ARREPENDIMENTO FALSO

HEBREUS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 61 views
Notes
Transcript

Este é mais um verso da Bíblia que, tirado do seu contexto, causa muita confusão.
É sobre ele que, por exemplo, pessoas defendem a perda da salvação. No entanto, conforme veremos, o que ele afirma já está posto em todo o Antigo Testamento não sendo nada novo para ninguém no Novo Testamento.
O povo de Deus sempre foi composto por grupos dentro dele. Dentre estes grupos estão os salvos, chamados na Bíblia de eleitos, estão também os chamados da "família da fé" (que não são necessariamente convertidos, como os eleitos), e estão também aqueles que convivem juntos com estes grupos e que claramente não quer nada da vida cristã.
Neste trecho que leremos hoje, o autor da Carta aos Hebreus se dirige aos segundo grupo, àqueles que estavam junto com os cristãos, se identificavam como cristãos, mas não tinham um coração cristão.
Hebreus 6.4–6 NAA
4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro 6 e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à zombaria.
Hb6.4
Hebreus 6.4–6 NAA
4 É impossível, pois, que aqueles que uma vez foram iluminados, provaram o dom celestial, se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 provaram a boa palavra de Deus e os poderes do mundo vindouro 6 e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los para arrependimento, visto que, de novo, estão crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à zombaria.
"É impossível..."
O que significa que eles foram iluminados?
Isso significa que o conhecimento de Deus chegou até eles, como chegou a qualquer criança criada em um contexto cristão. O fato do conhecimento ter chegado a elas não garante de imediato a salvação, pois esta depende da fé no Evangelho e no arrependimento (com seus frutos).
Na mente de um hebreu, a imagem mais viva de uma iluminação era a do Êxodo, quando todos foram guiados pela luz do Senhor na coluna de fogo durante o deserto. Todos viram a luz, mas nem todos foram salvos por ela.
Veja o testemunho do AT:
Neemias 9.12 NAA
12 Tu os guiaste, durante o dia, com uma coluna de nuvem e, durante a noite, com uma coluna de fogo, para iluminar o caminho por onde deviam seguir.
Neemias 9.19 NAA
19 — Mas tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os abandonaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se afastou deles durante o dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo durante a noite, para iluminar o caminho por onde deviam seguir.
Salmo 105.39 NAA
39 Deus estendeu uma nuvem que lhes servisse de toldoe um fogo para os iluminar de noite.
Isso demonstra que eles tiveram uma experiência com o poder e a iluminação de Deus, mas nada disso foi suficiente para que cressem e se arrependessem.
A maior parte da geração do deserto pereceu no deserto, sem salvação.
Quando o texto de Hebreus afirma que eles "provaram", isso demonstra conhecimento de experiência. Sentiram de certo modo as respostas e alegrias fruto da ação da bondade de Deus sobre a vida deles.
Mesmo os não salvos quando recebem uma bênção ou participam da resposta de uma oração se sentem "abençoados", por terem "provado" do dom do Senhor. Mas isso não faz deles salvos, como não fez dos 10 leprosos curados por Jesus, pessoas salvas. É isso que também significa "se tornaram participantes do Espírito Santo".
No verso 5, lemos que eles "provaram a boa palavra e os poderes". Isso é apenas uma repetição do que foi dito antes. Eles conheceram por experiência coletiva, mas não por experiência pessoal, íntima com o Senhor.
Então, no verso 6 temos a polêmica.
"e caíram, sim, é impossível outra vez renová-los".
O verbo grego usado aqui, parapiptō, refere-se, neste contexto, a uma forte postura contra Deus demonstrada pelo comportamento pecaminoso. Esta oposição à vontade de Deus é um sinal de incredulidade em Cristo.
Aqueles que experimentaram as coisas poderosas descritas em , e depois foram embora, serão deixados inteiramente à obra de Deus. ISSO É um lembrete do que aconteceu no deserto do Sinai, durante a peregrinação até a terra prometida.
De alguma maneira, Deus está dizendo pra eles que alguns do que haviam abandonado o povo de Deus e os caminhos do Senhor nunca mais veriam a possibilidade da salvação.
É possível que isso se aplique a todos, mas não sabemos a quem e quantos. O único ponto é que, ASSIM COMO FOI NO DESERTO, será na igreja. Muitos estarão COM o povo de Deus, mas não serão DO povo de Deus. A estes lobos disfarçados em pele de ovelha, uma vez que se afastem da congregação, algo misterioso os prenderá para sempre longe de Deus.
Embora o texto nos leve a tentação de pensar NOS OUTROS, este texto serve para nós. O apelo dele é para que NÓS não deixemos de caminhar perto de Jesus. Longe dele, o perigo é sempre iminente.
O texto fala também (verso 6) que estas pessoas estariam "crucificando para si mesmos o Filho de Deus e expondo-o à zombaria".
Este é outro texto difícil para nós. Nem tanto difícil de entender, mas de imaginar como isso se dará na prática. Deus está nos revelando coisas mais difíceis do que somos capazes de imaginar deste lado da eternidade.
Em outro lugar desta mesma carta, o autor escreve algo semelhante. Veja:
Hebreus 10.29 NAA
29 Imaginem quanto mais severo deve ser o castigo daquele que pisou o Filho de Deus, profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado e insultou o Espírito da graça!
Ou seja, haverá um "castigo mais severo" para alguns do que para outros, assim como, no céu, haverá galardões (recompensas) maiores para uns do que para outros.
Estas pessoas são aquelas a quem foi oferecida a salvação e elas reagiram diante da oferta como se ela não tivesse custado nada, como se o que Cristo passou tivesse sido de menor importância.
Agem como se eles pudessem matar Cristo novamente, como se isso não tivesse sido algo terrível.
Então, nos versos seguintes, o autor aos Hebreus explica com uma ilustração da natureza.
Hebreus 6.7–8 NAA
7 Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz plantas úteis para aqueles que a cultivam recebe bênção da parte de Deus; 8 mas, se produz espinhos e ervas daninhas, é rejeitada e está perto da maldição; e o seu fim é ser queimada.
Hb6.7-
A terra são as pessoas.
A chuva é tudo que vem de Deus: Sua Palavra, Pregações, dons, respostas de oração, bênçãos, livramentos, família, alegrias, etc.
"Cai frequentemente sobre ela"… Pessoas são muito abençoadas.
Então, se a chuva que caiu produziu boas plantas e frutos, prova ser de Deus e recebe ainda mais bênçãos da parte de Deus.
Mas… (verso 8), "se produz espinhos e ervas daninhas"...
A mesma chuva caiu sobre o mesmo terreno, nossos corações. Os frutos é que diferenciam os corações.
De acordo com o texto, uma terra improdutiva (que não produz frutos dignos de arrependimento) é destruída - sempre símbolo de juízo nos Profetas.
Terra improdutiva, verso 8 diz que será rejeitada, amaldiçoada (nela não estará a bênção e a graça de Deus), e o seu fim será ser queimada.

