HERÓIS DA FÉ

HEBREUS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 71 views
Notes
Transcript

O que é a fé?

Hebreus 11.1 NAA
1 Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem.
hb11.
Certeza do que se espera.
O que esperamos?
no meio da tribulação?
No meio de um momento tensão?
Como esperamos?
Como as crianças esperam?
Quando se espera com dúvidas...
Quando se espera com medo...
Certeza:
Como se já tivesse recebido;
Como se já tivesse acontecido;
Convicção:
fatos que não se veem: (fatos - já aconteceu / pode ser provado)
A certeza dos cegos

O que a Fé faz?

Hebreus 11.2–3 NAA
2 Pois, pela fé, os antigos obtiveram bom testemunho. 3 Pela fé, entendemos que o universo foi formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não são visíveis.
Os antigos obtiveram bom testemunho:
Antigos = gr. "presbíteros", anciãos, líderes espirituais;
Testemunho = gr. "mártires", exemplos poderosos =
Atos dos Apóstolos 1.8 NAA
8 Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.
Todos somos chamados para sermos mártires
O mundo foi feito pela Palavra de Deus
Crentes no Deus do impossível (ex nihilo)
A Palavra é quem cria e recria (palavra = pessoa, verbo)
Tudo o que existe surgiu do que não existe
Deus não mudou
Ele continua podendo fazer coisas surgirem do nada

