Faithlife Sermons

-Tema - Saindo do cativeiro!!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 1 view
Notes
Transcript
Handout
-Tema - Saindo do cativeiro!!
Texto - .”
“E será que, se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus.”
Introdução:
Deus trabalha em parceria com o homem quando Deus vai te abençoar. Isto não é versículo bíblico – Faça a sua parte que eu te ajudarei. Mas isso é uma verdade. Em contrapartida existe aquilo que é pertinente a Deus; mas existe aquilo que a gente precisa fazer.
- Deus curou Naamã da lepra, mas ele teve que mergulhar 7 vezes no Jordão para ser curado por Deus.
- Deus derrubou as muralhas de Jericó, mas o povo teve que andar em volta da muralhas de Jericó.
- Jesus curou lazaro, mas quem tirou a pedra foram as pessoas – foram elas quem tiraram a pedra.
Sempre antes de uma bênção tem uma atitude, ou seja, a benção de Deus sempre sucede após uma atitude ou então uma atitude sempre precede uma benção de Deus.
Toda vez que Deus vai liberar uma benção, uma atitude vai acontecer. É isto que Deus está falando para Moises ... se atentamente ouvir a voz do Senhor e tiver cuidado de guardar todos os mandamentos; todas as bênçãos virão e te alcançarão.
Em ; . TRAZEI todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança. 11. E, por causa de vós, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. 12. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.
= DEUS está dizendo..., Se você me ouvir e me obedecer...
a) Vou abrir as janelas dos céus,
b) Vou repreender o devorador,
c) Não vou permitir a esterilidade na sua vida...,
- para que haja fruto na sua terra...,
- para que haja a vide no campo...,
- e você não será estéril diz o SENHOR!!
= Deus está falando primeiro você me ouve e me obedece... e depois vou te exaltar!!
= Deus está falando primeiro você me ouve e me obedece... e depois vou te exaltar!!
Em ; MOISES diz ao povo; “O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, [de que] tenho colocado diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente, Amando ao SENHOR teu Deus, dando ouvidos à Sua voz, e achegando-te- e- aderindo-te a Ele; pois ELE [é] a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; para que permaneças na terra que o SENHOR jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque, e a Jacó, que lhes havia de dar.”
- A Bíblia, A palavra de Deus está nos ensinando um princípio; - Deus está dizendo ESCOLHE!! - ...é você quem escolhe, bênção ou maldição; Você precisa fazer a escolha certa.
Deus está dizendo ESCOLHE!!
...é você quem escolhe, bênção ou maldição; Você precisa fazer a escolha certa.
1) Não valorizar a bênção de Deus!!
Em ;11. E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos, pelos que estavam assentados; e igualmente também os peixes, quanto eles queriam. 12. E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
Bênção de Deus não pode ser desperdiçada, não pode perder. Jesus falou coloque os pães que sobrou no cesto, isto é benção – a multiplicação dos pães para 5 mil homens. Bênção de Deus não pode ser tratada de qualquer jeito. É benção de Deus, lugar de pão é no cesto. Jesus aqui estava ensinando a guardar as bênçãos que Deus tem dado.
Quando a benção chegar para você trate-a com carinho, trate esta benção com cuidado; VALORIZE.
= Lembra da história de Esaú e a benção da primogenitura.
A benção da primogenitura era uma benção que não se transferia, era uma HERANÇA MORAL e uma HERANÇA ESPIRITUAL.
Em ; 29E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo e estava ele cansado. 30E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso, se chamou o seu nome Edom. 31Então, disse Jacó: Vende-me, hoje, a tua primogenitura. 32E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer, e para que me servirá logo a primogenitura? 33Então, disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. 34E Jacó deu pão a Esaú e o guisado das lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e foi-se. Assim, desprezou Esaú a sua primogenitura.
Esaú chega cansado e com fome. E quando Esaú chega, Jacó tinha feito uma sopa, e nem era uma sopa de carne, era uma sopa de lentilhas. Esaú diz a Jacó: me dá a sopa que você fez e está comendo. Jacó diz dá eu não dou, eu te vendo. Se você quiser comprar a sopa eu te vendo. Como eu vou te pagar? Aí Jacó diz: eu quero a sua primogenitura. Eu quero a benção da primogenitura que Deus te deu. Esaú olha para Jacó e diz: de que me adianta uma benção da primogenitura se eu estou com fome?; se eu estou com desejo de tomar esta sopa que você fez. Fica com a benção. Então Jacó diz: jura que está me dando esta benção? A Bíblia diz que Esaú jurou e transferiu a benção para Jacó. E o texto termina dizendo: Assim Esaú desprezou a benção.
