Faithlife Sermons

- Tema – Algumas lições na Oração de Josafá!!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views
Notes
Transcript
Handout
- Tema – Algumas lições na Oração de Josafá!!
“E disse: Ah! Senhor Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir. Texto: 2 Crônicas 20:6.”
Introdução:
Já ouviu falar em oração profética? Já ouviu falar em orar com (e ou) bíblia?
É exatamente isso que Josafá esta fazendo. Ele faz uma oração lembrando sempre a palavra de Deus.
É uma conversa entre Josafá e o que Deus já falou em sua palavra, em contraste com a situação atual! Isso chamamos de oração profética, quando você conversa com Deus no nível de Deus, ou seja,
= Voce ouve a palavra de Deus,
= Voce ouve e é obediente a palvra de Deus,
= Voce anda com deus,
= Voce tem vida com Deus,
Voce esta fazendo uso da palavra de Deus como sua defesa!!
Voce esta fazendo uso da palavra de Deus como sua defesa.
Orar com a bíblia, não é para enfeitar seu momento de oração, é para se humilhar ao Senhor, e falar o que esta escrito, que Ele, DEUS mesmo já falou e já garantiu em sua palavra, e é por isso que você ora, pois não esta pedindo nada demais, mas apenas que Deus faça valer a sua palavra.
Alguns detalhes na oração de Josafá;
Os inimigos se uniram contra Josafá, uma multidão estava chegando para atacar Judá, (). Veja que este é um problema real, uma guerra de verdade, que iria abalar todas as áreas em Judá, principalmente a economia da nação.
Diante de um problema real, ao qual ele assumiu que não podia resolver, voltou-se para Deus! Quantas vezes nós tentamos resolver algo mesmo sabendo que não temos condições de fazê-lo?
Em 2 Crônicas 20:6; Josafa na sua oração pergunta a Deus:
Não é o Senhor que é Deus de verdade? (Nos céus). Não é o Senhor que manda nas nações? (ou seja, pode derrotar o inimigo). Daí em diante ele começa a citar a bíblia, dizendo:
Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? (). Nessa parte da oração, ele esta citando várias passagens, segue algumas (. . . ).
Em ,. Josafa na sua oração esta citando o momento em que Salomão traz a arca para o templo e a glória do Senhor desce, veja todo o capítulo 8 de 1Reis, porém Josafá esta citando mais especificamente o texto de .
37. Quando houver fome na terra ou peste, quando houver crestamento ou ferrugem, gafanhotos e larvas, quando o seu inimigo o cercar em qualquer das suas cidades ou houver alguma praga ou doença, 38. toda oração e súplica que qualquer homem ou todo o teu povo de Israel fizer, conhecendo cada um a chaga do seu coração e estendendo as mãos para o rumo desta casa, 39. ouve tu nos céus, lugar da tua habitação, perdoa, age e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração de todos os filhos dos homens.
Em ,; Josafá mencionando ; que ao sair do Egito, o Senhor poupou essas nações, Amom e Moabe; E agora ao invés deles serem gratos, eles se levantam contra o reino de Josafa; Esse foi o clamor de Josafa!!
Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti. (). HUMILDADE.
Você percebeu que o clamor de Josafá é somente a ultima parte da oração?
E que todo o restante foi argumentos que ele usou para falar com Deus? Percebeu que Josafá montou uma defesa usando a palavra de Deus? Quantas vezes você clamou sem nada argumentar?
Related Media
Related Sermons