- Tema: Voltando ao 1º Amor. - Apoc. 2: 4-5.

Apocalipse  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 59 views
Notes
Transcript
Handout
Tema: Voltando ao 1º Amor. - .
Antes de assentar curva a sua cabeça, feche os olhos vamos orar.
- Ilustração: Um Pastor amigo meu no Brasil; Pregador, Conselheiro… contou o seguinte fato que lhe aconteceu...
Um Homem foi ao mercado (Não era para fazer a compra do mês) apenas comprar algumas coisas que estava faltando em casa, e ao passar pelo caixa sobrou alguma coisa de troco ao fazer o pagamento, então ele pediu o troco em bombom que ele viu, aqueles Bombom batom, tipo um bastão… 3 Bombons Batons!! Ao chegar em casa ele deu um pra esposa, um para um filho e o outro para o outro filho… a esposa pegou aquele bombom batom olhou e disse; - Mas que decadência heim. Mais tarde eles estavam batendo papo, a esposa e o esposo conversando… Sem Stress, sem trauma… ela disse; Quando nós casamos, você me dava Bombom Copenhague, numa embalagem bonita, aqueles Bombons Suíços… depois de um tempo, você me dava Bombom Sonhos de Valsa, depois você passou a me dar aquelas caixinhas de Bombom Garoto… agora você esta me dando esse Bombom Batom!! O marido disse que aquilo fez ele refletir,... que ele ainda amava a esposa… depois de um tempo ou um bom tempo que eles estavam juntos, ele ainda a amava a esposa… mas uma verdade é que… as coisas não eram mais as mesmas de antes, de quando eles casaram, como no começo!!
Isso nos faz pensar que se isso acontece no nível dos nossos relacionamentos humanos, relacionamentos naturais da nossa vida cotidiana com as pessoas ao nosso redor…, Isso também pode acontecer no nosso relacionamento Espiritual!!
Mais tarde eles estavam batendo papo, a esposa e o esposo conversando… Sem Stress, sem trauma… ela disse; Quando nós casamos, você me dava Bombom Copenhague, depois de um tempo, voce me dava Bombom Sonhos de Valsa, depois voce passou a me dar aquelas caixinhas de Bombom Garoto… agora voce esta me dando esse Bombom Baton!!
O marido disse que aquilo fez ele refletir, pensar... que ele ainda amava a esposa… depois de um tempo ou um bom tempo que eles estavam juntos, ele ainda a amava a esposa… mas uma verdade é que… as coisas não eram mais as mesmas de antes, de quando eles casaram!!
Quando João escreve esta carta, o livro de Apocalipse, João estava em Patmos – esta ilha ficava a sudeste da cidade de Éfeso no mar Egeu. Era uma ilha feia o aspecto de Patmos era ruim. E por ter um aspecto ruim ela foi usada como local de aprisionar pessoas que eram – personas não gratas na época do império romano e João, apóstolo do amor a mando do imperador, foi exilado nesta ilha. E quando João estava lá, ele recebe de Deus uma revelação para escrever 7 mensagens as 7 igrejas da Àsia: Éfeso, Smirna, Bergamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laudicéia. E aí quando João escreve esta carta a Éfeso, o Senhor protesta contra esta igreja porque ela havia perdido o 1º amor. Deus olha para esta igreja e Deus diz: eu tenho contra você uma coisa: que você perdeu o seu 1º amor, você abandonou o seu 1º amor. Lembra onde você caiu? Arrepende, pratica as primeiras obras, é a instrução que o Senhor dá.
O que podemos aprender com isso? O que é o primeiro amor? Quando Jesus olha para esta igreja e diz assim: Eu tenho contra você que você perdeu o 1º amor, você deixou o 1º amor.
1º) O que é o 1º amor? - A primazia de Cristo em nossa vida!!
1º) A primazia de Cristo em nossa vida.
É a prioridade de Cristo em nossas vidas. É Jesus estar acima de qualquer coisa da nossa vida. Isso é o 1º amor. A primazia dele em nós. O fato de termos Jesus em prioridade.
E o que é prioridade para nós em nossas ações em nossa vida; Quando temos prioridade?
A prioridade tem 03 níveis ou 03 pontos:
a) Das escolhas que você faz; b) Do tempo que você investe; c) O preço que você esta disposto a pagar.
do tempo que você investe; b) do tempo que você investe; c) o preço que você esta disposto a pagar.
