Faithlife Sermons

Desafiando os Gigantes

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view

Mensagem com base na luta de Davi e Golias, e após terem visto filme "Desafiando os Gigantes". Mostrar que a eles que vida responde a Jesus e não a nós mesmo.

Notes
Transcript

Introdução

No filme que acabamos de ver vemos um time de futebol americano derrotado, um treinador derrotado, um família arrasada e jogadores desmotivados.
Interessante notar que quando tudo dava errado o treinador se pergunta porque.
É sempre assim!
Quando as coisas começam a dar erradas na nossa vida nós nos perguntamos “porque”;
Outros preferem trocar. No filme vemos que teve um jogador que trocou de time. Outros lutaram para trocar o treinador;
Alguns simplesmente desistem, como alguns jogadores que depois da primeira derrota já haviam entregado todos os outros jogos que viriam pela frente;
Alguns são apáticos. Não se importam com a situação degradante em que estão.
Outros se sentem inferiores, como o jogador que era de baixa estatura.
Eu pergunto a vocês: Qual é o seu gigante? Olhe para o lado, há diversos tipos de pessoas aqui. Há adolescentes! Há Jovens! Há pessoas solteiras! Há pessoas casadas! Há pessoas que só estudam! Há pessoas que só trabalham! Enfim, há vários tipos de pessoas aqui.
Qual é o seu Gigante? O seu Gigante pode ser:
Uma matéria na escola que é difícil para você;
O bulling que você sofre na escola;
Um instrumento que você não consegue tocar;
Uma limitação física;
Um jogo que você não consegue virar - essa é zueira;
Uma doença que você tem que lidar;
O desemprego;
A timidez;
Um casamento que parece impossível;
Um chefe insuportável
Mas o seu Gigante pode ser também:
A mentira;
A preguiça;
A procastinação;
A pornografia;
A masturbação;
e outros mais;
Dia vem e dia vai, e o Gigante está sempre te desafiando. Mas existe um jovem, podemos dizer que estava mais para um adolescente que ao entender o propósito de sua vida não teve medo de desafiar um Gigante.
Você conhece ele, é Davi! Já ouviu várias histórias, e eu quero destacar algumas lições que podemos aprender com esse jovem adolescente.
A primeira lição é: Entenda que o assunto da História não é você!

O Assunto da História

Davi desde pequeno entendeu uma coisa que se você ainda não entendeu eu quero que você saia daqui entendendo.
O Assunto da História é Jesus! Abra sua Bíblia em
1Samuel 17.26 NVI
26 Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?”
A afronta nunca foi, em primeira instância, contra o povo de Israel. A afronta era contra o Nome do Senhor! O que fazia Saul e o exército recuar não era o tamanho do Gigante, é que eles se esqueceram que a Vida e a História respondem a alguém muito maior. O que era um Gigante para o Deus que já havia destruído o Egito, já tinha aberto o Mar Vermelho, feito o Sol retroceder, derrubou uma muralha. É sério mesmo que o exército estava recuando por causa de um gigante.
O maior gigante não era o filisteu, era a incredulidade, a apatia espiritual e porque eles eram um exército voltado para si.
Não entenderam que o propósito da vida deles era Glorificar a Deus!
Comece a pensar que você é o Assunto da Vida, que História responde a você e os gigantes serão maiores do que realmente são.
Comece a pensar que você é o Assunto da Vida, que História responde a você e você se entregará ao pecado, porque o pecado conta a infeliz mentira que você é o assunto da Vida.
Qual é a primeira lição? O Assunto da História é Jesus!
A segunda lição é: Há uma progressividade dos gigantes.

