Faithlife Sermons

Não apegado ao dinheiro

Marcas da maturidade  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 2 views
Notes
Transcript

Não apegado dinheiro

Vocábulos:
ἀφιλάργυρος – não avarento, não apegado ao dinheiro (; ; ,; ; )
φιλάργυρος – avarento, apegado ao dinheiro (; 2Tm
πλεονεξία – avareza,
Site: significados.com.br/avareza/
Avareza é um substantivo feminino que significa apego demasiado e sórdido ao dinheiro. É o desejo ardente de acumular riqueza.
Avareza é a falta de generosidade é a mesquinhez, a sovinice, a insignificância e miserabilidade.
No Brasil, diversos adjetivos, muito deles populares, são usadas para caracterizar aquele indivíduo que tem avareza, que tem excessivo apego ao dinheiro, entre elas: avarento, agarrado, avaro, casquinha, esganado, fominha, forra-gaitas, fuinha, gaveteiro, ginja, mão fechada, mesquinho, migalheiro, miserável, muquirana, pão-duro, sórdido, sovina, tacanho, tranca, unha-de-fome, vilão etc.
Dicionário Michaelis
1 Característica de quem tem apego demasiado e sórdido ao dinheiro, de quem vive para adquirir e acumular riquezas.
2 POR EXT Falta de generosidade; mesquinhez, mofina, mofineza, sovinice.
BDAG
πλεονεξία – o estado de desejar ter mais do que o devido, ganância, insaciabilidade, avareza, cobiça.
As ciladas das riquezas
1. Conforto: todos querem conforto. A questão é que para se ter conforto, você precisa conquistar. Pelo menos é dessa forma que nos é passado. Um carro mais confortável custa mais; uma cadeira com estofado custa mais; ar condicionado no quarto; água quente no chuveiro; etc. Itens de conforto que não são errados, mas a busca para se obter isso pode gerar um problema em nossa vida. Ter um computador de última geração para poder rodar melhor o Logos 8. Em Jesus responde a um mestre da lei que o queria seguir. Paulo diz que ele aprendeu a viver contente em toda e qualquer situação ().
2. Casa cheia / igreja cheia: todo líder / pastor quer ter a igreja cheia. Buscam tecnologia, e isso atrai as pessoas. A grande questão nisso é de atrair as pessoas para satisfazer sua avareza e cobiça. Pedro faz este alerta em sua segunda carta ,.
Razão para não ser apegado ao dinheiro:
IDOLATRIA
1. : no sermão do Monte, o senhor Jesus dá o alerta: é impossível servir a Deus e as riquezas. Aqui vemos que duas prioridades no coração são incompatíveis. Na tradução em português aparece riquezas/dinheiro, mas o termo é Mamon, referência usada por Jesus para designar um apego demasiado às riquezas, chegando a uma referência a idolatria, algo que era combatido pelos religiosos judaicos. Existe a possibilidade de Mamon ser um deus das riquezas da mitologia antiga. Este texto mostra claramente que o amor ao dinheiro (avareza, ganância) é idolatria.
2. : avareza é definida claramente por Paulo como idolatria.
3. : os avarentos não receberão herança.
APLICAÇÃO
Não devemos buscar os tesouros da terra. O que devo buscar? Todos nós sabemos. Como buscar? Decoramos ,. Sabemos também , deixar-se encher do Espírito Santo.
Related Media
Related Sermons