Fuja do esfriamento espiritual

Expositivo  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 157 views
Notes
Transcript
Sermão Textual: Fuja do esfriamento espiritual Texto: ,
Introdução: – Esta é uma parte da carta de João à Éfeso (uma das 4 cidades mais poderosas do império romano – junto Roma, Alexandria e Antioquia); lá existia o templo da deusa da fertilidade: Artemis. – Nesta carta, João descreve os pontos fortes (,) e os pontos fracos (2,4); o texto que lemos fala do seu ponto fraco. – Primeiros sintomas de diabetes: Fome excessiva, sede excessiva, infecções frequentes, feridas que demoram para cicatriza, visão embaçada, formigamento nos pés e furúnculos. – Mas, existe uma doença espiritual muito perigosa, cujo nome é esfriamento. – A Bíblia nos fala quais são os sintomas dessa ameaçadora enfermidade espiritual
Ninguém abandona o primeiro amor de uma hora para outra, é preciso fugir do esfriamento espiritual nos primeiros sintomas.
nos adverte: “Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção.”
Frase de transição: Como fugir do esfriamento espiritual?
1) Não relaxe das práticas devocionais - vs. 4
– O que é prática devocional: é a vida piedosa, o tempo diário de oração, leitura e meditação nas Escrituras. – A diabetes é uma doença que surge quando não cuidamos do nosso corpo.
– O esfriamento espiritual é uma doença que surge quando não cuidamos da nossa alma. – mostra o segredo do êxito de Daniel em uma cultura totalmente pagã: “Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.” () ore sem cessar (1 Ts 5.17).
fala dos benefícios da leitura e meditação constante nas Escrituras. O salmista diz que nosso prazer deve estar na lei do Senhor, e nessa lei precisamos meditar dia e noite.
– John Wesley afirmou categoricamente: “Nunca permitas, sob qualquer circunstância, que passe um dia sequer sem que tenhas no mínimo uma hora para a sua vida devocional” (John Wesley).
Aplicação: Por isso fuja do esfriamento espirtual levando uma vida piedosa: leia sua bíblia e ore diariamente!
Frase de transição: Como fugir do esfriamento espiritual?
2) Não deixe de servir a Deus – vs. 4
O texto fala do primeiro amor, e este é aquele amor derramado por Deus no seu coração no momento da conversão. – Na regeneração, o seu coração muda com relação a Deus. Você passou a amar a Deus e as coisas de Deus. Passou a amar a igreja de Jesus.
– Muitos tem perdido o amor pela igreja, tem ficado sem vontade de adorar a Jesus Cristo nos cultos; alguns deixam de trabalhar e servir na igreja. – Mas veja, em Paulo nos orienta a não deixarmos de congregar como, infelizmente, é costume de alguns.
– Não perca o primeiro amor – , Paulo recomenda em : “No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor”. Parece que os irmão da igreja de Éfeso estavam deixando o zelo e o fervor do Espírito .... consequentemente estavam deixando de servir ao Senhor Jesus.
Aplicação: Algum dia ficou como os irmãos de Éfeso? Como está sua vida espiritual? Fuja do esfriamento espiritual servindo ao Rei Jesus!
Frase de transição: Como fugir do esfriamento espiritual?
3) Coloque Jesus Cristo em primeiro lugar na sua vida – vs. 4,5
– Comentando Grant Osbourne observa que os Efésios estavam “haviam perdido o entusiasmo e a empolgação da vida cristã e se acomodado numa fria ortodoxia [...] um vigor superficial sem profundidade.”
– Foi o que Jesus profetizou em : “por aumentar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.” – Por isso se você quer fugir do esfriamento espiritual deve lembrar da palavra de Jesus em : “buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
– E para colocar Jesus Cristo como o primeiro em sua vida você precisa cuidar de sua alma; precisa obter poder espiritual. Como conseguir poder espitual?
– Em seu livro “Cinco Votos para Obter Poder Espiritual” A. W. Tozer ensina o seguinte: “Trate seriamente com o pecado, pois o pecado tem sido disfarçado aparecendo com novos nomes e caras. O pecado é inimigo da sua alma.”
– E lembre-se de 1 : “O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo o pecado” – O vs. 5 traz a solução para o esfriamento espiritual: “Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar.”
– O verbo arrepender está no aoristo imperativo – segundo Simon Kistemaker, isso significa que é preciso fazer arrepender-se de vez por todas, voltando a servir a Deus com o entusiasmo do primeiro amor e colocar Jesus Cristo em primeiro lugar da sua vida, de nossas vidas!
Aplicação: Jesus e sua igreja tem primazia na sua vida? Coloque o Rei Jesus em primeiro lugar de sua vida!
Conclusão: Nesta noite, aprendemos na palavra de Deus que para fugir do esfriamento espiritual precisamos: 1.Praticar a leitura da bíblia e a oração;
2.Servir a Deus e sua igreja com alegria; 3.Colocar Jesus Cristo em primeiro lugar em nossas
vidas.
Pr. Wanderley Lima | Igreja Batista Ágape – 02/06/2019