Faithlife Sermons

Avivamento na igreja é para todos os tempos

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript

Título Abril de 2019 – AVIVANEMNTO

Tema: Avivamento na igreja é para todos os tempos

Joel 2.28 BEARC
28 E há de ser que, depois,derramarei o meu Espíritosobre toda a carne,e vossos filhos e vossas filhas profetizarão,os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
Isaías 57.15 BEARC
15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos.
Isaías 40.30–31 BEARC
30 Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. 31 Mas os que esperamno Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias;correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
Salmo 85.4–7 BEARC
4 Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação,e retira de sobre nós a tua ira. 5 Estarás para sempre irado contra nós? Estenderás a tua ira a todas as gerações? 6 Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti? 7 Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia e concede-nos a tua salvação.
Sl 85
Is 40.
Efésios 2.4–7 BEARC
4 Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, 5 estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), 6 e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais,em Cristo Jesus; 7 para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Apocalipse 3.1 BEARC
1 E ao anjo da igreja que está em Sardesescreve: Isto diz o que tem os sete Espíritos de Deuse as sete estrelas: Eu sei as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.

I. A RENOVÃO PELO ESPÍRITO

Há vários fatores que ocasionam o envelhecimento ou a decadência espiritual. Os mais comuns são a rotina, a imaturidade, a frieza, o descaso e, por fim, a estagnação da vida cristã, há crentes que perdem o entusiasmo e o fervor dos primeiros dias de fé, acostumando-se a uma vida sem poder, testemunho, oração, consagração e crescimento. Nesta situação, se não houver uma reversão imediata, o crente pode desviar-se dos caminhos do Senhor, o que pode ser ainda pior.
Aquele fervor espiritual do início da conversão deveria ser conservado, mantendo assim aberto o caminho da renovação pelo Espírito Santo.
Levítico 6.13 BEARC
13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Tito 3.5 BEARC
5 não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia,nos salvou pela lavagem da regeneraçãoe da renovaçãodo Espírito Santo,
O que renovação espiritual. Renovar significa “tornar novo”, “recomeçar”, “refazer”, “reaver”, “retornar”. Na renovação espiritual, o Espírito Santo restaura e revigora a obra que anteriormente havia iniciado na vida do crente.
Apocalipse 2.4 BEARC
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Romanos 12.2 BEARC
2 E não vos conformeis com este mundo,mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Colossenses 3.10 BEARC
10 e vos vestistes do novo,que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

II. Renovar espiritualmente.:

1) Retornar às experiências espirituais do passado. No início da fé cristã, o crente recebe do Senhor bênçãos extraordinárias que antes da conversão jamais poderia obter; fortificação pela fé em Cristo, certeza de vida eterna, batismo com o Espírito Santo, dons sobrenaturais, milagres, comunhão com Deus, santidade, vida crist. vitoriosa e tantas outras maravilhas que acompanham a salvação.
2) Restabelecer as bênçãos perdidas. E difícil aceitar que o crente possa perder algo que recebeu de Deus. Alguém imagina que o Pai celestial jamais retirar. as bênçãos de seus filhos, especialmente as espirituais. Porém, a Bíblia categórica ao afirmar que, se não cuidarmos bem da nossa vida espiritual, poderemos, sim, perder as bênçãos advindas do Senhor. A Palavra de Deus nos diz que podemos perder o amor e a alegria da salvação.
Apocalipse 2.4 BEARC
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Apocalipse 2.4 BEARC
4 Tenho, porém, contra ti que deixaste a tua primeira caridade.
Salmo 51.12 BEARC
12 Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
3) Receber novas bênçãos. As promessas de Deus jamais falham. Em Deus “não há mudança, nem sombra de variação” (; ). A conversão inclui grandes e ricas promessas de Deus para a vida do crente, as quais Ele cumpre fielmente. Na renovação espiritual, o Senhor nos dá as bênçãos prometidas que até então não tínhamos recebido (),
Hebreus 1.10–12 BEARC
10 E: Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos; 11 eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, 12 e, como um manto, os enrolarás, e, como uma veste, se mudarão; mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão.
Isaías 45.3 BEARC
3 E te darei os tesouros das escuridades e as riquezas encobertas, para que possas saber que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

