Faithlife Sermons

Vivendo em Cristo – Mente, coração e morte

Colossenses  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views

Vivendo em Cristo – Mente, coração e morte

Notes & Transcripts | Handout
Vivendo em Cristo – Mente, coração e morte
Objetivo da carta
A resposta de Paulo ao desafio da heresia de Colossos foi:
a supremacia da pessoa e da obra de Jesus Cristo.
A suficiência de Cristo para a vida e a Salvação.
Introdução
No capítulo um vimos Paulo tratando da pessoa e da obra de Jesus, enquanto no capítulo dois ele avisa contra os erros dos falsos mestres (especulações, legalismo, culto aos anjos, ascetismo). Em ambos ele destaca a união de Cristo com todos aqueles que creem, e quais são os benefícios dessa união. Agora entraremos em como viver diante desse Cristo. Paulo, nos dois primeiros capítulos, diz “você está em Cristo”, agora ele diz “aja como alguém em Cristo”. Em várias de suas cartas, como Gálatas, Efésios e Romanos, vemos essa divisão entre “doutrina” e “vida”. Isso nos ensina que: não podemos desprezar a doutrina e a verdade das Escrituras, mas também que não podemos nos contentar com conhecimento meramente intelectual da Palavra.
Cap 1 e 2 - Você está em Cristo
Cap 3 - Aja Como alguém em Cristo
A união com Cristo glorificado
1Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.2Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;3porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.4Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.
Os resultados dessa união. Os vícios devem ser abandonados
5Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;6por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].7Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.8Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.9Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos10e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;11no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.
Na primeira parte do capítulo o apóstolo expõe como alguém unido a Cristo deve viver individualmente, tendo em vista seu relacionamento com Deus. Nós devemos:
(A) manter nossas mentes e corações nas coisas espirituais e;
(B) na força do Espírito triunfar sobre o pecado.
(C) O mensageiro é a mensagem
(A) Versos 1-4 – Mente e coração nas coisas do alto
Já que fostes ressuscitados com CristoEssa é toda a base para vivermos de maneira agradável a Deus. Nunca é “façam isso, para então estarem com Cristo”, sempre é “vocês foram ressuscitados com Cristo, então façam isso”.
(A) Versos 1-4 – Mente e coração nas coisas do alto
Já que fostes ressuscitados com Cristo
Buscai as coisas de cimaNossas afeições, nossos corações devem estar nas coisas espirituais. Agostinho dizia que somos o que amamos, portanto nossos desejos mais profundos devem estar em Cristo, sendo mais fortes do que os desejos pelo pecado. Não significa que devamos viver “no mundo da lua”, mas com a nossa prioridade sendo Jesus, todo o resto se encaixa no lugar certo (). O verbo buscar implica esforço perseverante; assim a tradução “estejais constantemente buscando” não é incorreta. Além disso, essa busca é mais do que uma busca para descobrir. É uma busca para obter (cf. ; ). Uma tradução precisa seria: “as coisas que são de cima - estejais constantemente buscando
Hendriksen, W. (2007). 1 e 2 Tessalonicenses, Colossenses e Filemon. (H. G. Silva, V. G. Martins, & É. C. Mullins, Trads.) (2a edição, p. 406). São Paulo: Editora Cultura Cristã.
(A) Versos 1-4 – Mente e coração nas coisas do alto
Já que fostes ressuscitados com Cristo
Buscai as coisas de cima
Pensai nas coisas de cimaNão apenas nossas afeições e desejos, mas nossas mentes. O quanto pensamos em morar com Cristo? O quanto meditamos na Sua Palavra? () O quanto sermos parte da família de Deus afeta como tomamos decisões diariamente? Ele nos quer por inteiro!
(A) Versos 1-4 – Mente e coração nas coisas do alto
Já que fostes ressuscitados com Cristo
Buscai as coisas de cima
Pensai nas coisas de cima
Morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus – “Quando Cristo morre, os cristãos morrem; quando Ele ressuscita, os cristãos ressuscitam com Ele” (Augustus Nicodemus), Jesus uniu nossa história com a Dele. Estamos escondidos com Cristo em Deus, isso quer dizer tanto que o que somos verdadeiramente (filhos do Deus Altíssimo) só será plenamente revelado na glória, como que estamos seguros em nosso Pai com nosso Salvador (). Por isso nosso tesouro está nos céus, por isso continuamos a caminhada, sabendo que o lar não é aqui. Mesmo você sofrendo pelas imperfeições, Deus olha para como você é em Cristo.
