JESUS: O BOM PASTOR

HEBREUS  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 32 views
Notes
Transcript

No último domingo, lemos e vimos como o Senhor fez de nós seus irmãos, co-herdeiros do Seu Reino.
Como ele se tornou nosso amigo, nosso irmão, um guerreiro que luta por nós, um redentor que nos cobre de perdão e compaixão e um sumo-sacerdote que nunca se esquece de nós, que intercede dia e noite ao Pai por nossas vidas. Paulo escreveu sobre isso em :
Romanos 8.34 NAA
34 Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou melhor, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.
Aqui em , o autor tratará de dois grupos que estavam no meio dos hebreus. Primeiramente, ele falará com aqueles a quem chama de "santos irmãos". Depois, falará com aqueles a quem chama apenas de irmãos, aos quais ele recomenda muito cuidado.
Estes dois grupos sempre existiram dentro da igreja. São aqueles que buscam a santidade vivendo junto com aqueles que gostam da ideia de santidade, mas negam tudo que conduz a ela.
Ao primeiro grupo é dada uma palavra de esperança e conforto: Jesus é fiel a vocês, ele nunca se esquece ou abandona vocês. Ao segundo grupo, uma palavra de cuidado: vocês são infiéis a Jesus; o coração duro destes irmãos talvez os conduziria à eternidade separados de Deus no inferno.
Note que "irmão" aqui não é a designação de alguém salvo, mas de alguém que convive junto. Logo, chamar alguém de irmão não signifique afirmar que esta pessoa seja salva. Vivem juntos, partilham de bençãos juntos, comem juntos, cantam juntos, e por isso são se chamam de irmãos. No entanto, o Senhor que prova os corações afirma que um grupo destes irmãos se separará do restante do grupo no eternidade pelo fato de nunca terem ouvido de verdade a Palavra de Deus, e terem permanecidos duros com seus pecados.
Vamos à primeira parte.

AOS SANTOS IRMÃOS

Hebreus 3.1 NAA
1 Por isso, santos irmãos, vocês que são participantes da vocação celestial, considerem atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,
Estes irmãos são chamados de santos, participantes da vocação celestial.
São pessoas que consideram atentamente a Jesus. Considerar aqui significa levar em consideração, levar a sério.
Hebreus 3.2 NAA
2 o qual é fiel àquele que o constituiu, como também Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.
Neste verso, o autor começa a usar a expressão Fiel, que será muitas vezes levada em consideração na primeira parte deste capítulo.
Assim como Moisés foi fiel, Jesus é chamado de fiel também. Porém, é feita uma distinção entre eles.
Note que o final do verso fala sobre a Casa de Deus. Você sabe do que ele está falando?
Mais adiante ele explicará.
Hebreus 3.3 NAA
3 No entanto, assim como aquele que edifica uma casa tem maior honra do que a casa em si, também Jesus tem sido considerado digno de maior glória do que Moisés.
Por enquanto, é suficitente saber que
O construtor sempre tem mais honra do que a construção. Ele volta a falar sobre Casa.
Aqui, o que o autor tem em mente é a Casa do Senhor, a Casa de Deus.
Portanto, aquele que construiu "esta" casa possui maior glória e honra. Neste sentido, Jesus é maior que Moisés, que apenas cuidou por alguns anos desta casa, e nunca chegou perto de ser o dono ou o construtor desta casas.
Hebreus 3.4 NAA
4 Pois toda casa é edificada por alguém, mas aquele que edificou todas as coisas é Deus.
Deus é o construtor de tudo, inclusive de sua "casa".
Se Deus é quem constrói e Cristo é quem a construiu (v. 3), logo, Jesus é o Deus Criador/Construtor desta casa.
Hebreus 3.5 NAA
5 E Moisés foi fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas.
Note que há neste verso algo diferente do verso que virá logo em seguida.
Aqui, Moisés é apresentado como alguém que FOI fiel nesta casa, e com esta casa.
Hebreus 3.6 NAA
6 Cristo, porém, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança.
Neste verso, Jesus é apresentado não como alguém que foi, mas como alguém que É fiel em SUA casa.
A partir de agora, após falar de sua fidelidade ao seu povo, ao povo que Ele criou, o autor de Hebreus fala com aqueles que vivam entre os santos, mas que negavam dar ouvidos a tudo que a Bíblia diz.

