Deus estava com José

Casos de Família  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 49 views

Nesse sermão da série, daremos continuidade na análise da família de José. Mesmo sendo fruto de ema família desajustada, José tinha a presença de Deus em sua vida, por causa da aliança feita com Abraão e o plano de redenção. Trabalharemos como essa presença de Deus nos ajuda nos vários aspéctos da nossa vida em nossa caminhada Cristã.

Notes
Transcript

Ilustração inicial:

Não há dúvidas de que o conceito bíblico de família está extremamente desgastado em nossa sociedade atual. Esse desgaste tem gerado muitos desajustes na estrutura familiar, e as consequências desses desajustes são terríveis. Talvez, você mesmo, que está sentado hoje nesse banco de Igreja seja um fruto de uma família mosaico (em que os pais se divorciaram e formaram novas famílias). Talvez você seja uma mulher ou um homem que foi deixada(o) pelo cônjuge. Talvez você seja filho(a) de pais passivos e omissos na criação e educação, assim como no amor e carinho. Talvez você seja um pai ou uma mãe que não consegue lidar com a rebeldia e violência de seus filhos.
Hoje é dia das mães e o que comemoramos realmente? Muitas mães são lembradas apenas nesse dia, onde seus filhos fazem um grande esforço para dar um presentinho simbólico e um cartão de frases feitas. Até mesmo esse dia, celebra na sociedade, não a honra que deveria ser dada aos pais mas o consumismo que nos é oferecido em troca de verdadeiro amor, carinho e respeito.

Transição:

Como vimos semana passada, isso tudo não era diferente com a família de Jacó, e José foi mais uma vítima do próprio pecado e da desestrutura familiar em sua época.

Contexto histórico:

A família de José era fruto de poligamia e um jogo emocional de quem era amado e quem era apenas suportado pelas circunstâncias. A Raquel era a esposa preferida, então não é de se estranhar que José (e posteriormente Benjamim) fossem, também, os preferidos. Os outros filhos, porém, sem culpa do passado conturbado de Jacó, acabaram se enredando pelo ódio e alimentando suas carnes para cometerem gigantesca violência com seu irmão.
No atual estudo, vemos José numa terra estranha, tendo que viver como um escravo. (fruto amargo de toda essa desestrutura familiar).

Transição:

Mas existia algo na vida de José que fez toda a diferença nesse universo de tantas circunstâncias ruins...

Tema: Deus estava com José

Transição:

Mas o que significava isso? Não dá para interpretar sem nos remeter à Aliança que Deus fez com Abraão lá no passado. Deus o escolheu, e lhe prometeu pela sua graça que sua família seria benção para as outras nações. Num panorama maior, Deus estava falando de Jesus, que se encarnaria da descendência dele, mas em panoramas menores, vemos Deus fazendo prosperar na Vida de Isaque, de Jacó e agora, também na vida de José. Olhando ainda para essa aliança, precisamos entender que todos os convertidos que se encontram nessa Igreja fazem parte dela. Hoje, somos nós, ainda que adotados, que fazemos parte da descendência de Abraão. Esta Aliança está representada no sangue de Jesus, que foi derramado em nosso favor e para remissão de nossos pecados.
Perceba que a Aliança não livrou José das circunstâncias que foram efeitos de um mundo contaminado pelo pecado. Mas a presença de Deus na vida dele por causa dessa aliança fez toda a diferença para que nenhum dos seus planos pudessem ser frustrados. Como podemos perceber nesse texto a presença de Deus com José? Deus prova sua presença:

1- Permanecendo com ele na provação

nos mostra um grande exemplo da permanência de Deus na Vida daqueles que fazem parte de sua aliança. Aqui vemos, que Deus decidiu provar José.
“Provação é o que Deus faz para extrair o melhor das pessoas”.
Até então, José era apenas um menino mimado e exaltado por seus pais de forma exagerada e desequilibrada. O ato de seus irmãos não deixa de ser pecado por causa disso, mas Deus usa dessa situação para mudar a realidade de José de tal maneira que ele pode experimentar algo extraordinário. Agora que ele era um escravo e não um senhor ele teve a oportunidade de crescer para aquilo que Deus o havia destinado a ser: Um grande líder e redentor das nações. Sabemos, pelos relatos anteriores que José não tinha nenhum perfil para ser um trabalhador braçal excelente, mas Deus o capacitou e o ajudou a conquistar a confiança de seu senhor Potifar, para que ali viesse a prosperar. A provação de Deus na vida de José tinha um gosto muito amargo no início, mas era um santo remédio para curar aquela vida de tantos estragos que as circunstâncias pecaminosas haviam feito.

Contextualização:

Se você faz parte da família da Aliança, não duvide de que Deus também te colocará em várias provações. Num olhar superficial, talvez essas provações parecerão um abandono, mas assim como Deus estava com José na provação, ele também permanece conosco hoje. Ainda que a circunstância difícil que você vive hoje seja fruto dos vários efeitos que o pecado trouxe para sua família, ao reconhecer o senhorio de Jesus Cristo, todas essas circunstâncias te ajudarão a crescer para que cumpra o verdadeiro propósito de Deus.
Mas Deus, também, manifesta sua presença na Vida de José...