O 1º amor é a prioridade de Jesus em nossa vida, a primazia dele. Lá em ; "O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo”.

44Também o Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campoque um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo.

O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo.

"O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo”.
- O que Jesus estava ensinando? Que a alegria de alguém que tem Deus na sua vida; que recebe Jesus é tanta que a pessoa se dispõe a abrir mão de tudo na sua vida pela felicidade daquilo que encontrou.
O que é o 1º amor na nossa vida? É a prioridade de Cristo na sua vida. Lembra irmão, o prazer que você tinha de ler a Bíblia, o prazer que você tinha de orar? O prazer que você tinha de oferecer um jejum na presença de Deus? Lembra do prazer que você tinha de vir a Casa de Deus, de vir cultuar a Deus aqui no Templo. Você lembra disso? Lembra irmão da fome e sede que você tinha de conhecer e compreender mais de Deus? Você lembra daquela paixão arrebatadora que você tinha? Você lembra irmão daquele desejo que você tinha para trabalhar para Deus? Daquele desejo que você tinha de ser útil na casa de Deus? Você lembra, o que você queria era ser útil, era servir, era trabalhar ... isso é o 1º amor.
O que é o 1º amor na nossa vida? É a prioridade de Cristo na sua vida. Lembra irmão, o prazer que você tinha de ler a Bíblia, o prazer que você tinha de orar? O prazer que você tinha de oferecer um jejum na presença de Deus? Lembra do prazer que você tinha de vir a Casa de Deus, de vir cultuar a Deus aqui no Templo. Você lembra disso? Lembra irmão da fome e sede que você tinha de conhecer e compreender mais de Deus? Você lembra daquela paixão arrebatadora que você tinha? Você lembra irmão daquele desejo que você tinha para trabalhar para Deus? Daquele desejo que você tinha de ser útil na casa de Deus? Você lembra, o que você queria era ser útil, era servir, era trabalhar ... isso é o 1º amor.
O que é o 1º amor Pastor? É a primazia de Cristo em nossa vida. E hoje você trata as coisas de Deus!?? Com diferença, você trata as coisas de Deus como se fosse uma rotina, algo corriqueiro, algo trivial… Como você trata as coisas de deus na sua vida!??
- Tempos atrás eu falava com um irmão e perguntei: Irmão o senhor tem orado? Ele me respondeu: quando eu me lembro eu oro.
2º) O que é o 1º amor? É o prazer de servir a Deus!!
– lembra quando você o servia com o seu melhor? Lembra quando você não entregava o resto para Deus? Resto do seu tempo; resto da sua capacidade; resto das suas forças. Lembra que você fazia o melhor. Lembra que você fazia com liberalidade. Você fazia com prazer, sem forçar a barra. Não precisa ninguém te obrigar, você fazia com vontade, com prazer, por amor. Lembra quando você fazia com dedicação? Quando ninguém lhe cobrava e você fazia porque sabia que os olhos de Deus estava sobre você e que você iria fazer o melhor para Ele, com dedicação. Lembra quando você fazia tinha luta, impedimentos, mas mesmo assim você fazia. Hoje você diz: Ahh pastor hoje eu estou sobrecarregado, ahh pastor hoje é mais difícil, tem mais lutas, muitos obstáculos. Lembra que quando você fazia também tinha lutas, obstáculos mas isso não atrapalhava você. Isso não impedia de você de ser útil para Deus. O que é o 1º amor? É o prazer de servir; O desejo de cultuar é o desejo de estar na casa de Deus.
- Olha irmãos tem muitas coisas que a igreja não pode deixar de ser!!
Tem 3 coisas que a igreja nunca pode ser:
A) A igreja não pode ser um lugar social. Ela não pode ser um lugar para as reuniões sociais, onde o povo vem para encontros, rever amigos, e oportunidade de fazer novos amigos., Um Rotary Club… Não pode...
B) A igreja não pode ser um lugar de consumo. Como um grande corredor de Shopping center, um Moll, um Mercado e quando eu preciso eu vou e quando eu tiver necessidade eu estarei lá.
C) A igreja não pode ser um lugar de lazer. Nós não podemos ir a igreja como mesmo espirito que vamos ao cinema, a um teatro, ou ao shopping; aquele lugar para espairecer. Não podemos mesmo.