Hoje tem muita gente desprezando a benção como Esaú. Tem muitos vendendo a sua benção.
O que importa é atender os meus desejos, as minhas vontades, então a pessoa troca a benção de Deus por algo que não tem valor!!
Em , Paulo diz; “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”
Venho te dizer a declarar um espirito de valorização. Você não vai trocar o eterno por coisa temporal – Deus vai te dar graça e você vai valorizar a benção de Deus na sua vida.
= A pessoa que não mede consequências de seus atos e das suas atitudes.
A benção que Esaú tinha era uma benção transcendente. Ele tinha a benção da primogenitura, mas o impacto da benção da primogenitura na vida de Esaú iria recair sobre os seus descendentes, sobre a sua geração.
= Troca Jesus por qualquer coisa; ... EXEMPLOS!! ...
= Todo mundo malha Judas – Em uma época do ano que as pessoas fazem um boneco e dizem assim: vamos malhar Judas. Porque Judas trocou Jesus por 30 moedas de prata. = Tem gente trocando a benção de Jesus... por qualquer coisa...
- por um toco de cigarro...,
- por um copinho de cerveja,
- Muitos trocando a benção de Deus por um filme pornográfico,
- Muitos trocando a benção de Deus para ficar em casa.
O que Esaú representa?
a) A pessoa que vive do aqui e agora, A pessoa que importa de apenas satisfazer os seus desejos, as suas vontades. Se para satisfazer os seus desejos ele tem que trocar a benção de Deus, ele troca por algo que não tem valor. Para satisfazer nós trocamos a benção até por um prato de lentilhas.
b) Esaú representa aquelas pessoas que não estão preocupadas se a sua atitude vai causar dor, sofrimento.
c) Esaú representa o pai que vive fazendo coisas erradas, faz coisas que não agrada a Deus, aquilo que é ofensivo aos olhos do Senhor. Esquece que seus filhos aprendem por imitação aquilo que você está fazendo vai prejudicar a vida de seus filhos.
d) Esaú representa aqueles filhos que envereda pelo caminho do erro e ficam insensíveis a dor de seus pais.
e) Esaú representa este tipo de gente que não mede consequências. Se você não aprender a valorizar as pessoas importantes da sua vida; um dia você vai olhar para o lado e vai descobrir que você está sozinho.
f) Esaú representa aquelas pessoas que estão encurraladas porque estão trafegando na contramão da direção de Deus. Lembra de Jonas? Ele estava no barco, mas na contramão da direção Deus ele colocou todo mundo que estava no barco para sofrer.
Esaú representa este Jonas – que estão colocando famílias para sofrer, porque estão trafegando na contramão daquilo que Deus tem para ela.
Você sabe irmão? Até no ponto de vista material uma crise financeira que eventualmente você esteja passando – esta crise é um reflexo do espiritual. Esta crise está materializando o espiritual.
Em ; diz assim: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, aos seus amados ELE dá enquanto dormem.”
Este texto está falando de prioridade de Deus em nossa vida. Se Deus não for prioridade na sua vida, não adianta você edificar a casa, vai ser em vão tentar edificar.
Se Deus não for prioridade na sua vida você não vai alcançar nada, você não vai conseguir nada.
= 2 Verdades extremamente importantes neste texto:
a) Se você não priorizar Deus, você vai fazer muita força, mas vai conquistar pouco e vai ter pouco resultado. Será inútil levantar de madrugada, trabalhar feito um doido porque você só vai granjear o pão de noite. Você só vai conquistar o pão sacrificado – porque você não prioriza Deus.
b) Se você priorizar Deus até no tempo inoportuno, até no tempo indevido, até no tempo inapropriado você vai prosperar.
= A bíblia está dizendo; que até quando você dorme!! VAI PROSPERAR!!
Lá em - Jesus diz assim: ainda não era a hora e em – já era a hora.
2) Você tem quem saber esperar o tempo da benção.
= NEEMIAS, soube esperar o tempo de Deus na vida dele!! Neemias Cap. 1; recebe a notícia no Mês de Nisã, Outubro/Novembro; Porem só vai falar com o rei no mês de Quisleu no Cap. 2; Março/Abril. ESTA ESPERANDO O TEMPO DE DEUS!!
