Faithlife Sermons

O FILHO FIEL: OLHOS FECHADOS

SEGUIR A JESUS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
O FILHO FIEL
(Idílio Araújo)
1. INTRODUÇÃO
25 Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. 26 Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo. 27 E ele informou: Veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde. 28 Ele se indignou e não queria entrar; saindo, porém, o pai, procurava conciliá-lo. 29 Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; 30 vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado. 31 Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu. 32 Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.
Nós temos na igreja vários tipos de crentes.
Almeida Revista e Atualizada. (1993). (). Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil.
Vamos nos concentrar em dois tipos específicos nesta noite: àqueles que abandonam o pai e vão embora e aqueles que permanecem na igreja, fieis.
Os que partem, levam tudo o que tem e mergulham no mundo em busca de satisfação. Por vezes retornam como pródigos, outras vezes, se perdem pelo caminho.
Os que permanecem fieis, alguns, quiça, a maioria, resta cego em suas igrejas ou em sua fé e quedam a apreciar a volta dos pródigos com inveja e rebeldia.
Jesus, com A parábola do filho pródigo , nos alerta, tanto os perdidos quanto os fieis.
1. INTRODUÇÃO
VAMOS ORAR
VAMOS ORAR
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
Estamos no capítulo 15 de Lucas onde Jesus recebe publicanos e pecadores e come com eles, sendo criticado por Escribas e Fariseus, Ele lhes fala por parábolas que exaltam o resgate de pecadores.
Os Fariseus eram de uma seita judaica importante da época de Jesus que era devotada a exata observância da religião judaica, murmuravam dizendo que Jesus recebia pecadores e comia com eles.
O QUE TEMOS NO CAPÍTULO 15 E LUCAS?
i. A parábola da ovelha perdida;
ii. A parábola da dracma perdida;
iii. A parábola do filho pródigo e do filho fiel;
iv. A parábola do administrador infiel.
3. LIÇÕES
4. CONCLUSÕES
Related Media
Related Sermons