Este lugar é a Casa de Deus, há um Deus maravilhoso que se levanta nesta casa. E a Bíblia diz Deus deve ser extremo, tremendo e grandemente reverenciado por aqueles que o cercam. Quando entramos na Casa de Deus a Bíblia diz assim: guarda o teu pé quando entrares na Casa do Senhor porque há um Deus que mora acima das estrelas que está presente aqui nesta manhã e que tem benção e vitória para nós.
Irmãos nós não podemos perder este desejo de cultuar, de vir a igreja. Tem gente que vem para igreja e acha que pagou o ingresso. Hoje eu quero um louvor bom, eu quero uma mensagem que faça eu chorar, eu preciso chorar nesta mensagem, parece que pagou ingresso, não vem com o intuito de cultuar a Deus. Quando termina o culto, reclama de tudo. Reclama do louvor, da mensagem, conta os detalhes da roupa dos irmãos. Saem daqui oco, vazios, porque não cultuou, não colocou uma palavra de adoração no altar do Senhor. Você sabe que o culto é individual. Nós somos umas 25 pessoas hoje aqui, Deus esta olhando para igreja e Ele está vendo o seu culto, Deus esta recebendo o seu culto. O seu culto é individual e particular. Tem gente que sai pior do que entrou; mas tem gente que vai sair daqui mais forte do que entrou, mais abençoado, mais vitorioso do que chegou.
Porque é importante cultuar a Deus?
- A) Porque nos tira do campo natural nos tira da naturalidade. Quando nos reunimos na igreja, Jesus disse: onde estiver 2 ou 3 reunidos em meu Nome, aí eu estou. É criado um ambiente profético. Um ambiente de milagres. Tem pessoas aqui estão enfrentando lutas, problemas difíceis, mas quando nós reunimos aqui, Deus vai nos dar um escape, Deus vai nos dar vitórias. Diga para o irmão: Para Deus não tem impossível, vai ter vitória de Deus para sua vida.
B) O culto nos mostra o cuidado de Deus não perca o prazer de cultuar a Deus porque o culto mostra o cuidado de Deus por nós. Sabe qual a doença do século? A depressão e a ansiedade. Deus cuidou de +/- 3 milhões no deserto árido e sem nada, você acha que Deus não vai cuidar de você meu irmão? Nós estamos aqui hoje nesta manhã e Deus tem cuidado de nós. No Os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta. O “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão. Em Provérbios diz A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lar dos justos. Não vai te faltar nada, Deus é Jeová Jirê.
C) Você sabe porque tem culto porque tem Esperança. Para você sair daqui animado, pronto para matar um leão por dia. Sabe porque tem culto? Para você animar, para te dar esperança. Paulo escreve aos Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo. Deus está vendo o seu futuro – você pode estar falando; Pastor, minha vida está difícil, não vejo a luz e nem o fim do túnel - mas Deus é um Deus de Esperança, Ele está vendo o seu futuro. Pode estar tudo ruim, mas tem vitorias de Deus pra você. Profetiza pro seu irmão: as coisas podem estar ruim hj pra vc; mas amanhã tem vitória de Deus para você, tem porta aberta. Se você acredita nisto pode aplaudir o Senhor. Irmão muda as suas atitudes no culto. Louva a Deus com alegria, solta a sua voz para adorar a Deus. É um privilégio estar aqui, louvando, adorando, dando um brado de vitória. Quantas pessoas gostariam de estar aqui e não podem.
3º) O que nos leva a deixar o 1º amor?
A) Fascínio pelo mundo, atração por aquilo que não agrada a Deus – quando você começa a ter prazer nas coisas mundanas. Quando aquilo que antes você olhava e repudiava, hoje não lhe causa mais repúdio, agora você aceita, você começa a ter fascínio por aquilo, atração por aquilo que não agrada Deus. Em ; E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Ele nao está dizendo que a iniquidade está dentro de mim. Ele esta dizendo que a iniquidade está ao nosso redor. Sabe o que Jesus esta dizendo, que você começa a se acostumar com muita coisa que não agrada a Deus e você começa achar normal, você começa achar que não tem problema. E coisas que são ofensivas a Deus, e nós começamos achar que é algo normal e passamos a psicologizar o Evangelho. E aí irmão começamos a viver bem com a infidelidade, com imoralidade, com a violência. Um dia Ló, olhou a cidade de Sodoma e Gomorra e a Bíblia diz que aquilo foi agradável aos olhos de Ló e ele escolheu as campinas do Jordão e isto foi a causa da ruína e destruição na vida daquele homem.
