O que é Design Inteligente?

O que é isso?  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 45 views

Aula sobre Apologética e Design Inteligente

Notes
Transcript

1 Saudação

Aula ministrada na classe de senhores em 05/01/2020 na IPB em Barra do Piraí

1 Saudação

Meus irmãos, bom dia. É um enorme prazer poder dar uma aula nessa classe hoje e também é uma grande responsabilidade. Muitos de vocês já foram meus professores, orientadores na época de UCP e UPA, e hoje sou eu quem tenho o privilégio de trazer a instrução da parte de Deus para os irmãos. Eu agradeço desde já a confiança e a paciência que eu sei que vocês vão ter comigo.
Se vocês tiverem alguma dúvida, podem me perguntar na hora ou, se vocês preferirem, podem anotar e guardar a dúvida parar tirar no final da aula. Só não podemos ir para casa com dúvidas! Combinado?

2 Introdução

O título da lição que nós vamos estudar hoje é o que é o design inteligente? E se eu fosse dar um título para essa aula, o título seria: Jesus o designer do universo. Eu não sei se todos vocês leram a revista durante a semana, mas quem leu se deparou com uma frase de um dos ateus mais famosos da nossa época. Richard Dawkins escreveu assim no seu livro O Maior Espetáculo da Terra:
“A evolução é um fato. Acima de qualquer dúvida razoável, acima de qualquer dúvida séria, acima de qualquer dúvida sã, bem informada e inteligente, além de qualquer dúvida, a evolução é um fato!”
Esse é o pensamento dominante nos dias de hoje! É assim que seus filhos e netos vão ser ensinados na escola e na faculdade! Quem se atreve a discordar disso é ridicularizado. Prestem atenção no que Dawkins diz, para ele a evolução está acima de qualquer dúvida razoável, séria e inteligente... Ou seja, se você duvida da evolução, você é irracional, fútil e burro!
Bom, então vamos todos começar a acreditar na evolução e está tudo certo? Combinado? Está bem por vocês? A resposta é não! Claro que não está bem! E por que não está bem? Resumindo de forma bem direta, não está bem porque a frase de Richard Dawkins é completamente contrária ao que a Bíblia diz e ao que nós cremos! A primeira frase da Bíblia é:
No princípio, Deus criou os céus e a terra. ( NAA)
No princípio, Deus criou os céus e a terra. ( NAA)
Em nós lemos que:
Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis ( NAA)
Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis ( NAA)
No , versículo 9, nós lemos que:
Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir. ( NAA)
Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir. ( NAA)
E é isso que nós chamamos de obra da criação! A pergunta 9 do Breve Catecismo de Westminster é a seguinte:
Pergunta 9. Qual é a obra da criação?
R. A obra da criação é aquela pela qual, Deus fez todas as coisas do nada, no espaço de seis dias, e tudo muito bom. (; ; ; .)
Então, meus irmãos, a questão que nós temos diante de nós não se trata simplesmente de detalhes sobre a natureza. Não se trata simplesmente de preferência, não é somente escolher o lado que mais lhe agrada. Essa questão, antes de tudo, se trata de um dos temas mais importantes na vida de um cristão: a defesa da fé! A defesa de uma das doutrinas centrais da nossa fé: Deus é o Criador de todas as coisas!
O tema da aula de hoje não é simplesmente responder como tudo começou, não é responder se foi Deus ou o acaso que criou todas as coisas. O tema da nossa aula está relacionado ao dever de todo cristão de destruir toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus e de levar todo pensamento cativo a Cristo ().
Então, meus irmãos, além de falar com vocês sobre o Design Inteligente e abordar os três pontos que o autor da lição propôs, eu pretendo falar sobre a defesa da fé. O que nós fazemos para defender nossa fé, qual é o nosso ponto de partida nessa missão? E como o Design Inteligente é uma ferramenta útil nesse processo.

3 Leitura da Palavra

Antes de começar, vamos ler dos versos 3 a 6. Segunda epístola de Paulo aos Coríntios, capítulo 10, versículos de 3 a 6. Eu vou ler, meus irmãos, na tradução Nova Almeida Atualizada, o vocabulário é um pouco mais acessível para nós. Diz assim a Palavra de Deus:
Porque, embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. Porque as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Destruímos raciocínios falaciosos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo. E estaremos prontos para punir qualquer desobediência, quando a obediência de vocês estiver completa. ()
Porque, embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. Porque as armas da nossa luta não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas. Destruímos raciocínios falaciosos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento à obediência de Cristo. E estaremos prontos para punir qualquer desobediência, quando a obediência de vocês estiver completa. ()
Até aqui a leitura da Palavra. Vamos orar suplicando ao nosso Deus a iluminação do Espírito Santo.

