A CEGUEIRA DAS MULHERES DE ISRAEL

PROFETAS MENORES  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 5 views
Notes
Transcript

No capítulo 3, Amós descreveu um pouco do que o Senhor faria contra Israel, seu próprio povo, por causa de sua maldade e pecado.
No capítulo 3, Amós descreveu um pouco do que o Senhor faria contra Israel, seu próprio povo, por causa de sua maldade e pecado.
Deus deixou claro que não poderia andar junto com seu povo, pois ambos estavam em completo desacordo.
O Senhor rugiria como um leão sobre o seu povo e este, assustado, surpreendentemente não se arrependeria, antes, agiria como cidadãos de uma cidade sob ataque que ficam sossegados mesmo diante do alerta do sentinela que gritou sobre o perigo.
Após falar sobre o modo como destruiria todo o luxo e as demais coisas que enchiam Israel de pecado, Amós, no capítulo 4, mostra como as mulheres estavam desempenhando um papel errado na sociedade de então.
No capítulo 3, a palavra do Senhor é contra as famílias. No 4, é contra as mulheres.
Uma vez que elas se rebelaram contra o Senhor e Sua Palavra, e começaram a agir conforme seus próprios corações desejava, veio a elas a seguinte palavra:
Amós 4.1 NAA
“Ouçam esta palavra, vacas de Basã, vocês que estãono monte de Samaria, que oprimem os pobres, esmagam os necessitadose dizem aos maridos: ‘Tragam vinho, e vamos beber!’
1 - "ouvi esta palavra": mais uma vez, o início de um oráculo;
"Vacas de Basã", forma "carinhosa" como Deus chama as mulheres de Israel. Vacas por serem saudáveis, supostamente saudáveis.
Estas mulheres estavam no Monte de Samaria. Elas fazia duas coisas odiáveis ao Senhor:
- Oprimiam os pobres
- Esmagavam-se os necessitados
Amós 4.2–3 NAA
O SENHOR Deus juroupela sua santidadeque virão dias em que vocêsserão arrastadas com ganchos; até as últimas de vocêsserão levadascom anzóis de pesca. Vocês sairão em fila pelas brechase serão lançadasna direção do monte Hermom”, diz o SENHOR. A cegueira espiritual de Israe
2—3 - O Hermon fica acima de Samaria, e a Assíria mais acima ainda. Ou seja, Deus está assegurando o que acontecerá em breve com estas mulheres, cegas por seu orgulho.
Amós 4.4–5 NAA
“Venham a Betel e pequem! Venham a Gilgale pequem ainda mais! Cada manhã, tragam os seus sacrifíciose, de três em três dias, os seus dízimos! Ofereçam sacrifícios de louvorcom pão levedadoe proclamem ofertas voluntárias! Tornem isso público, porque é disso que vocês gostam, ó filhos de Israel”, diz o SENHOR Deus.
4—5 - tanto Betel quanto Gilgal eram centros de Adoração que estavam pervertidos pelas contínuas transgressões que ocorriam nestes lugares.
Amós 4.6–11 NAA
“Também deixeique vocês ficassemsem ter o que mastigarem todas as suas cidadese com falta de pãoem todos os lugares, mas vocês não se converterama mim”, diz o SENHOR. “Além disso, retive a chuva, faltando ainda três mesespara a colheita. Fiz chover sobre uma cidadee sobre a outra, não; um campo teve chuva, mas o outro, que ficou sem chuva, secou. Pessoas de duas ou três cidadesse dirigiram a outra cidadepara beber água, sem conseguirem matar a sede, mas vocês não se converterama mim”, diz o SENHOR. “Eu os castigueicom o crestamentoe a ferrugem. Os gafanhotos devoraramas hortas e as vinhas, as figueiras e as oliveiras, mas vocês não se converterama mim”, diz o SENHOR. “Enviei a peste contra vocês, assim como havia feito no Egito. Matei os seus jovens à espada, deixei que os seus cavalosfossem capturados, e fiz com que o mau cheirodos acampamentoschegasse aos seus narizes, mas vocês não se converterama mim”, diz o SENHOR. “Destruí alguns de vocês, como Deus destruiu Sodomae Gomorra. Vocês foram como um toco de lenhatirado do fogo, mas não se converteram a mim”, diz o SENHOR.