Ele não está dizendo que a iniquidade está dentro de mim. Ele esta dizendo que a iniquidade está ao nosso redor. Jesus esta dizendo, que você começa a se acostumar com muita coisa que não agrada a Deus e você começa achar normal, você começa achar que não tem problema. E coisas que são ofensivas a Deus, nós começamos achar que é algo normal e passamos a considerar o Evangelho segundo a nossa ótica. E começamos a viver bem com a infidelidade, com imoralidade, com a violência. Um dia Ló, olhou as campinas da cidade de Sodoma e Gomorra que eram verdes, e a Bíblia diz que aquilo foi agradável aos olhos de Ló e ele escolheu as campinas do Jordão e isto foi a causa da ruína e destruição na vida daquele homem.
Ele está dizendo não que a iniquidade está dentro de mim. Ele esta dizendo que a iniquidade está ao nosso redor. Sabe o que Jesus esta dizendo, que você começa a se acostumar com muita coisa que não agrada a Deus e você começa achar normal, você começa achar que não tem problema. E coisas que são ofensivas a Deus, e nós começamos achar que é algo normal e passamos a psicologizar o Evangelho. E aí irmão começamos a viver bem com a infidelidade, com imoralidade, com a violência. Um dia Ló, olhou a cidade de Sodoma e Gomorra e a Bíblia diz que aquilo foi agradável aos olhos de Ló e ele escolheu as campinas do Jordão e isto foi a causa da ruína e destruição na vida daquele homem.
Como eu começo a deixar o 1º amor? O fascínio, a atração por aquilo que não agrada a Deus. Sansão, nos versículos mais funestos da Bíblia, quando Dalila corta o cabelo dele, depois dele brincar ela diz assim: Sansão os seus inimigos e a Bíblia diz que ele se levantou pra fazer como antes costumava, porém Sansão não sabia que o Espírito do Senhor havia se retirado dele. Quando você tem atração por aquilo que não agrada a Deus esta correndo o risco do Espirito Santo se retirar de você. O que tira o fervor do 1º amor? O fascínio, a atração por aquilo que não agrada a Deus.
B) O direcionamento errado da visão – Satanás trabalha para tirar o seu foco; Pedro em , Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" É por isso que lá em a Bíblia diz assim: “olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
É por isso que lá em a Bíblia diz assim: “olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.
Sabe o que tira o 1º amor da gente? O direcionamento errado da nossa visão pelo menos em 3 dimensões; em 3 áreas.
Sabe o que tira o 1º amor da pessoa? O direcionamento errado da visão!!
A visão errada em 3 dimensões ou em 3 áreas diferentes;
- 1) Satanás quer que olhemos para nós mesmos. Quando olhamos para nós mesmos achamo-nos incapazes; não consigo; não sei fazer ... aí queremos parar, desistir.
- 2) olhamos para os nossos problemas, para as situações difíceis da nossa vida. Ahhh pastor, tem jeito não, nada muda, meu casamento não muda, minha vida financeira não muda, eu só fico patinando no mesmo lugar. O que adianta Pastor?
- 3) Direcionamento errado faz, você olhar para vida dos outros. Você sabe que tem gente que perdeu o 1º amor por causa de outros. Você sabia que tem muita gente que desviou por causa do pecado dos outros; por causa do outro você se escandalizou. Ele decepcionou com Deus porque o outro errou .... aí ele perdeu o 1º amor, perdeu o que Deus tinha reservado para ele. Porque ao invés de olhar para Jesus, ele olhou para a vida dos outros. Igreja é lugar de gente imperfeita, porque aqui é lugar de ser humano. Somos cheios de defeitos, de erros, e glória a Deus por isso. Para de olhar para os outros, Deus tem grandes obras para fazer na sua vida.
C) Os cuidados desta vida “Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.
- A semente é a Palavra, aquela terra é o coração, os espinhos são os cuidados da vida. Tem gente irmãos que está perdendo o 1º amor por causa do trabalho, por causa de preocupações, por causa das ansiedades desta vida. Em ; Jesus chegou na casa de Lázaro; “E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só ou sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” A palavra deixasse no grego – Apieme – significa descaso, desprezo, desdém. Quando jesus fala que deixaste o 1º amor por algo fortuito por algo acidental – Jesus está dizendo que você deixou o 1º amor você deixou por desdém, por desprezo, por descaso; você não o valorizou. Hoje eu quero te perguntar; Como você quer que Deus guerreie por você, se você não está dando valor? Como você que que Deus abra as portas que estão fechadas, se você está tratando as coisas de Deus com desprezo.