4 Oração

Pai, nós te louvamos porque os céus proclamam a sua glória e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Te louvamos porque a sua lei é perfeita e restaura a alma.
Pai, nós sabemos que a sua Palavra é viva e eficaz, que toda ela é inspirada pelo Senhor e útil para nos ensinar, repreender, corrigir e educar. Nesse momento, suplicamos que o teu Santo Espírito nos ilumine para entendermos tudo o que será ensinado hoje. Suplicamos ainda que o Senhor incline os nossos corações para obedecer aos teus santos ensinamentos.
Suplicamos, oh Pai, que tudo seja feito para honra e glória do teu santo nome e para exaltar o nosso rei Jesus. Que o Senhor nos capacite a destruirmos toda arrogância que se levanta contra a sua Palavra e que o Senhor nos use para levar todo pensamento cativo à obediência de Cristo.
É nome do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, que nós oramos. Amém.

5 Apologética

Meus irmãos, antes de falar sobre o Design Inteligente propriamente dito, eu gostaria de falar sobre a defesa da fé e sobre como nós temos ideias erradas sobre esse assunto. Antes que você pense que eu estou fugindo do assunto, eu afirmo para os irmãos que desfazer esse mal-entendido já é meio caminho andado para a darmos a aula de hoje!
Mas que mal-entendido é esse? Você pode estar se perguntando... E a resposta é: a maioria dos cristãos pensa que defender a fé é coisas de profissionais, mas não é! Quem pensa que defender a fé é um trabalho apenas para o pastor, para o teólogo ou para o missionário lá na África, está redondamente enganado!
Nós precisamos defender a fé o tempo inteiro! Como nós lemos em , uma das obrigações dos cristãos é a de destruir todo orgulho, todo arrogância, que se levanta contra o conhecimento de Deus e levar todo pensamento cativo à obediência de Cristo.
Então a defesa da fé tem duas tarefas principais:
1. A primeira é combater tudo que se opõe ao conhecimento de Deus. Sabem de que conhecimento estamos falando? Das Escrituras! Da revelação divina! Todo pensamento que se opõe ao conhecimento de Deus deve ser destruído, deve ser desmentido e desacreditado;
2. Mas nós temos uma segunda missão, nós não estamos aqui para humilhar as pessoas e para vencer debates. Após destruir os pensamentos contrários a Palavra de Deus, nós devemos conduzir as pessoas à obediência de Cristo. Então a segunda missão da apologética é levar os pecadores a crer no Senhor Jesus. A defesa da fé está extremamente ligada ao evangelismo. É impossível evangelizar sem defender a fé.
Então, resumindo, todos nós devemos desmentir tudo que se opõe à Palavra de Deus e levar os pecadores a crer em Cristo. Vocês ainda podem estar pensando que isso está com cara de uma tarefa para o pastor ou para o missionário... Mas deixem-me dar alguns exemplos de como nós fazemos isso no dia-a-dia:
1. Primeiro exemplo: Pais, quando vocês chamam seus filhos para ler a Bíblia e orar e eles preferem brincar com os amiguinhos ou jogar vídeo game, você está diante de um pequeno pecador se opondo ao conhecimento de Deus. É lindo, é seu filho, você o ama, ele é filho da aliança, mas nasceu no pecado como todos nós e carece da graça de Cristo. Dentro nos nossos lares, quando nossos filhos, ou nossos irmãos ou nossas esposas, ou qualquer um tiver uma ideia contrária à Palavra de Deus, nós, como homens de Deus, temos obrigação de fazer apologética. Temos obrigação de defender a fé. Temos a obrigação de destruirmos raciocínios falaciosos e toda arrogância que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levarmos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.
2. Segundo exemplo: No seu trabalho, ou com seus amigos e parentes... Toda vez que um descrente disser “ah, mas eu também sou filho de Deus”, você tem a obrigação de lhe ensinar que todos nós somos criaturas de Deus, mas que só são filhos de Deus aqueles que recebem a adoção por meio da fé em Cristo Jesus. ( e );
3. Terceiro exemplo, meus irmãos: Quando alguém se diz a favor do aborto ou de práticas hediondas, é nosso dever destruir qualquer argumento dessa pessoa e lhe mostrar que a solução para os problemas dela não está no assassinato de pequenos bebês, mas naquele Justo que foi assassinado injustamente, mas que ressuscitou ao terceiro dia e vive eternamente!
Meus irmãos, esses são só alguns exemplos, eu poderia falar sobre muitos outros! Toda vez que alguém perguntar “por que você crê assim?” você deveria estar pronto a explicar e defender a sua fé. Como disse o apóstolo Pedro:
Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós ()
Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós ()
Então esse é o primeiro mal-entendido que nós queríamos desfazer hoje. Apologética, ou seja, a defesa da fé é tarefa de todos nós e não apenas dos profissionais.

