Faithlife Sermons

O DEUS PRESENTE

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript
Salmo 139 BEARA
Ao mestre de canto. Salmo de Davi Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra me não chegou à língua, e tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa. Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim. Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso; apartai-vos, pois, de mim, homens de sangue. Eles se rebelam insidiosamente contra ti e como teus inimigos falam malícia. Não aborreço eu, Senhor, os que te aborrecem? E não abomino os que contra ti se levantam? Aborreço-os com ódio consumado; para mim são inimigos de fato. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.
PARTE 1. V.1-6
1 - O Senhor nos conhece de um modo sobrenatural. Ele conhece nosso interior e exterior.
2 - A Oniciencia de Deus é ressaltada nesses versos. Deus conhece todas as coisas. Visíveis e invisíveis.
3 - O salmista diz que Deus sonda e o conheces; Sabe quando ele se assenta e levanta; De longe penetras os seus pensamentos; Esquadinhas o seu andar e o seu deitar e conhece todos os seus caminhos. De maneira que Deus sabe até as palavras que ainda não lhe chegou a lingua.
4 - A figura que o salmista usa é que ele está totalmente cercado. Arrudiado. Ele não tem escapatória. Para onde for, o que ele fizer, para onde olhar ele se deparará com a presenca de Deus em sua vida.
5 - Ele finaliza o parágrafo reconhecendo a maravilha do conhecimento de Deus e se coloca em uma posicao de inferioridade, de pequenez diante de Deus. É um conhecimento elevado demais que ele por ser tão limitado nunca poderá atingir. Grandeza de Deus.
PARTE 2. V.7-12
1 - Tendo falado da realidade do conhecimento sobrenatural de Deus (Sua Oniciência), o salmista agora passa a enxergar outro atributo de Deus, a sua Onipresença, ou seja, a presença de Deus em todos os lugares e cantos, visíveis e invisíveis.
2 - Davi já começa o verso 7 afirmando que não tem lugar nenhum em que ele possa se esconder de Deus. A pergunta feita por ele é uma pergunta retórica. O salmista sabia que de Deus ninguem pode se esconder nem esconder nada;
3- O Senhor está no céus; no mais profundo abismo, nos confins dos mares e nem as trevas poderá encobri-lo, pois eleas diante de Deus são como luzes ao meio dia.
4 - Não existe um lugar em que o salmista possa se esconder da presença do Senhor.
PARTE 3. V.13-18
1 - O salmista agora declara algo maravilhoso e que até explica porque Deus é tão poderoso. Foi Deus que lhe formou. Foi Deus quem criou cada parte, cada substancia de seu corpo. Estamos tratando aqui do Criador e a criatura.
2 - Deus formou o seu interior; lhe teceu no ceio da sua mãe; Lhe formou de modo assobrosamente maravilhoso; As obras de Deuslhe são admiráveis. Deus formou os seus ossos e entreteceu o seu corpo; Ainda em substancia informe, Deus já o tinha visto.
3 - O salmista agora mostra o plano eterno de Deus, falando que tudo foi lhe feito antes mesmo de existirem. Deus governa todas as coisas e leva tudo para cumbrir seu plano eterno. Até os nossos dias foram estabelecidos por Deus, escritos e determinados no seu livro.
4 - Ele finaliza o terceiro parágrafo exalatando os preciosos pensamentos de Deus. Eles são preciosos e grandes. excedem os grão de areis. Ou seja, são ilimitados, nunca chagam ao fim.
PARTE 4. V.19-24
1 - Davi demostra uma aversão aos perversos, todos aqueles contrários a vontade de Deus, homens de sangue. Ele pede que Deus de cabo e aparte dele tais homens;
2 - Esses homens se rebelam contram Deus, são inimigos de Deus e falam malícias.
3 - O salmista diz que aborrece tais homens e abonina-os. Pois esses homens aborrecem a Deus e se levantam contra Ele.
4 - Davi demostra a intensidade do seu aborrecimento contra os homens impios: Ódio consumado e eles são seus inimigos de fato.
5 - Verso 23 e 24, terminando o salmo, Davi clama a Deus que o sonde, prove e guie. Uma declaracão típica de quem está passando por perseguição.
APLICAÇÕES:
1) Deus me conhece por inteiro, conhece meu interior, pensamento, coracão, vontade e tudo. Ele sabe o que penso, as minhas intencoes no meu agir, minhas motivações. Por isso, devo sempre ser transparente com Ele, não preciso esconder nada, pois Ele me conhece;
2) Estou cercado por Deus. Quer esteja andando, dormindo, nos céus, nas profundezas, nos altos mares e na escuridão, Deus está a me cercar. Ele sabe onde estou. Isso é assombroso, como o salmista diz, porque até no meu sono, onde estou tão vunerável, Deus está a me cercar. Por outro lado, Isso é maravilhoso, pois sei que Deus sempre está comigo. Posso ter a certeza de sua presença em minha vida. Na dor, na alegria, no sono, na luz, nas profundezas, lá ele está comigo.
3) Foi Deus quem me formou. Ele é o criador da minha vida. E como um bom criador, sabe de tudo da sua criacao. Sabe meus pontos fortes e fracos, sabe onde doi mais, onde sou mais ressistente e mais fragil. Enfim, sou obra do criador e cuidou dos mínimos detalhes na minha formação. Por isso, deve confiar e descansar no meu criador, pois ele me conhece por inteiro.
4) Sabe que nossos dias já estão escritos e determinados nos leva a viver uma vida menos preocupados, ansiosos. Não podemos fazer nada quanto a nossa vida, no sentido de mudar o que já está escrito. Se Deus escreveu que hoje estaria passando por esse vale escuro, hoje passarei por esse vale escuro, se Deus escreveu que amanhã virá a bonança, amanhã ficarei feliz com a bonança. O que irá fazer a diferença em ambos os dias, é a maneira como irei encarar. Se acredito que Deus determinou isso para mim, devo descansar e por mais dolorido e difícil, devo confiar que Ele estar no controle, entretanto, se não acredito em Deus e em sua soberania quanto aos mínimos detalhes da minha vida, a única opção é me desesperar, ficar ansioso, abandonar a minha fé, murmurar contra Deus e até atentar contra minha vida.
5)Davi não quer conversas com os que abominam a Deus. Essas pessoas para ele, são seus inimigos mortais. Isso me ensina que Deus deve ser mais valoroso para mim do que uma pessoa. Não que tevemos rejeitar e odiar as pessoas ao ponto de não falarmos do amor de Deus, mas aquelas pessoas, que emboram já ouviram do evangelho, mas que escarnecem de Deus, que zombam de Deus, que aborrecem a Deus e que se rebelam contram Deus, nós não devemos ter amizades com elas. Devemos sim orar por elas e entrega-las nas mãos do criador. Como Davi fez. Davi não fez justiça com suas próprias mãos, mas entregou ao justo juiz para que fizesse tal justiça: "Tomara, ó Deus, desses cabo do perverso".
6) Senhor, Sonda me por inteiro, esquadrinha o meu coracão. São tantos os meus pensamentos e vontades, sei que muito deles são contrarios a tua vontade. Sei que muitos deles não te glorificam. Portanto Senhor, me ajuda a coloca-los diante de Ti e abandona-los. Me ajuda a fazer a tua vontade e andar em conformidade com o Senhor. Prova os meus pensamentos também seus. O que dizer deles? Me envergonho de muitos. E agora, sabendo que o Senhor conhece por completo todos eles, me envergonho mais ainda. Que meus pensamentos de glorifiquem. Guia-me Senhor por teus caminhos. Amém.
Related Media
Related Sermons