Faithlife Sermons

Abba! Pai!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view

Jesus chamava Deus de "Abba", o que quer dizer "Papai". Ele nos tira do reino da Lei para nos fazer entrar na nossa herança como filhos e filhas de Deus. Assim entramos no reino da graça.

Notes
Transcript
Saudações
A geração de “Benjamim”
Irmãos filhos do mesmo pai, mas de mãe diferentes. .
Isac e Ismael
Agar e Sara
1Coríntios 15.56 NTLH
56 O que dá à morte o poder de ferir é o pecado, e o que dá ao pecado o poder de ferir é a lei.
A porta “top secreta”: Não olhe atrás da porta
A lei é santa mas não te rende santo. Ela foi escrita para te revelar.
Todo mundo quer uma vida vitoriosa. o que difere entre muita gente é o meio: Eu creio que é somente pela graça de Deus.
Mesmo si Isaque e Ismael tem o mesmo pai
Hebreus 5.7–14 RA
7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, 8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu 9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, 10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. 11 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. 12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. 13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Gênesis 18 RA
1 Apareceu o Senhor a Abraão nos carvalhais de Manre, quando ele estava assentado à entrada da tenda, no maior calor do dia. 2 Levantou ele os olhos, olhou, e eis três homens de pé em frente dele. Vendo-os, correu da porta da tenda ao seu encontro, prostrou-se em terra 3 e disse: Senhor meu, se acho mercê em tua presença, rogo-te que não passes do teu servo; 4 traga-se um pouco de água, lavai os pés e repousai debaixo desta árvore; 5 trarei um bocado de pão; refazei as vossas forças, visto que chegastes até vosso servo; depois, seguireis avante. Responderam: Faze como disseste. 6 Apressou-se, pois, Abraão para a tenda de Sara e lhe disse: Amassa depressa três medidas de flor de farinha e faze pão assado ao borralho. 7 Abraão, por sua vez, correu ao gado, tomou um novilho, tenro e bom, e deu-o ao criado, que se apressou em prepará-lo. 8 Tomou também coalhada e leite e o novilho que mandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de pé junto a eles debaixo da árvore; e eles comeram. 9 Então, lhe perguntaram: Sara, tua mulher, onde está? Ele respondeu: Está aí na tenda. 10 Disse um deles: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho. Sara o estava escutando, à porta da tenda, atrás dele. 11 Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres. 12 Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? 13 Disse o Senhor a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? 14 Acaso, para o Senhor há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho. 15 Então, Sara, receosa, o negou, dizendo: Não me ri. Ele, porém, disse: Não é assim, é certo que riste. 16 Tendo-se levantado dali aqueles homens, olharam para Sodoma; e Abraão ia com eles, para os encaminhar. 17 Disse o Senhor: Ocultarei a Abraão o que estou para fazer, 18 visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? 19 Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que tem falado a seu respeito. 20 Disse mais o Senhor: Com efeito, o clamor de Sodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravado muito. 21 Descerei e verei se, de fato, o que têm praticado corresponde a esse clamor que é vindo até mim; e, se assim não é, sabê-lo-ei. 22 Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do Senhor. 23 E, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? 24 Se houver, porventura, cinquenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinquenta justos que nela se encontram? 25 Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? 26 Então, disse o Senhor: Se eu achar em Sodoma cinquenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles. 27 Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza. 28 Na hipótese de faltarem cinco para cinquenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco. 29 Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta. 30 Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o Senhor: Não o farei se eu encontrar ali trinta. 31 Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos vinte. 32 Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o Senhor: Não a destruirei por amor dos dez. 33 Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o Senhor; e Abraão voltou para o seu lugar.
Se alguém escuta justiça é pensa que é se portar bem ele ainda é um bebe. Mas si ele escuta e pensa que é um dom, um presente.
Hebreus 5 RA
1 Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens, é constituído nas coisas concernentes a Deus, a favor dos homens, para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados, 2 e é capaz de condoer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas. 3 E, por esta razão, deve oferecer sacrifícios pelos pecados, tanto do povo como de si mesmo. 4 Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão. 5 Assim, também Cristo a si mesmo não se glorificou para se tornar sumo sacerdote, mas o glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei; 6 como em outro lugar também diz: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. 7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, 8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu 9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, 10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. 11 A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. 12 Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. 13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. 14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Se alguém escuta justiça é pensa que é se portar bem ele ainda é um bebe. Mas si ele escuta e pensa que é um dom, um presente.
Se alguém escuta justiça é pensa que é se portar bem ele ainda é um bebe. Mas si ele escuta e pensa que é um dom, um presente.
Não é questão de fazer, mas de crer! Crer que Jesus se fez pecado por nós (em nosso lugar) afim que sejamos justiça de Deus.
Será que Jesus se tornou pecado cometendo pecado? Não! Será que você se tornou justo fazendo justiça (atos justos)? Não! Como Jesus veio a ser pecado? Recebendo o nosso pecado! Como viemos a ser justificado? Recebendo a justiça de Jesus!
Não!
Será que você se tornou justo fazendo justiça (atos justos)?
Não!
Como Jesus veio a ser pecado? Recebendo o nosso pecado! Como eu e vc viemos a ser justificado? Recebendo a justiça de Jesus!
Recebendo o nosso pecado!
Como eu e vc viemos a ser justificado?
Recebendo a justiça de Jesus!
Ismael começou a perseguir Isaque por uma questão de herança. Quando Sara viu isso acontecendo, ela disse para que Agar e Ismael fossem mandados embora. Pois o filho da escrava (lei) não deveria herdar junto com o meu filho (graça). E na epístola aos gálatas, o apostolo Paulo sita as palavras de Sara, para falar de herança dos que são filhos de Deus.
Ismael começou a perseguir Isaque por uma questão de herança. Quando Sara viu isso acontecendo, ela disse para que Agar e Ismael fossem mandados embora. Pois o filho da escrava (lei) não deveria herdar junto com o meu filho (graça). E na epístola aos gálatas, o apostolo Paulo sita as palavras de Sara, para falar de herança.
Tem filho de Deus neste lugar?
Gálatas 4.1 NTLH
1 Digo mais isto: enquanto é menor de idade, o filho que vai herdar a propriedade do pai é tratado como escravo, mesmo sendo, de fato, o dono de tudo.
Gl
Vejamos em
Filho - νήπιός,Nepios (Criança, menino, bebê)
Enquanto que o filho for uma criança, um bebê, ele não é nada diferente de um escravo, mesmo sendo o mestre/proprietário/herdeiro de tudo.
Digamos que um milhardário só tem um filho, e ele tem somente quatro anos, um νήπιός. Ele não poderá dirigir sua lamborguini, nem seu avião. Não é porque ele não é o filho, não é porque ele não é amado, pois ele é muito bem amado. Mas ele não é nada diferente de um escravo. Na verdade o escravo poderia dirigir a lamborguini.
Mas por que um escravo poderia dirigir a lamborguini?
Maturidade!
Gálatas 4.1 RA
1 Digo, pois, que, durante o tempo em que o herdeiro é menor, em nada difere de escravo, posto que é ele senhor de tudo.
Gálatas 4.2 RA
2 Mas está sob tutores e curadores até ao tempo predeterminado pelo pai.
Tutores e administradores = a Lei do antigo testamento dada pelos Juízes e profetas no AT.
Gálatas 4.3 RA
3 Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo;
“antes de ficarmos adultos espiritualmente, fomos escravos dos poderes espirituais que dominam o mundo”. Isso é a lei, as coisas que se deve fazer e o que não se deve fazer.
Vcs conhecem as crianças... É preciso lhes dizer o que é pra fazer e o que não é pra fazer!
Ex.: As vezes Mateus e Maria quando estão brincando na cozinha. E agente diz para eles: Não toque na faca, não toque no forno, não ponha os dedos na tomada, não faça isso, não faça aquilo… Mas quando um adulto vem na nossa cosa eu não digo: Não toque no forno, na faca… porque? A maturidade!

