COMPAIXÃO

PROFETAS MENORES  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 25 views
Notes
Transcript

No último domingo, lemos a primeira parte do capítulo 2 onde Joel tratou do último dia e da graça de Deus em perdoar as pessoas arrependidas e restaurar todos os quebrantados.
Após este chamado de conversão, Joel continua neste capítulo tratando da compaixão de Deus.
Será que o Senhor voltaria a abençoar estas vidas? Será que após a disciplina tão pesada, o povo tinha motivo de esperança de restauração?
Vejamos...
Joel 2.18 NAA
18 Então o SENHORteve grande amor pela sua terrae se compadeceu do seu povo.
O texto afirma a compaixão do Senhor.
Toda compaixão é acompanhada de um grande amor.
Joel 2.19–20 NAA
19 O SENHOR respondeuao seu povo: “Eis que lhes envio o cereal, o vinho e o azeite, e vocês ficarão satisfeitos. Nunca mais farei de vocêsmotivo de zombariaentre as nações. 20 Mas o invasor que vem do Norte, eu o removereipara longe de vocêse o lançarei para uma terra secae deserta. Lançarei a sua vanguardapara o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental. Subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente.”
Aqui são dadas algumas garantias incondicionais.
Sabemos que o Senhor deu tudo isso ao povo, mesmo sabendo que este mesmo povo crucificaria seu filho.
Dentre estas promessas, o Senhor garante que o invasor sairá, que os perigos e temores acabariam, e que o povo ficaria satisfeito.
A satisfação do povo é o tema ao qual ele voltará mais adiante em suas palavras.
Joel 2.21–24 NAA
21 “Não tenha medo, ó terra; alegre-se e exulte, porque o SENHORfaz grandes coisas. 22 Não tenham medo, animais selvagens, porque os pastos do desertoreverdecerão, porque as árvoresdarão os seus frutos, as figueiras e as videirasproduzirão com vigor. 23 Filhos de Sião, alegrem-see exultem no SENHOR, seu Deus, porque ele lhes dará as chuvasem justa medida; fará descer, como no passado, as primeiras e as últimas chuvas. 24 As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarãode vinho e de azeite.
Terra, animais e homens receberão de volta o que perderam.
Deus dá vários "porquês" deles poderem ficar felizes.
Tudo voltaria ao normal (com o normal de Deus sobre eles).
Anteriormente, o Senhor havia punido os israelitas e toda a terra ao seu redor acabou sofrendo junto as consequências da disciplina.
Agora, uma palavra é dada de que todos que sofreram seriam restaurados. Essa é a compaixão de Deus.
Joel 2.25–26 NAA
25 Restituirei os anosque foram consumidospelos gafanhotos— o migrador, o devoradore o destruidor —, o meu grande exércitoque enviei contra vocês. 26 Vocês terão comidaem abundânciae ficarão satisfeitos, e louvarão o nome do SENHOR, seu Deus, que fez maravilhasem favor de vocês. E nunca mais o meu povoserá envergonhado.
Joel2.
Após esta restituição, a garantia de que eles ficariam satisfeitos.
Mais uma vez, a preocupação de Deus em trazer satisfação ao Seu povo.
Joel 2.27 NAA
27 Vocês saberão que eu estouno meio de Israel, e que eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, e que não há outro. E nunca mais o meu povoserá envergonhado.” A promessa do derramamento do Espírit
A razão do Senhor fazer tudo isso...
(PARA QUE SAIBAM)
"EU SOU O SENHOR"
(deixarei o final od capítulo para interpretá-lo na semana que vem à luz da pregação de Pedro em )
Related Media
See more
Related Sermons
See more