O Desafio de pastorear e ser pastoreados no sec. 21

Posse pastoral  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 33 views

Sermão para culto de posse - Pr. Antonio Affonso

Notes
Transcript
Texto:
Tema: Os desafios do pastorear e ser pastoreados no século 21
Introdução:
Esta é a igreja mais elogiada do por João. Os pais da igreja Justino Martir e Irineu identificaram o apóstolo João como autor da carta através de 1.1 e 4.9. Filadélfia é a junção das palavras φίλος (philos) + αδελφός (adelphós), "irmão", em grego, significa literalmente: “amor de irmão”.
Filadélfia era uma cidade estratégica, situada numa vasta colina entre dois vales férteis, regados pelo rio Hermus, era principal rota do correio imperial de Roma para o oriente. Oferecia uma passagem natural, uma porta aberta, por isso ela é também chamada de “a porta do oriente”. Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia.
§ A carta dirigida à Igreja em Filadélfia () compreende o sexto período histórico de um povo perseguido. O culto ao imperador era uma prática exigida.
§ A cidade foi chamada assim em homenagem ao seu fundador, rei de Pérgamo, Átalo II, que tinha o apelido de Filadelfo I.
§ A Igreja de Filadélfia era amorosa e fiel. Uma comunidade que dedicava seu serviço às vidas que precisam de Jesus. Representa a Igreja Missionária.
Análise literária:
ü Filadélfia: tinha amor Fraternal.
ü Elogio: era perseverante na fé.
ü Instrução: era preciso guardar a fé.
ü Promessa: lugar na Nova Jerusalém.
Palavras-chave:
- CHAVES DE DAVI (v.7): Jesus veio cumprir a promessa de um rei que se assentaria para sempre no trono de Davi. Isaías falou sobre a chave do trono de Davi: “Porei sobre o seu ombro a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém fechará, fechará, e ninguém abrirá” ().
- ABRE E NINGUÉM FECHA E QUE FECHA E NINGUÉM ABRE (v.7) e PORTA ABERTA QUE NINGUÉM PODE FECHAR (v.8): oportunidades para realizar a obra de Deus.
- TENS POUCA FORÇA (v.8): devido a perseguição, aparentemente fraca, mas forte para Deus;
- NÃO NEGASTE O MEU NOME (v.8): firmeza na fé;
- COROA (v.11): recompensa, galardão.
- COLUNA NO SANTUÁRIO (v.12): apoiar e sustentar a obra de Deus, resistindo ao tempo e às lutas. Filadélfia fica num vale aos pés de várias montanhas. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores.
- GRAVAREI SOBRE ELE (v.12): a coluna muitas vezes recebia um nome em homenagem a alguém;
- O MEU NOVO NOME (v. 13): cidadania celestial.
Filadélfia representa o sexto período do cristianismo na terra quando a obra missionária começou a se expandir pelo mundo, entre 1750 e 1900 d.C.
§ A Igreja passou por vários avivamentos: Movimento Pietista (1700), Movimento dos Morávios (1727), Movimento Metodista (1738), Movimentos Missionários (1750). Grandes pregadores lutaram pelo renascimento da Igreja Verdadeira. De fato este período da história cristã, muitas portas se abriram para missões.
§ A expressão “ao anjo” que aparece em 2.1 e agora em 3.7 é a tradução de “ao mensageiro”: líderes da igreja, pastores encarregados de levar a revelação à igreja – de mostrar a vontade de Deus para a igreja!
Hoje vocês estão recebendo um novo pastor!
O que este texto nos ensino acerca dos desafios de pastorear e ser pastoreados no século 21?
1) Os desafios da igreja e seu novo pastor descansam na provisão divina
a) Desafios eclesiásticos - diz: “Sei de tudo que você faz. Abri para você uma porta que ninguém pode fechar. Você tem pouca força, […]”
John Stott nos informa que a igreja em Filadélfia, além de pequena, quando comparada à população da cidade e ao enorme fluxo de pessoas que passavam por ela, era, também, composta de pessoas pobres e sem expressão social. Além dissa, era perseguida!
§ Nada disso, porém, deveria detê-los diante das grandes oportunidades de evangelização. Eles deveriam se agarrar à graça soberana de Deus para executar a grande tarefa que Deus tinha colocado diante deles.
§ Hoje, esta Igreja e seu novo pastor recebem oportunidades, apesar de reconhecem suas fraquezas, suas dificuldades – o tempo é difícil para a igreja contemporânea: impera a mentira, a idolatria, a agenda LGBT, a insubmissão e a perseguição ideológica aplicada à igreja.
b) Desafio doutrinário - : “Sei de tudo que você faz. Abri para você uma porta que ninguém pode fechar. Você tem pouca força, mas ainda assim obedeceu à minha palavra e não negou meu nome.”
Aqueles crentes não negaram o nome de Cristo diante da grandeza do poder de gregos e romanos; nem debaixo da cruel perseguição dos judeus hostis ().
O encanto e o escárnio são as duas principais armas de Satanás na tentativa de nos fazer negar o nome de Cristo.
Hoje a igreja tem diante de si o encantamento do evangelho fácil, do Cristo que salva, mas não é Senhor. Do Cristo que não exige obediência e vida santificada!
Filadélfia, porem, resistiu firme e não negou o nome de Jesus.
Esta Igreja de Jesus e seu novo pastor precisam resistir à pressão do pragmatismo e do evangelho barato.