O que é maior: a Lei ou a Graça?

Quando a graça chegou
Quando a graça chegou
Nós pensamos que a graça é simples e a lei mais profunda. Mas para Deus é o contrário. Quando Israel era uma criança Deus o colocou sob a lei.
Gálatas 4.4–5 NTLH
4 Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei5 para libertar os que estavam debaixo da lei, a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.
Quando chegou o tempo da perfeita revelação de Deus, Jesus Cristo, o tempo da graça iniciou-se. Quer dizer que acabou-se a maneira de ser como νήπιός(nepios). Deus não nos trata mas como meninos, quer dizer que chegou o tempo da herança, somos tratados realmente como filhos!
Qual “filhos” que está falando no v. 5?
A palavra grega para filhos nesse verso é: υἱοσ = menino que cresceu. Jesus veio para que estejamos em filiação com Deus, para que amadureçamos e ganhemos a nossa herança da parte do Pai.
Quando Paulo está falando para a igreja na galácia essa frase: a fim de que nós… esse “nós” é o povo judeu da diáspora. Ele explica assim: quando agente era criança no antigo testamento Deus nos colocou sob a lei e os profetas. Mas quando chegou o tempo certo, Deus enviou o Seu filho para que a fim de que nós pudéssemos nos tornar filhos de Deus.
Em grego não fala de filhos adotivos, mas de tomar lugar de filhos. Jesus veio nos colocar no lugar de filhos de Deus. Por isso a graça é mais profunda, maior do que a lei!

