Salmo 1

Salmos  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 13 views
Notes
Transcript

Mais que feliz é o homem que sabe com quem caminhar; tem prazer na lei do Senhor e; que frutifica.

Mais que felizes são os filhos de Deus que: Sabem com quem caminhar; Têm prazer na lei do Senhor e; que frutificam.
Kaká, um ex-jogador de futebol, nacional e internacionalmente conhecido, deu uma entrevista a um jornal esportivo a alguns dias atrás e, nessa entrevista ele disse algo que me chamou muito a atenção, ele disse: Todas as pessoas são criticadas, em todos os meios sociais. No meio em que eu vivo, disse o Kaká, que é o mundo do futebol, os jogadores são criticados por beberem de mais, por gostarem de festa de mais, por não saírem da balada, por saírem com várias mulheres, por faltarem aos treinos por serem irresponsáveis. Eu, disse o ex-jogador, decidi ser criticado por ser um cristão de verdade. Em meio a pessoas depravadas eu decidi ser um cristão autentico.
O salmo que nós lemos fala exatamente isso: como ser um cristão de verdade, como se comportar, como ter atitudes, como deve ser o nosso caráter, como nós, o povo de Deus, devemos ser.
O livro do Salmos é um compilado de textos inspirados por Deus, organizado por homens que certamente foram usados por Deus. O salmo de número 1 não está aqui por acaso. A maneira como o saltério começa é de extrema importância para nós. Tanto o salmo 1 como o salmo 2 nos ajudam a entender todo o saltério. Para colocar em prática os outros 149 salmos, nós devemos colocar em pratica o salmo de número 1 primeiro. Ele nos traz ensinamentos basilares para toda a nossa caminhada cristã. Ensinamentos primordiais. Características que nós, o povo de Deus, devemos possuir.
O salmo de número 1 nos ensina que: Mais que felizes são os filhos de Deus que: Sabem com quem caminhar; Têm prazer na lei do Senhor e; que frutificam.
1 Divisão: Mais que felizes são os filhos de Deus que: Sabem com quem caminhar.
O livro dos salmos começa com uma declaração muito importantes: Bem-aventurado é o homem. Mais que feliz é o homem. Jesus quando foi dar início ao seu ministério, no famoso sermão da montanha, começa da mesma forma que o salmo de número 1. Ele diz:
3Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
5Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.
6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.
7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
8Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus.
9Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Jesus dá início ao seu ministério ensinando como nós devemos viver para sermos mais do que felizes. E de onde ele tirou esses ensinamentos? Do livro dos salmos. É muito provável que todo Judeu, zeloso, tinha o salmo 1 decorado, pois o livro do salmos era o hinário deles, eles cantavam os salmos e com isso aprendiam a palavra do Senhor.
Então o começa dizendo que: feliz é o homem que “não anda no conselho dos ímpios”. O saltério começa fazendo distinção entre dois grupos de pessoas. Os que são Bem-aventurados, os que são justificados por Cristo, e os que são ímpios, que não foram regenerados. Não tem como você fazer parte desses dois grupos. Ou você é um justificado por Cristo, que nasceu de novo, que é nova criatura, ou você não é um filho de Deus, que faz parte deste presente século, ama as coisas deste mundo mais do que ao Senhor.
Bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, pois ele sabe onde recorrer, onde pedir auxílio, onde ser instruído. Nós temos a palavra de Deus como nossa única regra de fé e pratica, como nosso manual, como nosso guia. É a ela que nós devemos recorrer para tomar qualquer decisão. É na palavra de Deus que nós encontramos os melhores conselhos.
E quando formos pedir ajuda ou algum conselho a alguém, em primeiro lugar, deve vir a nossa mente, pessoas que vivem a palavra de Deus, pois suas vidas são guiadas pelo Senhor. Por isso nós temos presbíteros. Homens sábios, que se afadigam na leitura das escrituras, para poder conduzir o rebanho do Senhor. Foram eleitos com esse propósito, nos auxiliar em nossa caminhada espiritual. Os nossos conselheiros não devem ser pessoas que não são tementes ao Senhor, pois seus conselhos serão pautados nas paixões e nos desejos deste mundo. Por isso o salmista começa dizendo que: bem-aventurado é o homem que anda no conselho de pessoas que são guiadas pela palavra do Senhor, e não pelo conselho dos ímpios.