Reflexão:
1. Ele é o seu tesouro? As coisas do alto são o seu tesouro? Esse é um ótimo teste para saber se você está em Cristo ou não.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dentro dos 2 tópicos principais temos
(A) manter nossas mentes e corações nas coisas espirituais e;
(B) na força do Espírito triunfar sobre o pecado.
(B) Versos 5-8 – Matar ou morrer: o cristão e o pecado
Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrenaMate o pecado antes que ele te mate” (Richard Baxter). Note que lutar e ganhar contra o pecado não é opcional, não é um conselho de Paulo, mas algo que o cristão fará, pois está em paz com Deus. Não conquistamos a paz através da mortificação do pecado, mas superamos o pecado através do Espírito por já estarmos em paz com Deus.
(B) Versos 5-8 – Matar ou morrer: o cristão e o pecado
Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena
Prostituição, impureza, paixão, desejo mau e avareza, que é idolatria Ele começa com as ações externas, depois para os pensamentos, então para nossos desejos, até o mais profundo do nosso coração. Temos poder para lutar contra essas coisas pois Ele renovou tudo que somos.
(B) Versos 5-8 – Matar ou morrer: o cristão e o pecado
Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena
Prostituição, impureza, paixão, desejo mau e avareza, que é idolatria
Ira de Deus Paulo termina ligando os pecados com idolatria. Desejar o que Deus não quer para nós é fazer de nossa própria vontade um ídolo, e por isso a ira de Deus será derramada dos céus sobre aqueles que não estão em Cristo.
(B) Versos 5-8 – Matar ou morrer: o cristão e o pecado
Façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena
Prostituição, impureza, paixão, desejo mau e avareza, que é idolatria
Ira de Deus
Andastes no passado Os colossenses, assim como nós, tinham lutas reais com pecados mortais que lentamente destroem vidas. Mesmo as pessoas nos piores pecados podem vir a Cristo! Livrai-vos de tudo isso Não apenas na mente ou no discurso, mas devemos tomar ações práticas contra o pecado que ainda persiste em nossos corações, mentes, discursos e ações.
Reflexão:
2. Você está refletindo, identificando e tentando destruir pecados na sua vida que estão destruindo tanto você como seu relacionamento com Deus e com outras pessoas? Se estiver, é um sinal da obra do Espírito em você.
Paulo aplica o que ensinou sobre união com Cristo e luta contra o pecado na vida da comunidade. Vemos que (a) pela renovação em Jesus, não devemos mentir, (b) devemos nos revestir do Salvador para viver em comunidade e (c) a paz e a Palavra de Cristo fazem que vivamos em comunhão.
(a) Versos 9-11 – O mensageiro é a mensagem: nosso discurso deve refletir nossa transformação
Não mintais aos outrosContinuando o verso anterior, Paulo teme que a unidade na igreja seja ameaçada pelo discurso pecaminoso dos crentes, pela difamação, indecência e mentira. Desonestidade destrói a vida em comunidade muito mais do que duras verdades. Como já disse uma senhora escocesa, “Quanto mais velha eu fico, mais eu amo o povo do Senhor e menos confio nele”. Criamos desculpas para as más ações dos crentes dizendo “olhe para Jesus, não para as pessoas”, mas o certo não seria “quando olhar para essas pessoas você verá Jesus”?
Versos 9-11 – O mensageiro é a mensagem: nosso discurso deve refletir nossa transformação
Não mintais aos outros
Velho homem... novo homem – Herdamos a falsidade, mentira e insegurança de nosso pai pela carne, Adão. Entretanto agora, em Cristo somos renovados segundo a imagem de Deus, imagem que estava embaçada pelo pecado (). Por sermos novos homens e mulheres, podemos purificar nosso discurso. Se renova – Esse processo é constante, não alcançaremos perfeição aqui, mas lutamos.
Versos 9-11 – O mensageiro é a mensagem: nosso discurso deve refletir nossa transformação
Não mintais aos outros
Velho homem... novo homem
Não há mais grego nem judeuNão importa a etnia, nacionalidade ou situação social. Os considerados piores ou melhores, não tem motivo de se orgulhar (pois tem a natureza pecaminosa) e não devem temer (pois em Cristo têm a paz com Deus e estão em processo de renovação).
Reflexão
3. Como você pode criar a unidade entre pessoas que não refletem totalmente o caráter de Cristo?
Related Media
Related Sermons