2- Permanecendo com ele na tentação

A história nos conta que apesar de José prosperar na casa de Potifar, pela graça de Deus através da provação, ele não estava livre das tentações.
“Tentação é o que Satanás faz para extrair o pior das pessoas”
José era um homem jovem e formoso. Em pleno vigor de sua saúde. E a esposa de Potifar, cujo nome sequer é citado, é usada por Satanás para tentar o rapaz. Suas investidas são constantes, e com certeza, se José estivesse vivendo por si mesmo, não resistiria a tentação. Mas Deus estava com ele. Em nome de Deus José resiste a esta tentação: “Pecaria eu contra Deus?”
Resistir as tentações não trouxeram, a princípio, nenhum benefício para José. Ele foi acusado injustamente e teve de pagar o preço por um pecado que não foi seu. Mas devemos nos lembrar que Deus continuava com ele. Tudo o que se desenrolaria posteriormente mostraria isso. José foi para a prisão, mas até ali ele prosperou pela graça de Deus.

Contextualização:

O fato de sermos parte da aliança não nos isenta das tentações. Cabe a nós fugirmos delas quando necessário. Muitas vezes fazer as coisas com justiça não traz tantos benefícios visíveis a princípio, mas Deus continua honrando àqueles que o honram. Nossas famílias estão sendo atacadas todos os dias por várias tentações: Sistemas de vida, ideologias, propostas indecentes. Devemos nos preparar para lutar contra elas, e até mesmo fugir delas quando necessário. Devemos ensinar nossos filhos a enxergarem a presença de Deus com seus olhos espirituais e a guardar os valores do Reino.
No caso de José, foi na cadeia que iniciou o processo de exaltação, onde Deus, finalmente revelaria seus planos e desentrelaçaria seu propósito na vida da família da Aliança.
Deus provou estar com José...

3- Permanecendo com ele na exaltação

Isso mesmo, na prisão José recebe de bandeja duas oportunidades de manifestar os dons que Deus havia lhe dado. Ao interpretar os sonhos do padeiro e do copeiro, ele consegue garantir seu ingresso de acesso à presença de Faraó. Demorou um tempo até que ele fosse lembrado. O tempo de Deus nem sempre é contado como o nosso. Deus estava preparando o momento exato para triunfar através da vida de seu servo, e assim o foi.
Quando José tem a oportunidade de interpretar os sonhos de faraó, o poder de Deus é revelado. Perceba que José não atribui a si mesmo esse poder. Ele honra àquele que esteve com ele em todo esse tempo de provações e tentações. Agora, por causa do poder de Deus e a manifestação de seus planos, José teve a oportunidade de cumprir seu propósito como Família da Aliança.
Alguns enxergarão que a benção concedida a José foi o fato dele ser nomeado Governador do Egito (Somos cabeças e não cauda). Mas o que o texto nos mostra é que a benção que José recebeu foi o fato de que por ele (representante da família da aliança) muitas nações seriam abençoadas. Agora ele precisava apenas se preparar para aquilo que Deus já havia prometido a Abraão, seu pai.

Contextualização:

Fazer parte da família da Aliança nos dá o benefício único de sermos instrumentos nas mãos do Deus verdadeiro. Ele é gracioso e misericordioso, e escolheu nos usar para manifestar esse amor ao mundo. Nossas vidas não estão isentas das provações (que nos ajudam a crescer) e das tentações (que evidenciarão nosso compromisso com Deus). Mas a exaltação, também faz parte dessa trajetória. Perceberemos que estamos nessa fase quando experimentarmos a benção de ser benção nas vidas de outras pessoas. Não importa o que precisou acontecer em nossa história para chegarmos até esse ponto. O que importa é o que Deus está manifestando na história através de nós

Ponte cristocêntrica:

Perceba que a história de José continua apontando para algo muito maior que Deus faria nesse universo. Ao nascer de uma virgem, encarnado, Jesus também cresce em meio as provações e tentações sem nunca pecar. José teve a oportunidade de ser usado por Deus para redimir as nações ao redor do Egito, mas Jesus através de seu sacrifício redime todo o universo. Somos frutos dessa redenção, e hoje, podemos afirmar que fazemos parte dessa família da Aliança.

Conclusão:

A Igreja de Cristo continua vivendo essa Aliança que Deus fez com Abraão. Ainda que sejamos frutos de uma família desestruturada, Deus continua com aqueles com quem fez sua aliança. É Deus quem envia as provações para nos fortalecer, e ele permanece conosco quando o inimigo nos tenta para destruir o plano perfeito. Ainda vivemos em um mundo contaminado pelo pecado, e sofremos as consequências disso, inclusive em nossas famílias. A história de José no ensina a percebermos erros que podemos evitar, mas, ensina também que Deus escreve nossa história apesar das circunstâncias. Essa história, também nos convida a fazer parte da família da Aliança, e se você nos visita hoje pela primeira vez ou está a algum tempo na Igreja, mas ainda não tem certeza que pertence a essa Aliança, venha conversar conosco, para que todas essas dúvidas possam ser sanadas. Semana que vem continuaremos a aprender mais, como a história da família de José está realizada com nossos Casos de Família. Não perca e traga convidados.
Related Media
See more
Related Sermons
See more