O prédio

É como um imóvel, a base de tudo são os dez mandamentos e toda a Lei. Isso era para Israel quando era ainda um bebê/criança (népiós), pois era preciso lhes ensinar o abc de como se viver, a base, o primeiro andar do prédio. Mas nós estamos no apartamento com Terraço no último andar (cobertura). Por isso podemos ter a certeza que estamos na Graça que está acima da Lei.
Sabe o que é uma pessoa desgraçada ? Será que é uma pessoa que traiu a esposa com a secretária?
Não, isso é pecado (errar o alvo).
R.: Desgraçado é uma pessoa que caiu da cobertura para a base, quem deixa de viver pela Graça para viver pela Lei, quem deixa de viver pela fé e passa a viver pelas obras. É isso que nos é revelado no em
Gálatas 5.4 RA
4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.
Desde o momento de que você pensa que será salvo/abençoado por causa do que faz (viver tentando obedecer a lei), vc está caindo da graça (se separando de Deus - NTLH). Sair da graça (de cima do imóvel) para a lei é cair.
Uma outra coisa também que devemos aprender é o fato de que Jesus veio revelar um nome de Deus.
Qual nome que Jesus veio revelar?

Αββα! πατήρ!

Vejamos isso em
Romanos 8.15 RA
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
Voluntáriamente o Espírito Santo não permite com que o escritor não deixe somente a palavra em grego πατήρ (Pai). Mas o ES nos deixou escrito a palavra Αββα, que em hebreu e em aramaico significa “Papai”! Os que receberam o espírito de filiação (amadureceram) chamam Deus de “Papai”.
Romanos 8.15 RA
15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.
Rm 8
Porque ele usa esse termo “outra vez”?
Não recebemos o espírito de escravidão, para vivermos, ainda, no medo.
A palavra “atemorizado” aqui não quer dizer medo de serpentes ou medo do crime. Nada a ver! Esse termo está falando de ficar com medo de Deus! Isso indica que “Não recebemos o espírito de escravidão, para vivermos, no medo de novo/ainda”, mas recebemos o Espírito de adoção pelo qual podemos chamar Deus de “Papai”.
Talvez vc tenha tido uma infância difícil a qual o seu pai o tenha abusado psicológica mente ou mesmo fisicamente, mas Deus não é um pai desse tipo. Ele é um pai que realmente cuida dos seus filhos e os ama imensuravelmente.
As vezes os filhos não querem ficar brincando com os pais. As vezes eles não querem ser distraídos com os pais. Muitas vezes o que as crianças querem é somente estar na presença dos pais. A mesma coisa é com Deus. Não precisamos ficar “enchendo linguiça” com nosso Pai, pois o fato de estar na presença Dele já nos conforta. Tudo de desagradável como o medo e a culpabilidade vai se derreter na presença de nosso grande Papai. Mesmo si vc não sabe se expressar, basta dizer para Deus “Papai”.

Maria

Quando a Maria, ou mesmo o Mateus, tem pesadelo, ela não se acorda dizendo: Oh grande pastor Rodrigo Carneiro da igreja em Berna e da igreja em Bienne, tu O maestro que controla tudo e sabe tudo, tu que estás acima de todos os líderes, músicos, e que guias a todos com mão forte! Tu que me alimentas, tu que me veste, vem, eu te suplico! Vem me consolar no meio da noite!
Ela não fala assim! Tudo que ela faz é gritar “Papai”! E eu vos digo que rapidinho eu me faço presente perto dela e si existe um monstro embaixo da cama é a ultima vez que ele faz medo para alguém! Isso é uma oração eloquente!
Resumindo: Quando estamos na graça, estamos em afiliação, chamamos Deus de “Papai”.

