Tu é responsável pelo crescimento desta Igreja

Atos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 10 views
Notes
Transcript

Tu é responsável pelo crescimento desta Igreja

Atos dos Apóstolos 9.31 RA
31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judeia, Galileia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.
Tradução do versículo:
Na verdade portanto, a Igreja por toda a Judeia, Galileia e Samaria tinha paz, edificavam-se e caminhavam no temor do Senhor e na exortação do do Espírito Santo, crescia em número.
Intro:
Aqui verificamos mais uma pausa, como que Lucas estivesse a trazer a memória que o crescimento da Igreja acontecia por meio da ação do Espirito Santo, utilizando-se dos discípulos como instrumentos para a expansão do evangelho pelos locais que lhes foi delegado por Jesus.
Corpo:
Importante realçar que a palavra Igreja não está no plural, apesar de falar de Igrejas em diferente lugares.
Tinham Paz = Depois de um período de perseguição, a Igreja experimenta um tempo de paz. Numa primeira observação pode dar a ideia de que tal paz é resultado da conversão de Saulo. No entanto, não é essa a razão, mas a verdadeira razão está na bajulação e atenção que os lideres judaicos davam aos governantes nomeados pelo império romano ( Por exemplo, em 36 d.C., o governador romano Vitélio sucedeu Pôncio Pilatos. Logo que assumiu o cargo, ele depôs Caifás, o sumo sacerdote, e transferiu o seu sacerdócio para Jônatas; um ano mais tarde, Jônatas foi substituído por seu irmão Teófilo. Vitélio, ao contrário de Pilatos, promoveu a ordem e a estabilidade. E mais, em 37 d.C., o imperador Tibério morreu e foi sucedido por Calígula. Nesse ano, Calígula concedeu ao seu amigo Herodes Agripa I autoridade para governar como rei na Palestina. Herodes Agripa I, que era neto de Herodes, o Grande, governou de 37–44 d.C. Ele foi ferido pelo anjo do Senhor e teve uma morte dolorosa (12.23). Essas mudanças fizeram com que os judeus, inclinados a perseguir os cristãos, desistissem e ouvissem os seus novos governantes. Desse modo, a igreja desfrutou de um período de paz e tranquilidade e foi fortalecida na fé).
Por exemplo, em 36 d.C., o governador romano Vitélio sucedeu Pôncio Pilatos. Logo que assumiu o cargo, ele depôs Caifás, o sumo sacerdote, e transferiu o seu sacerdócio para Jônatas; um ano mais tarde, Jônatas foi substituído por seu irmão Teófilo. Vitélio, ao contrário de Pilatos, promoveu a ordem e a estabilidade. E mais, em 37 d.C., o imperador Tibério morreu e foi sucedido por Calígula. Nesse ano, Calígula concedeu ao seu amigo Herodes Agripa I autoridade para governar como rei na Palestina. Herodes Agripa I, que era neto de Herodes, o Grande, governou de 37–44 d.C. Ele foi ferido pelo anjo do Senhor e teve uma morte dolorosa (12.23). Essas mudanças fizeram com que os judeus, inclinados a perseguir os cristãos, desistissem e ouvissem os seus novos governantes. Desse modo, a igreja desfrutou de um período de paz e tranquilidade e foi fortalecida na fé.
Edificar = Promoção do desenvolvimento Espiritual - a edificação entre a Igreja do primeiro século era feita por meio da comunhão a volta da mesa, onde Cristo era o centro e não a refeição. Por terem Cristo no centro da sua comunhão tudo mais era afetado pelo senhorio de Cristo. Assim se alguém passava por dificuldades de qualquer ordem, cuidavam-se uns aos outros porque Cristo era o centro gravitacional da sua atuação.
Temor = profundo Respeito e reverencia ( bem explicito nos episódios de Ananias e Safira, que promoveu um censo de responsabilidade e credibilidade não só dentro da comunidade mas também fora dela). Pena que muitos vezes em nossas comunidades a caminhada não tem sido levado com a seriedade que é devida.
Paraklêlei = essa palavra pode significar exortação ou Conforto. O sentido aqui é de uma exortação que era instrutiva e admoestadora. Isso era feito pela pregação ( através da Inspiração dada pelo E.S. aos pregadores), mas também com a pregação do evangelho alcançando os corações daqueles que não tinham tido um encontro com Cristo, reconhecendo-o como Senhor e salvador.
Aplicação:
Vivemos tempos em que os relacionamentos são virtuais e mesmo os pessoais não têm a profundidade que deveriam. Confiemos no Deus que por meio da morte e ressurreição de Cristo, veio para restaurar relacionamento com Deus e também entre os homens.
Por isso, gastemos tempo uns com os outros, tendo Cristo como o centro de nossas mesas ou qualquer outro tipo de encontros.
Convide os irmão e também amigos que não conhecem a Cristo para uma refeição, onde o centro da mesa (fazer com que toda conversa vá dar a Cristo) seja intencionalmente Jesus.
- Convide irmãos em Cristo e também aqueles que não estão em Cristo, para uma refeição onde Cristo seja o centro.
Cuidem uns dos outros quer nas necessidades, quer nas dificuldades e lutas desta vida, em amor. A tarefa de cuidar não deve ser exclusiva do pastor, mas de toda a Igreja.
Deixe-se cuidar pela comunidade. Não olhe a demonstração de amor dos irmão como ingerência na tua vida, mas receba como cuidado de Deus e testemunho de uma comunidade que se interessa pelo próximo.
Related Media
See more
Related Sermons
See more