E o salmista continua dizendo que mais que feliz é o homem que não se detém no caminho dos pecadores. Mais uma vez o Senhor nos dá um alerta. Mas uma vez o Senhor nos mostra o que nós não devemos fazer. Nós não devemos ter prazer em práticas pecaminosas. Nós não devemos nos acostumar com o pecado, mas devemos nos afastar dele, pois, se não nos afastarmos do pecado o pecado nos afastará do Senhor. Você quer ser feliz? Deixe o pecado de lado, deixe aquilo que desagrade ao Senhor para traz, se você tem amizades que te faz tropeçar deixe-as, e crie uma amizade intima e profunda com o Senhor.
Se você que ser feliz: “não se assente a roda dos escarnecedores”. A palavra de Deus não está dizendo que você não deve orar por eles, mas que os escarnecedores não devem fazer parte do seu núcleo íntimo de amizades. As pessoas que escarnecem do Senhor, que zombam do Senhor, que não confiam no Senhor, que não tem ele como seu único Senhor e Salvador, não devem fazer parte do nosso núcleo íntimo de amizades. Devemos trata-las bem, com respeito, falar de Deus para elas, influencia-las, mas nunca deixar elas nos influenciar.
Nessa primeira parte do Salmo, vimos que não devemos: Andar, nos Deter e nem nos assentar, com pessoas que possuem as características citadas no versículo de número 1. Esses três verbos foram colocados de forma gradual. Primeiro nós não devemos andar com pessoas ímpias, nem nos deter no caminho dos ímpios, pois, quando percebermos já estaremos nos assentando com os ímpios. O pecado começa de forma gradual, e devemos cortá-lo pela raiz.
Podemos observar nessa primeira parte que: Mais que felizes são os filhos de Deus que sabem com quem caminhar.
Chegamos então na segunda e a mais importante divisão desse texto, que vai nos ensinar que: Mais que felizes são os filhos de Deus que têm prazer no Senhor. (Ler Versículo 2).
No que nós temos prazer? O que nos leva a sentir alegria? Você já sentiu uma alegria tão profunda que você não queira mais deixar de fazer aquilo? Você já teve uma experiência com o Senhor de ter um relacionamento íntimo com a sua palavra? Momentos que você só queria ficar no seu quarto em um relacionamento íntimo e profundo com o Senhor, lendo as escrituras e orando? Ou isso nunca passou pela sua cabeça?
O primeiro mandamento nos ensina que nós devemos amar ao Senhor acima de todas as coisas. Dentro desse mandamento está incluso, amar a sua palavra e se relacionar com ele em oração. As igrejas estão cheias de pessoas que não tem prazer na lei do Senhor. Que não guardam alguns minutos por dia para conhecer ao Senhor. Estamos tão obcecados por alcançar as riquezas deste mundo, que nos esquecemos do Senhor. Será que de fato temos amado a Deus sobre todas as coisas?
Domingo passado o Senhor nos ensinou através da pregação, que ele é um Deus que se importa conosco, que se relaciona, que não precisa de nós para nada, mas mesmo assim se importa conosco, a ponto de sacrificar o seu filho em uma cruz por amor a nós e a sua aliança. O salmista está nos ensinado que o homem mais do que feliz, é o homem que antes de todas as coisas tem prazer no Senhor.
A palavra de Deus, a vontade Deus deve ser o centro da nossa felicidade. Festas, baladas, bebedices, falsas amizades, riquezas deste mundo podem te trazer uma sensação de bem-estar passageiro, mas a palavra do Senhor é o que nos traz plenitude de alegria.
Se você ainda não tem um relacionamento com Deus que te traz plena satisfação, plena alegria no Senhor, desejo ardente de conhece-lo, desejo ardente de servi-lo com toda a sua vida, desejo de ama-lo acima de todas as coisas, eu te convido, a quando você chegar em sua casa, ir para o seu quarto se prostrar diante do Senhor e pedir que ele te transforme a ponto de você ama-lo acima de tudo. Só o Senhor pode nos transformar. Só o Senhor pode nos trazer plena alegria. Você só será um Bem-aventurado quando o Senhor for a fonte de toda a sua alegria. Quando a lei do Senhor te trazer plena satisfação.
