Faithlife Sermons

- Tema – 3 Promessas diante das dificuldades!!

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 3 views
Notes
Transcript
Handout

- Tema – 3 Promessas diante das dificuldades!!
= ;
= ;
Introdução:
Josué é um livro de ação, e corresponde aos desafios, vitórias e emoções da vida cristã.
Os memoriais (cap. 4), um sinal para rememorar os milagres de Deus. Estes acontecimentos em Josué, demonstram grandes princípios: o ritual da circuncisão em Gilgal (cap. 5), a necessidade de separação; a celebração da pascoa...
Embora a terra já tivesse sido “dada” a Israel (), era necessário que os israelitas fossem e tomassem posse dela. Ao fazerem-no, Deus lhes deu vitória.
- O texto fala da queixa das duas tribos de José acerca do fato de que juntas receberam apenas um quinhão. Josué encoraja as tribos a tomar a terra na área montanhosa, apesar do temor dos cananeus que lá habitavam (,,; ).
; O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do Sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela. Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra, que tinham espiado, perante os filhos de Israel, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos e assim também éramos aos seus olhos.
Este episódio mostra um claro contraste com a boa vontade de Calebe em empenhar-se pela tomada de sua terra (). Isso também nos lembra das inúmeras terras que ainda restavam para ser conquistadas ().
“Porém as montanhas serão tuas. Ainda que é bosque, cortá-lo-ás, e as suas extremidades serão tuas; porque expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro, ainda que sejam fortes. Texto: - Versão ACF.”
“Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. Texto: ,”
= 3 X ainda!! - Israel se deparou com 3 grandes problemas quando se preparava para enfrentar os cananeus;
= 3 X ainda!!
= 3 X ainda!!
- Israel se deparou com 3 grandes problemas quando se preparava para enfrentar os cananeus;
- Israel se deparou com 3 grandes problemas quando se preparava para enfrentar os cananeus;
- Israel se deparou com 3 grandes problemas quando se preparava para enfrentar os cananeus;
a) Região montanhosa com densos bosques, florestas,
b) Os Cananeus tinham carros de ferros, uma tecnologia que Israel não tinha,
c) Os Cananeus tinham um exército forte e numeroso.
Precisamos reconhecer nossas fraquezas oriundas de nossos medos e anseios para que confiemos na força sobrenatural disponível a todo aquele que depende do Deus Todo-poderoso.
= · Nossas queixas, reclamações e angústias muitas vezes se devem a nossa preguiça em cumprir exatamente tudo o que Deus revelou.
= · Nossa vida limitada, raquítica e mixuruca deve-se muitas vezes à nossa mornidão espiritual, relaxo para com as promessas divinas e, nossa negligência em agarrar com fé, ousadia e determinação tudo o que Deus já nos deu.
= · Nossas frustrações com as coisas, pessoas e instituições tem suas raízes em nossa preguiça, indiferença e acomodação.
= Mas Deus liberou 3 palavras de vitória através de Josué, a fim de que ficasse claro que não existem problemas insolúveis para Ele, DEUS!!
1) Ainda que seja Bosque, cortá-lo-ás – v.18,
- Abra clareiras, limpe a montanha
2) Desapossaram os cananeus ainda que tenham carros de ferro – v. 18b,
- Enfrente os inimigos, va para a batalha... lute
3) Desapossaram os cananeus ainda que sejam fortes.
- Porque você será vitorioso, vai levantar a bandeira da vitória...
“Há uma semelhança formal entre essa seção e 14.6-15, mas o espírito é contrastante. A exigência de Calebe procedia da sua grande fé na palavra procedente de Deus em seu favor. Os filhos de José discordam do ‘quinhão’ que receberam, embora, na realidade, esse quinhão tivesse sido determinado por Deus. Além disso, a atitude medrosa deles relativa aos cananeus podia ser tudo, menos louvável”.
Aprecio muito o livro de Josué por vários motivos, observe com atenção estes pontos:
= · RAABE em (); que era uma prostituta, se salva, ; ...e Salmom gerou de Raabe a Boaz, e Boaz gerou de Rute a Obede, e Obede gerou a Jessé.
= . BALAÃO em (), que era profeta de Deus; Mas morre perdido, sem salvação (; ).
= · CALEBE, que era idoso se dispõe a segunda milha e conquista lugares incríveis (; ); os FILHOS DE JOSÉ se acomodam, não fazem nem o que deveriam e, ainda reclamam (; ).
Related Media
Related Sermons