Juiz

E si o seu pai é um juiz, como vc o chamaria?
mesmo ele sendo o seu pai você o chamaria de excelência ou de meritíssimo juiz. É por isso que, mesmo si nos é mais natural de chamar de Papai, chamamos de Deus, Todo-Poderoso, El-Shadai, Eterno.
Mas Ele independente da formalidade será sempre o Papai. Esse juiz é o meu Pai. Ele pode pronunciar uma sentença sobre alguém, mas Ele é o meu Pai e Ele me ama.

espírito do mundo

Todo mundo fica dizendo que os jovens estão cada vez mais materialistas e que isso acontece até mesmo dentro da igreja… Mas o que é o espírito do mundo? A maneira de se vestir, é isso mesmo? Vejamos o que é realmente o espírito do mundo:
1João 2.16 NTLH
16 Nada que é deste mundo vem do Pai. Os maus desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada aos olhos e o orgulho pelas coisas da vida, tudo isso não vem do Pai, mas do mundo.
O espírito do mundo não é as coisas bonitas e sim o orgulho e o desejo. Vc sabe porque as pessoas caem por causa dessas coisas? Quer saber a resposta de Deus do porque até mesmo crentes não escapam das artimanhas do inimigo? Si Deus simplesmente nos fizesse sair do mundo, Jesus não precisaria vir até aqui. A Lei teria sido suficiente. Quer saber o que Deus diz como diagnóstico destas prescrições? Leia o verso anterior
1João 2.16–17 RA
16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
1João 2.16–17 RA
16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.
1João 2.15 RA
15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;
Atenção que neste verso não está escrito “o amor para o Pai”, mas está escrito “o amor do Pai”. Eu não pretendo vos ensinar português mas voces sabem que o amor do Pai não é a mesma coisa do amor para o Pai que sub-entende que vc deve amar ao Pai para poder escapar da concupiscência deste mundo.
Não! É a revelação do imensurável amor de Deus que vai te permitir de vencer todos os desejos da natureza humana, a vontade de ter o que agrada os olhos e o orgulho pelas coisas da vida. É a falta de revelação que nos priva do amor do Pai. Por isso Deus levanta homens e mulheres valorosos para proclamar o amor do Pai, e assim dar esperança a muita gente necessitada.
Para encerrar quero vos lembrar que na Sua oração sacerdotal Jesus disse isso:
João 17.6 RA
6 Manifestei o teu nome aos homens que me deste do mundo. Eram teus, tu mos confiaste, e eles têm guardado a tua palavra.
1Coríntios 1.21 RA
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação.
Manifestei o teu nome aos meus discípulos... (Jo 17.6)

Manifestei o Teu nome... (Jo 17.6)

Que nome é esse? Pai. Eu mostrei quem tu és (O Teu nome/Pai) para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem (NTLH).
Não foi o nome El-Shadai ou Jeová, Adonai, El-Lohim pois os judeus conheciam o nome Jeová. O nome revelado por Jesus foi Papai.
Jesus está fazendo um relatório para Deus Pai.
João 17.11 RA
11 Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
Guarda-os em Teu nome,… ()
Guarda-os = τηρεω = proteger que se percam e dos prejuízos. É exatamente isso que Deus está fazendo com vc neste momento, Ele está te lembrando do amor que Ele tem por vc, Ele te quer junto Dele. Quanto mais falamos do Pai a todos em nossa volta, ainda mais somos protegidos por Ele.
João 17.12 RA
12 Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
J
Jesus protegia seus discípulos lhes lembrando sempre vosso Pai...que alimenta os pássaros, vos alimentará
Mateus 6.26 RA
26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?
Marcos 6.26 RA
26 Entristeceu-se profundamente o rei; mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar.
Mais uma vez no português vemos que uma coisa é ser alimentado, outra é ter muito, e ainda outra é ter muito mais...
João 17.26 RA
26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda o farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles esteja.
fez e fará conhecer o nome do Pai.
É isso que procuramos: Uma unidade de amor no corpo de Cristo que vem pela revelação do amor do Pai, o nome de Deus que enviou o Seu filho para sofrer na cruz em meu em seu lugar.
Pela primeira vez no ministério de Jesus, quando Deus liberou a sua justa fúria que é a Sua santa indignação contra todo o nosso pecado no corpo de Jesus, Ele faz soar essa frase: Ἠλὶ ἠλὶ λεμὰ σαβαχθάνι = Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
Mateus 27.46 SBLGNT
46 περὶ δὲ τὴν ἐνάτην ὥραν ἀνεβόησεν ὁ Ἰησοῦς φωνῇ μεγάλῃ λέγων· Ἠλὶ ἠλὶ λεμὰ σαβαχθάνι; τοῦτʼ ἔστιν· Θεέ μου θεέ μου, ἱνατί με ἐγκατέλιπες;
Ἠλὶ ἠλὶ λεμὰ σαβαχθάνι
É a primeira vez que Jesus se endereça para Seu Pai como Meu Deus. Por que Jesus chamou o Pai dessa maneira?
Para que hoje não esqueçamos de que Ele tomou o nosso lugar na cruz a fim que tomemos lugar junto com o Pai no Céu, e assim podemos gritar: Pai, Pai por que me abençoaste!
Aleluia!
Related Media
Related Sermons