Faithlife Sermons

Salomão - o começo

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 16 views
Notes
Transcript
SALOMÃO - O COMEÇO
Salomão é um dos homens mais famosos registrados na Bíblia; além de figurar entre os registros arqueológicos, ele deixou sua marca, inclusive, nos registros canônicos pois acredita-se que o livro de Provérbios, Eclesiastes, Cantares e alguns Salmos são de sua autoria.
Sua entrada na história bíblica acontece no final da vida de Davi quando são relatados os seus filhos que nasceram em Jerusalém (2 Sm 5:14) mas seu começo seria melhor registrado a partir de 2 Samuel 12:24-25.
["Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.
E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor". (2 Samuel 12:24-25)]
Como esses versos começam com a palavra "então", parece que entender o que vem antes deles esclareceria melhor o seu entendimento, pois bem:
Davi adulterou com Bate-Seba e ela ficou grávida; o erro que ele cometeu logo logo viria à tona e ele ficaria desmoralizado junto ao seu povo; sua estratégia: imediatamente mandou matar o marido de Bate-Seba (chamado Urias) e se casou com aquela "pobre viúva".
O curioso é que apesar de esconder seu erro, Davi não conseguiu esconder seu pecado e, por meio de um profeta, Deus conversou com Davi.
2 Samuel 12:9-14.
["Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás.
Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá". (2 Samuel 12:9-14)]
Eu disse que tudo isso era curioso mas talvez o adjetivo certo seja: intrigante, afinal:
- MULHER DE URIAS - Mesmo com o marido morto, Bate-Seba é chamada de "mulher de Urias" (v. 9 e 10) e quando Deus a reconhece como sendo mulher de Davi Ele refuta isso dizendo que ela foi tomada e não conquistada.
- AQUI SE PLANTA, AQUI SE COLHE - Talvez você nunca imaginou Deus dizendo essa frase mas parece que Ele fala isso ao dizer: "Já que você o matou à espada, a espada não sairá da sua casa".
Deus inclusive pronuncia palavras assustadoras:
["Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol". (2 Samuel 12:11)]
(DEIXAR ESSE TEXTO NA TELA ATÉ A LEITURA DO PRÓXIMO TEXTO)
Como você considera Deus suscitando o mal?
Como você encara Deus dando mulheres para o adultério?
O verso 11 destaca a fala de Deus: "Eu farei". Como responder isso?
Quando Deus permite, Ele assume a responsabilidade!
PARA O HOMEM RESTA O RECONHECER A SOBERANIA DE DEUS
["Então Natã foi para sua casa; e o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente". (2 Samuel 12:15)]
["E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança". (2 Samuel 12:18a)]
["Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o Senhor o amou.
E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao Senhor". (2 Samuel 12:24-25)]
(DEIXAR ESSE ÚLTIMO TEXTO NA TELA ATÉ A LEITURA DA TABELA)
Não importa quão arrasados nos sintamos pela mão disciplinadora de nosso Pai amoroso, o Senhor também oferece consolo (ver , , , ).
Esse consolo divino pode ser percebido, por exemplo, porque pela primeira vez Bate-Seba é entendida como esposa de Davi, indicando que, assim como Davi, ela também estava recomeçando. E uma evidência extraordinária da graça de Deus está no fato de essa "mulher de Urias" ser mencionada na genealogia do Messias ().
Foi Deus quem fez com que ocorresse a concepção e quem providenciou para que aquele bebê tivesse a "estrutura genética" necessária para realizar Sua vontade (). "O SENHOR o amou" de maneira muito particular e até mesmo lhe deu um nome especial: Salomão que quer dizer "pacífico" - aquele filho seria proeminente, acima de tudo por trazer a paz.
São diversas as comparações que podemos fazer:
SALOMÃO
JESUS
Sua mãe é citada na genealogia de Jesus ()
Sua mãe é citada na genealogia de Jesus ()
Viu a glória de Deus encher o templo (2 Cr 7:1)
Tornou o templo glorioso
Rei de Israel
Rei de Israel ()
Filho de Davi
Filho de Davi ()
Pacífico
Príncipe da Paz ()
Foi chamado de "Amado de Deus" (Jedidias)
Foi chamado por Deus de "Filho amado" ()
(MOSTRAR ESSA TABELA LINHA POR LINHA, UMA DE CADA VEZ!!! PS.: DEIXAR ESSA TABELA NA TELA DURANTE UM TANTO MAIS DE TEMPO)
Um nome especial: "Jedidias - amado pelo SENHOR". Uma vez que Davi significa "amado", pai e filho foram ligados por nomes semelhantes. Toda vez que Davi e Bate-Seba olhavam para Salomão, sua presença os lembrava de que Deus havia perdoado seu passado e garantido seus planos para o futuro.
Salomão nasceu com muita expectativa, quais expectativas as pessoas têm de você?
MÚSICA: PINGO DE CHUVA
Related Media
Related Sermons