5.1 Sua base: a Bíblia

O segundo mal-entendido que nós gostaríamos de desfazer é que muitas pessoas pensam o seguinte: Bom, já que o ateu não acredita na Bíblia, para discutir com ele eu não posso usar a Bíblia. Para ele me ouvir, eu tenho que jogar o jogo dele, eu tenho que partir para um terreno neutro.
Meus irmãos, que armadilha é pensar assim! O nosso Senhor Jesus compara o homem que se firma na sua Palavra ao sábio, que edifica sua casa sobre a rocha e essa casa tem firme fundamento e, portanto, não cai em situações adversas. Já o homem que não se firma na sua palavra é comparado ao tolo, que constrói a sua casa sobre a areia e que na primeira situação adversa essa casa vai desmoronar. ()
Então, fazer apologética sem se firmar na Bíblia é um erro tremendo! E, até hoje, algumas pessoas defendem que para fazer apologética nós devemos abandonar a Bíblia e partir para um terreno neutro. E nesse terreno neutro devemos usar apenas argumentos e a lógica. O problema é que as pessoas que pensam assim se esquecem o que Paulo falou sobre o efeito do pecado nos corações dos pecadores.
Em , o apóstolo nos fala que tudo o que se pode conhecer de Deus é manifesto na natureza, na criação. Mas Paulo também fala que o homem natural, o homem em pecado, o homem sem Cristo, ignora essa verdade e prefere trocá-la por uma mentira! Olhem só o que o apóstolo escreveu:
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
Por isso, Deus entregou tais homens à imundícia, pelas concupiscências de seu próprio coração, para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém! ()
Esses homens são cegos, meus irmãos! Você pode usar os melhores argumentos com eles. Você pode ser um grande debatedor e um fenômeno no uso da lógica e da retórica, mas de que adianta, se eles não veem? De que adianta se eles estão cegos?
Como trazer a visão de volta para essas pessoas que estão cegas? Como ensinar que Deus é o criador para quem olha para a criação e rejeita os fatos? Meus irmãos, na Bíblia, apenas um homem restaura a visão de um cego de nascença e esse homem é Jesus! A única forma de combater o ceticismo é por meio da Palavra de Cristo! Ainda em Romanos, Paulo escreveu:
Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. ( NVI)
Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. ( NVI)
Apenas o Espírito Santo de Deus é capaz de fazer essas pessoas enxergar, por meio da mensagem da Palavra de Cristo! Portanto, meus irmãos, não caiam nessa armadilha de discutir em terreno neutro. Não caia nessa falácia de abandonar a Bíblia, usar apenas lógica e argumentos, para só depois voltar para a Bíblia! Você nunca será capaz de destruir argumentos mentirosos e levar todo pensamento cativo a Cristo sem a Palavra de Cristo! Apenas a Palavra de Cristo é:
[...] viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. ()
[...] viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. ()

5.2 Evidências: apenas uma das ferramentas

Mas então, meus irmãos, será que as evidências e os argumentos não servem para nada? Será que não preciso deles? Bem, não é isso que eu disse! A diferença é que argumentos e evidências são apenas ferramentas e não podem nunca ser a base para defender a nossa fé!
É claro que para discutir existem técnicas e que os argumentos tem a sua utilidade nessa discussão. Além disso, para defender a fé, precisamos nos preparar. E é nessa parte que vamos começar a falar sobre o Design Inteligente!
Tendo em vista o que nós explicamos sobre argumentos serem ferramentas e não princípios, fica mais fácil de entendermos porque o Design Inteligente é uma ótima ferramenta, mas mesmo assim muito limitado se usado sozinho. Ineficaz se usado à parte da Bíblia!