20 exemplos de Heróis da Fé

1. Abel
Hebreus 11.4 NAA
4 Pela fé, Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente do que Caim, pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio da fé, mesmo depois de morto, ainda fala.
A fé de Abel é a mesma da de todos que foram salvos antes das Escrituras serem escritas, por meio da promessa de passada de geração em geração até que Moisés a escreveu junto da história do povo de Israel.
2. Enoque
Hebreus 11.5–6 NAA
5 Pela fé, Enoque foi levado a fim de não passar pela morte; não foi achado, porque Deus o havia levado. Pois, antes de ser levado, obteve testemunho de que havia agradado a Deus. 6 De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam.
Curiosamente, o verso 6 aqui é aplicado para Enoque. Ele também foi salvo pela fé na mesma promessa em que Abel acreditou.
Sem fé é impossível agradar a Deus.
3. Noé
Hebreus 11.7 NAA
7 Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Hb11.7-
4. Abraão
Hebreus 11.8–10 NAA
8 Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. 9 Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. 10 Porque Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e construtor.
Hb11.8-
5. Sara
Hebreus 11.11–12 NAA
11 Pela fé, também, a própria Sara, apesar de não poder ter filhos e já ser idosa, recebeu poder para ser mãe, pois considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. 12 Por isso, também de um só homem, praticamente morto, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar.
Hebreus 11.11–16 NAA
11 Pela fé, também, a própria Sara, apesar de não poder ter filhos e já ser idosa, recebeu poder para ser mãe, pois considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. 12 Por isso, também de um só homem, praticamente morto, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar. 13 Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. 14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. 15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. 16 Mas, agora, desejam uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porque lhes preparou uma cidade.
Todos estes viveram como peregrinos na terra. Todos eles viram de longe aquilo que nós desfrutamos hoje. Todos eles aguardaram com expectativa o cumprimento nos dias deles daquilo que tem se cumprido em nossos dias (ou que já se cumpriu).
Hb11.11-
Hebreus 11.13–16 NAA
13 Todos estes morreram na fé. Não obtiveram as promessas, mas viram-nas de longe e se alegraram com elas, confessando que eram estrangeiros e peregrinos na terra. 14 Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. 15 E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. 16 Mas, agora, desejam uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porque lhes preparou uma cidade.
6. Isaque (embora começasse falando de Abraão)
Hebreus 11.17–20 NAA
17 Pela fé, Abraão, quando posto à prova, ofereceu Isaque. Aquele que acolheu as promessas de Deus estava a ponto de sacrificar o seu único filho, 18 do qual havia sido dito: “A sua descendência virá por meio de Isaque.” 19 Abraão considerou que Deus era poderoso até para ressuscitar Isaque dentre os mortos, de onde também figuradamente o recebeu de volta. 20 Pela fé, igualmente Isaque abençoou Jacó e Esaú, a respeito de coisas que ainda estavam para vir.
Hb11.
7. Jacó
Hebreus 11.21 NAA
21 Pela fé, Jacó, quando estava para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiado sobre a extremidade do seu bordão, adorou a Deus.
Hb11.21
8. José
Hebreus 11.22 NAA
22 Pela fé, José, próximo do seu fim, fez menção do êxodo dos filhos de Israel, bem como deu ordens a respeito de seus próprios ossos.
hb11.22
9. Pais de Moisés
Hebreus 11.23 NAA
23 Pela fé, Moisés, depois de nascer, foi escondido por seus pais durante três meses, porque viram que era um menino bonito e não temeram o decreto do rei.
Hb11.23-
10. Moisés
Hebreus 11.24–28 NAA
24 Pela fé, Moisés, sendo homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25 preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado. 26 Ele entendeu que ser desprezado por causa de Cristo era uma riqueza maior do que os tesouros do Egito, porque contemplava a recompensa. 27 Pela fé, Moisés abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a ira do rei, pois permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. 28 Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.
Hb11.24-
11. Os israelitas no Mar Vermelho
Hebreus 11.29 NAA
29 Pela fé, os israelitas atravessaram o mar Vermelho como por terra seca. Quando os egípcios tentaram fazer o mesmo, foram engolidos pelo mar.
Hb11.29-
12. Os israelitas 70 anos depois, em Jericó
Hebreus 11.30 NAA
30 Pela fé, ruíram as muralhas de Jericó, depois de rodeadas por sete dias.
hb11.30
13. Raabe
Hebreus 11.31 NAA
31 Pela fé, Raabe, a prostituta, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu os espias com paz.
hb11.31
14 a 20. Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas
Hebreus 11.32–38 NAA
32 E que mais direi? Certamente me faltará o tempo necessário para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, 33 os quais, por meio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, 34 extinguiram a violência do fogo, escaparam de ser mortos à espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos na guerra, puseram em fuga exércitos estrangeiros. 35 Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição; 36 outros, por sua vez, passaram pela prova de zombarias e açoites, sim, até de algemas e prisões. 37 Foram apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada. Andaram como peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras; passaram por necessidades, foram afligidos e maltratados. 38 O mundo não era digno deles. Andaram errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra.
Hb11.32-
Em resumo, estes foram homens e mulheres dos quais este mundo não foi digno.
Aplicando para nós, esta é a vida que Deus espera para nós. Não devemos viver como se estivéssemos somente sobrevivendo, sem ver, perceber que existe a realidade da presença de Deus. Devemos viver como peregrinos na jornada, na estrada, debaixo de uma serração (neblina) muito fechada - não conseguimos ver muito longe o que nos acontecerá na jornada.
Portanto, devemos correr com fé e com perseverança olhando para estas 20 placas que nos incentivam ao longo da viagem.
O texto termina com as seguintes palavras:
Hebreus 11.39–40 NAA
39 Todos estes, mesmo tendo obtido bom testemunho por meio da fé, não obtiveram a concretização da promessa, 40 porque Deus tinha previsto algo melhor para nós, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.
O melhor deste texto pode apontar para Jesus, dado a nós (em nosso tempo), mas deve significar principalmente a "pátria superior" sobre a qual ele escreveu anteriormente.
Todos serem aperfeiçoados ou glorificados quando chegar o tempo de irmos para esta pátria que nos aguarda.

APLICAÇÃO

Para quais placas você tem olhado ao longo de sua jornada neste mundo?
O que tem conduzido sua vidas, como você tem feito suas escolhas?
Nosso Deus não mudou, Ele permanece sendo o Deus do impossível;
Ele continua sendo o Deus que cria todas as coisas do nada, e é poderoso para realizar o impossível em sua vida;
Somos chamados para sermos placas também, testemunhas, mártires para que o mundo conheça nosso amor por Jesus;
Nossa vida deixa marcas neste mundo — somos placas, querendo ou não;
Related Media
See more
Related Sermons
See more