Quando Jesus começou o seu ministério uma multidão o seguia para poder aprender do Senhor, muitas pessoas estavam com toda a sua esperança depositadas nas palavras que Jesus estava dizendo. Mas alguns, depois de ouvirem aqueles ensinamentos, julgaram muito difíceis de serem cumpridos e deixaram Jesus. Então Jesus vira para seus discípulos mais chegados e pergunta:
Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna;69e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.
Temos crido de fato que Jesus é o único que tem as palavras de vida eterna? Ou temos achado os seus ensinamentos pesados e temos deixado de segui-lo como muitos fizeram?
Aquele que reconhece que nesse livro contem as palavras de vida eterna, tem prazer em lê-lo. Se deleita nos ensinamentos nele contido. Mais que feliz é o homem que tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite. Só assim poderemos frutificar.
O homem que tem prazer na lei do Senhor, “3Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
3 Divisão: Mais que feliz é o homem que frutifica.
Todas as pessoas são assim? Todas as pessoas frutificam para o Senhor? Todas as pessoas têm vida em abundância? Todas as pessoas têm a promessa de serem bem-sucedidas em tudo quanto elas fizerem? A resposta é não. Aqui o salmista está descrevendo uma pessoa que tem prazer na lei do Senhor e que nela medita de dia e de Noite.
Toda a nossa felicidade está condicionada ao relacionamento que temos com a palavra do Senhor. Nós só frutificaremos se tivermos um relacionamento intimo com a palavra do Senhor. Nós só conheceremos a Deus e a sua vontade se, olharmos para a sua palavra. Nós só conheceremos a Jesus de verdade se lermos os seus ensinamentos.
Mais do que feliz é o filho de Deus que frutifica para o Senhor. Mais que feliz e aquele que não tem vergonha de falar de Jesus Cristo e do seu sacrifício expiatório por nós. De apresentar a Cristo como um cordeiro santo, sem mácula, que foi crucificado em nosso lugar porque a nossa divida era tão grande, o nosso pecado era tão numeroso, que somente o filho de Deus teria e teve condições de pagar.
Então, quando anunciamos essa verdade, a verdade de Cristo, do seu sacrifício, ela tem o poder e a eficácia de transformar vidas, da mesma forma que eu e você fomos transformados. Em Jesus disse: Pelos seus frutos os conhecereis”.
Estamos frutificando meus amados irmãos? Temos colhido os frutos de sermos verdadeiras testemunhas de Cristo? Somos como uma arvore plantada junto a corrente das águas que no devido tempo dá o seu fruto e cuja folhagem não murcha? O salmo nos ensina no versículo de número 3 que: Bem-aventurado é o filho de Deus que frutifica.
Versículo 4-5: O salmista não gasta muitas palavras para falar dos ímpios, pois o que ele nos diz no versículo 4 já é o suficiente. Eles são como a palha que o vento dispersa. As pessoas que não temem ao Senhor não prevalecerão no juízo de Deus. O caminho dos ímpios perecera. A escritura sagrada como um todo, não está preocupada em falar sobre os inimigos e Deus e sim em dar orientações para seus filhos.
CONCLUSÃO
Hoje nós vimos que: Mais que felizes são os filhos de Deus que sabem com quem caminhar. Não de brechas para o pecado. Selecione as suas amizades. Peça conselho a pessoas tementes ao Senhor. Temos o nosso pastor, temos os nossos presbíteros, temos muitos irmãos e irmãs em nossa igreja que pode te dar bons conselhos, pois, são guiados pela palavra de Deus.
Vimos que mais que felizes são os homens que tem prazer na lei do Senhor. Peça ao Senhor um relacionamento mais intimo com ele. Dedique-se em oração e leitura da palavra. Leia as escrituras com seu Pai, com seu filho, com seu marido, com sua esposa. Leia as escrituras sagradas, tenha prazer no Senhor. Ele é o nosso melhor amigo e devemos ama-lo acima de todas as coisas.
Vimos que mais que feliz é o homem que frutifica. De bons frutos para o Senhor. Não se envergonhe de Cristo. Anuncia-o a todas as pessoas que estão a sua volta. Ganhe almas para o Senhor e acumule tesouros nos céus, pois é lá que viveremos a eternidade, ao lado do nosso salvador, Jesus Cristo.
Curve a sua cabeça e vamos orar.