APLICAÇÕES

Creio que cabe aqui para nós duas coisas.
A primeira é pedirmos ao Senhor o que Davi pediu no .
Salmo 139.24–140.1 NAA
Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho maue guia-me pelo caminho eterno.
Salmo 139.23–24 NAA
23 Eu os detesto com ódio completo; para mim são inimigos de fato. 24 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos;
Jamais devemos pensar nos outros e imaginarmos se serão ou não abençoados por Deus.
Jamais devemos ficar pensando (resistir à tentação) de imaginar aqueles que se desviaram do Caminho - se a eles estará fechada a porta do retorno.
O texto não é sobre os outros, mas sobre nós. Os outros nunca lerão estas palavras. Os que se desviaram entre os Hebreus jamais chegaram a ler estas palavras. Elas foram dirigidas (como veremos semana que vem) aos que estavam lutando para ficar firmes em meio ao sofrimento.
Portanto, nós devemos dar ouvidos a estas palavras e nos questionarmos se estamos não somente "recebendo a chuva" de Deus mas também produzindo "boas plantas e frutos" que glorifiquem ao Senhor.
Devemos pedir ao Senhor que sonde nosso coração e nos guie pelo caminho da verdade, que nos livre do caminho do erro.
A segunda coisa que devemos fazer diante de um texto assim é glorificarmos ao Cordeiro de Deus. As portas da eternidade se abriram pra Ele. Os portais eternos foram abertos para que Ele entrasse e, com ele, um povo que Ele carrega consigo. Você faz parte desse povo? Você faz parte do Corpo de Cristo?
Veja que o convite não é para que você fique desesperado, mas para que todos nós não nos esqueçamos de que, ao lado do Senhor, só podemos encontrar uma vida de imensa alegria e cuidado da parte do Senhor.
Que esta seja a vida que você esteja vivendo ou, em breve, venha a viver.
Related Media
See more
Related Sermons
See more