III. Como ocorre a renovação.

De acordo com a Palavra de Deus, a renovação deve ser:
1) Diária. Assim como o corpo físico revigora-se diariamente, nosso homem interior precisa de constante renovação para manter-se fortalecido e plenamente saudável espiritualmente. Conforme nos orienta a Palavra de Deus, a renovação espiritual deve ocorrer “de dia em dia” (2 Co 4.16).
2) Consciente e desejada. Precisamos ter consciência da urgente necessidade da renovação espiritual: “... transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (). Assim como a chuva cai sobre as plantações, gerando e produzindo fruto (SI 65.7-13), devemos pedir ao Senhor que envie sobre nós, sua lavoura, uma abundante chuva de renovação (I Co 3.10; SI 72.6,7; ).
Hosea 6.3 BEARC
3 Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
a) A renovação aprofunda o crente na Palavra de Deus. Quando somos renovados, nosso espírito. impelido pelas verdades eternas da Palavra () e nossa fé cresce abundantemente (; Ts 1.3).
Romanos 10.17 BEARC
17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
b) A renovação dá poder ao crente. “Os que esperam no Senhor renovará as suas forças” (). No dia de Pentecostes, todos os crentes foram cheios do Espírito Santo (). Não obstante, pouco tempo depois foram cheios novamente; do mesmo poder e pelo mesmo Espírito (,). Como j. vimos, o sentido de . de enchimento contínuo. Sempre o crente deve buscar mais e mais do poder do Alto.
3) A renovação torna o crente sensível direção do Espírito. Quando somos renovados ficamos bem atentos a voz do Espírito, para sermos conduzidos e instruções por Ele (,; ). Se o Espírito Santo conhece todas as coisas em seus pormenores, pode nos guiar com precisão. Só um crente renovado tem sensibilidade espiritual para ouvir e obedecer a voz do Senhor: “Este o caminho; andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda” ().
A necessidade da renovação. Quem permanece renovado não perde o mínimo. Muitas vezes as lutas e tribulações nos fazem diminuir o passo, reduzir o ritmo de nossa corrida e até pararmos. Para não sermos vencidos na batalha contra o mal, busquemos a renovação espiritual em Cristo. Não podemos parar! Não há espaço para o desânimo: “Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos” (v. 14); “Levantai-vos, e andai, porque não será aqui o vosso descanso” (). Leia também I Reis 19.7 e .

IV. O Avivamento Que A Igreja Precisa

O que é, e o que não é avivamento. Avivamento não é emocionalismo momentâneo produzido pelos evangelistas, onde a duração é até a saída do mesmo para anunciar as Boas Novas em outra cidade. Avivamento é o estado constante da igreja, abrasada pelo glorioso fogo do Espírito Santo (). Avivamento não é grandes movimentos e festas de confraternizações, embora épocas como essas sejam propícias para despertamentos espirituais (). Avivamento é o constante mover do Espírito na igreja, produzindo vida e energia espiritual (). Avivamento não é animação fantasiosa, promovida por grandes líderes, visando maior arrecadação financeira da igreja. Avivamento é a busca incessante da igreja, aos dons espirituais e, o anelante desejo de gerar o fruto do Espírito (I Cor.12,). a) Buscamos um avivamento ...Que traga de volta o Espírito Santo às nossas igrejas, afastado que foi pelo formalismo, hipocrisia e vaidade do povo de Deus. ). ...Que traga de volta os crentes aos nossos templos, para voltarem à prática da oração e adoração a Deus (,,;). ...Que dê à igreja o padrão bíblico de Atos dos Apóstolos, onde em toda a alma havia temor e, e muitos sinais e maravilhas se faziam pelas mãos dos apóstolos (). ...Que tome a igreja das mãos de obreiros néscios, insinceros, profanos, caluniadores, divisores, iracundos, vaidosos, infiéis, orgulhosos, sem amor, senhores de si, e que não aceitam a operação de Deus para esse tempo do fim, entregando-a nas mãos de quem de fato e de direito é o Senhor dela: O Espírito de Deus. ...Que faça-nos voltar ao antigo critério de escolha dos obreiros para apascentar o rebanho, onde o próprio Deus fazia a escolha, sem nenhum apadrinhamento e preferência pessoal (,9e15). ...Que faça os crentes saírem de quatro paredes, para um evangelismo amplo e irrestrito, antes da volta gloriosa de Jesus (). ...Que tire os crentes da frente da maléfica programação televisiva, levando-os para uma vida de temor e santidade ao Senhor (). ...Que traga arrependimento e confissões de pecados, motivando os crentes a temerem a Deus e evitarem a iniquidade, causa maior da falta de curas e milagres no meio do povo de Deus (,). ...Que traga de volta os crentes ao primeiro amor e a prática das antigas primeiras obras, negligenciadas e deixadas de lado pela chamada evolução (:4e5). ...Que devolva aos obreiros do Senhor, a santa ousadia no falar, apontando e nomeando os pecados, sem rodeios e precauções de perder membros da igreja (,,11eMat.3:7a10).
Related Media
Related Sermons