Diante da crise doutrinária mundial, Deus promete sustentar os seus fieis. ()
é destaca: “Abri para você uma porta que ninguém pode fechar.”
A porta aberta que ninguém podia fechar é a oportunidade que os crentes desta igreja, junto com seu pastor tem para ministrar e servir nesta cidade!
§ Filadélfia era chamada a porta do Oriente. A igreja naquela cidade estava cercada de muitas oportunidades. Portanto, cabia aos crentes recebê-las e aproveitá-las.
§ As oportunidades missionárias eram gigantescas, muito maiores do que a pretensão de se propagar a língua e a filosofia gregas.
§ Daquela localidade, cabia aos crentes irradiar o evangelho da glória e da graça de Deus em Jesus Cristo.
§ Assim, esta igreja tem a porta do evangelho aberta para libertar e restaurar vidas!
Vocês não podem ter medo: pois os vs. 7-9 mostram os atributos e atos de Cristo, aquele que dirige a igreja na história:
: “Esta é a mensagem daquele que é santo e verdadeiro”:
ü Cristo é o Deus santo para a igreja e seu pastor
ü Cristo é o Deus verdadeiro para a igreja e seu pastor
: “Abri para você uma porta que ninguém pode fechar”:
ü Cristo age soberanamente nos corações e nas circunstâncias abrindo e fechando portas!
ü Cristo age onipresentemente, sondando e sustentando as nossas vidas.
ü Até mesmo os que perseguem a igreja (dentro e fora dela) terão que se submeter a Cristo e sua igreja (v. 9).
O que o restante deste texto nos ensina acerca dos desafios de pastorear e ser pastoreados no século 21?
2) Os desafios da igreja e seu novo pastor descansam na autoridade de Cristo .
Note o que Deus nos diz através para igreja em Filadélfia e para todas as igreja. A mensagem é plural e atemporal.
Segundo William Barclay precisamos prestar atenção em 3 palavras “coroa” e “coluna” que descrevem a autoridade absoluta de Cristo.
Aquele que tem a chave é também soberano para agir na vida dos seus servos – Por isso desafio ao novo pastor e a esta igreja a depender da graça de Deus!
A coluna fala da vida que Deus tem preparada no céu para aqueles que através do sacrifício de Cristo entraram ganharam a salvação e passaram a viver a vida eterna. Precisamos nutrir fé e esperança para conseguirmos viver com amor.
Diante da crise do medo, Deus assegura o seu cuidado sobre os seus fieis.
v. 11: “Venho em breve. Apegue-se ao que você tem, para que ninguém tome sua coroa.” Coroa aqui representam os bens espirituais, o viver no espírito e sempre firme na fé!”
Todos nós enfrentamos crises, mesmo sendo fiéis. O segredo é se agarrar com fé às promessas de Deus: ele honra, sustenta e cuida dos seus filhos. E este texto mostra de que forma a igreja e seu novo pastor podem vencer os desafios de pastorear e ser pastoreados no século 21:
a) primeiramente, a autoridade soberana de Cristo vos confortará – vs. 11
Após revelar o Cristo da igreja em Filadélfia; descrever a condição daqueles crentes; e apontar os desafios que eles enfrentavam; o Senhor apresenta o tipo de conforto que mantinha aquela igreja fiel, fazendo seus membros seguirem na proclamação do Reino de Deus.
b) depois, a autoridade soberana de Cristo vos firmará Nele – vs. 12
“O vitorioso se tornará coluna do templo de meu Deus, […]”
Era costume na cidade de Filadélfia homenagear seus nobres e ilustres cidadãos com uma coluna erigida em seu nome nas localidades mais importantes da cidade. É provável que cristão algum jamais tenha tido tal reconhecimento. Mas, Deus lhes assegura que faria do vencedor uma coluna no santuário celestial.
Isso começa aqui, por que o Reino de Deus já chegou, mas ainda não foi consumado. As chances de ficar firme neste mundo são mínimas, mas aqueles que servem a Jesus, o Pai os honrará ().
Estes serão coluna do templo do eterno Deus, de onde jamais sairá.
Filadélfia, inclusive, já tinha sido vítima de enormes terremotos. Com os abalos sísmicos, as primeiras coisas que caiam eram os prédios e as colunas.
c) mas , promete que a autoridade soberana de Cristo garante a Eternidade com Cristo, o Senhor.
“[…] Escreverei nele o nome de meu Deus, e ele será cidadão da cidade de meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, da parte de meu Deus. E também escreverei nele o meu novo nome.”
Eternidade! Essa é a promessa de Deus para aqueles que amam a sua vinda. O mundo, a maldade dos homens e as tragédias da vida podem até tentar nos soterrar, nos destruir, nos abater, mas a graça de Deus promete vida eterna aos que crêem no nome de Cristo Jesus.
Conclusão:
É assim que termina o texto de hoje: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” ()
William Barclay ensinou que esta é uma advertência aos despreocupados e um consolo para os oprimidos.
Igreja Batista Central de Vitória e Pastor Antônio: mesmo diante dos desafios deste século: descansem na provisão divina e na autoridade de Cristo!
 Pr. Wanderley Lima Moreira
Sábado, 22 de julho de 2019
Igreja Batista Central de Vitória
Culto de posse – Pr. Antônio Affonso
E-mail: wanderleylima@bol.com.br
Related Media
See more
Related Sermons
See more