Progressividade do Gigante

Leia...
1Samuel 17.33–37 NVI
33 Respondeu Saul: “Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”. 34 Davi, entretanto, disse a Saul: “Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, 35 eu vou atrás dele, dou-lhe golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba e lhe dou golpes até matá-lo. 36 Teu servo pôde matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. 37 O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu”. Diante disso Saul disse a Davi: “Vá, e que o Senhor esteja com você”.
Preste bem atenção nas palavras de Davi. Ele tinha uma tarefa a cumprir: apascentar as ovelhas de seu pai e essa tarefa incluía defender as ovelhas de possíveis ataques.
Ele enfrentou um urso e um leão! Davi não começou com o Gigante direto, mas diante daquilo que ele tinha que fazer, ele enfrentou cada dificuldade que apareceu.
Mas Davi dá uma resposta incrível ao rei Saul: “O Senhor me livrou das garras do leão e do urso”; embora haja uma progressividade em nossos desafios, nós ainda precisamos lembrar que o Assunto da História é Jesus!
Somente em Cristo é possível avançar na progressividade dos desafios da vida. A ideia de que Deus era com ele não veio após derrotar o urso e o leão, mas veio antes e por isso ele podia enfrentar o urso e o leão.
Pastorear e defender as ovelhas do seu pai era o meio pelo qual Davi Glorificava a Deus!
O seu Gigante parece grande? Virão outros maiores, e você só conseguirá vence-los se você entender que é Jesus que luta por você. Sabe porque a luta contra o seu pecado parece tão difícil?
Porque em algum momento da sua vida você decidiu que conseguia sem Jesus. Porque em algum momento você decidiu que o prazer que o pecado dá é melhor do que Glorificar a Deus através de uma vida santa! É Jesus que nos ajuda na luta contra o pecado. É Jesus que nos ajuda contra as lutas da vida. E quando vivemos para Ele e não para os nossos desejos e vontades estamos Glorificando a Deus!
Qual é a primeira lição? O Assunto da História é Jesus!
Qual é a segunda lição? Há uma progressividade dos gigantes!
A terceira lição é: use os recursos que Jesus lhe deu!

Os Recursos de Jesus

Leia...
1Samuel 17.40 NVI
40 e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor, e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.
Davi tentou usar as armas do Rei Saul, mas ele era muito pequeno. Se pudéssemos olhar ele neste momento diríamos: “Ixi esse aí já morreu!”
Nós olhamos para as nossas limitações e vemos a derrota chegando, Jesus olha para as nossas limitações e vê uma oportunidade de mostrar o Seu Poder!
Não importa que você não tenha recursos suficientes, Jesus tem recursos infinitos.
Mas o pouco que você tem aperfeiçoe! Davi tinha uma funda e aperfeiçoou o máximo que podia, deu o seu melhor para ser um atirador de fundas.
Qual é a primeira lição? O Assunto da História é Jesus!
Qual é a segunda lição? Há uma progressividade dos gigantes!
Qual é a terceira lição? Use os recursos que Jesus lhe deu!
E a última lição é: Confie no Poder de Jesus

Poder de Jesus

1Samuel 17.45 NVI
45 Davi, porém, disse ao filisteu: “Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.
1Samuel 17.49 NVI
49 Tirando uma pedra de seu alforje, arremessou-a com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu, dando com o rosto no chão.
Sabe o que esses dois versículos me chamam atenção? Ele não foi com uma funda. Ele foi “em nome do Senhor dos Exércitos”.
Pedras só viram foguetes nas mãos de Jovens e Adolescentes com o Poder de Jesus.
Gigantes são derrotados quando vamos a eles em Nome de Jesus!
Quer vencer seus gigantes? Vá contra eles “em nome de Jesus”!
E eu não estou falando para você chegar na pessoa que pratica bulling com você e dar um soco nele em nome de Jesus, ou você chegar na entrevista de emprego e dizer para o cara te contratar em de Jesus, não é isso.
Ir em Nome de Jesus é ir com a confiança que é Jesus quem luta por nós!
É fazer o que você tem que fazer para Honra e Glória de Deus!
A nossa luta não é contra carne, nem sangue, a nossa luta é espiritual, mas que se manifesta em muitas das vezes de uma forma física.
Qual é a primeira lição? O Assunto da História é Jesus!
Qual é a segunda lição? Há uma progressividade dos gigantes!
Qual é a terceira lição? Use os recursos que Jesus lhe deu!
Qual é a última lição? Confie no Poder de Jesus

Conclusão

Sabe por que eles conseguiram chegar aonde chegaram?
Porque entenderam que o
Assunto da História era Jesus - por isso toda honra e toda a glória era de Jesus;
Descobriram que há uma progressividade nos desafios - por isso saiba que virão desafios maiores;
Os Recursos vem de Jesus - Jesus potencializa os recursos que você tem, aperfeiçoe o que você tem para que no dia que você precisar não seja pego de surpresa.
O Poder é de Jesus - Saiba que na luta contra os gigantes o que importa não é o seu tamanho, mas a confiança que você tem no poder de Jesus.
E porque entenderam que Eles precisavam Glorificar a Jesus, ganhando ou perdendo, que é Jesus que dá e tira e por isso Ele deve ser honrado em qualquer circunstância!
Related Media
Related Sermons