E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
e Maria se derrama aos pés dele e Marta esta cuidando de casa e não podia ficar aos pés dele. Marta ficou distraída com muitas atividades. A palavra deixasse no grego – Apieme – significa descaso, desprezo, desdém. Quando jesus fala que deixaste o 1º amor por algo fortuito por algo acidental – Jesus está dizendo que você deixou o 1º amor você deixou por desdém, por desprezo, por descaso; você não o valorizou. Hoje eu quero te perguntar; Como você quer que Deus guerreie por você, se você não está dando valor? Como você que que Deus abra as portas que estão fechadas, se você está tratando as coisas de Deus com desprezo.
e Maria se derrama aos pés dele e Marta esta cuidando de casa e não podia ficar aos pés dele. Marta ficou distraída com muitas atividades. A palavra deixasse no grego – Apieme – significa descaso, desprezo, desdém. Quando jesus fala que deixaste o 1º amor por algo fortuito por algo acidental – Jesus está dizendo que você deixou o 1º amor você deixou por desdém, por desprezo, por descaso; você não o valorizou. Hoje eu quero te perguntar; Como você quer que Deus guerreie por você, se você não está dando valor? Como você que que Deus abra as portas que estão fechadas, se você está tratando as coisas de Deus com desprezo.
Eu quero que você entenda: Frieza espiritual e fervor espiritual. Quanto mais frio você estiver espiritualmente mais quente no sentido carnal. Quando perdemos o 1º amor nós ficamos frio, a frieza espiritual vem e você sabe qual o grande problema da frieza espiritual?
Na Frieza espiritual você corre o risco de 3 coisas terríveis acontecer:
1) Estagio; Quando você está frio espiritual você perde o temor de Deus - aí nada é pecado e esta falta de temor vai te levar para o 2º) Estagio; pior; a APOSTASIA – você começa a apostatar da fé - vem os questionamentos, a imposição do eu e a apostasia vai te levar par 0 3º) Estagio pior; A QUEDA, abandonar a Deus. Jesus escreve para a igreja de Laudicéia = Em , Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
– Em ; Despertai-vos, bêbados ou Ebrios, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca.
:5E o Senhor está dizendo: desperta oh ébrio – Deus está dizendo assim é hora de acordar porque o vinho novo está sendo tirado da sua boca. C) Uma cegueira espiritual – II Co 4:4 ..... Paulo diz assim: Deus deste século cegou o entendimento – satanás cega o entendimento. – Lembra de Davi? Quando olhou para Batseba? Davi ficou cego.
D) Uma cegueira espiritual Em ; Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
você não é frio e nem quente, você é mormo – e se você achar que morno esta tudo bem vomitar-te-ei da minha boca. B) Abra-se uma porta de legalidade – ..... o que é uma pessoal ébria - pessoa que está adormecida, pessoa doente. E o Senhor está dizendo: desperta oh ébrio – Deus está dizendo assim é hora de acordar porque o vinho novo está sendo tirado da sua boca. C) Uma cegueira espiritual – II Co 4:4 ..... Paulo diz assim: Deus deste século cegou o entendimento – satanás cega o entendimento. – Lembra de Davi? Quando olhou para Batseba? Davi ficou cego.
Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.
Satanás cega o entendimento. – Lembra de Davi? Quando olhou para Batseba? Davi ficou cego.
Satanás cega o entendimento. – Lembra de Davi? Quando olhou para Batseba? Davi ficou cego.
Paulo diz assim: Deus deste século cegou o entendimento – satanás cega o entendimento. – Lembra de Davi? Quando olhou para Batseba? Davi ficou cego.
4º) Como voltar ao 1º amor – Pastor eu perdi, eu quero voltar – Eu quero mudar…
a); lembrar do que Deus já fez por você; b); arrepende-te – reconheça que você errou; c); pratique – volta a fazer o que você abandonou: leia a Bíblia, ore, jejua, resgata tudo aquilo que você abandonou.
CONCLUSÃO: Como manter a chama do 1º amor:
Como manter a chama do 1º amor:
Ore sempre; vigie sempre; medite na palavra sempre; mantenha comunhão com os irmãos; esteja presente nos cultos sempre; olhe sempre para Jesus.
Related Media
See more
Related Sermons
See more