6 Design Inteligente

Em poucas Palavras, o Design Inteligente é uma teoria, um movimento, que ao olhar para a complexidade da natureza e do universo, argumenta que seria pouco provável que o universo seja fruto do acaso.
Os defensores do Design Inteligente argumentam que a causa mais provável de um universo tão vasto e tão complexo seria um Designer Inteligente. Ou seja, um projetista, alguém que tenha inventado e construído tudo isso que nós conhecemos.
Como nós vamos ver, temos que tomar bastante cuidado ao estudarmos o Design Inteligente, porque apesar de ter vários pontos de contato com a fé cristã, os seus defensores, de maneira geral, não têm compromisso com a fé cristã. O objetivo deles não é provar que e 2 é a resposta correta para a pergunta “como tudo começou?”. Eles também estão bem mais interessados em provar que o universo é fruto de um desenvolvedor do que conhecer quem é esse desenvolvedor.
Então com isso em mente, vamos olhar rapidamente para o histórico do Design Inteligente, para um dos seus melhores argumentos contra o evolucionismo e vamos terminar reforçando que a teoria do Design Inteligente é apenas um argumento para os defensores da fé e, por isso, é limitado na sua aplicação.

6.1 Histórico

Historicamente, o movimento do Design Inteligente surgiu no final do séc. XVIII e início do séc. XIX. Como a nossa lição nos informa, o movimento tem suas raízes nos escritos de William Paley, um teólogo e filósofo inglês. A argumentação de Paley traz para nós um exemplo muito usado na defesa do criacionismo: o relógio e o relojoeiro.
Paley argumentou que, se você estivesse andando pelo campo e se deparasse com um relógio, você concluiria que para existir um relógio, precisa haver um relojoeiro. Pela complexidade daquela peça, suas engrenagens, seus ponteiros, seu mecanismo que marca a hora com precisão, seria impossível que aquilo tivesse se formado sozinho ou que outro relógio tivesse feito aquele relógio que você encontrou.
Paley estendia esse argumento para o universo, que é muito maior e mais complexo que um relógio e que, portanto, não pode ser fruto do acaso, mas sim a obra de um designer inteligente. Uma das coisas que a revista do professor pede para nós reforçarmos com vocês é que esse tipo de argumento é mais filosófico do que prático.
Mas que hoje, o Design Inteligente tem muitas provas e evidencias científicas. Dessa forma o Design Inteligente depende muito menos da filosofia e se apoia na biologia, na medicina, na física e na química.
Eu gostaria de destacar para vocês que eu não recomendo o livro do William Paley, pois em Teologia Natural, ele defende que é possível chegar ao conhecimento de Deus usando apenas a natureza, o que o apóstolo Paulo nega claramente em , que lemos agora pouco. Esse é o primeiro tópico abordado pela Confissão de Fé de Westminster (CFW I.I).
O ponto de abertura da Confissão de Fé de Westminster se dedica a explicar que a revelação de Deus na natureza não é suficiente para salvação, mas que ela apenas deixa o homem indesculpável diante de Deus. Então, os nossos irmãos de Westminster nos explicam que, por isso, Deus resolveu se revelar de forma especial. No passado, ele falou de muitas maneiras: por sonhos, visões e profecias e, hoje, ele fala exclusivamente por meio de sua Palavra: A Bíblia!
Uma prova disso é a declaração do próprio Richard Dawkins, o mesmo ateu que disse que quem duvida da evolução é burro. Em seu livro o relojoeiro cego, Dawkins afirma que:
“Mesmo que não existam evidências de verdade a favor da teoria Darwinista, [...] ainda assim estaríamos justificados em preferi-la acima de todas as outras teorias”
Os irmãos percebem? Ele acabou de confessar que mesmo que você prove que ele está errado, ele não mudará de opinião! É isso que Paulo chama de recusar, ou suprimir a verdade! Ele prefere crer na mentira! Só a Palavra de Cristo e a ação do Espírito Santo para mudar um coração duro como esse!