6—11 - Mesmo o Senhor tendo disciplinado este povo no passado, e mesmo o Senhor garantindo que traria juízo em breve sobre Seu povo, mesmo assim eles estavam certos de que a vida que deveriam ter era distante da obediência
Mesmo após tudo, Israel não voltaria ao Senhor. Amós está recordando desastres que aconteceram no passado deste povo e como algo pior aconteceria no futuro, quando por fim Israel veria a Deus face a face.
Seca, fome, ferrugem, pragas, mofo e pestes são partes das maldições que viriam sobre eles pelo fato de terem quebrado a Aliança Mosaica ().
Deuteronômio 28.15–24 NAA
— Porém, se não derem ouvidos à voz do SENHOR, seu Deus, deixando de cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos que hoje lhes ordeno, então virão sobre vocês e os alcançarão todas estas maldições: — Malditos serão vocês na cidade e malditos serão no campo. — Maldito será o seu cesto de cereais e maldita será a sua amassadeira de pão. — Maldito será o fruto do seu ventre, o fruto da sua terra, e malditas serão as crias das suas vacas e ovelhas. — Malditos serão vocês ao entrar e malditos serão ao sair. — O SENHOR mandará sobre vocês a maldição, a confusão e a ameaça em tudo o que empreenderem, até que vocês sejam destruídos e pereçam repentinamente, por causa da maldade das suas obras, com que vocês me abandonaram. O SENHOR fará com que a peste se apegue a vocês, até que os consuma da terra em que vão entrar e da qual tomarão posse. O SENHOR os ferirá com fraqueza, febre e inflamação, com calor ardente e seca, com crestamento e ferrugem nas plantas; e isto os perseguirá até que vocês pereçam. O céu sobre a cabeça de vocês será de bronze, e a terra debaixo de vocês será de ferro. Por chuva sobre a sua terra, o SENHOR lhes dará pó e cinza, que descerão do céu sobre vocês, até que vocês sejam destruídos.
Amós 4.12–13 NAA
“Portanto, assim fareicom você, Israel! E, porque farei isso com você, prepare-se, ó Israel, para se encontrar com o seu Deus! Porque é elequem forma os montes, cria o ventoe declara aos seres humanosqual é o seu pensamento; ele faz da manhã trevase anda sobre os altos da terra; SENHOR, Deus dos Exércitos, é o seu nome.”
12—13 - A declaração de juízo termina com uma doxologia, uma declaração de louvor.
Neste louvor, é declarado que o Senhor é o Criador das montanhas e dos ventos. Poderoso para fazer muito mais do que qualquer ser humano jamais fará.
Os versos finais são muito semelhantes a versículos encontrados nos Salmos e outras porções das Escrituras.

APLICAÇÕES

- Quando fechamos os ouvidos para aquilo que Deus espera de nós corremos o risco de por tudo a perder;
- Quando ignoramos os planos de Deus para nossas vidas (como as mulheres de Israel ignoraram os planos de Deus para a vida delas) estamos atraindo juízo para nossas cabeças;
- Não podemos nos esquecer d todas as vezes que o Senhor nos disciplinou;
- Devemos nos recordar constantemente das muitas vezes em que fomos alvo das mãos de Deus para que Suas disciplinas sirvam para nos transformar e nos trazer pra mais perto do Senhor;
- Será que vivemos com a lembrança de que, em breve, nos encontraremos com Deus face a face? Será que temos noção do que isso significa?
- Que a lembrança das disciplinas e o desejo de acertar daqui para frente nos leve sempre à adoração ao Deus que poderia nos abandonar, mas decidiu no amar, nos corrigir, e nos atrair para perto de si, onde estaremos para sempre seguros.
Related Media
See more
Related Sermons
See more