeu habitar com Israel, prover seu alimento, abençoar seu culto e derrotar seus inimigos. Duas imagens especiais aparecem nessa passagem - a lâmpada e a força que brota (v. 1 7) - e ambas se referem a Davi e ao Messias prometido, Jesus Cristo.
A lâmpada acesa simbolizava o rei (2 Sm 21:1 7), a preservação da vida (18:28-30) e a perpetuação da dinastia real (1 Rs 11:36; 15:4; 2 Rs 8:19; 2 Cr 21:7). Os pecados de alguns dos sucessores de Davi mereciam castigos enérgicos, mas, por amor a Davi, o Senhor permitiu que reinassem no trono davídico.
A força que brota é um retrato da vinda do Messias prometido. O termo hebraico para "brotar" é traduzido por "Renovo" em , , e , e se refere ao Messias. O termo traduzido por "florescer", no versículo 18, é usado em para se referir à florescência do cajado de Arão - mais uma imagem messiânica.
Assim, este salmo termina apontando para Jesus Cristo. O salmo trata de Davi e da aliança de Deus com ele, mas aponta para o Filho maior de Davi, Jesus Cristo, e sua aliança com sua Igreja.
A preocupação do salmista é com a arca da aliança que, por sua vez, aponta para Jesus Cristo, hoje entronizado no Santo dos Santos no céu. Não vemos a cidade de Sião aqui da terra, mas sim a cidade celestial (), e nos regozijamos por ser um "reino de sacerdotes" pela graça de Deus (, ). Assim, vamos dar a Deus o lugar que lhe é devido, vamos adorá-lo com grande alegria e descansar em sua aliança fiel, crendo que concederá as bênçãos prometidas àqueles que fizerem sua vontade.
CONCLUSÃO + APLICAÇÃO
Related Media
See more
Related Sermons
See more