6.2 Um Exemplo: Complexidade Irredutível

Na sequência, meus irmãos, o autor vai nos apresentar um dos melhores argumentos da teoria do Design Inteligente. Essa teoria se chama complexidade irredutível. Eu vou tentar explicar para os irmãos o que isso significa e porque isso desmente o evolucionismo.
Em primeiro lugar, a definição de complexidade irredutível é “um sistema único, composto de várias partes compatíveis, que interagem entre si e que contribuem para uma função básica. Caso uma das partes seja removida, o sistema pararia de funcionar”.
Em bom português, um sistema com complexidade irredutível é aquele que se qualquer peça for removida o sistema escangalha, para de funcionar. Quer ver um exemplo bem simples? Um pregador de roupas, para pendurar suas meias no varal.
Ele é composto apenas de 3 peças, dois pedacinhos de pau e um arame no meio. Se você remover qualquer uma dessas três peças, o pregador perde a sua funcionalidade! Remova o arame e as duas perninhas de madeira caem uma para cada lado. Remova uma perninha de madeira e o pregador não consegue mais segurar a roupa no varal...
Você pode estar se perguntando, mas como isso desmente a teoria da evolução? Bem, a complexidade do nosso corpo humano e dos nossos sistemas biológicos é enorme e irredutível! É pouco provável que esses sistemas tenham surgido por mutações e evoluções.
A Dr.ª Georgia Purdom dá o exemplo do nosso sistema de coagulação de sangue. Ele é contrário à teoria da evolução, pois essa teoria diz que a evolução dá um passo por vez e que mantém apenas o que é imediatamente funcional no passo seguinte. Da mesma forma que um pregador de roupas precisa de todas as peças para funcionar, o nosso sistema de coagulação também precisa de todas as suas peças no lugar para funcionar... Só que o sistema de coagulação tem muito mais do que três pecinhas... Imaginem se só surgisse uma pecinha por vez e se logo em seguida ela fosse descartada por não ter nenhuma função sozinha? Jamais teríamos coagulação, se cortássemos o dedinho iríamos morrer sangrando!
A única conclusão possível é, tudo surgiu ao mesmo tempo e foi desenvolvido por um projetista muito inteligente. Segundo o Design Inteligente, é o Designer, mas nós sabemos que é o Deus trino, que formou todas as coisas pela Palavra do seu poder!

6.3 Suas Limitações: apenas uma das ferramentas

Por fim, meus irmãos, o autor da nossa lição nos alerta para as limitações e os aspectos negativos do Design Inteligente. Como nós já havíamos falado antes, o Design Inteligente nos ensina bons argumentos para discutir com ateus e com pessoas que creem na teoria da evolução. Mas, o Design Inteligente não pode ser a base da nossa defesa da fé, ele é apenas uma ferramenta.
O principal ponto fraco do Design Inteligente é que essa teoria não se baseia na Bíblia e evita ao máximo citar qualquer texto bíblico, pois tem medo de ser chamada de pseudociência. Nós já comentamos, ainda que rapidamente, que não devemos abandonar a base sólida da Palavra de Deus e ir jogar no terreno neutro. E é exatamente isso que o Design Inteligente tenta fazer!
No final do sermão do Monte, o Senhor Jesus diz que:
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. ()
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína. ()
Onde será que vamos construir nossa casa? Onde defenderemos a fé cristã? Firmados na sólida base da Palavra de Cristo ou na areia movediça do terreno neutro? Eu espero que tenha ficado claro aos irmãos que nunca devemos abandonar a Bíblia na conversação, na evangelização, na educação dos filhos, no casamento ou em qualquer outra área da vida! Podemos usar ferramentas e argumentos, mas a nossa base sempre tem que ser a Palavra de Cristo, registrada no Antigo e Novo Testamento!

7 Conclusão

Para concluir, meus irmãos, eu gostaria de relembrar tudo o que falamos. Nessa aula nós vimos que:
1. A defesa da fé é obrigação de todos nós e não apenas dos pastores;
2. Vimos que a defesa da fé tem duas partes:
a. Destruir todo pensamento que se levanta contra o conhecimento de Deus;
b. Levar todo pensamento cativo à obediência a Cristo;
3. Que a defesa da fé deve se basear na Bíblia;
4. Que argumentos e evidências são úteis, mas não podem substituir a Bíblia;
5. Que o Design Inteligente é uma ótima ferramenta, pois nos dá argumentos;
6. Mas que ele também falha, por tentar jogar em terreno neutro, deixando a Bíblia de fora.
Além dessa revisão meus irmãos, eu convido vocês a se lembrarem da beleza da glória do nosso Senhor e Salvador Jesus. Quando falamos que Deus criou tudo, que ele falou e que sua Palavra trouxe tudo a existência, é impossível não se lembrar de João, descrevendo Jesus como a Palavra de Deus:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. ( e 14)
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela. [...] E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. ( e 14)

8 Aplicações

Que o Senhor Deus nos abençoe e que cada um de nós seja capaz de olhar para a natureza, para a beleza das paisagens, para o mistério da vida... e nos lembrarmos do Deus Criador que fez todas as coisas pela Palavra do seu poder. Que nós nos lembremos e anunciemos que quem criou todas as coisas foi Jesus! Que todas as coisas foram feitas por meio dele e que sem ele nada do que foi feito se fez!
Eu rogo a Deus que ele dê coragem a cada um de nós, para que possamos apresentar a verdade de Deus sempre que tivermos oportunidade! Que sempre enfrentemos tudo que se opõe contra o conhecimento de Deus e que levemos todo pensamento cativos à obediência a Cristo! Que Deus abençoe a cada um de nós! Amém!