= Em ; Na festa das Bodas de Canaã, a festa de casamento o vinho acaba e Maria diz assim, acabou o vinho; JESUS responde ainda não é chegada a minha hora!!
= Joao 17; Jesus diz; Pai é chegada a minha hora!!
Tem benção para você a curto prazo, a médio prazo e a longo prazo. Mas mesmo sendo a curto, médio e a longo;
Em diz assim: Eu velo pela minha palavra!!
O que é velar? É ficar de sentinela, não dormir. Eu sei quanto tempo você vai esperar.
Eu não sei quanto tempo você vai esperar – mas eu sei que Deus está velando a sua palavra. Eu quero profetizar que vai acontecer tudo que Deus lhe prometeu, porque Deus nunca falha e nunca falhou.
Tem coisas na sua vida que é Deus que permite demorar.
= Israel sai do Egito. Se Israel fosse por um caminho ele iria gastar 11 dias. A Bíblia diz que quando Israel sai do Egito – Deus leva para um caminho mais longo e Israel fica 40 anos no deserto. Um trajeto que Israel poderia fazer em 11 dias, Deus coloca Israel para fazer em 40 anos. Tem coisas na sua vida que é Deus que faz demorar. E Deus tem os motivos dele, as razões dele para isso.
= Lembra quando Zacarias entrou no Templo? A Bíblia diz que ele demorou e quando Zacarias sai do Templo o povo ficou admirado. Tem benção na sua vida que está demorando para acontecer, mas quando esta vitória que está demorando chegar muita gente vai ficar maravilhado. Vale a pena esperar.
= O filho pródigo fez uma oração certa, mas fez a oração na hora errada.
diz assim: O tempo nos ensina, o tempo é pedagógico para nossa vida, é didático. Deus permite ter que esperar o tempo, porque quando ele entregar a benção na sua vida, você não vai jogar fora, você não vai desperdiçar.
= O Tempo estrutura!! Você vai se tornar forte no tempo...
= O tempo nos ensina!! Deus permite você aprender para valorizar...
= O tempo amadurece!! – quando estamos amadurecidos sabemos colocar as coisas no seu devido lugar. Uma pessoa madura sabe colocar as coisas no lugar certo, ele sabe o que é prioridade e o que é secundário.
Deus permite um tempo na sua vida para você amadurecer porque aí os bens materiais que temos, o dinheiro que a gente consegue, o ouro e a prata que a gente conquista:
a) - isso nunca vai roubar o lugar de Deus na nossa vida;
b) - isso nunca vai roubar o lugar da nossa família da nossa vida;
c) - isso nunca vai roubar o lugar da Igreja da nossa vida.
3) Depois do tempo de espera vem o tempo do milagre para nossa vida!!
= José esperou 13 anos e depois assentou no trono do Egito.
= Abraão esperou 25 anos depois gerou o filho da promessa.
= Ana orou 25 anos, mas depois embalou Samuel em seus braços.
Hoje eu declaro em sua vida – depois do tempo da espera vai vir um tempo da benção na sua vida. Vai vir o tempo da resposta de Deus, o milagre de Deus para sua vida.
= Este tempo está chegando.
Se você está vivendo um tempo de migalhas, um tempo de portas fechadas. Você vai viver um tempo de portas abertas. A sua luta hoje vai ser o seu testemunho amanhã. A sua prova hoje pode ter um gosto amargo, mas a sua vitória vai ter sabor de mel.
Conclusão:
Três anos e meio sem chover, três anos e meio de seca, aí Elias olha para o céu e diz assim ... a seca está terminando porque estou ouvindo o ruído de uma abundante chuva.
Estou declarando hoje debaixo da unção do Espirito Santo – O tempo de seca para muitos que estão aqui também está acabando, porque eu estou ouvindo o ruído de uma abundante chuva. Deus vai abrir as comportas dos céus e vai derramar chuvas de bênçãos.
Ainda sobre este pensamento .... valoriza a benção, prioriza Deus e não espera pouco de Deus.
Em ; ...e se encherão os teus celeiros abundantemente, e trasbordarão de mosto os teus lagares.
Suas eiras vão encher de trigo .... Deus não está prometendo uma pequena benção. Deus vai dar vitórias grandes, Deus vai fazer do que você tem pedido ...
Em ; Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas.
O que vem aí não é orvalho, não garoa. O que vem aí é chuvas de bênçãos para sua vida.
Related Media
Related Sermons