AOS QUE VIVIAM ENTRE OS SANTOS

Em um trecho mais longo, o autor vai citar uma porção do para chamar os rebeldes a não negligenciarem a Palavra:
Hebreus 3.7–11 NAA
7 Por isso, como diz o Espírito Santo: “Hoje, se ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coraçãocomo foi na rebelião, no dia da tentação no deserto, 9 onde os pais de vocêsme tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obrasdurante quarenta anos. 10 Por isso, me indigneicontra essa geração e disse:‘O coração delessempre se afasta de mim;e eles não conheceramos meus caminhos.’ 11 Assim, jurei na minha ira:‘Não entrarão no meu descanso.’”
HB3.
Esta palavra, como já dito, é dirigida especialmente àqueles que ouviam a palavra de Deus, porém, não a obedeciam.
Provavelmente, não eram rebeldes conhecidos, mas rebeldes enrustidos (escondidos).
Assim, externamente, pareciam com os santos, mas internamente, se rebelavam contra todos os conselhos da Palavra de Deus.
Não havia integridade neles.
Nesta porção final, o autor tratará da incredulidade e da desobediência presentes entre seu povo.
Hebreus 3.12 NAA
12 Tenham cuidado, irmãos, para que nenhum de vocês tenha um coração mau e descrente, que se afaste do Deus vivo.
Cuidado para que vocês não sejam estas pessoas. Quais pessoas?
Aquelas citadas anteriormente, os rebeldes enrustidos, os desobedientes escondidos no meio do povo de Deus.
É como se o autor estivesse dizendo: "Cuidado pra que vocês que me leem não estejam no meio destas pessoas."
Hebreus 3.13 NAA
13 Pelo contrário, animem uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, a fim de que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.
O pecado endurece nossos corações. Nos entorpece, adormece, como dissemos na semana passada.
Hebreus 3.14 NAA
14 Porque temos nos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos.
Como sabemos se nos tornamos participantes de Cristo?
Se guardarmos firmes, até o fim, o Evangelho.
Hebreus 3.15 NAA
15 Como se diz: “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como foi na rebelião.”
Repetição dos versos 7b-8a ():
Salmo 95.7–8 NAA
7 Ele é o nosso Deus, e nós somos povo do seu pastoe ovelhas de sua mão. Hoje, se ouvirem a sua voz, 8 não endureçam o coração, como em Meribá, como naquele dia em Massá, no deserto,
Em , novamente, lemos:
Hebreus 3.15 NAA
15 Como se diz: “Hoje, se ouvirem a sua voz, não endureçam o coração, como foi na rebelião.”
"Como se diz", ou seja, se ouvirem a sua "voz", Palavra, obedeçam...
Hebreus 3.16 NAA
16 E quem foram os que ouviram e, mesmo assim, se rebelaram? Não foram todos os que saíram do Egito por meio de Moisés?
Alguns ouviram e mesmo assim se rebelaram.
Hebreus 3.17 NAA
17 E contra quem Deus se indignou durante quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto?
Deus se indignou contra eles.
Hebreus 3.18–19 NAA
18 E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? 19 Assim, vemos que não puderam entrar por causa da incredulidade.
Não entram no descanso da terra, nem do Senhor, por causa da desobediência e da incredulidade.

APLICAÇÃO

O que encontramos nestes versos é a apresentação de Jesus como o bom pastor. Ele sabe quem são suas ovelhas, e quem são aqueles que se parecem com uma ovelha, mas que não verdade não o é.
Ele sabe quais são os ramos de trigo em sua plantação e quais são os ramos de joio misturados e prejudicando sua colheita.
Ele sabe de tudo porque ele é maior do que tudo e do que todos. E aqui, Jesus é apresentado como aquele ue cuida fielmente do seu povo e que convida àqueles que eventualmente estejam negligenciando Suas Palavras a se arrependerem e a passarem a obedecê-las, a fim de que possam desfrutar também de seu cuidado, pastoreio e amor.
Ainda hoje, o Senhor tem uma palavra para os seus e para os que estão com os seus, mas que não são seus. Você acredita que ainda hoje seja assim? Se sim, no meio dos quais você hoje se encontra? Entre aqueles que são os "Santos Irmãos", que amam ouvir as Palavras de Jesus, que amam estar em sua presença e obedecerem suas palavras, ou entre aqueles que, mesmo sabendo que o Senhor é Deus, não levam tanto a sério os conselhos de Jesus?
Você é daqueles que vivem entre os santos, mas que faz de tudo para não viver uma vida santa? Ou é alguém que, mesmo caindo às vezes, luta para buscar a santidade dia após dia? Quem é você neste texto? Se estas palavras fossem dirigidas a nós hoje, entre quais dos grupos nos reconheceríamos nestas palavras?
Se você até aqui tem negligenciado os conselhos de Deus, talvez seja tempo de você se arrepender e passar a levar a Palavra mais a sério.
Agora, se você é alguém que tem lutado por sua comunhão com Deus, alguém que, mesmo caindo de vez em quando, sempre se levanta envergonhado e arrependido pronto a lutar mais um pouco pela pureza, pela santidade, só pra ser um pouco mais parecido com Jesus, a quem você tanto ama, então Jesus tem essa palavra pra você.
Ele é fiel a você. Ele foi fiel a você, e ele continuará a ser fiel a você, mesmo sabendo que você é inconstante e falho. Você pode mudar, mas ele não muda nunca.
Ele é dono das vidas pelas quais pagou o preço. Ele é o dono da casa que, por alguns anos, Moisés cuidou. O povo que caminhou no deserto não era de Moisés. Assim como a família de Noé e seus filhos, salvos no dilúvio, não eram de outro se não de Cristo.
Os habitantes salvos de Nínive não pertenciam a Jonas, assim como o povo que conquistou a Terra Prometida não pertencia a Josué. Os três mil batizados em não pertenciam a Pedro, assim como carcereiro de Filipos não pertencia a Paulo, ou o etíope, alto oficial da rainha da Etiópia não pertenceu a Filipe.
Todos pertecem a Cristo. Cristo é o dono desta casa da qual todos eles juntos de nós somos pequenas pedras vivas, como escreveu o apóstolo Pedro. Eles foram as primeiras pedras colocadas nestes edifício, e nós somos as últimas a serem colocadas.
Depois de nós, Jesus continuará a colocar outras pedras neste edifício até que a Casa de Deus esteja completa, conforme os planos de Deus.
A nós, você e eu, aqueles que amam a Cristo e Sua Palavra e desejam de todo coração obedecê-la, cabe apenas descansarmos no cuidado daquele que disse que é fiel a esta casa.
Hebreus 3.6 NAA
6 Cristo, porém, como Filho, é fiel em sua casa. Esta casa somos nós, se guardarmos firme a ousadia e a exultação da esperança.
Que Cristo encontre um lugar de bem-vindo em seu coração. Que você possa guardar bem firme esta palavra em seu coração.
Related Media
See more
Related Sermons
See more