PREGUIÇA DE OUVIR

HEBREUS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 40 views
Notes
Transcript

Em nossa última leitura de Hebreus, lemos que nos conta como Cristo é maior que qualquer sumo-sacerdote que já tenha existido.
Os sumo-sacerdotes serviam de intercessores pelo povo. Levavam diante de Deus a culpa do povo, o sangue dos cordeiros, e os clamores pela salvação das famílias.
Se algum hebreu caísse na tentação de achar que sua conversão a Cristo significou a perda do sumo-sacerdote em Jerusalém como mediador, o autor desta carta está assegurando que o Sumo-Sacerdote que temos agora é infinitamente maior que qualquer sumo-sacerdote que já tenha existido, maior que qualquer levita ou que qualquer descendente de Arão. Que este Sumo-Sacerdote que agora intercede por nós é da Ordem de Melquisedeque, divino, eterno.
Em outras palavras, ele quer mostrar como Cristo é perfeito. E é sobre isso que ele escreverá na leitura de hoje.
Hebreus 5.11 NAA
11 A esse respeito temos muitas coisas a dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês ficaram com preguiça de ouvir.
Hb5.11
O autor começa por explicar que havia uma preguiça em seus leitores, preguiça que os impedia de conhecer o que é perfeito.
Cristo é o perfeito a quem podemos conhecer.
Há tanto sobre Cristo que podemos aprender. Jesus é tão imenso, tão encantador, mas os hebreus estavam com preguiça de aprender.
Por isso não cresciam e, como bebês, tinham medo de tudo, duvidavam de tudo, e nunca tinham paz.
E ele continua.
Hebreus 5.12 NAA
12 Pois, quando já deviam ser mestres, levando em conta o tempo decorrido, vocês têm, novamente, necessidade de alguém que lhes ensine quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus. Passaram a ter necessidade de leite e não de alimento sólido.
Os hebreus que o liam já deveriam ser mestres no conhecimento sobre Jesus. Mas o autor escreve que ainda precisava tratá-los como iniciantes, como crianças na pré-escola, quando eles já deveriam saber de coisas mais profundas, mais perfeitas.
Eles ainda precisavam conhecer o básico, e nunca saíam do básico, como crianças que nunca cresciam e sempre precisavam do mesmo leite.
Hebreus 5.13 NAA
13 Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança.
Isso só significa que eles eram inexperientes no Evangelho. Eles mal conheciam o Evangelho. Se esqueciam constantemente do Evangelho. Crianças… não gostavam de comer o que era bom, tinham preguiça de conhecer mais sobre Cristo, o perfeito.
Hebreus 5.14 NAA
14 Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.
Entenda que "adultos" nesta passagem não significa "pastores", nem mesmo pessoas formadas em teologia. Eu mesmo já conheci muitos que conhecem muito de teologia, mas que nunca aprenderam o significado de arrependimento.
"Adultos" significa "Pessoas tementes a Deus" e que amam conhecer mais de Cristo.
Quando o autor escreve sobre ter "suas faculdades exercitadas", com isso quer dizer que são pessoas que "treinam diariamente a fé, a oração e o amor".
Hebreus 6.1–3 NAA
1 Por isso, deixando os princípios elementares da doutrina de Cristo, avancemos para o que é perfeito, não lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, 2 o ensino de batismos e da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. 3 Isso faremos, se Deus o permitir.
hb6.1
Hebreus 6.1 NAA
1 Por isso, deixando os princípios elementares da doutrina de Cristo, avancemos para o que é perfeito, não lançando de novo a base do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus,
O autor encerra esta sessão da carta convidando os hebreus a crescer, a buscar mais conhecimento, a avançar para Cristo.
Ele os lembra de tudo aquilo que é básico e que eles já deveriam conhecer bem:
ARREPENDIMENTO, OBRAS MORTAS, FÉ, BATISMO, IMPOSIÇÃO DE MÃOS, RESSURREIÇÃO, JUÍZO ETERNO.
Todas estas coisas são básicas na fé cristã, são o fundamento de tudo. Eles já deveriam conhecer. Abandonando estas coisas, eles deveriam avançar para Cristo, procurando conhecer mais sobre a Pessoa de Cristo.

APLICAÇÕES

Como é seu conhecimento de Jesus?
Quanto você conhece sobre a vida e obra de nosso Senhor Jesus Cristo?
Como é sua comunhão com ele? É íntima, é diária? Vai além da relação consumo/socorro? Ou você só o procura quando precisa, quando quer algo?
Você já aprendeu e guardou firme no coração o significado fundamental do arrependimento? Você sabe como provar a si mesmo a fim de saber se aprendeu de verdade? É só olhar para os frutos do arrependimento em sua vida. Existem frutos de que um dia você se arrependeu?
Já aprendeu sobre as obras mortas que estavam lhe levando para o inferno e destruindo sua vida? Já aprendeu sobre a fé, sobre o batismo, sobre a imposição de mãos, a autoridade espiritual constituída na vida dos pastores?
Já aprendeu sobre aquilo que ainda acontecerá em sua vida no futuro? Já aprendeu sobre sua ressurreição e que este corpo que te envolve não ficará para sempre na terra, mas será renovado e aperfeiçoado de modo que ele nunca mais morrerá? Já aprendeu sobre o Juízo de Deus que está por vir sobre a humanidade toda?
Se você ainda não aprendeu sobre todas estas coisas, é sua responsabilidade buscar este leite, este conhecimento básico, fundamental. Sem este conhecimento, você nunca será capaz de conhecer realmente a Deus.
Qual a desculpa para não crescer? Acredito que os hebreus tinham muitas, como nós também temos. Mas, a razão dada por Deus é somente uma: preguiça de ouvir.
Hebreus 5.11 NAA
11 A esse respeito temos muitas coisas a dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês ficaram com preguiça de ouvir.
Deus quer nos ensinar muito mais, nos encantar, nos fazer chorar de alegria, nos deixar de boca aberta maravilhados com a Sua Pessoa e obra. Mas, para isso, não podemos ter preguiça. Ouvir, ler, buscar conhecimento, tudo isso é agradável a Deus.
Esse é o convite que Deus faz a nós também hoje nesta porção de Sua Palavra. Que possamos ouvir e por em prática, para a glória de Deus e para a nossa alegria.
Related Media
See more
Related Sermons
See more